Nokia pagou a chantagistas que tinham código fonte do Symbian

20 Comentários

Todas as grandes empresas têm no código que desenvolvem os seus maiores activos e também os elementos que mais querem proteger. É algo único e que as destaca, garantindo assim uma maior superioridade sobre os seus concorrentes.

Mas quando esse código cai nas mãos de bandidos mal intencionados, as empresas vêm-se obrigadas a fazerem tudo para se proteger, incluindo pagar quantias avultadas para manter.

Foi precisamente isso que aconteceu à Nokia em 2006, quando esta foi vítima de chantagem para que o código do Nokia Symbian não fosse revelado.

nokia_1

Este caso foi mantido secreto pela gigante Finlandesa, apesar de ser sempre seguido pela polícia. Segundo foi adiantado pela estação de televisão Finlandesa MTV, entre os anos de 2006 e 2007 a Nokia foi contactada por criminosos que ameaçaram revelar o código fonte do seu software de dispositivos móveis Symbian, exigindo o pagamento de valores elevados para manter os seus dados em segredo.

A Nokia acabou por pagar vários milhões de dólares para que esse código fosse mantido secreto e nem mesmo a polícia conseguiu prender os criminosos depois de ter sido chamada para resolver o caso.

Segundo o canal de televisão MTV os criminosos tinham consigo a chave de cifra de uma parte importante do código e ameaçavam revelá-la publicamente caso os valores exigidos não fossem pagos.

A Reuters contactou a polícia Finlandesa que confirmou que este caso era real e que estava ainda a ser investigado, não tendo ainda qualquer informação adicional sobre o caso.

Quando confrontada com a chantagem, a Nokia pediu a intervenção da polícia para ajudar na resolução do caso e prender os criminosos. Mas na entrega do dinheiro, num parque de estacionamento da cidade de Tampere, este acabou por ser recolhido e os criminosos conseguiram fugir sem que tivessem sido presos.

nokia_2

Caso a chave de cifra tivesse sido revelada publicamente não era apenas o Symbian que poderia ter sido tornado público, mas esta chave poderia também ter sido usada para roubo de dados dos utilizadores e para a colocação de malware nos dispositivos.

Qualquer aplicação assinada com essa chave seria considerada fidedigna pelos sistemas e pelos utilizadores, podendo o código da mesma conter processos de recolha de dados maliciosos e prejudiciais para os utilizadores.

A dimensão deste problema era elevada pois o Symbian, na altura, estava presente em mais de 50% dos dispositivos da marca.

Comentários

20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Paulo
    Paulo

    Parece uma cena retirada de um filme….desde a parte da Nokia ter pago milhões, até à mesma acreditar que os chantagistas são “honrados” e que após receber o dinheiro não “revelaram” o código a terceiros…

    1. Avatar de okapi
      okapi

      Neste tipo de crime existe um código de honra e a prova é que eles nunca foram apanhados e caso tivessem feito o que dizes ou imaginas já à muito tinham sido descobertos.

      1. Avatar de Paulo
        Paulo

        Eu falei em revelar o código a terceiros e não falei em divulgar ao publico, existe uma diferença muito grande mesmo.
        Na parte da honra não penso assim por diversos motivos mas são meras opiniões…..

        1. Avatar de okapi
          okapi

          Eu também não falei em publico , não escolhas palavras que ninguém escreveu. Quanto aos ladrões podes ter a certeza que não eram meninos de brincar aos ladrões, sabiam o que estavam a fazer e quanto ao código de honra são poucos os que entendem, não são meras palavras. Caso vendessem a terceiros eram logo apanhados…e são coisas que não se vendem segunda vez, está feito e resta é desbundar a nota.

          1. Avatar de Paulo
            Paulo

            Também não disse que referis-te publico, usei a mesma “linguagem que usas-te” (dei a perceber que… ou falei digamos que falei no geral…) e acho desnecessário estar aqui a discutir língua portuguesa 😉

            Opiniões todos temos direito a ter (e ainda bem que todos temos uma diferente) e na minha, era mais honrado “eles” terem obtido dinheiro através de trabalho… mas seria uma longa conversa sobre moral e ética e é melhor deixar isso para outra altura 🙂

            Contudo não deixo de dar o seu devido valor há situação 😉

        2. Avatar de João Reis
          João Reis

          Ao passar a alguém deixavam um RASTO, seria o maior erro deles e a este momento já tinham sido caços.

          O dinheiro estava do lado deles, neste momento estão a curtir os milhoes num pais de 3º mundo qq.

          1. Avatar de João Reis
            João Reis

            leia-se “RASTRO”

          2. Avatar de okapi
            okapi

            João Reis estava bem , ao mexer estragaste tudo.
            RASTO –> http://www.priberam.pt
            /dlpo/rasto

            RASTRO ==> http://www.priberam.pt/dlpo/rastro

          3. Avatar de João Reis
            João Reis

            Não me soava, engano meu. Obrg pela correcção.

      2. Avatar de navyseal
        navyseal

        E mesmo que fossem descobertos nada ia acontecer… basta que sejam russos ou chineses.

  2. Avatar de Blasterjack
    Blasterjack

    Win win 😀

    Get over it.

    1. Avatar de Susana
      Susana

      Só em Portugal é que alguém pode defender ladrões…

      1. Avatar de André
        André

        É normal, somos governados por eles.

      2. Avatar de luislelis
        luislelis

        Verdade, basta olhar para os representantes no parlamento, escolhido pelos Portugueses.

        1. Avatar de Alguém
          Alguém

          Escolhidos (infelizmente) por menos de 50% dos eleitores portugueses.

      3. Avatar de Rafael
        Rafael

        Boa André e Luis!
        Muito bem observado e concordo plenamente.
        A diferença é que os nossos ladrões são mais “refinados”…!

    2. Avatar de Blasterjack
      Blasterjack

      Cada um tira a sua conclusão.

  3. Avatar de AnjoNegro
    AnjoNegro

    No comments…..

  4. Avatar de Marcos
    Marcos

    Eu sempre pensei que o symbian fosse código aberto e até havia uma fundação.

    1. Avatar de K0izo
      K0izo

      e houve, se não era completamente codigo aberto era parecido ja nao me lembro bem. Mas depois mudaram de ideias e voltaram ao codigo fechado. Deve ter sido por isto talvez..