5 alternativas fantásticas ao Ubuntu

50 Comentários

Falar hoje em dia sobre GNU/Linux é quase inevitável não falar no popularíssimo Ubuntu. O Ubuntu é sem duvida uma das distribuições mais usadas e impulsionadoras (a nível doméstico) do GNU/Linux.

Mas, o Ubuntu é também a base de muitas outras distribuições, que em muitas funcionalidades são superiores  às que existem no Ubuntu. Hoje apresentamos 5 alternativas fantásticas ao Ubuntu.

ubuntu_15

Linux Mint 17 “Qiana”

O Linux Mint é uma das distribuições Linux preferidas dos utilizadores devido a sua usabilidade e simplicidade uma vez que há muitos pacotes que já vêm instalado por omissão: plugins do browser, codecs e players, entre outros.

mint_00

Homepage: Linux Mint 17 “Qiana”

elementary OS “Luna”

O elementary OS, é uma distribuição baseada no Ubuntu, direccionada para desktops. Apesar de pouco popular (apenas duas versões até ao momento – Júpiter e agora Luna), esta distribuição garante um bom desempenho , é estável e oferece uma interface muito bonita e apelativa.

elementary12 Homepage: elementary OS “Luna”

Deepin 2014

O Deepin é uma distribuição Linux, baseada no Ubuntu, que apresenta uma interface bastante elegante, eficiente e simplificada, e usa o Deepin Desktop Environment (DDE) – parece um misto de Windows com MacOS. De referir que a versão anterior usava uma versão bastante personalizada do Gnome Shell.

Esta distribuição é de origem chinesa, mas está também disponível em inglês. A primeiro vez que se entra neste Deepin a sensação é de ….liberdade!

deepin_05

Homepage: Deepin 2014

Pinguy OS 14.04

Para muitos utilizadores, com vários anos de utilização de um único sistema operativo, pensar em tentar utilizar Linux pode ser assustador e difícil. É compreensível, afinal, passaram anos a ouvir histórias de terror acerca de como o Linux é complexo, totalmente diferente e só trabalha bem para quem já o conhece a fundo.

O projecto Pinguy OS é prova que o Linux é uma plataforma simples e acessível a todos.

pinguyos_05

Homepage: Pinguy OS 14.04

WattOS

Para quem não conhece, o WattOS é uma distribuição Linux, baseada no Ubuntu e é ideal para correr em máquina com cerca de 10 anos (ex. Pentium 366 Mhz, com 256 MB de RAM… onde é testado por biff baxter, responsável pelo WattOS). O WattOS 8  vem com os ambientes gráficos de trabalho LXDE e OpenBox.

Homepage: WattOS

Como sabemos são muitas as distribuições baseadas no Ubuntu. Esperamos que tenham gostado deste TOP 5 e lançamos agora o desafio de nos indicarem outras distribuições que conheçam

Comentários

50

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Abílio
    Abílio

    Alternativas fantásticas ao Ubuntu… baseadas no Ubuntu? 😮

    1. Avatar de brunoCarvalho
      brunoCarvalho

      Alternativas ao ubuntu? Windows 8 ou mac os os unicos SOs de jeito…Linux e para nerds…mas mesmo esses precisam do windows pa trabalhar

      1. Avatar de diogo
        diogo

        quando não se sabe ou quando nao se quer mexer diz-se que não presta

      2. Avatar de Tiago Santos
        Tiago Santos

        AHHahhahaahHHAH :’D ironia do dia 😉

      3. Avatar de Só um gajo
        Só um gajo

        Tu acreditas no acabaste de dizer?
        Se sim, deixa-me que te diga uma coisa: Não percebes nada de computadores amiguinho…

        Gostei da parte linux é para nerds. Mas, pelo calibre do comentário, para ti um nerd deve ser um gajo que utiliza um computador para mais do que ir à internet, jogar e escrever o documento ocasional no Word.

        Vamos deixar de ser imbecis, ler umas coisas e experimentar outras antes de escrever, assim evita-se dizer asneiras.

      4. Avatar de Paulo
        Paulo

        Tenho Linux (atualmente Xubuntu 14.04, é muito leve ideal para PCs mais simples) e Windows 7 em dual boot no meu PC de trabalho, que uso para quase tudo, menos para jogos. Posso dizer que já não me lembro a ultima vez que fui à partição com windows (já foi à mais de meio ano pelo menos).

        Quem não sabe o que diz, mais vale ficar calado…

      5. Avatar de Deus
        Deus

        windows para avozinhas porque tem medo de mudar.
        macOS é para hipsters que querem ser diferentes (como todos os outros) 😀
        linux é para geeks e muitos de nós somos geeks com gosto 😀

        1. Avatar de Ro301
          Ro301

          Deus, calma ai… Eu uso Linux e estou a pensar em comprar um macbook air.

          Não precisamos ofender o trabalho dos outros para defendermos o linux. Assim como o windows é também um fantástico sistema operativo.

          Deus mantem a armonia entre os povos não causa tempestades 🙂

      6. Avatar de Manuel Ferreira
        Manuel Ferreira

        São estes comentários que me matam! Uso ubuntu desde a versão 7.10 e nunca na vida diria que o OSX é melhor ou o Windows, cada um para o seu propósito. Claro que o para quem não conhece parece um mito “mexer” no ubuntu, mas hoje em dia é um SO que eu uso 100% e passar dias sem precisar de ir ao windows, está mais que apto para o uso do dia-a-dia.

      7. Avatar de ADIR
        ADIR

        Não sou nerd uso linux desde que conheci num curso que fiz no senai, MG, quem tem esta opnião é porque não conhece…

      8. Avatar de julio
        julio

        10 anos sem utilizar windows…minha empresa toda usa linux e nunca tivemos um unico problema e concordo com vc nerd tendem a ser mais inteligentes que a maioria logo usan um OS gratuito facil de usar e completo

    2. Avatar de Abílio
      Abílio

      O que queria dizer é que preferia ver 5 alternativas fantásticas ao Ubuntu no artigo, que não fossem cosmética do Ubuntu. Não julguei o Ubunto & Cop.

    3. Avatar de Julius Fortes
      Julius Fortes

      HAHAHAHHHAHAHAHAHHAHAHA! sad but true
      e agora meu amigo ? rsrsrs

  2. Avatar de Rafael
    Rafael

    O “nosso” Caixa Mágica. 😉

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Sim, também podia entrar neste artigo

  3. Avatar de Celso j c Assis
    Celso j c Assis

    Que tal o Voyager? ( http://voyagerlive.org/ ). Leve, belissima e funcional

    1. Avatar de camt
      camt

      Não gostam dele apesar de já ter sido aqui referido até por mim o que eu tenho reparado é que as alternativas fantásticas são normalmente quase sempre as mesmas ou estou errado?
      LOL

  4. Avatar de Amaro Romão
    Amaro Romão

    Concordo com o
    – Mint
    – elementary OS

    Mas onde anda
    – O NOSSO querido Caixa Mágica
    – openSUSE
    – Fedora
    – Debian

    Entre outros!!!!!

    1. Avatar de Pedro Miranda
      Pedro Miranda

      -Arch Linux

      1. Avatar de Tiago Santos
    2. Avatar de Só um gajo
      Só um gajo

      Eu acho que se vais querer uma alternativa ao Ubuntu não deves considerar distribuições que não sejam direccionadas para utilizadores básicos.

      Por isso não concordo com o openSUSE, o Fedora (um gajo sem conhecimento ia espumar-se todo quando não conseguisse ouvir um MP3) ou Debian. Arch Linux então, nem pensar.

  5. Avatar de diogo
    diogo

    Devia estar ai o Fedora e Debian, desde que testei nunca mais liguei ao ubuntu 🙂

  6. Avatar de Raimundo
    Raimundo

    Aproveito para deixar a dica sobre a distribuição SolydXK. Tenho usado a versão KDE e tenho gostado bastante.

    http://solydxk.com

    É baseada em Debian testing mas usa um sistema de actualizações que as agrega (à excepção das de segurança) em update packs trimestrais.

    1. Avatar de jpng81
      jpng81

      +1 excelente… já uso o solydx hà uns bons meses é 5 estrelas e com SSD melhor ainda.
      Tirando a parte do networkmanager que não funciona como deve de ser… não sei porque ainda não resolveram o problema mas devo ser um caso especial, nada que o wicd não resolva logo.

      1. Avatar de Carlos Filho
        Carlos Filho

        Realmente a SOLIDKX e uma ditsro bem robusta e elaborada, recomendaria o com o KDE que e muito bom.

  7. Avatar de cnavigator
    cnavigator

    Eu já experimentei imensas distribuições, até Arch Linux, mas quando deixo de ter tempo de andar a saltitar entre sistemas e preciso escolher um para trabalhar, volto sempre ao Linux Mint. É simplesmente o melhor para utilização tradicional no desktop, vem com tudo o que é preciso e tudo trabalha como deve ser, sem complicações nem chatices nem perdas de tempo a configurar e a arranjar isto e aquilo. É claramente um Ubuntu melhorado em diversos níveis. Tanto os programas como as configurações de origem e o visual padrão são óptimos, seja qual for o DE. (Eu tenho preferência por KDE e XFCE).

  8. Avatar de Mário César
    Mário César

    Não gosto nada de interfaces com a dock “à mac”, mas parece que quem escreveu o artigo não partilha da minha opinião, ehehe

  9. Avatar de osvander
    osvander

    Eu particularmente uso e indico o incrível PCLINUXOS BR seja KDE ou LXDE o qual eu uso a quase 2 anos.
    Estável e fácil de fazer as configurações a meu gosto e atualizações pela synaptic (gráfica) fácil e usual.
    É uma distro RPM !

  10. Avatar de Osvander
    Osvander

    Me fascina muito o linux mint debian…

  11. Avatar de da_rocha
    da_rocha

    Actualmente uso o elementary OS, mas durante muito tempo usei o Mint. São os 2 fantasticos.

  12. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    “é ideal para correr em máquina com cerca de 10 anos (ex. Pentium 366 Mhz, com 256 MB de RAM…”

    é um preciosismo, mas Pentium II a 366 é um bocadinho mais velhinho que 10 anos… a primeira release tem 15 anos. Há 10 anos temos Pentium IV, que tem umas specs ligeiramente diferentes….

  13. Avatar de OVelhoteDaInformática
    OVelhoteDaInformática

    WattOS desde a versão mais recente 8 já não se baseia em Ubuntu mas sim diretamente am Debian, especialmente no Wheezy com alguns Backports…

    …resta dizer que todas as alternativas ao Ubuntu são boas desde que funcionem bem 😉

  14. Avatar de Mario Junior
    Mario Junior

    “Alternativas ao Ubuntu”

    Pegaram o Ubuntu (ou Debian), incluiram uns papéis de parede, alguns programas, modificaram o tema e só.

    Aliás, usar o fork do fork do fork, é de lascar. xD

    1. Avatar de Mario Junior
      Mario Junior

      Esqueci de comentar uma coisa:

      Queres alternativas ao Ubuntu? É o que mais tem! 😉

      Opensuse, Fedora, Arch, entre outros.

  15. Avatar de Robben
    Robben

    E o Manjaro Linux?

  16. Avatar de DD
    DD

    PointLinux (pointlinux.org). Bem mais user-friendly que esses todos.

  17. Avatar de Rui
    Rui

    E o kubuntu? Uso há um ano já e acho fantástico.

  18. Avatar de Ricardo Silva
    Ricardo Silva

    Alternativas ao Ubuntu, mas com quase todas baseadas em Ubuntu 🙂
    De qualquer forma aqui vai o meu TOP 5 de alternativas ao Ubuntu.

    1 – PCBSD
    2 – ArchLinux
    3 – CentOS (porque não)
    4 – Debian
    5 – Mageia

    Tem neste TOP, diferentes linhagens, diferentes sistemas de gestão binária, sistema/scripts de arranque diferentes.

  19. Avatar de devilfire
    devilfire

    por falar em “alternativas” para isso podem falar do Manjaro que mete a um canto em tudo o Ubuntu e seus derivados….. só uma pequena ideia para os experts aqui do site

  20. Avatar de Carlos Alberto Ferreira Filho
    Carlos Alberto Ferreira Filho

    Minhas alternativas seriam:
    – Debian
    – Manjaro
    – Mageia.

  21. Avatar de ezek
    ezek

    Tenho utilizado sempre o Ubunto com Gnome 3. Já testei e dezenas de distribuições, e sempre voltava para o Ubuntu devido à facilidade de configuração e instalação de aplicativos. Rodo atualmente o 14.04 que junto com o Gnome e é a melhor escolha. Também rodo o Ubuntu 12.04 com Owncloud em um MK802IV.

  22. Avatar de ezek
    ezek

    Tenho utilizado sempre o Ubuntu com Gnome 3. Já testei e dezenas de distribuições, e sempre voltava para o Ubuntu devido à facilidade de configuração e instalação de aplicativos. Rodo atualmente o 14.04 que junto com o Gnome e é a melhor escolha. Também rodo o Ubuntu 12.04 com Owncloud em um MK802IV.

  23. Avatar de Miguel
    Miguel

    Boa noite.
    Estou tentado a mudar/experimentar linux e, como tal, as cinco opções acima interessam-me (em dual boot com o meu W8.1)
    O meu computador é um HP Pavillion a6037.fr com:
    – inter core 2 E4300
    – board Asustek Leonite 5.00
    – chipset intel i945P/PL/G/GZ
    – bios Phoenix Technologies LTD 5.13 (16/02/2017)
    – 2 Ghz DDR2 Memória
    – gráfica ATI Radeon HD 4350
    – Disco 250 GB

    Só não sei se é 32 ou 64 bit (L1-D, L1-I e L2 Cache: 64-byte line size )?

    Qual das opções me podem aconselhar, sff?

    Actualmente instalei o Xubuntu, mas não sei se instale o Mint ou outro sugerido por alguém da comunidade 🙂

    Obrigado a todos.

    1. Avatar de Luis Filipe
      Luis Filipe

      usa o novo mint 32bits kde que vais sentir-te feliz. 😉

      e se gostas de jogar mete a steam e o killing floor para uns tiros ou o world of goo para quebra cabeças XD

  24. Avatar de Alex
    Alex

    De varios sistemas que testei em maquinas de certa idade o LUBUNTU (tambem ele baseado em ubuntu) demonstrou ser bastante mais leve e fluido em desempenho que outras distribuições…

  25. Avatar de Flin
    Flin

    Pedro Pinto:

    É sem dúvida uma bela escolha de derivados do Ubunto, mas faltar aqui o Xubunto é impensável na minha opinião.
    Bonito, robusto, fiável e leve.
    Um abraço,

    Flin

  26. Avatar de valdeir
    valdeir

    tambem acho o xubuntu perfeito para mim
    leve, bonito, robusto e estavel.