Redes – Cabo UTP Categoria 6

77 Comentários

Se está a pensar construir uma rede cablada ou está a pensar modernizar a que já tem, então saiba que cabo deve utilizar actualmente para equipar a sua rede.

O Cabo Categoria 6, normalmente conhecido como Cat-6, é um cabo padrão do Gigabit Ethernet, sendo retro compatíveis como a Categoria 3 e 5/5e. A principal diferença entre o Cat-6 e as anteriores versões é que o Cat-6 utiliza plenamente os quatro pares de fios existentes no cabo. Deve obedecer às normas técnicas – ISO/IEC 11801:2002; IEC 61156-5; EN 50173-1:2002; EN 50288; TIA/EIA 568-B.2-1 e ser instalado de acordo com o Manual ITED em vigor.

Este tipo de cabo é mais restrito em relação às especificações do Crosstalk e também ao ruído. O Cat-6 permite performances acima dos 250MHz e é adequado para 10Base-T/100Base-TX e 1000BaseT/1000Base-TX (Gigabit Ethernet). O comprimento máximo mantém-se no 100 metros (assim como o Cat 5e) e suporta uma tensão máxima de 48V.

O cabo contém quatro pares torcidos de cobre, tal como os anteriores cabos de rede e é normalmente terminado com conectores ISO 8877 (vulgo RJ45). Alguns cabos Cat-6 são muito largos, o que torna difícil anexar os conectores RJ45.

O Cat-6 pode ser terminado com o esquema T568A ou o T568B, tornando-se indiferente usar um ou outro esquema.

O Crossover é usado em ligações de Hub para Hub, Computador para Computador, Switch para Switch, ou seja, entre equipamentos da mesma camada (modelo OSI). Actualmente, todos os equipamentos Gigabit Ethernet e a maior parte dos novos equipamentos a 10/100Mb, suportam automaticamente cabos Crossover, o que significa que qualquer cabo Straight-through ou Crossover pode ser usado em qualquer ligação (MDI-X).

No entanto, os equipamentos antigos continuam a requerer a utilização de um cabo Straight-thtough para se ligarem a outro equipamento e um cabo Crossover para ligarem um Switch com um outro Switch ou um computador com outro computador, por exemplo.

Os cabos Crossover finalizados com uma das pontas com o esquema T568A e a outra ponta com esquema T568B, em que cada um deles terá dois pares para transmissão (TX) e dois pares para recepção (RX).

Para quem estiver a começar a construir uma LAN, é recomendado a utilização do CAt-6, uma vez que suporta velocidades superiores e está menos afecto a problemas de interferências.

Partilhar:
Tags:

Comentários

77

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de dc
    dc

    Só falta é dinheiro para remodelar a rede cá de casa.

    Até lá os 100Mbps dão para os gastos.

    A Alta Definição ainda não chegou á minha casa, lol

    1. Avatar de Rui Marques
      Rui Marques

      Actualmente já se encontra este cabo a muito bom preço.
      Comprei uma caixa de 305 mts(é vendido em caixa desta quantida) lá para casa a 0.36 por metro já com IVA.

      1. Avatar de paulo silva
        paulo silva

        amigo tenho cabo utp cat 6 a a 40 euros a caixa 305 mts se comprar mais k uma caixa faço desconto

        1. Avatar de RMatias
          RMatias

          Olá,que marca é esse cabo…vou precisar de bastante.

        2. Avatar de Rui Marques
          Rui Marques

          Qual a marca do cabo?
          É certificado o cabo?
          Posso estar interessado em comprar muito.

          1. Avatar de Edinaldo
            Edinaldo

            Qual a marca do seu cabo?

            Compra de 100-cx 100m

            cabo utp-cat-6a vd lszh

        3. Avatar de Máximo
          Máximo

          Paulo Silva, ainda arranja cabo a esse preço? Estou interessado numa Bobine. Obrigado

        4. Avatar de Demóstenes
          Demóstenes

          estou interessado! Passa factura do mesmo?

        5. Avatar de Celso Salgueiro
          Celso Salgueiro

          Boas,
          Ainda tem cabo para venda?
          Em quanto é que fica com envio pelos correios para Pataias?
          Obrigado

        6. Avatar de José
          José

          Ainda tem cabo, se sim qual o preço de utp cat6.

          Cumps,

          José

        7. Avatar de nuno pepe
          nuno pepe

          qual e o preço que fases atualmente na caixa de 305 m de cabo utp cat 6

        8. Avatar de Rui
          Rui

          Caro Paulo Silva
          Preciso de 50 mts de cabo
          Ainda vende as bobines?
          Obrigado

        9. Avatar de loopback
          loopback

          Viva!

          Amigo Paulo Silva esse preço ainda se mantém?

          Cumps.

          1. Avatar de Rafael
            Rafael

            Boa tarde,
            Paulo silva,

            Gostaria de saber preços para cabo UTP Cat 6?
            pode-me enviar?
            rafael.tomas.duarte@gmail.com ?
            Zona LX

            Obrigado

        10. Avatar de manuel ramos
          manuel ramos

          estava interessado em uma bobine de 300 metros.

          diga-me a marca e preço pelo correio para o porto

          obrigado

      2. Avatar de RMatias
        RMatias

        compraste o cabo a onde…obrigado

      3. Avatar de Máximo
        Máximo

        Onde consigo comprar cabo deste a estes preços?

        Obrigado

  2. Avatar de jmtdstoc

    Ainda na semana passada enquanto navegava por um site de material electrónico (lidertronica.com) fiquei intrigado por uns cabos “estranhos” chamados de “CAT6”. Como só conhecia o CAT5e fiquei intrigado e apercebi-me da minha desactualização 🙂 .
    Nem de propósito vejo agora este post 🙂 .
    Estou elucidado… mais uma vez obrigado PPLWARE!!!

  3. Avatar de Pedro Pinto

    @David parabens pelo óptimo Post !!!

    @jmtdstoc nos manuais de instalações de redes de dados já começa a aparecer o cat 7, por isso andas desactualizado 2x 🙂

    1. Avatar de Mrodrigues
      Mrodrigues

      Olá Pedro!
      Sabes onde encontras esses manuais? Refereste aos do ITED que em disponível no site da anacom?

      Cumprimentos

      1. Avatar de Sonhador Marciano
        Sonhador Marciano

        Os do manual de ITED são no minimo CAT6. Cat7 pelo que sei ainda esta em estudo.

        1. Avatar de Jorge
          Jorge

          Para informação, já existem cabos cat7 nalguns fabricantes com velocidades nativas de 1 Ghz ( cat6 é de 250Mhz e 500Mhz na norma a)

  4. Avatar de Manuelito
    Manuelito

    Por acaso o edifício principal da Autarquia onde trabalho está a ser ampliado e remodelado e uma das coisas que pedi ao projectista aqui há cerca de 2 anos atrás, é que a rede fosse toda feita com cablagem categoria 6.
    Lendo este artigo, chego à conclusão que fiz uma boa escolha.

    Fiquem bem!

    1. Avatar de Eduardo Brito
      Eduardo Brito

      Toda em Cat6… não sei se será boa escolha. Todo o cobre em Cat6 sim. Seria melhor o Backbone ser em fibra 😉

      Um abraço

      1. Avatar de Manuelito
        Manuelito

        Talvez fosse uma boa ideia, mas não temos ligações por fibra, as nossas ligações mesmo a outros edifícios são feitos via wireless.
        Em todo o caso não sou propriamente especialista na área pelo que outra ideias são sempre bem vindas.

  5. Avatar de mokoto

    Mano David, parabéns pelo artigo, ficou um must, valeu a pena 😉

  6. Avatar de Carlos Costa

    Parabens por este Post!!!

    Trabalho numa empresa que importa equipamentos passivos (cabo de rede, tomadas, fichas…etc) equipamentos activos (switch, routers, kvm, etc…)

    Na realidade com a Cat6, o desempenho de uma rede estruturada melhora e muito. Mas há que ter muita atenção quando todos estes componentes (cabos, tomadas/fichas) são instalados.

    Faço bastantes certificações de redes estruturadas e se estas não forem instaladas por “mãos” sábias, o desempenho da rede fica comprometido. Com a certificação podemos verificar todos os aspectos da Cat.6 segundo as normas técnicas – ISO/IEC 11801:2002; IEC 61156-5; EN 50173-1:2002; EN 50288; TIA/EIA 568-B.2-1 ; CENELC.

    O cabos de rede Cat6 chega a se mais problemático Certificar! Não basta seguir os manuais ITED etc… para um instalador experiente, segue muitas regras e conhecimentos adquiridos ao longo do seu dia-a-dia.

  7. Avatar de NT
    NT

    Boas

    Excelente posta, agora ver se mostro isto aqui ao chefão para ele gastar uns euritus a meter isso + rápido :):):) só para conseguir aceder ao pplware + depressa hehehe!

  8. Avatar de Vítor M.

    Parabéns ao nosso leito David Soares pelo seu excelente post. Já aprendi um pouco mais hoje = Dia Ganho 😉

  9. Avatar de speedy
    speedy

    muito bom, sim senhor. mas em relação às velocidades do cabo, nao é bem essa a vantagem face ao 5e, que também permite Gigabit. portanto, mesmo que queiram uma rede a gigabit, podem aproveitar os 5.e que estã em casa que fazem o mesmo trabalho.

    ja a nivel de empresas, pode-se começar a usar o 6A. este ja tem uma grande vantagem face aos 5e e aos 6: já permite rede a 10Gbps.a termos de routers e switchs profissionais, nao sei como isso anda, mas que o cabo ja ai anda, anda.

      1. Avatar de speedy
        speedy

        é que to mesmo… xD

        mas mesmo assim, as vantagens do 6 em relação ao 5e sao poucas, e na pratica, nenhumas. se é para deixar o 5e, vai-se para o 6a. menus que isso, nao vale a pena

  10. Avatar de Bit&Byte
    Bit&Byte

    Viva!

    Dizer que o cabo Cat6 é indicado para redes de alta velocidade, na minha óptica, não está totalmente certo.

    Um cabo cat5 ou cat5e cumpre os requisitos para suportar altas velocidades também. A diferença reside no facto de este cabo possuir um isolamento electromagnético superior, o que permite que o cabo suporte alta largura de banda para distâncias elevadas! Para distâncias curtas (leia-se até 30m) o cabo cat5e serve muito bem!

    Portanto, depende do cenário!

    A velocidade teórica atingida por LAN gigabit é de 125MB/s mas nunca esquecer que, para o utilizador regular, estes valores nunca são atingidos uma vez que o hardware, principalmente o disco rígido, não
    permite leitura/escrita a essas velocidades! Apenas se tiver RAID 1 (ou seja, dois discos que repartem a informação) os valores de leitura podem ser superiores! Mesmo assim, na escrita os valores são bastante inferiores…

    O fundamental é analisar cada caso para que não se gaste dinheiro desnecessariamente!

    Cumprimentos!

    1. Avatar de Pedro Soares

      Atenção à confusão na tecnologia RAID:

      RAID 0:
      Tornar o sistema de disco mais rápido (isto é, acelerar o carregamento de dados do disco), através de uma técnica chamada divisão de dados (data striping ou RAID 0);

      RAID 1:
      Tornar o sistema de disco mais seguro, através de uma técnica chamada espelhamento (mirroring ou RAID 1).

      Mais informações em:
      http://pt.wikipedia.org/wiki/RAID

      Abraço.

      1. Avatar de Bit&Byte
        Bit&Byte

        Tem razão Pedro, confundi os conceitos! Prevalece a mensagem entre parêntesis!

        Obrigado pela atenção!
        Cumprimentos!

        1. Avatar de Tenente
          Tenente

          @Bit&Byte

          Ao ler o teu comentário quase fiquei com a impressão que leste o artigo sobre Gigabit na Tomshardware.

          Nos testes que eles lá fizeram chegaram à conclusão que só conseguiam “quase” atingir se fizessem uma cópia de discoRAM-para-discoRAM. Tudo o resto que envolvesse discos físicos chegava no máximo aos 70 MB/s e tinha de ser hardware do melhor.

          Abraço.

          1. Avatar de Tenente
            Tenente

            … depois do “quase atingir” acrescentem “a velocidade de 125 MB/s” …

          2. Avatar de Bit&Byte
            Bit&Byte

            Tenente!
            Tenho que bater pala 🙂

            Sempre tive esta ideia porque sempre trabalhei mais nas camadas físicas e o meu background é muito mais hardware do que software portanto sinais diferenciais é coisa que estudei e em que trabalhei q.b.

            Claro que ao ler o artigo do tom’s vi com os meus próprios olhos os testes efectuados principalmente em RAID pois pessoalmente nunca tinha comprovado! É um excelente artigo e vale a pena passar lá os olhos 🙂

            Obrigado por enriquecer o post!

            Cumprimentos!

      2. Avatar de Jorge Matias
        Jorge Matias

        Gostaria de esclarecer que num sistema RAID1 também se lê dos vários discos para aumentar a performance. Como os dados são iguais em todos os discos, não há problema nenhum em pedir uma parte da informação a cada disco, tornando a leitura mais rápida.
        Tal como o Bit&Byte disse, as leituras podem ser mais rápidas, mas as escritas continuam a ser à mesma velocidade de 1 só disco.

  11. Avatar de Hugo Saul
    Hugo Saul

    Boas

    Mais uma vez venho referir o que aqui já foi dito excelente post, e excelente site.
    Mas venho rectificar uma coisa, já existe redes de cat 7A . A qual suporta mais distancia e também é muito mais rápida, mas até agora tem alguns pontos contra: as terminações dos cabos são diferentes das normais usadas hoje em dia ( RJ45 ) sendo necessário ter que usar adaptadores para se poder ligar aos equipamentos já existentes.O outro factor é que é extremamente caro fazer uma rede em cat 7.

    Hugo Saul

  12. Avatar de Carlos

    Olá,

    Pretendo instalar uma rede entre um prédio novo (está no final da construção). O melhor custo benefício hoje em dia seria CAT6? Sou bem inexperiente no assunto por isso gostaria de saber se o “eletricista” que vai passar os cabos precisa algum conhecimento técnico para instalar esse tipo de cabo.

    Saudações Brasileiras.

    Carlos

    1. Avatar de Eduardo Brito
      Eduardo Brito

      Boas,

      Vai depender das distâncias. O mais utilizado hoje em dia ainda é cabo UTP Cat5e. Agora a distância máxima recomendada para este(e para o cat6) é de 100m. No caso de um prédio o mais recomendado será haver um Bastidor Principal com equipamento activo (onde serão feitas as comunicações de/para o exterior – ex. ISPs) e depois haver (pelo menos um) Bastidor por piso com equipamento activo (Distribuidor de Piso). Se por acaso as distâncias entre Bastidores forem superiores a 100m, será melhor utilizar de fibra, o que encarece o projecto. Quanto ao ser um “electricista”… desde que tenha conhecimentos, experiência e material para fazer certificação, não vejo problema.

      Um abraço

      1. Avatar de Eduardo Brito
        Eduardo Brito

        Não fui explicito no último post mas as ligações entre bastidores devem ser sempre Bastidor Principal/Bastidor de Piso e nunca Piso/Piso.

        Um abraço

        1. Avatar de Carlos

          Só pra ver se eu entendi então.

          Um servidor principal provavelmente localizado no centro do prédio e depois uma distribuição utilizando cabos até um switch por piso (a cada 2 pisos) que levaria até algum apartamento. Estou certo?

          A idéia não era gastar muito dinheiro nisso até porquê pessoas leigas não veem diferença entre um peão de obra passando meia duzia de fios pra cada lado ou uma estrutura mais organizada.

          O que tu quer dizer com fazer a certificação?

          Obrigado desde já.

          1. Avatar de Eduardo Brito
            Eduardo Brito

            No Bastidor Principal deverás ter um Switch L3 ou um Router, switch(s), servidor(es), firewall(s), ou outros (depende do que necessites). Nos de Distribuição, pelo menos um switch de L2 para a(s) ligação(ões) de/para o switch do principal e para as ligações de/para os pontos de rede.

            Certificação é testar cada um dos circuitos (cada um dos cabos passados), ponta a ponta, através de equipamentos para o efeito (Os testes mais comuns são a distância e valores Next, Fext, PowerSum Next e PowerSum Fext).

            Um abraço

          2. Avatar de Carlos

            É possível fazer isso tudo utilizando switches normais correto?

            Já tive aula de redes porém na faculdade não se aprende esse tipo de coisa.

            Vi que um switch de L3 é extremamente caro. Derrepente compro um Switch da Dell pra fazer o principal, vi um preço bom nos PowerConnect 2724. O prédio vai ser residencial e a conexão entre os apartamentos vai ser feita somente para compartilhar internet e alguns arquivos, nada comercial.

            Obrigado

          3. Avatar de Carlos

            Esqueci de dizer. São 7 andares, sendo 3 apartamentos por andar… então teria provavelmente conectado de 15~25 computadores.

          4. Avatar de Jorge
            Jorge

            Desculpem, meter-me na conversa, mas se for edificio de habitação têm a regulamentação á perna que não autoriza algumas das propostas apresentadas, e atenção que o comprimento util sem “aditivos” é de 90mts em qualquer das tecnologias, e a nivel de preço\preformance a fibra já começa ser opção por culpa dos activos que tem vindo a cair de preço, uma vez que o cabo propriamente dito de fibra é quase ao mesmo preço do par de cobre

  13. Avatar de Anderson
    Anderson

    Não adianta utilizar cabos categoria 6 e conectores normais utilizados em redes cat5. Alias isto é um erro bastante grosseiro e o resultado pode ficar pior do que utilizando cabo cat5.
    Isto ocorre porque o cabo cat6 é mais espesso devido ao encapsulamento interno que separa os pares. Com isso, a pessoa não informada acaba tentando forçar o cabo cat6 a entrar no conector e danifica o cabo. A consequencia é que esse cabo pode nem sequer passar na certificação cat5 utilizando um pentascan.

    Abraços.

  14. Avatar de 3biz
    3biz

    ja uso esta cabelagem e router gigabit cá em casa à dois anos! 😛

  15. Avatar de O Silva
    O Silva

    Parabéns pelo post…

    Só uma correcção…onde se lê “corrente máxima de 48V” deve ler-se “tensão máxima de 48V”.

    Tensão em Volts (V)
    Corrente em Amperes (A)

  16. Avatar de Pedro Pinto

    @O Silva
    Alterado. Obrigado pelo pequeno, grande pormenor.

    Pedro Pinto

  17. Avatar de Eduardo Brito
    Eduardo Brito

    @Carlos

    Sim podes utilizar um Switch L2, mas vais precisar tb de um router para ligação ao ISP (não a colocar um PC a fazer de proxy, pois não??).

    Um abraço

  18. Avatar de Carlos

    Tava pensando em colocar um PC mesmo… até porquê queria agregar algumas outras coisas a esse servidor, como serviço de câmeras.

    Obrigadão Eduardo. Você esclareceu varias duvidas já.

  19. Avatar de Bruno
    Bruno

    muito bom post…:D

  20. Avatar de Miguel
    Miguel

    só queria fazer um reparo, não é o cabo que usa os pares (2 ou 4), pois os 4 pares estão lá sempre, as diferentes tecnologias é que usam diferentes números de pares.

  21. Avatar de speedy
    speedy

    @Carlos, podes mesmo por um pc a fazer de router e servidor. mas nao metas muita carga ai, um servidor de paginas, ainda é aceitavel. agora meteres por exemplo, um servidor de videovigilancia e afins ja se torna demasiado para o computador. a nao ser que invistas mais. caso contrario, qualquer Pentium 4, aguenta com aquilo. ate um P3 aguenta, mas isso ja se torna demasiado antigo.

    e depois um outro servidor ao lado com o servidor videovigilancia, ja fazia o trabalho mais que bem.

    1. Avatar de Carlos

      @speedy, estava pensando em comprar uma máquina servidor mesmo. Provavelmente algo da dell, tenho alguns contatos para comprar eles por bom preço. Provavelmente vou colocar algum xeon ou coisa parecida, por isso acredito que mesmo colocando algumas cameras para vigilância não há problemas de deixar somente ele para servidor de internet e gravando algumas imagens no HD. Que achas?

  22. Avatar de Gabriel
    Gabriel

    tou pedido socorro porfavor mim ajude, mais tenha paciencia porque eu só mesmo um novato,bom o que eu preciso saber si o switch pra uma rede cat 6 pode ser qualquer hum
    Gabriel da Bahia

  23. Avatar de Mauricio
    Mauricio

    parabens pela matéria….
    muito bem explicada e totalmente util!!!

  24. Avatar de edeurico Novela
    edeurico Novela

    nao sabia da existencia desse cabo CA6 mas segundo o david diz, e um bom cabo.
    Fiquei muito impressionado quando diz que para conectar 2 swishs usa cabo crusado. cumprimentos

  25. Avatar de Leo
    Leo

    Uma pergunta: é necessário algum cuidado com as fichas?

    Ou seja – pergunta de leigo: as tomadas terão que ser Cat6 ou podem ser as mesmas de sempre? (sendo obviamente aconselhável uma boa tomada)

    Obrigado!

  26. Avatar de luiz carlos xavier farias

    gostaria de revender este cabo em mogi das cruzes preciso de uma parceria voçes tem alguem para indicar,os preços estão otimos

    fico no aguardo da resposta

  27. Avatar de luiz carlos xavier farias

    gostaria de comprar algumas cxs neste valor R$ 0,36 como conseguir
    obrigado

  28. Avatar de Márcio
    Márcio

    Boa tarde a todos.
    Tenho uma dúvida que ainda não consegui encontrar resposta em várias pesquisas que fiz.
    O comprimento máximo de um cabo Cat6 numa rede estruturada é de 100m. Mas qual é o comprimento mínimo de um cabo UTP Cat6?
    Cumprimentos.

    1. Avatar de midori
      midori

      em normas esta especificado que se for cabo que liga 2 patch panels terminados em femea, nao pode ter menos de 15 ou 10 m

      dizem estar na norma tia-568-c, mas nao encontro muitas referencias dessa norma disponivel

      ela custa U$ 839,00

      vc tem alguma novidade marcio?

      1. Avatar de Márcio
        Márcio

        A única informação que obtive a este respeito foi-me dita por um colega de trabalho, que me informou que os patch-cords não poderiam ter menos de 1 metro. Eu tenho no meu bastidor de dados, patch-cords de 0,5 m a ligarem os patch-panels ao switch. Não tenho a certeza se terei que os substituir, pois não encontro documentação em contrário.

  29. Avatar de diego paiva
    diego paiva

    Tenho que ligar 2 computadores a uma distancia de 200m. e gostaria de me certificar de que somente consiguirei trabalhar com eles a essa distancia tranquilamente se fizer uma rede com fibra optica, ou se eu conseguiria um desempenho parecido usando um cabo de rede cat 6e.
    se puderrem me auxiliar nesta duvida agradeço.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Fibra óptica para isso…nananan 🙂

      200 m é impossível com um só cabo, mas podes sempre meter uma repetidor pelo meio…isto para cabo de cobre.

      PPinto

  30. Avatar de DIEGO
    DIEGO

    Pedro

    vou ter que ligar um PC a 230m exatamente
    com um cabo cross fire em outro computador. meu medo é que fique lento pois é uma automação de equipamento que tem que trabalhar simultaneamente.
    já instalei a 140m, e ficou bom as a 230m fico com receio de gastar com fio e não dar certo

  31. Avatar de eB
    eB

    Boas,

    Metendo-me no assunto… a distância máxima aconselhada para UTP é de 100m (patchs incluídos). Mais do que isso poderá provocar perda de pacotes. A 230m essa perda deverá ser tão elevada que será praticamente impossível a transmissão/recepção de dados.
    Porque não coloca um ou dois switchs (ou mesmo hubs se os tiver encostados) entre os dois equipamentos??

    Abraço

    1. Avatar de DIEGO
      DIEGO

      JA TINHA PENSADO NISSO MAS SE EU COLOCAR UM switchs SERÁ QUE CONSEGUIREI ESTABILIZAR O SINAL DA REDE.
      POIS A MINHA IDÉIA ERA COLOCAR FIBRA LOGO AI ME EVITA PERDA. ATE PORQUE MEU ORÇAMENTO DE IMPLANTAÇÃO PERMITE COLOCAR FIBRA.

      1. Avatar de eB
        eB

        Boas,

        Fiquei com a ideia que era para colocar cobre. Sendo fibra não deverá ter problemas com essa distância.

        Abraço

        1. Avatar de DIEGO
          DIEGO

          OBRIGADO POR TODA A AJUDA, TENTAREI FAZER ALGUNS TESTES.
          VCS SAO D+

  32. Avatar de Miguel
    Miguel

    Boas,
    alguém me sabe dizer qual a corrente maxima que estes cabos suportam sem se danificarem? por exemplo, para alimentar um telefone, eles fornecem energia!