Chegou o novo Firefox 30! É hora de substituir o Chrome?

82 Comentários

O Firefox continua a ser um dos browser preferidos dos utilizadores devido à sua performance,  segurança e funcionalidades que oferece. Na última versão lançada em Abril, a Mozilla introduziu “a nova interface” Australis que tinha vindo a ser testada ao longo do últimos anos .

Hoje a Mozilla disponibilizou o Firefox 30 que traz algumas novidades interessantes.

firefox_30_01

O Chrome continua a ser o browser preferido dos utilizadores com uma adopção na ordem dos 60%, segundo dados do w3schools. O Firefox tem mantido os 25% de adopção, mas a verdade é que as últimas versões trouxeram uma nova alma ao browser da Mozilla…vamos ver como será daqui para a frente.

firefox_30_02

Durante o dia de hoje, a Mozilla disponibilizou o novo Firefox 30 que está já disponível para Windows, Mac, Linux e Android. Esta nova versão não traz grandes alterações, comparativamente ao Firefox 29, mas inclui algumas novidades das quais se destacam:

  • Acesso directo às sidebars (social, bookmarks e historial)
  • Suporte para GStreamer 1.0
  • Novo botão quikshare no menu de contexto do Android
  • Alguns tweaks no tema Australis
  • Novas API’s
  • Plugins “Click to Play”

Conheça outras novidades  aqui

firefox_30_03

Para actualizar facilmente a vossa versão acedendo a  Ajuda > Sobre o Firefox. Caso pretendam instalar de raiz, basta que façam o download através do link seguinte.

Acha que o Firefox está agora bem mais completo e funcional comparativamente ao Chrome?

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows/ Mac/ Linux
Download: Escolha aqui a sua versão
Homepage: Firefox

Comentários

82

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Hugo Santos
    Hugo Santos

    A mim só dá para fazer download da versão 29.0.1…

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Instala esse, pode ser que a seguir detecte o 30. Caso contrário, instala de raiz 🙂

      Ab

      1. Avatar de Miguel Belchior
        Miguel Belchior

        Precisamente: desinstala e instala de raiz. Não esquecer de guardar marcadores/paginas de acesso, bem como extras /plungins. Alternativa como browser ao “Xispas”.

        1. Avatar de Tiago
          Tiago

          O chrome não precisa de guardar marcadores e extensões.
          +1 pro chrome.

          1. Avatar de Daniel
            Daniel

            Uma instalação de raiz pressupõe que seja tudo apagado e reinstalado no PC. A menos que o Chrome guarde isso na nossa conta do google, sendo assim, +1 pro chrome.

      2. Avatar de Hugo Santos
        Hugo Santos

        Estranho, fiz isso e continuava a não dar no botão. Fui por este link: http://www.mozilla.org/en-US/firefox/all/

        1. Avatar de Net
          Net

          FTP Mozilla – ftp://ftp.mozilla.org/pub/mozilla.org/firefox/releases/

          @PPLWARE
          Some APP – World Cup 2014 for WP8?

          Hugs!

    2. Avatar de Pedro
      Pedro

      Só um aparte em relação aos dados de utilização dos Browsers.

      Como o próprio site w3schools afirma no final dos dados:
      “Statistics Can Be Misleading

      Note: W3Schools is a website for people with an interest for web technologies. These people are more interested in using alternative browsers than the average user. The average user tends to use the browser that comes preinstalled with their computer, and do not seek out other browser alternatives.”

      Basicamente quem é que visita o site w3schools? Not the avarage user.

      No site da wikipedia tem várias fontes o que equilibra a balança: http://en.wikipedia.org/wiki/Usage_share_of_web_browsers

      Acho que é algo a considerar para futuras referências.

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        Já agora, o W3Schools não está de forma alguma agregado ao W3C, ao contrário do que muita gente pensa. Devem evitar a todo o custo utilizar o W3Schools para referência. Se quiserem saber mais detalhes, basta procurar no google, há centenas de artigos a mostrar o porquê.

    3. Avatar de Agnaldo Lucindo
      Agnaldo Lucindo

      Voce usa o que mac,windows ou linux?

  2. Avatar de Blasterjack
    Blasterjack

    Como é que o FF nao me notificou 😮
    q
    Do que foi adicionado a unica coisa que vale a pena é o “Click to Play”, ja andava para fazer o request à meses. O resto é só lixo (tirando a api) no meu ponto de vista, o firefox ja é lento que chegue.

    *Sou user do firefox desde comecei a ver as mudanças nas políticas da google, e mesmo assim, nao acho que irá chegar aos pés do chrome. Gostava de ter multi threading como tem o chrome a bastante tempo. Mas pelo que li à tempos isso nao vai acontecer devido a terem de reescrever quase todo o código.

    1. Avatar de JustSomeone
      JustSomeone

      Pois a mim também não mas quando vi as feeds de notícias depois o update na help já deu mas por outro lado o chrome pois o problema é a privacidade das políticas da google e os plugins porque os plugins do firefox são de melhor qualidade que os plugins do chrome já devem ter mais experiência penso é a única coisa que faz sentido para mim

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        O que não faz sentido é escrever sem pontuação.

  3. Avatar de André Viana
    André Viana

    Uma coisa é certa, a publicidade da google é agressiva. Vamos ao google translate, e tem logo publicidade ao chrome, até a página incial do google.com tem publicidade ao chrome.
    A mozilla nao publicita assim tao agressivamente o firefox.

    1. Avatar de Rochita
      Rochita

      Não têm como

    2. Avatar de Rf
      Rf

      Ahhh…. não não tem, tens tanta publicidade no chrome quanto a que tens no firefox se tens publicidade no chrome que no firefox não tens e pq instalaste alguma extansão que seja adware

      1. Avatar de Rf
        Rf

        Esquece, não tinha percebido o que querias dizer. é normal que quando vás a uma pagina da google que ela te dê publicidade ao chrome visto que o chrome e da google. De qualquer maneira essa publicidade desaparece no chrome obviamente.

        1. Avatar de Nelson
          Nelson

          Ora… Seria um bocado estúpido fazer publicidade ao chrome no próprio chrome…

          1. Avatar de Blasterjack
            Blasterjack

            Can happen,someday 😀

            *Ver a kunis e depois ler nelson dá uma volta ao estômago.

  4. Avatar de Francisco
    Francisco

    O meu único problema com o firefox tem a ver com a renderização das fonts em certas alturas, estou no youtube por ex, e o texto fica todo distorcido, já procurei na net e há pessoal com o mesmo problema e nada…

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Isso também acontece no meu desktop com a grafica integrada da intel e resolucao 1366×768, mas no meu portatil com uma nvidea gtx 660m e ecra 1920×1080 nunca aconteceu.

      1. Avatar de Ricardo
    2. Avatar de Paulo Santos
      Paulo Santos

      Resolves isso no icono do browser, botão da direita para aceder ao menu. Clica propriedades e depois escolhe a lapela compatibilidade. “Disable display scaling on High DPI settings. No meu surface foi a solucao para eliminar o blur no Chrome.

      1. Avatar de Paulo Santos
        Paulo Santos

        Ja agor e a titulo informativo, a versao “dev” do chrome é graficamente bem mais agradavel no Surface. Aconselho

    3. Avatar de Paulo Ferreira
      Paulo Ferreira

      Desactiva a opção “Utilizar aceleração de hardware se disponivel”… Tambem tinha esse problema, apos desactivar isso ficou direito 🙂

  5. Avatar de Jorge
    Jorge

    Mas que raio de texto!

    Começam por dizer “O Firefox continua a ser um dos browser preferidos dos utilizadores devido à sua performance, segurança e funcionalidades que oferece.” e depois aparece “O Chrome continua a ser o browser preferido dos utilizadores com uma adopção na ordem dos 60%, segundo dados do w3schools.”

    Afinal ficamos como?
    Tentem ser mais claros no que escrevem 😉

    1. Avatar de Furt4d0
      Furt4d0

      Por vezes um pouco de compreensão da nossa lingua não faz mal a ninguém…

      “O Firefox continua a ser um dos browser preferidos dos utilizadores devido à sua performance, segurança e funcionalidades que oferece.” significa que o Firefox apesar de não ser o browser mais popular de todos, é preferido pelos seus utilizadores pelas caracteristicas ditas acima

      “O Chrome continua a ser o browser preferido dos utilizadores com uma adopção na ordem dos 60%, segundo dados do w3schools.” significa simplesmente que é o browser preferido por ser o mais utilizado

      Ser “um dos preferidos” e ser “o mais preferido”, na minha opinião, não é a mesma coisa e tem sentidos completamente distintos…

      1. Avatar de Pedro Pinto

        ““O Firefox continua a ser um dos browser preferidos”…um dos preferido, ora o segundo do ranking.
        “O Chrome continua a ser o browser preferido dos utilizadores”..primeiro lugar do ranking.
        Uma questão de interpretação 🙂

    2. Avatar de lifeimor
      lifeimor

      ser “um dos” não é ser ” o mais” claro como água

    3. Avatar de TiagoSantos
      TiagoSantos

      Mais que raio de inteligência! ahhaha

  6. Avatar de int3 - second mail
    int3 – second mail

    Pelo menos ainda não mudaram no ftp o 30 para a pasta “latest”.

  7. Avatar de Lowered

    ó ó ó…. Quase parecia que estava a ver fotos do Chrome… Até o botão das opções é exactamente igual!

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      E depois? Até parece que o botão do hamburger foi inventado pela equipa do chrome?

    2. Avatar de ACS
      ACS

      Habitua-te pois aquele botão é o standard na web para menus por causa dos smarphones. Muitos sites já começaram adotar aquele simbolo como tal.

      1. Avatar de Nelson
        Nelson

        O botão voltou a estar em moda devido a diversas interfaces, mas já era conhecido, é originário da Xerox… O seu criador tem uma empresa de Ui/UX, portanto…

        1. Avatar de Ruben
          Ruben

          Alguem me sabe esclarecer pq razão não consigo aceder ao facebook por exemplo no chrome? Aparece-me um “erro de SSL”
          “Não é possível ligar ao site http://www.facebook.com verdadeiro
          Atualmente, algo está a interferir com a sua ligação segura ao site http://www.facebook.com.
          Tente atualizar esta página dentro de alguns minutos ou após mudar para uma nova rede. Se tiver estabelecido ligação a uma nova rede de Wi-Fi recentemente, conclua o início de sessão antes de atualizar.”
          Agradecia ajuda por favor, já tentei várias soluções mas o problema continua 🙁

          1. Avatar de Pedro
            Pedro

            É muito difícil adivinhar o que poderá estar a interceptar a ligação com o facebook, mas pode ser, por exemplo, extensões manhosas (malware) no Chrome ou alguma entrada também manhosa no ficheiro hosts do Windows.

          2. Avatar de Ruben
            Ruben

            Mas no firefox já consigo aceder. tenho o windows 8 e já fiz scan com o antivirus e nada detectou. Tambem já pus a correr o antimalware e nada detectou… o que puderei fazer mais?

          3. Avatar de Pedro
            Pedro

            Já verificaste o que te disse?

          4. Avatar de Ruben
            Ruben

            a unica extensão que tenho no chrome é o adblock, quanto à segunda parte como posso verificar “alguma entrada manhosa no ficheiro hosts do windows”?

          5. Avatar de Ruben
            Ruben

            a unica extensão que tenho no chrome é o adblock, quanto à segunda parte como posso verificar “alguma entrada manhosa no ficheiro hosts do windows”?

          6. Avatar de Pedro
            Pedro

            Na pasta C:\Windows\System32\drivers\etc tem lá um ficheiro “hosts” (sem extensão). Abre-o com o bloco de notas.

            Verifica que não tem mais linhas para além destas duas:
            # 127.0.0.1 localhost
            # ::1 localhost

          7. Avatar de Ruben
            Ruben

            fiz o que disseste e aparece o seguinte:

            # Copyright (c) 1993-2009 Microsoft Corp.
            #
            # This is a sample HOSTS file used by Microsoft TCP/IP for Windows.
            #
            # This file contains the mappings of IP addresses to host names. Each
            # entry should be kept on an individual line. The IP address should
            # be placed in the first column followed by the corresponding host name.
            # The IP address and the host name should be separated by at least one
            # space.
            #
            # Additionally, comments (such as these) may be inserted on individual
            # lines or following the machine name denoted by a ‘#’ symbol.
            #
            # For example:
            #
            # 102.54.94.97 rhino.acme.com # source server
            # 38.25.63.10 x.acme.com # x client host

            # localhost name resolution is handled within DNS itself.
            # 127.0.0.1 localhost
            # ::1 localhost

            Vês algum problema?

            P.s (obrigado pedro pela ajuda que me estás a dar)

          8. Avatar de Pedro
            Pedro

            O hosts está bem.
            É um problema estranho. Verifica se tens a data e hora do computador correctas.

          9. Avatar de Ruben
            Ruben

            sim tenho, foi das primeiras coisas que verifiquei… que raio se passará? xs

  8. Avatar de Jay
    Jay

    Eu ando a pensar substituir o Chrome no Windows 8.1 pelo Firefox, porque as fontes no Chrome têm um aspeto pouco definido.
    Em Linux tenho usado o Firefox e tenho gostado do desempenho e do novo aspeto.

    1. Avatar de Blasterjack
      Blasterjack

      O firefox aplica um zoom nas paginas, noto isso nas imagens. É só mudar o layout.css.devPixelsPerPx para 1 (normalmente está 1.15) [CTRL+0 para resetar o zoom]

      1. Avatar de Jay
        Jay

        Mas também tens o mesmo problema que eu coo Chrome em Windows 8.1?

  9. Avatar de eu mesmo
    eu mesmo

    sim o mais instalado, daí ao preferido… tudo graças ao giga investimento em bundleware, boa mrd

  10. Avatar de l ramos
    l ramos

    Eu continuo a preferir o Opera um grande browser. O que é o firefirefox?

  11. Avatar de Henrique
    Henrique

    Para mim enquanto o Firefox não adoptar o uso de uma só barra, tal como o chrome, quer para pesquisar quer para endereçar, provavelmente nunca voltarei a utilizá-lo.

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      Instala o omnibar…

    2. Avatar de JP
      JP

      Já adoptaram isso há bastante tempo apesar de terem as duas barras activas por defeito. Podes ocultar a barra de pesquisa nas Opções > Personalizar.

    3. Avatar de fs
      fs

      A barra do firefox já da para pesquisar e endereçar à muito tempo… Ou percebi mal o que queres dizer.

    4. Avatar de jr
      jr

      é só ocultar a barra de pesquisa e usar só a de endereço.

      Quando o Firefox foi criado todos os navegadores usavam só uma barra (IE, Netscape), duas barras foi um diferencial;

    5. Avatar de Bəhēmôth
      Bəhēmôth

      Eu não vos entendo, pessoas.
      Eu consigo fazer pesquisas no Firefox na barra de links. Tirei apenas a barra de pesquisa e não preciso de instalar nada para pesquisar, escrevo o que quero e dou enter.

    6. Avatar de Agnaldo Lucindo
      Agnaldo Lucindo

      Botao direito no canto personalizar e retirar o que puder e aumentar a barra.De uma olhada aqui https://www.youtube.com/watch?v=BhvCI4_6DMA o Dionatan do Diolinux ensina a personalizar o firefox (y)

  12. Avatar de Firefox
    Firefox

    Há muito que o chrome já foi.

    1. Avatar de Vanda
      Vanda

      Deve ser por isso que é o browser dominante, com “apenas” 60% do mercado e o firefox com 25% é o lider….

      1. Avatar de Jorge Rosa

        Também o MS Windows é lider, utilizado por 61% das pessoas, e o nosso (des)governo obteve uma maioria de 61% nas legislativas, e tudo isso no final… Só “dão problemas”, “bugs”, “chatices” e “dores de cabeça” e ambos põem em causa a nossa “segurança”… eheheheheh >;)

  13. Avatar de Agnaldo Lucindo
    Agnaldo Lucindo

    Ubuntu e derivados sao deixados de lado!nao recebi notificaçao nenhuma :O

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      Sim, ainda em Ubuntu nada de notificação, acho que vai demorar uns dias.

    2. Avatar de Nuno Vieira
      Nuno Vieira

      Tens que ter paciência até a canonical colocar colocar a ultima versão nos repositórios. Geralmente demora um dia ou dois.

      1. Avatar de Agnaldo Lucindo
        Agnaldo Lucindo

        Vou instalar a ppa e atualizar manualmente,e depois correr atras do pacote de idiomas!

        1. Avatar de Nuno Vieira
          Nuno Vieira

          Já não precisas que o novo firefox já está nos repositórios.

          1. Avatar de Agnaldo Lucindo
            Agnaldo Lucindo

            Agora que estou com a ppa do firefox vou tentar outras daqui a alguns dias 😉

  14. Avatar de Marcos
    Marcos

    Apesar de simpatizar com o Firefox – o tenho instalado também -, acho o Chrome mais rápido, mais leve… O Firefox me traz uma sensação de ser mais “pesado”.

  15. Avatar de Zefra
    Zefra

    Chrome? Isso so existiu na versao 1 na minha antiga maquina desde entao nem sei o que e isso. Quanto ao Firefox peca por ser muito exigente em recursos mas continua a ser o melhor browser que anda por ai

    1. Avatar de Luís
      Luís

      Se achas que é exigente em recursos, começa lá por desinstalar algumas dessas extensõe que te comem a memória, porque isso não é problema do firefox mas de quem as criou. Tanto quanto sei o firefox sem extensões só ocupa 150 mb de memória, o meu firefox com umas 7 ou 8 extensões ocupa 250 mb. Já no chrome se fosse instalar o mesmo numero de extensões o bicho comia logo á vontade 500 mb. Por isso e por outras razões chrome não entra no meu pc. Usei-o quando o firefox 4 ainda andava muito verdinho, mas hoje em dia já não preciso dele.

  16. Avatar de Jorge Rosa

    E… Para quem tiver dúvidas, recomendo sempre o FIREFOX e o THUNDERBIRD, para quem não tiver dúvidas, recomendo sempre o FIREFOX e o THUNDERBIRD. (E atenção que vem aí o novo Firefox OS (!!!) para smartphones, também suportado pela Mozilla, claro!…)

  17. Avatar de osvander
    osvander

    Engraçado; no meu linux “pclinuxos” o Firefox é muito mais veloz do q o chromium para iniciar e entrar em sites (3 vezes mais rápido).

  18. Avatar de TOTILMAN
    TOTILMAN

    Para mim o melhor de todos mesmo é o IE
    Aqui esta a prova disso nesta pic http://i.imgur.com/cnyc5Ot.jpg

    😛

    1. Avatar de paulo g.
      paulo g.

      O que é isso IE? Será aquela doença que atrai os vírus para o ruimwindows?

  19. Avatar de André Prado
    André Prado

    Eu só não uso o Firefox actualmente por um motivo. É a possibilidade de sincronizar tudo aquilo que tenho, entre browsers. Ou seja, estou no desktop, e se eu abrir o browser no portátil, como está sincronizado tenho lá as abas abertas, e todos os marcadores (isto não é lá muito válido para o contexto). Dá um jeitão.

    O Firefox, já faz isso?

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      Faz sim senhor… Há já algum tempo!

  20. Avatar de Ricardo Sallas
    Ricardo Sallas

    Não sei se sou o único mas depois de fazer o update para o 30.0, sempre que abro o FF o meu disco C fica a ser usado 100% a toda a hora até fechar o FF again… Alguém sabe a causa que pode estar por detrás disto?

  21. Avatar de Ruben
    Ruben

    Alguem me sabe esclarecer pq razão não consigo aceder ao facebook por exemplo no chrome? Aparece-me um “erro de SSL”

    “Não é possível ligar ao site http://www.facebook.com verdadeiro
    Atualmente, algo está a interferir com a sua ligação segura ao site http://www.facebook.com.
    Tente atualizar esta página dentro de alguns minutos ou após mudar para uma nova rede. Se tiver estabelecido ligação a uma nova rede de Wi-Fi recentemente, conclua o início de sessão antes de atualizar.”

    Agradecia ajuda por favor, já tentei várias soluções mas o problema continua 🙁

  22. Avatar de Jorge Eduardo
    Jorge Eduardo

    gosto de colocar algumas ferramentas do lado da barra de endereço, e simplesmente somem depois que que fecho e abro novamente o navegador,

    tudo bem mudar,
    mas acabar com as facilidades que o usuário está acostumado a usar?

    1. Avatar de Agnaldo Lucindo
      Agnaldo Lucindo

      Estranho porque no meu nao some nada :O‎

  23. Avatar de Pedro Faria
    Pedro Faria

    Sempre utilizei o Firefox. Desde há uns tempos para cá, testei o Chrome e desde aí (mais dia, menos dia) sempre que carrego no ícone do Firefox ele não abre. Se carregar no ícone, abre o processo (o gestor de tarefas indica-mo) mas não abre nada… Alguém sabe como resolver?
    Tenho o windows 8.1, 64-bits.

  24. Avatar de Amanda Jullia
    Amanda Jullia

    Meu Firefox ele ate abre mas ele fecha em segundos. O que eu faço?

    1. Avatar de Agnaldo Lucindo
      Agnaldo Lucindo

      Voce usa o firefox em que linux,windows ou mac?