Primeira actualização do Windows Phone 8.1 chega já em Agosto

56 Comentários

Ainda sem estar completamente disponibilizado para todos os equipamentos que o vão suportar, o Windows Phone começa já a preparar o seu futuro.

É um sistema operativo que está agora em constante evolução e melhoria e por isso a Microsoft tem já preparada a primeira actualização do Windows Phone 8.1, que vai ser lançada muito em breve.

Chega na forma de uma versão Developer Preview já nos próximos dias e dentro de alguns meses vai ser lançada de forma generalizada e para todos.

windows_phone_81_update_1

Apesar de ser já conhecida, esta actualização não era esperada para tão cedo, ainda para mais não tendo o Windows Phone sido disponibilizado de forma sustentada e generalizada, mas a Microsoft resolveu torná-la uma realidade e está já a prepara o seu lançamento.

A actualização, que tem o nome interno GDR1, traz ao Windows Phone 8.1 algumas funcionalidades novas e que vão tornar este sistema ainda mais adaptado ao que os utilizadores pretendem.

São pequenas melhorias e novas funções que vão ao encontro do que os utilizadores pediram à Microsoft e que fazem todo o sentido.

A sua disponibilização para os testers vai ser feita durante a próxima semana, com um Update Previw, sendo esperado o seu lançamento durante os próximos meses, mais uma vez depois de maturar e de serem corrigidos possíveis bugs que surjam.

Vamos então conhecer as novidades que vão ser aplicadas nesta actualização. As mais significativas são o alargamento da Cortana a outros locais e idiomas, mas ainda sem chegar ao Português.

Live Folders

windows_phone_81_update_2

Esta novidade da Microsoft era já conhecida e vai permitir que coloquemos no ecrã principal do Windows Phone pastas onde agruparemos aplicações, de acordo com o desejo dos utilizadores.

Estas pastas vão ser dinâmicas e vão mostrar todas as notificações que surgirem, da mesma forma que agora acontece com as aplicações.

Mesmo com a proposta similar já disponível da Nokia, a Microsoft resolveu desenvolver a sua versão e integra-la com o Windows Phone. Esta será mais dinâmica e mais coerente com a filosofia Live Tiles.

Xbox Music Live Tile

windows_phone_81_update_3

A Microsoft tem continuado a desenvolver e a melhorar a sua aplicação de música. As melhorias que a actualização vai trazer situam-se principalmente a nível da melhoria da performance.

Mas vão haver outras novidades nesta aplicação, que passará a contar com um Tile próprio, com animação e informação apresentada referente ao que está a ser ouvido.

Melhoras nos SMS e Apps Corner

windows_phone_81_update_4

Também as mensagens vão ser melhoradas, ao passar a ser possível seleccionar múltiplos SMS para que possam ser eliminados ou reencaminhados. Estas duas funções estavam para já limitadas.

Outra novidade que vai surgir é a Apps Corner. Esta nova funcionalidade vai permitir que sejam escolhido um conjunto de aplicações que vão correr em modo sandboxed e que vão ser possíveis de aceder sempre que “emprestarem” o smartphone.

Desta forma apenas vai ser possível aceder a um conjunto limitado de funcionalidades e de aplicações, escolhidas e definidas pelo utilizador, podendo o equipamento ser emprestado sem receio de acesso a áreas mais sensíveis.

A mudança vai também chegar ao Tile da loja de aplicações, que passa a ser dinâmico e a apresentar listas de aplicações.

Com uma chegada marcada para tão breve, vai ser interessante verificar como conseguiu a Microsoft fazer evoluir o Windows Phone 8 em tão pouco tempo.

Faz sentido lançar esta actualização tão próxima do lançamento do Windows Phone 8.1?

Comentários

56

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de RSylva
    RSylva

    Eu ja recebi a muito tempo e não tenho versão Developer

    1. Avatar de NewJ
      NewJ

      Já?? e se lesse o artigo antes de vir fazer comentários disparatados?

    2. Avatar de Tobias
      Tobias

      És o maior!

      Já recebeste o quê? O Update 1 do Windows Phone 8.1 aka WP 8.1 GDR 1 ??

      Bem me parecia…

    3. Avatar de PFerreira
      PFerreira

      O rapaz, tu estas a pensar no lumia cyan. O update 1 está para além disso xD

  2. Avatar de sakura
    sakura

    “Faz sentido lançar esta actualização tão próxima do lançamento do Windows Phone 8.1?”
    faz, o windows tem updates todos os dias 13 do mes.
    ios… adroide……. 1 ano up in? isto e que nao faz sentido bem no mundo em que vivo.
    nao esta resolvido pq falta seL4 in in windows. FuK os isp s i operadores veam anos a ………….. up
    http://ssrg.nicta.com.au/projects/seL4/

    1. Avatar de Tobias
      Tobias

      Precisas urgentemente de umas aulas de Português!!

    2. Avatar de Marcos Santos
      Marcos Santos

      o Windows tem atualizações todas as 2ª terças feiras do mês e não todos os dias 13 😉

  3. Avatar de Paulo Pires
    Paulo Pires

    Excelente! Está cada vez melhor. Mal posso esperar por esta atualização. É pena é PT continuar de fora na Cortana.

    1. Avatar de MM
      MM

      Ainda deve demorar algum tempo até estar disponível por cá – a solução para quem quer testar a Cortana é mudar de região do Lumia.

    2. Avatar de Carlos
      Carlos

      É verdade. No entanto, quando foi apresentado o 8.1 em abril, foi dito que a Cortana só ira começar a chegar a outros países no próximo ano, e já na próxima semana vai chegar ao Canadá, à Inglaterra e à China.

      Isso sugere que a Microsoft está a trabalhar mais depressa nisso do que tinha dito inicialmente e que vai chegar cá mais depressa do que inicialmente dito.

  4. Avatar de Luís Mouta
    Luís Mouta

    Os proprietários dos Lumia 625 com vinculo à MEO já têm disponível a actualização Lumia Cyan (e Windows Phone 8.1) desde ontem ao fim da tarde.

    Nota: não consigo submeter comentários através da aplicação do pplware no Windows Phone, dá erro.

    1. Avatar de MM
      MM

      Dá erro no Windows Phone e na app do Windows 8.1/RT.
      Mas isto já está assim há muito tempo… para quando a correcção do erro?! Please 🙂

    2. Avatar de Marco
      Marco

      eu n consigo na do android, diz q foi submetido com êxito e nada,

  5. Avatar de JJ

    Não vejo mal em lançar uma actualização ao WP8.1 apesar estar a pouco tempo do seu lançamento. Mas, se formos a ver bem na realidade o que estão a lançar são os testes.

    O WP8.1 também já esta em testes alguns meses, por isso daqui a uns meses temos actualização.

    Agora, tenho é pena ainda o WP8.1 ainda não estar em todos os modelos…

  6. Avatar de Micas
    Micas

    A cena dos sms muito bom mesmo!

    Utilizador Windows Phone:) 100% satisfação

  7. Avatar de JoséM
    JoséM

    Um grande OS, cada vez gosto mais do WP e não troco o meu Lumia 920 por nada… oops, a não ser o 1020 ou o 1520, hummm… que dilema!

  8. Avatar de Rui
    Rui

    O meu Lumia 625 da tmn actualizou ontem finalmente, melhou muita coisa mas ainda tenho de investigar melhor, até agora estou muito satisfeito com o Windows Phone

    1. Avatar de gaspar
      gaspar

      O meu não recebeu nada… Será que tem alguma coisa a ver com ter o developer preview?

      1. Avatar de MM
        MM

        Sim. Os upgrades para os DP acho qe ainda estão “congeladas” (porque dava erro e a MS retirou esse upgrade até arranjar o erro – não sei se já está ou não). Há aqui no Pplware a forma como os que têm a DP poderem fazer o upgrade.

        1. Avatar de Tobias
          Tobias

          O erro fica resolvido a semana que vem.
          www . wpcentral . com/windows-phone-81-preview-users-dont-need-downgrade-their-os-will-get-final-release-next-week

      2. Avatar de PFerreira
        PFerreira

        Parece que sim, acho que a microsoft desactivou o update para o cyan nos telemoveis com software Developer Preview devido a uns problemas que estavam a originar.
        Por isso este WP8.1 upd1 deve ser uma possivel solução a esse problema…

  9. Avatar de Abílio
    Abílio

    As WP DP andam de TGV enquanto que as versões oficiais anda de carro de bois. 😉

    1. Avatar de Tobias
      Tobias

      Não é assim com qualquer software? Normalmente chama-se Beta… neste caso chamam-se Developer Preview!

      1. Avatar de JJ

        O que se quer dizer é que ainda existe uma grande fila de espera para receber a actualização e já estão a lançar um update.

        Apesar de não ter nada contra o update, lançar um update antes de todos os equipamentos receber o update anterior é sinonimo que as versões DP/Beta estão avançar mais depressa do que as normais, em vez de andarem ao mesmo ritmo.

        Mas é bom sinal, é sinal que o sistema não esta adormecido.

        1. Avatar de Tavares
          Tavares

          jj…mas o update ainda não tem data certa para o lançamento.Calculo que quando essa atualização estiver pronta já o 8.1 deve estar disponível em todos os modelos.Acredito mesmo que será nessa altura que “Cortana” chegara na maioria dos idiomas.

  10. Avatar de tiagoxjester
    tiagoxjester

    num aparte: pessoal com Nokia/WP, que tal é autonomia dos vossos telefones?

    obrigado

    1. Avatar de Luís Mouta
      Luís Mouta

      Bom dia Tiago, tenho o Lumia 625 e dá perfeitamente para o dia inteiro. Faço uma utilização muito intensa do telefone através da consulta do meu correio electrónico e das redes sociais e nunca fiquei mal. Abraço.

    2. Avatar de lois
      lois

      O meu 1520 dura-me dois dias em uso normal (sms, redes sociais, alguma navegação). Uso intenso dura-me 10/12h.

      Cumps

    3. Avatar de Fernando Borges Costa
      Fernando Borges Costa

      Tenho o Lumia 930 e com uma utilização alta (2h de net em 3G-4G, 30min a jogar, algumas chamadas, 2 contas de email a syncronizar, live tiles a actualizar, skype aberto etc..)
      dura-me um dia ou seja desligo as 8 da manha e chego as 21h com 20% de bateria.

      Um uso mais moderado consegue-se quase 2 dias(32-40h)

    4. Avatar de Paulo Jorge
      Paulo Jorge

      Boas, o meu pikeno 630 dual sim com ligação 3g ligado todo o dia e alternando com o WI-FI em casa, utilização normal, a baterial carrego-a de 2 em 2 dias.

    5. Avatar de Tavares
      Tavares

      Eu não tenho(muitas)razões de queixa em relação à autonomia dos Lumias.Tenho um 920 e um 625 e em qualquer deles a autonomia ultrapassa um dia de utilização intensiva.O 920,que utilizo para fins profissionais carrego uma vez por dia…o 625,utilização pessoal,a carga dura 2/3 dias sem problemas. Estou muito satisfeito…

    6. Avatar de Rui
      Rui

      Autonomia razoável. O meu Lumia 620, que em termos de autonomia até é dos mais “fraquitos” da gama Lumia, está com uma média de 2 dias e picos por carregamento… mas convenhamos que eu não faço um uso intensivo.
      Embora a performance tenha vindo a ser melhorada com as sucessivas actualizações, no inicio surgiam-me de quando em vez algumas “descargas” sem explicação aparente. Hoje isso quase não sucede com excepção de algumas apps (como o whatsapp)que sugam a bateria de uma forma doida… mas aqui o problema será mesmo da própria app.

    7. Avatar de Luis Silva
      Luis Silva

      embora não utilize muito o meu lumia 635 ele dura-me prai 5 dias, mas é claro que dei uma volta nele e desactivei coisas que não preciso agora se usar ele com dados e 4G a bombar dura-me max talvez 3 dias, estou a testa-lo cada vez que carrego com cada tipo de configurações pra ver melhor os tempos.
      Mas em todo o caso ele tem autonomia razoável

  11. Avatar de Zé

    Tens um 1020 mas não sabes escrever. Vai para a escola.

  12. Avatar de NewJ
    NewJ

    Devias rever os comentários antes de postar, ja leste?

  13. Avatar de Fernando Borges Costa
    Fernando Borges Costa

    Pena não trazer mais novidades para o Action Center.

    A ver se para a proximo update colocam um atalho para desligar os dados e a possibilidade de adicionar mais atalhos.

    Venham de la mais updates 🙂

  14. Avatar de Tavares
    Tavares

    “…Faz sentido lançar esta actualização tão próxima do lançamento do Windows Phone 8.1?” Eu tenho uma opinião muito particular acerca das atualizações…fico muito satisfeito quando as marcas trabalham nas atualizações dos produtos.É sinal que se importam com o desenvolvimento dos produtos que oferecem aos consumidores.A minha preocupação é adquirir determinado produto e a atualização do SO do mesmo ficar dependente da vontade da marca do “aparelho” ou das operadoras.Esse um dos motivos porque gosto dos produtos da Microsoft…atualizações frequentes e resolução rápida dos problemas que aparecem.

  15. Avatar de BodycountPT
    BodycountPT

    Mais autonomia para a bateria é que era (Lumia 925 e Lumia 720).

  16. Avatar de MM
    MM

    Grande bloco de texto!!! Dica: os pontos finais, vírgulas e parágrafos foram inventados por alguma coisa!!
    O teu texto é impossoível de ser lido.
    Comentário à primeira linha (a única que consegui ler): eu no meu 620 faço sincronização sem problemas de todo o conteúdo do tlm com o OneDrive. Acho que tens de rever as tuas especificações.
    Acerca do upgrade pra 8.1, consulta a página da Nokia para ficares a par das zonas que já receberam essa actualização (isto não sai ao mesmo tempo para todos e depende muito dos operadores locais).

    1. Avatar de Tobias
      Tobias

      Com o Windows 8.1 pelo menos, ele sincroniza os favoritos do Internet Explorer. Podes ver os favoritos no PC ou no telemóvel e geri-los em qualquer lado.

      Sincroniza todas as pastas de fotos sem problemas.

      Mensagens não faço ideia se sincroniza…

    2. Avatar de MM
      MM

      Bem, eu pelo menos as mensagens de messenger (FB, msn ou Skype), estão sincronizados em todos os aparelhos que tenho (PC, Surface e online).

    3. Avatar de MM
      MM

      Erros ortográficos/gralhas é uma coisa. Escrita em bloco sem pontuação é outra.
      Tu consegues ler uma frase com um erro/gralha, mas não consegues ler um bloco de texto seguido.

      Eu também escrevo muito no tlm e tento manter a mensagem clara, uso pontuação e tento deixar o texto de forma a ser possível ser lido.

      Tu tens mais que fazer para escrevers de forma clara, porque raio é que achas que os leitores hão-de fazer um esforço para te perceber?! Quem está mal?!

      1. Avatar de Tobias
        Tobias

        Exactamente. A correcção automática do telemóvel serve para alguma coisa. Duplo espaço até faz um ponto final e tudo… não custa nada!

    4. Avatar de Celso
      Celso

      Impossível estares a comentar pelo telemóvel, eu nos lumias 925, 930 e 1020 não consigo postar nada sem aparecer ” Ocorreu um erro. Por favor tente mais tarde!”. O teu deve ser mesmo especial…

    5. Avatar de Rochita
      Rochita

      Fecha a boca e aprende a escrever antes de te referires ao grande saramago, se as pessoas têm dificuldade em percebê-lo era porque tinha inteligência a mais e não a menos.

      Acho que devias perder um tempinho a aprender a trabalhar com um smartphone, esses problemas que inventas-te devem ser só teus queres ver?

    6. Avatar de NewJ
      NewJ

      @Celso, claro que não é impossível, eu também escrevo sempre a partir do telemóvel, vejo na app, mas quando preciso escrever tenho que abrir o browser, mas não deixa de ser no telemóvel.

    7. Avatar de Tavares
      Tavares

      Dos teus comentários fiquei a saber que:
      -O “gajo da Fnac é fofo e inteligente;
      -Tens um mestrado em comunicação social;
      -Não tens que provar nada a ninguém:
      -Tens mais que fazer.
      Não sei para que “perdes tempo” a fazer comentários para os “ignorantes” lerem…comentários com muitas palavras e que nada dizem!!

  17. Avatar de Master of Menir
    Master of Menir

    Para a gestão do PPLW:

    Será possível fazer algum tipo de fine tunning ao tipo de escrita que por aqui aparece ! é que, sinceramente, alguma do que pretende ser escrita em Português é uma absoluta vergonha; poupem-nos aos demais à leitura desses comentários.

    1. Avatar de Tobias
      Tobias

      ^^^^ Isto!!

  18. Avatar de João
    João

    Não tomaste os comprimidos hoje?

    1. Avatar de Filipe Viola
      Filipe Viola

      não é um comprimido, é um supositorio !!!

  19. Avatar de JJ

    “Lápis azul!?”

  20. Avatar de Manuel
    Manuel

    Vai sair a primeira actualização e ainda nem a actualização base do 8.1 saio para a rede vodafone!! LOOl ate da para rir!