Microsoft prepara-se para trazer o Windows para os automóveis

36 Comentários

A conferência BUILD da Microsoft tem-se revelado uma fonte de novidades interminável. Até agora têm sido todas focadas nos dispositivos móveis e nos desktops, mas uma das apresentações revelou algo que se pode considerar não ser uma surpresa, mas que ninguém esperava para já.

Segundo a apresentação de Steve Teixeira a Microsoft está também a preparar para trazer o Windows para os automóveis, e tem já protótipos em testes reais.

win_carro_0

Esta chegada da Microsoft a este terreno vem preparar a concorrência ao CarPlay que a Apple apresentou recentemente. A somar a estes dois espera-se para muito breve a resposta da Google com o Android para carros.

A presença da Microsoft no mundo automóvel não é recente, com versões especiais do Windows onde os fabricantes desenharam as suas interfaces. Marcas como Ford, Kia, BMW, Nissan e Fiat usam estes sistemas já há alguns anos.

A diferença que agora surge é a utilização da interface Metro e a ligação dos dispositivos móveis com Windows Phone aos automóveis, da mesma forma que as restantes soluções estão a apresentar.

No protótipo apresentado é usada a ligação Mirrorlink, que já alguns fabricantes de smartphones como a Sony e a Nokia estão a usar, e que se espera que venha a ser massificada num futuro próximo.

Na apresentação que Steve Teixeira fez foi, e da qual podem ver a parte referente à interacção com os sistemas automóveis abaixo, foi apresentado um detalhe o protótipo que a Microsoft está a desenvolver.

O vídeo completo da apresentação pode ser visto aqui.

Para a interacção esperada entre o telefone e os sistemas dos veículos, a Microsoft quer criar um ecossistema igual aos dos sistemas Windows e integrado de forma completa, com loja de aplicações e outros recursos.

A demonstração apresentada revelou que estes sistemas estão próximos de serem lançados e que estão em testes reais há já algum tempo.

Eis as imagens do que será o sistema de integração do Windows com os carros. As parecenças com outros sistemas são óbvias, mas pouco existe a inventar nestas novas interfaces. A verdade é que a interface metro está lá e é a marca da Microsoft.

anterior próxima

A batalha dos sistemas está a transferir-se dos meio tradicionais para novos territórios, onde ainda existe muita incerteza, não apenas dos fabricantes mas também dos próprios consumidores.

A presença da Microsoft neste terreno e com um sistema já tão desenvolvido mostra que não tem andado tão arredada da realidade como se poderia pressupor e que terá uma palavra a dizer!

Comentários

36

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ricardo Gaio
    Ricardo Gaio

    O Android já não tinha dado o passo em frente neste ecossistema…?
    Tinha a impressão que já tinha lido isso algures aqui no Pplware…

    1. Avatar de Francisco Catarino
      Francisco Catarino

      E a apple lançou tb um sistemas destes agora com o novo IOS…

      Pode ser que este da Microsoft tenha tanto sucesso como o Zune 😛

  2. Avatar de RF
    RF

    Nãooo.. vamos passar a ver o “blue screen” também nos carros!! eheh.. não resisti! :p Acho muito bem que entrem neste mercado, já fazia falta, agora não façam é como no Windows Phone 8 que parece meio incompleto.. Esquecem-se sempre de limar as arestas, o que para uma empresa como a MSFT é simplesmente ridículo..

    1. Avatar de Blop
      Blop

      Hehe o pior é que depois tens de fazer reboot e la vai o carro contra a berma xD

    2. Avatar de Miguel
      Miguel

      Que medo estares a conduzir e ver blue screen XDDD
      só não vi o here drive se isto tiver acesso a app da Nokia vai ser bom.
      Os mapas da Nokia são bem porreiros e funcionam offline. não me agrada a ideia de ter um cartão sim no carro. :/

    3. Avatar de Yes
      Yes

      BSOD é tão old. Acho que a ultima vez que se viu um bluescreen num Windows foi no PC de Jesus Cristo antes de ser crucificado.

      Vá está na altura de mudar de piadas. Porque não se fala dos crashes da Apple e do iOS? 😉

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        LOL, eu vi varias vezes em Windows 7… não sabia que Jesus ainda era vivo o ano passado… Se o vaticano descobre!

        1. Avatar de Yes
          Yes

          Não tenho um BSOD desde o XP, lamento. Por vezes a culpa não é do OS mas sim de quem está do outro lado. 😛

      2. Avatar de Gustavo Dezen

        pois que devemos falar sobre onde se encontra os com mais freqüência destes BUGS que a MSFT sempre apresenta, e sim o bluescreen é um deles.

        1. Avatar de Nuno Vieira
          Nuno Vieira

          Que eu saiba o BSOD não é um bug. É um ecrã de pânico de Kernel. Estes ecrãs aparecem quando acontece um erro fatal não recuperável. Todos os SO têm um ecrã de pânico, seja este Linux ou Mac. As causas para que este aconteça são inúmeras. Geralmente é por problemas de hardware, inclusive no Windows (embora no passado não fosse esse o caso).

      3. Avatar de Vitor
        Vitor

        Já vi no Windows 8

  3. Avatar de Mig
    Mig

    LOL

    Depois em vez de “control+alt+delete” será: “Pisca da Esquerda+travão de mão+desligar o rádio”

    1. Avatar de Bruno
      Bruno

      ahahahahah, essa foi boa

  4. Avatar de kizle
    kizle

    Mas.. os automóveis já têm windows 😛

    Eu sou afficionado por tecnologia mas nos carros apenas o essencial para a segurança, dispenso os extras, mas isto sou eu 🙂

  5. Avatar de Nunes
    Nunes

    O interface parece ser confuso para se usar num carro, apresentando demasiados elementos no ecrã e bastante dispersos, o que dificulta uma visualização rápida

  6. Avatar de JDP
    JDP

    Parece muito complexo para estar num carro…
    Vejam o touch screen do peugeot 308 e reparem na simplicidade e eficácia de utilização… Imaginava algo semelhante e isto pareceu-me demasiado complexo….

  7. Avatar de André Silva
    André Silva

    Que eu saiba o meu punto de 2008 já tinha sistema windows, o famoso BLUE & ME com windows mobile, e reconhecimento de voz!

    1. Avatar de TiagoM
      TiagoM

      +1 (Bravo) !

      Agora essa do touch, a conduzir.. pra quê?
      Acho que o objetivo é o condutor manter o máximo possível os olhos da estrada e se não sentirmos onde estamos a carregar vai nos obrigar a perder 1/1.5 seg!

      Ora fazendo as contas, a 50kmh perfazemos cerca de 14metros por segundo o que poderam ser valiosos de evitar um inesperado obstáculo ou ação

  8. Avatar de Tiago
    Tiago

    Já em tempos a microsoft teve o Microsoft Auto que alimentava o sistema sync da ford, entre outros fabricantes

  9. Avatar de Glitchmaker
    Glitchmaker

    já posso imaginar:
    Ocorreu um erro fatal em “pedal do travão”. Por favor encoste na próxima área de serviço…

  10. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    agora é que vai ser lindo já imagino o resultado de um BSOD a 200Km/h lol
    vai ser literalmente blue screen of death
    acho que a M$ se fartou de ser gozada com o BSOD e decidiu mostrar-nos que é um verdadeiro BSOD
    se uma direção assistida a falhar já é assustador pois ficar com a direção pesada como a de um camião parado a alta velocidade é lixado imagino o que será ter todos os sistemas congelados inclusive o acelerador drive by wire a embraiagem hidráulica a direção assistida o abs, etc…
    já estou mesmo a ver:
    Ocorreu um erro fatal. Por favor comece a rezar…

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Vê-se mesmo que és um expert informático e um ás ao volante. A alta velocidade nem precisas de direcção assistida, quanto maior a velocidade, menos peso e contacto tem um carro com a estrada!

      Julgo que a notícia é sobre um rádio com mais algumas funções, e não sobre um qualquer HAL9000 para o sector automóvel!

      1. Avatar de NewJ
        NewJ

        Vê-se mesmo que não sabes o que é um carro com direção assistida eléctrica e o que acontece quando esta não funciona.. Atualiza-te que as direções assistidas hidraulicas já é coisa do século passado e agora a maioria dos carros já utiliza eléctrica.
        Quando falha fica tão dura que para rodar o volante quase que tens que o partir.

  11. Avatar de PahAssimTodosJáSabemOmeuNome
    PahAssimTodosJáSabemOmeuNome

    “BSOD Everywhere” xD

  12. Avatar de Sergio J
    Sergio J

    As pessoas mais uma vez estão a confundir um equipamento com Windows/iOS/Android no carro, com estes projectos (CarPlay, não sei o nome deste, nem o do Android que está aí na calha).

    Estes projectos são muito mais que ter Windows ou Android no autorádio. São uma extensão do nosso telefone. Acede aos nossos contactos, ao nosso mail, às nossas mensagens, ao nosso gps, etc. É colocar o nosso telemovel no tablier. É uma fusão entre o nosso carro e o nosso telemóvel. Não é um centro multimédia com Windows ou Android ou iOS.

    1. Avatar de Alexandre Pinto
      Alexandre Pinto

      Nem mais. Aliás, pelos comentários que li, acho que foste o unico que percebeu que isto é apenas uma extensão do teu smartphone no visor do teu carro e não o sistema operativo instalado no carro.
      Mas mandam todos a piada “inteligente” de que o carro vai parar por bluescreen. LOL

  13. Avatar de Carlos
    Carlos

    Eu acho que estes comentadores de plantão nunca conduziram um carro com menos de 15 anos, porque TODOS os carros modernos têm carradas de sistemas eletrónicos que se se avariam é uma chatice séria.

    Como exemplo, aqui há uns tempos, no meu Clio, que está muito longe de ser um carro topo de gama hi-tech, quando a ignição eletrónica pifou em pleno IC19, a direção assistida e os travões também deixaram de funcionar. A sorte foi que eu ia numa subidinha reta e o carro acabou por parar.

  14. Avatar de sideshow
    sideshow

    Bluescreen, acidente no poste! :p

  15. Avatar de Jonathan
    Jonathan

    Para quem não sabe a Microsoft já anda a décadas nesta historia da industria automóvel, um dos mais recentes e que deu nas vistas é por exemplo o Nissan Leaf, cuja consola central “roda” microsoft embedded, e que cujo interface é de se lhe tirar o chapéu.

    Contudo o que esta agora em causa é de facto um interface que poderá ser massificado e redistribuído pelos construtores o que acho pouco provável.

  16. Avatar de NET
    NET

    You Airbag is about to open.
    Are you sure?
    Yes | No

    1. Avatar de Alex
      Alex

      ehe, pior mesmo só se os airbags começarem a abrir em sequência e sem qualquer motivo… 😀

  17. Avatar de EacHTimE
    EacHTimE

    Uma pessoa no futuro vai escolher a marca de carro a comprar conforme o sistema operativo usado…

  18. Avatar de sakura
    sakura

    cool…. sera que a cortana, tem carta de conducao? IA tec.

  19. Avatar de Cunha
    Cunha

    Boa noite

    Na minha opinião fico contente de aparecer todos estes sistemas são sinais de grande evolução sendo enorme as possibilidades, tanto para o condutor como para os ocupantes.
    Apenas gostaria que quando comprasses um carro tivesse a hipótese de escolher qual o sistema que viria equipado, android, ios, windows ou outros…..

    1. Avatar de Nunes
      Nunes

      isto não é o sistema no carro! Isto é uma forma do telemóvel controlar o ecrã que está no carro. Posso até imaginar que os sistemas dos carros irão no futuro suportar os vários sistemas dos telemóveis, é uma questão de tempo

  20. Avatar de rui
    rui

    Boas

    O titulo da noticia ficaria bem melhor assim:

    Microsoft prepara-se para trazer os anti-virus para os automoveis.