Apple anuncia receitas de 37,4 mil milhões de dólares

25 Comentários

Estes são os mais recentes números divulgados pela empresa, referentes ao último trimestre.

Apesar dos resultados serem abaixo do esperado, a verdade é que Apple continua a somar com lucros líquidos na ordem 7,7 mil milhões de dólares no terceiro trimestre fiscal, o que representa um aumento face ao período homólogo, onde foram registados lucros líquidos de 6,9 mil milhões de dólares.

A nota negativa vai para o iPad, onde foi registada uma quebra das vendas do segundo para o terceiro trimestre em mais de 3 milhões de unidades vendidas.

apple_store

Mais uma vez a Apple vem apresentar ao mundo resultados financeiros muito favoráveis, que mostram o seu poder no mercado. Os resultados referentes aos últimos três meses passados de 2014, que representam o terceiro trimestre fiscal, superaram mais uma vez os resultados do período anterior.

Mesmo com valores abaixo do esperado, a Apple conseguiu uma receita de 37,4 mil milhões de dólares, o que representou um lucro trimestral líquido de 7,7 mil milhões de dólares (ou 1,28 dólares por acção). No período homólogo, a Apple havia conseguido uma receita de 35,3 mil milhões de dólares e um lucro líquido de 6,9 mil milhões de dólares.

Com as vendas deste trimestre a empresa conseguiu uma margem bruta de 39,4% contra 36,9% referente ao mesmo trimestre do ano anterior, sendo que as vendas internacionais representaram 59% da receita do trimestre.

Num documento disponibilizado pela Apple pode perceber-se quais os países que mais contribuíram para estes números, bem como, quais os seus produtos mais rentáveis. Destes dados o destaque vai para a Europa por dois motivos, em primeiro lugar porque continua a ser o segundo maior consumidor de produtos da Apple e, em segundo, porque apresentou uma quebra significativa relativamente ao segundo trimestre, mais precisamente de 21%.

Resumo de dados da Apple referentes ao 3º trimestre de  2014. (Unidades em milhares, Receita em milhões)
Resumo de dados da Apple, por produto, referentes ao 3º trimestre de 2014.
(Unidades em milhares, Receita em milhões)

Relativamente ao número de vendas de produtos, como se poder ver pela tabela acima, a venda de iPhones teve um crecimento face ao período homólogo de 13%, a de Macs de 18% e as vendas de serviços e acessórios registaram ambas um aumento de 12%. Contudo, a venda de iPads registou uma quebra significativa de 9% de unidades vendidas.

Tim Cook, CEO da empresa, referiu numa declaração que “as receitas trimestrais recorde foram impulsionadas por fortes vendas de iPhones e Macs e o crescimento contínuo das receitas provenientes do ecossistema da Apple consolidou a maior taxa de crescimento de ganhos por acção nos últimos sete trimestres”, o que faz com que todos na empresa estejam “incrivelmente animados com os próximos lançamentos do iOS 8 e OS X Yosemite, bem como outros novos produtos e serviços” que serão apresentados dentro em breve.

Para o próximo trimestre, a Apple espera uma receita entre os 37 e os 40 mil milhões de dólares e uma margem bruta entre os 37% e os 38%. Nessa altura, cá estaremos para perceber se estas previsões se confirmam.

Resultados financeiros da Apple – 3Q2014

Comentários

25

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nunes
    Nunes

    “Destes dados o destaque vai para a Europa por dois motivos, em primeiro lugar porque continua a ser o segundo maior consumidor de produtos da Apple e, em segundo, porque apresentou uma quebra significativa relativamente ao segundo trimestre, mais precisamente de 21%.”

    Dados sequenciais são de menor importância (ou pelo menos requerem uma análise muito mais complexa), já que as vendas da Apple variam bastante sazonalmente – tem tudo a ver com as datas de introdução de novos produtos. O normal é as vendas serem menores nesta altura do ano. Para não ter o efeito sazonal olha-se preferencialmente para o crescimento anual.
    A Europa nem sequer merece destaque especial na análise sequencial, já que outras regiões tiveram maiores quebras, e o crescimento anual até foi bom.

  2. Avatar de Rafael
    Rafael

    Pudera… A vender lata a preço de ouro.

    1. Avatar de João
      João

      Se é lata, diz lá porque é que quando comprava portáteis duravam 3 anos e com Apple duram-me 10 anos e ainda vendo em 2º mão.
      Ou quando comprei o 1º Android durou-me 1 ano, pois não tinha actualizações e muitas apps requeriam um Android Superior e agora tenho um iPhone há 3 anos com actualizações.
      O pessoal que compra Apple, gasta mais inicialmente, mas a longo prazo gasta menos.

      1. Avatar de Nuno Vieira
        Nuno Vieira

        Porque se calhar quando compravas portáteis sem ser Apple compravas porcaria?

        1. Avatar de Nelson
          Nelson

          Se calhar, é porque são todos porcaria, quando não são, as pessoas vêm o preço de um Toshiba Tecra, um Dell XPS, e de um HP Spectre, p.ex., e dizem “não, por este preço, vou já para um Mac, que é ainda melhor…”

          1. Avatar de inelson
            inelson

            eu tenho um desktop, montado por min, grande parte das pecas asus, e um processador amd.

            3.6 amd 6cores (esta a rodar aos 4.0)
            16gb ram
            ssd 60gb (windows)
            3tb WD
            2gb ddr5 video

            e tenho ha ja 4 anos…

            a acho que vaio durar, mais uns bons aninhos… ate agora so queimou a fonte de alimentação , muita potencia a ser consumida.

            tenho ainda um velhinho galaxy S i-9000

            ja rachou o ecran, descuido meu, esta com o kitkat4.3… faz chamadas, internet msg… o normal, não é um telemóvel de topo, mas comparando com o iphone 4s…
            não vejo la grande diferença, alias o iphone 4s com jailbreak ate tem mais lag

            logo nelson, não é por ser apple que é melhor, ou compra-se uma coisa de qualidade e se sabe o que se esta a fazer com o aparelho.

            ps: o meu pc costou-me na altura 1200€ e não encontrei nada parecido de apple com as mesmas caracteristicas

          2. Avatar de Nelson
            Nelson

            Oh, por favor, vai engar outro…

            “não vejo la grande diferença, alias o iphone 4s com jailbreak ate tem mais lag”

            O jailbreak não faz lag absolutamente nenhum, LOL!

            E nunca na vida um Galaxy S tem a resposta de um 4S, só me faz rir…

            Sim, parabéns pelo teu PC altamente, independemente das specs, e agora? Será que quem não comprou um iMac em 2010 não está contente com a sua máquina? Pois… 1200€… com essas specs e com monitor, rato, teclado, ou só a torre? Pois, pois…

            Deve ir na mesma linha do “lag do jailbreak”…

          3. Avatar de Nuno Vieira
            Nuno Vieira

            Talvez para ti são melhor, para quem os compra não o são.

        2. Avatar de Jonathan Fitzgerald
          Jonathan Fitzgerald

          Uma pessoa que conheço enterrou bom dinheiro (quase 1000€) num Asus e foi-se ainda no primeiro ano, será que também foi porcaria?

    2. Avatar de Pedro
      Pedro

      Tipico comentário sem o menor vestigio de raciocinio….

      1. Avatar de João
        João

        Então explica-me lá com raciocínio.

      2. Avatar de João
        João

        Sorry, reparei agora que não era para mim.

        1. Avatar de Pedro
          Pedro

          Sem problema João! Já agora, subscrevo o que escreveste no teu primeiro comentário…

          Simplesmente não percebo o porquê de certas pessoas comentarem constantemente este tipo de noticia, só porque sim, só para dizer mal sem sequer saber argumentar a sua opinião… enfim…

          A verdade é que os produtos Apple têm efectivamente uma qualidade acima da média… os computadores principalmente… em termos de portatil diria que para além da fiabilidade do SO, têm as baterias que mais tempo aguentam a trabalhar… Aceito que me digam que as outras marcas também têm coisas boas, e que a Apple poderia melhorar nisto e naquilo, agora, que é uma má marca?! Ou que vende produtos de má qualidade? Só mesmo de quem não sabe o que fala…

    3. Avatar de Lata
      Lata

      Lata… mas da óptima

    4. Avatar de Gaius Baltar
      Gaius Baltar

      Esse comentário só por acontecer por duas razões: 1) ou nunca teve/utilizou um produto Apple; 2) ou é simplesmente um hater. Pois mesmo alguém pouco afeito aos produtos e ecossistemas Apple reconhece que o produto é de boa qualidade. É como alguém que prefere a Lamborghini dizer que a Ferrari é lata vendida a preço de ouro. Por mais que essa pessoa teime a verdade irá desmenti-la.

    5. Avatar de Rui
      Rui

      Não é lata, é alumínio!

  3. Avatar de Rui
    Rui

    Esperava mais facturação.

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      Ai sim? Eu esperava menos, não esperava que a Apple conseguisse faturar mais que a Microsoft e a Google juntas… isto numa altura fraca do ano para vender novo hardware, especialmente considerando que os best-sellers (iPhone, iPad, Mac) estão todos à espera de serem remodelados…

    2. Avatar de ricardo
      ricardo

      temos analista de mercados.

    3. Avatar de Winetree
      Winetree

      Esperavas? Então tens acções da Apple, é isso?

  4. Avatar de Benchmark do iPhone 5
    Benchmark do iPhone 5

    “Mesmo com valores abaixo do esperado, a Apple …”

    Esperado por quem? Normalmente quando os resultados são piores que o esperado as cotações descem. Agora estão a subir 3%, o que significa que são acima do esperado.
    http://www.google.com/finance?q=NASDAQ:AAPL

    P.S. Quando chegarem aos $100 atingem o máximo de 2012 ($700, mas entretanto dividiram cada ação em 7). Podem comprar, se o dinheiro não vos faz falta, porque vão subir 20%.

    1. Avatar de OMG
      OMG

      Sobem pela parceria com a IBM.

      1. Avatar de Nunes
        Nunes

        O efeito “IBM” foi na semana passada!

      2. Avatar de Winetree
        Winetree

        LOL…

        Só te posso dizer LOL…