Linux Mint: Um bom substituto para o Windows XP

24 Comentários

A próxima terça-feira (8 de Abril) foi a data escolhida pela Microsoft para o fim do Windows XP… ou melhor, para o fim do suporte técnico a esta versão do Windows (falamos de actualizações automáticas que incluíam melhorias de funcionalidades mas também resolução de bugs e vulnerabilidades).

Tal anúncio tem levado algumas empresas, e até países a avaliar alternativas , sendo que, de acordo com algumas notícias avançadas, o Linux tem sido uma das opções que muitos têm seguido – ver aqui.

Depois do Lubuntu, hoje sugerimos o Linux Mint para quem pretender um bom substituto para o Windows XP.

mint_002

São muitas as distribuições Linux disponíveis para substituir, em grande parte, as funcionalidades de um Windows XP. No entanto, há que admitir que o problema está no suporte das aplicações/serviços concebidos para o Windows XP e não propriamente do SO.

mint_001

Sobre o Linux Mint

A última versão do Linux Mint é a 16. O Linux Mint 16 “Petra” é baseado no Ubuntu 13.10 Saucy Salamander  e é considerada uma das mais bonitas e estáveis distribuições Linux.

mint_003

Aplicações

Ao nível de aplicações, o Linux Mint disponibiliza tudo o que precisamos. Há aplicações para produtividade, multimédia, Internet, ferramentas de sistema, etc, etc.

Internet

Dentro da categoria Internet, podemos encontrar:

  • Browser: Firefox
  • Cliente de mensagens: Pidgin
  • Cliente de e-mail: Thunderbird
  • Download de torrents: Transmission
  • Cliente de IRC: XChat

mint_004

Produtividade

No menu da produtividade, podemos encontrar a super completa suite de produtividade LibreOffice, que pode facilmente substituir o Microsoft Office da Microsoft.

mint_005

Ferramentas de edição de imagem

Para edição de imagem, o Mint vem com o poderoso GIMP, que posso facilmente substituir o Paint. Mas está também disponível o LibreOffice Draw, Document Viewer, entre outros.

mint_006

Áudio e Vídeo

Na categoria do Áudio e vidro, o Mint vem com o melhor aquele que é considerado um dos melhores players de áudio/vídeo… o VLC.  Além disso, vem já pré-instalado o Banshee e o Brasero.

mint_009
Como instalar aplicações?

Instalar aplicações no Mint é a coisa mais simples. Para isso basta executar o Software Manager e procurar pelo que pretende instalar. O Software Manager está organizado por categorias, o que facilita a interacção com o utilizador.

mint_007

Linha de comandos

Melhor que o MS-DOS só mesmo a shell do Linux. Pouco mais há a dizer sobre a linha de comandos do Linux…

mint_008

No geral…

Como referido, o Linux Mint é uma das distribuições Linux mais bonitas e estáveis. É baseada no Ubuntu, existindo muita documentação de toda a comunicação. Esta é sem duvida alternativa ao Windows XP, mas há muitas outras (ver aqui e aqui).

Para quem quiser saber tudo sobre as Verdades ou Mitos sobre a erradicação do XP, aconselhamos a lerem este nosso artigo.

Comentários

24

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Running_Wild
    Running_Wild

    Sem duvida uma das melhores distribuições linux.
    Apos ter usado ubuntu até começar com o unity depois passei para debian 6, uma rápida passagem pelo debian 7 e lá acabei por ficar no mint versão mate, muito rápida e estavel aconselho.

  2. Avatar de Kekes
    Kekes

    Acho muito bem apresentar alternativas ao Windows XP mas se não mudaram para outros sistemas operativos mais recente por atrito, não creo que mudem para Linux só porque sim. Vejo constantemente em muitos sites sempre com isto, quando realmente não creio que seja a solução. Desde já um conselho para quem quer mudar para Linux, aprendam a viver com o ecossistema de aplicações que ha, deixem o Wine tranquilo, vejo constantemente gente que muda para Linux usarem o Wine para correr todo o tipo de aplicação, que é algo absurdo na minha opinião, uma coisa é correr uma outra coisa é basear o uso de Linux em Wine. Se querem usar wine a torto e a direito não estão preparados para a mudança.

      1. Avatar de DSpinola
        DSpinola

        +1

        Alias, ja cansa a mesma historia de substituir um XP por Linux.
        Nao haverao tantas outras materias para discutir no Pplware???

    1. Avatar de andre
      andre

      kekes achas que linux nao e solucao? meu lamento informar te mas os utilizadores apenas usam o pc para ver videos escrever textos e pouco mais por isso digo que linux e a melhor solucao alias e bem mais pratico pois instala te os drivers o que no windows so ha ha uns anos sempre conheci assim o linux, mas la esta isso e como cada uma mas acho que linux alem de ser mais intuitivo tem um vitual muito mais bonito

      1. Avatar de ElectroescadaS
        ElectroescadaS

        E aqueles que “perdem” o seu tempo a jogar online?

  3. Avatar de Zeca
    Zeca

    A resposta é não.

  4. Avatar de ndp
    ndp

    Qualidade, velocidade e estabilidade, uma distro robusta e eficaz.
    Acabo de trocar o Mint 15 (acabou o apoio) pelo Mint Debian com cinnamon, assim passei para uma rolling distro com o extra visual do Cinnamon.
    Recomendo.
    1h pra repor o sistema com todos as configuraçoes (drivers proprietarios) e todos os progs e add-ons q ja tinha.

  5. Avatar de Manuel
    Manuel

    Eu instalava sem hesitar! mas já uso linux ha uns bons anos 😉 , não quero nada a haver com a empresa malevola chamada microsoft.

  6. Avatar de Null
    Null

    Uso a versão 15 e gosto. A versão 16 tem os menus invertidos. Todas as outras serão invertidas? invertidas = clico no menu “iniciar”, vou no item e ele apresenta os subitens no lado esquerdo.

  7. Avatar de Luis
    Luis

    Sei que este Mint ainda não vem com as configs out of the box para uma utilização “correcta” com um SSD … Alguém de um modo sintetizado me pode dar umas luzes?
    Obrigado.

    1. Avatar de TuxPT

      Visto ser kernel 3.11, ao usares o sistema de ficheiros ext4, ele detecta automáticamente que está a trabalhar num SSD. Já no caso de Btrfs é melhor (não obrigatório), adicionar o parametro ssd às opções no ficheiro /etc/fstab.

      Agora, a gestão de partições é que pode ser melhor ou pior no caso de também teres um disco mecanico. Podes por exemplo por a root (/) no SSD, e a /home no rotativo, mas vai depender exactamente do que queres (e se tens ou não 2 discos claro :P)

  8. Avatar de Jorjão
    Jorjão

    Para quem quer uma distro rápida, com os vários tipos de gestores de janelas (ambientes gráficos), e ainda rolling release, aconselho Manjaro linux. Como rolling release ganha ao Linux Mint Debian Edition (LMDE) por ter mais ambientes gráficos e por ter atualizações de software bem mais frequentes.
    Muito rápida e fluida. Aconselho vivamente a iniciantes pois funciona tudo out of the box..

  9. Avatar de ElectroescadaS
    ElectroescadaS

    P – Linux Mint: Um bom substituto para o Windows XP?
    R – Não não é…
    P – Linux Mint: Um boa alternativa para o Windows XP?
    R – Estou muito confiante que sim.

    Penso que apesar de tudo a dificuldade maior das pessoas será a adaptação a uma alternativa assim. O reaprender de identificação de programas a que nós utilizadores Windows temos de saber para Linux (e neste ponto vocês só se preocupam em propagandear o Linux em vez de sugerir as alternativas aos programas mais comuns com o até outro tipo de softwares), a todos aqueles que jogam em Windows gostariam de poder adaptar-se a um SO alternativo e que pudesse jogar sem problemas (sim o Wine ajuda mas como?).

    Enfim uma maior abertura da vossa parte em apresentar sim alternativas onde possamos ir buscar informação seria mais que bem vinda do que propagandear vários SO seria de Mestre…

  10. Avatar de PT
    PT

    isto aqui é só fanboys de lunux a torto e a direito, cada um usa o que mais lhe convem e o que mais gosta, é o mesmo que comprar um carro…

    1. Avatar de PMX
      PMX

      Aqui ninguém está a obrigar ninguém a usar nada…

      Eu tinha um computador velho com o windows xp que estava a ficar lento, era usado para navegar, documentos, impressões e pouco mais… meti o Kubuntu e serviu perfeitamente!
      Muitos casos que o linux não serve… outros que serve ainda melhor que o próprio windows xp . cabe a cada um ter a capacidade de julgar

      Portanto, vês algo a falar do linux para substituir o windows, a ti não te dá jeito, simples, não abras a publicação sequer..

    2. Avatar de Brunol74
      Brunol74

      @pt: “aqui é só fanboys do lunux a torto e a direito…”. Comentario estupido. Esta numa pagina de linux, estavas a espera que se fala de que??? HOME  LINUX LINUX MINT: UM BOM SUBSTITUTO PARA O WINDOWS XP

  11. Avatar de César
    César

    Pedro Pinto, então porque não usas a interface cinnamon? Desde aqula vez em que andei “às turras”, veio uma atualização e está 5* 😉

  12. Avatar de Liminha
    Liminha

    Realmente uma otimo Distribuição Linux, eu uso em meu PC e meu UltraBook i7, Rapido, Estavel, e da baile no Windows XP, 7 e 8, brincando, fora o detalhe que voce fica livre de virus, spans e os famosos boots do windows, eu utilizo a versao LINUXMINT 16 Cinnammon 64 Bits, quem for utilizar nao ira se arrepender, ja trabalho com linux a 15 anos, so posso fazer elogios.

  13. Avatar de Hugo Monteiro
    Hugo Monteiro

    Já tive mint e actualmente tenho windows 8. Mint é muito bom, sem duvida, mas windows 8 é sem duvida um SO muito poderoso, com muitas novidades muito bem pensadas. A nível empresarial penso nao ter rival, a nível particular depende para o que usa o pc.

  14. Avatar de rodrigo
    rodrigo

    Substitui em meu mint Debian os repositórios do mint pelos do Teting e ficou muito bm, fiz o test instalando o kde-plasma-descktop e focou muito bom

  15. Avatar de Luis Mendes
    Luis Mendes

    Tudo depende… se quem ainda continua com o XP não fez upgrade para um Win 7 ou 8 devido aos custos do SO… sim o Linux Mint é recomendado, MAS, se o upgrade não foi feito porque a máquina não dava para mais, então penso que haverá melhores alternativas Linux para esse efeito, pois a meu ver o Mint 16 (mate) não é mais leve que o win 7.

  16. Avatar de Sérgio
    Sérgio

    Instalei o UBUNTU 12.04 a minha namorada, não vou mudar para já, porquê ela é de poucas mudanças…lol.

    Mas, estamos satisfeitos!