Observium: Esteja de olho nos equipamentos da sua rede

13 Comentários

Experimente já o Observium DEMO

Como administrador de sistemas, é importante ter as melhores ferramentas que nos permitam monitorizar todos os elementos que fazem parte da nossa rede informática. Uma das plataformas gratuitas mais fantástica para monitorização é o Nagios, não só por ser opensource mas também pela forma como é possível estender a monitorização aos elementos mais estranhos.

Hoje apresentamos uma alternativa ao Nagios: o Observium. Vamos conhecer as principais funcionalidades.

observium_00

O Observium é uma fantástica plataforma desenvolvida em PHP/MySQL, que permite a qualquer administrador observar/monitorizar toda a sua rede. Esta plataforma tem suporte para Linux, Windows, FreeBSD, Cisco, HP, Dell, NetApp, etc etc.

Em termos de gestão, o Observium oferece uma interface muito bem organizada, intuitiva e com bom desempenho.

observium_01

Tal como o Nagios, o Observium oferece várias funcionalidades que facilitam todo o processo de monitorização e alarmística.  Esta plataforma está disponível em duas versões: Open Source e Profissional (podem ver diferenças aqui), mas a versão gratuita (open-source) oferece todas as funcionalidades básicas necessárias.

observium_02

Para quem procura uma boa plataforma de monitorização, há que ter em conta tanto o Nagios como o Zabbix ou então este Observium (apesar de existirem outras plataformas interessantes, que iremos apresentar nos próximos dias).

Aguardem também por um tutorial de instalação que estamos já a preparar para os nossos leitores.

Usam alguma plataforma de monitorização da vossa rede? Se sim, qual?

Homepage: Observium

Comentários

13

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Zé Coves
    Zé Coves

    Boa tarde,

    Eu na minha empresa utilizo o Software PCSM (RMM), que também faz monitorização entre outras coisas.
    NOTA: Este Software não é gratuito.

    Cumps,

  2. Avatar de Ricardo Santos
    Ricardo Santos

    Na minha empresa tenho em funcionamento o WhatsUp Gold da Ipswitch.

    Estou muito satisfeito com este produto. A curva de aprendizagem do Nagios é relativamente complicada quando comparada com o WhatsUp.

    1. Avatar de Bruno
      Bruno

      Também utilizo. Estou muito satisfeito.

  3. Avatar de Francisco Soares
    Francisco Soares

    Para verem o live demo podem ver aqui:
    http://demo.observium.org/

  4. Avatar de nmf
    nmf

    Spiceworks
    Também é free

  5. Avatar de cwally
    cwally

    PRTG Network Monitor, é mais um.

  6. Avatar de Jose Manuel
    Jose Manuel

    Zabbix

  7. Avatar de Francisco
    Francisco

    Microsoft System Center Operation Manager

  8. Avatar de Luis Alonso
    Luis Alonso

    Boas,

    Usamos o Spiceworks … muito bom, e uma versão do Nagios para alarmistica.

  9. Avatar de Rafael Sagawe
    Rafael Sagawe

    Ola no momento estou testando o spiceworks, mas preciso de uma ferramenta para da rede interna e monitoramento remoto dos computadores e impressoras que estão em outras unidades.

    1. Avatar de Roberto Rodrigues
      Roberto Rodrigues

      Instalas o remote do Spiceworks e colocas o endereço do teu servidor e já está.
      Atenção a eventuais necessidades de VPN ou Dyndns para a passagem de dados entre redes externas.

  10. Avatar de Borges
    Borges

    E opensource para monitorizar workstations e outras redes de clientes ? Apenas encontro a pagar (e bem)…