Google Apps deixam de ser Beta!

25 Comentários

Recebemos hoje com muito agrado a notícia que muitos dos produtos da Google tinham perdido a designação BETA.

Na verdade, não existem mais alterações que a existência ou não da designação BETA no logótipo, mas mostra que para a Google este produto atingiu o nível de exigência que eles exigem.

Para a maioria de nós, comuns utilizadores, a estabilidade e excelência deste serviço foi atingida à muito tempo, mas o crivo da Google é bem mais exigente  e apenas agora as aplicações foram libertadas da amarra Beta!

google_not_beta


Os produtos em causa são Gmail, Google Calendar, Google Docs e Google Talk. Ou seja, a Apps do Google, na versão profissional ou gratuita.

Por forma dar-vos a notícia pela boca da Google transcrevemos abaixo o conteúdo de um artigo publicado no blog oficial da Google:

“É-nos muitas vezes perguntado por que razão tantas aplicações do Google permanecem eternamente em estado beta.

Por exemplo, o Gmail tem usado a designação beta há mais de cinco anos.

Nós percebemos que essa situação deixa algumas pessoas perplexas, particularmente aquelas que subscrevem a definição clássica de software “beta” como não estando ainda prontos utilização definitiva.

Desde que lançamos a suite Google Apps para empresas há dois anos atrás, ela teve um SLA, suporte 24/7 e já se atingiu ou ultrapassou todas as outras normas de software não-beta.

Mais de 1,75 milhões de empresas em todo o mundo utilizam o Google App no seu negócio, incluindo o Google.

Temos vindo a entender que a designação “versão beta” não tem aceitação nas grandes empresas que não estão interessadas em utilizar nos seus negócios software que ainda transmite a imagem de não estar pronto e se encontrar em fase de testes.

Então, nós temos focado nossos esforços em alcançar os nossos elevados padrões para retirar os nossos produtos para fora de versões beta, e todas as aplicações no Apps suite já atingiram essa marca.

Gmail, Google Calendar, Google Docs e Google Talk – ambas versões para empresas e para o consumidor – deixaram de ter a designação beta.

A designação “Beta” será hoje retirada dos logótipos dos nossos produtos, mas vamos continuar a inovar e melhorar constantemente os nossos produtos, quer exista ou não uma etiqueta beta nos nossos logótipos.

Na verdade, hoje anunciamos alguns outros recursos do Google Apps que pensamos que vai agradar às grandes empresas: delegação de email, retenção de correio e outras melhorias de fiabilidade.

Temos muito mais e os gestores de IT pode ler mais sobre como fazer a mudança para Apps nos nossos repositórios de informação sobre Microsoft Exchange e Lotus Notes.

Só mais uma coisa – para quem ainda gosta da etiqueta “beta”, tornámos fácil a reactivação para a versão beta do Gmail a partir da aba Labs em Configurações.”

Fonte: Official Google Blog

Partilhar:
Tags:

Comentários

25

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    1. Avatar de Paulo Ribeiro

      cheira mais a a algum hacker com acesso à página de venda de produtos da DELL e os gajos não devem querer assumir isso publicamente. qualquer gajo com alguma experiência que ganhe acesso ao servidor pode alterar o preço e comprar o artigo de seguida ao desbarato, depois a marca fica completamente à nora sem saber o que fazer e se houver alguma entidade que os obrigue a entregar o produto, o dito hacker recebe os aparelhos encomendados ao preço da chuva.
      É pouco provável que uma empresa dessa dimensão se engane com uma frequência destas, mesmo que fosse encontrado um responsável ele seria despedido. Cheira mais a hacking do que a outra coisa.
      PS: se alguem fizer o mesmo em terras lusas que avise a tempo de comprar 😀 (tipo o site da vobis…)

  1. Avatar de OmeuNOME
    OmeuNOME

    após um refresh já se foi o beta 😀

  2. Avatar de Telmo
    Telmo

    ALELUIA… ALELUIA!!!!

    Estava a ver que não… Finalmente o Google lá se deixou de mariquices e tirou aquela porcaria do BETA do canto!

    Bom trabalho!

    1. Avatar de xptonix.wblogin.com

      Que interessa tirar o beta? São maís estáveis? Dúvido.

      1. Avatar de Vítor M.

        Mas as responsabilidades do fornecedor dos serviços são outras. Nunca se esqueçam que em Beta eles estão salvaguardados de “eventuais” acções judiciais por perda de qualidade de serviço com danos a terceiros, assim, no estado de versão final a música é outra. 😉

        Claro que captam uma faixa de clientes profissionais importantes para o Google.

  3. Avatar de J.C
    J.C

    BETA significa que a empresa acaba por estar sempre ao abrigo de possiveis reclamaçoes ou acções contra a empresa. Ser uma versão BETA é diferente de ser uma versão final. As obrigações são outras. É facil justificar bugs e problemas em software Beta. Não é tao facil quando é versao final.

    Vamos a ver o que este passo significa para a industria. Penso ser um passo importante.

    1. Avatar de Filipedgb
      Filipedgb

      Então a versão beta foi só uma desculpa para poderem ter os bugs que lhes apetecesse? Ou foi só para se mostrarem exigentes?

      Acho que as apps do Google são excelentes e raramente vejo bugs, não via motivos para continuarem a ser Beta.

  4. Avatar de ls
    ls

    Não percebo a comichão que alguns utilizadores demonstram pelo facto de estar ali Beta. As aplicações continuaram iguais. lol

    1. Avatar de xptonix.wblogin.com

      Toda a verdade. Nada é perfeito.

    2. Avatar de Filipedgb
      Filipedgb

      Sim tens um bocado razao mas aquilo metia um bocado de nervos, aquele beta la a sujar xD

    3. Avatar de JPedrosa
      JPedrosa

      As aplicações continuam iguais, as implicações contudo … não.

      o Vitor M. já explicou lá mais acima.

  5. Avatar de diogoj95
    diogoj95

    estava dificil!!

  6. Avatar de Rodrigues
    Rodrigues

    Bem, eu já fui à aba Labs reactivar o “Beta”, depois de tanto ano a usar Gmail a mudança custa… 😉

  7. Avatar de dajosova
    dajosova

    Para os perfeccionistas que não usam Betas os produtos do Google são uma enorme tortura… eheh!

  8. Avatar de BigLord

    É estranho que eu tenha começado a adorar o google mail só hoje, quando nem tinha reparado que já não era beta? o_O

  9. Avatar de Patrick Gomes
    Patrick Gomes

    As implicacações legais mudam como se disse antes, mas lembrem que tudo é beta nessa vida até esta ultima!

  10. Avatar de José Saraiva
    José Saraiva

    Esta é apenas mais uma achega, conjuntamento com a evolução do Chrome, de suporte à próxima grande jogada da Google… um sistema operativo da Google para NetBooks. Mais uma mordidela no bolo da Microsoft.

    http://news.cnet.com/8301-17939_109-10281744-2.html
    e
    http://googleblog.blogspot.com/2009/07/introducing-google-chrome-os.html

  11. Avatar de Edu
    Edu

    “…, a estabilidade e excelência deste serviço foi atingida HÁ muito tempo, …” (verbo HAVER) 😉

  12. Avatar de kendimen

    Sem querer implicar:
    “este produto atingiu o nível de exigência que eles exigem” não soa bem!
    “a estabilidade e excelência deste serviço foi atingida à muito tempo” seria “há muito tempo”

    Acerca do artigo, ainda ando a ganhar vontade de experimentar o Docs! Talvez seja agora 🙂 Do Gmail gosto muito!

    1. Avatar de Edu
      Edu

      Eu acho que o docs é muito bom. Já utilizo há algum tempo e recomendo! Dá para documentos do word, excel, powerpoint e também lê pdf.
      Só há um pequeno senão: é que, às vezes, a formatação dos textos perde-se. Por exemplo, às vezes faço upload de *.doc do word (MSOffice 2000) e, quando os abro lá, as letras ficam um bocado maradas (tamanhos de letras diferentes, espaçamento de linhas ou formatação de parágrafos e a divisão por páginas não fica bem feita). Mas, no geral, é muito bom

  13. Avatar de iGama

    E começou um dos modelos de negócio deles:

    http://www.google.com/apps/intl/en/business/index.html

    O google apps para dominios/empresas começou a ser pago, 50$/ano per user.

    Já era de esperar.

    1. Avatar de iGama

      Nevermind, ainda existe a Standard Edition, tem lá o link por baixo do botão, eu é que não vi.