ADEUS Ubuntu One! Canonical encerra serviço

41 Comentários

…em actualização

Parece mentira de 1 de Abril…mas a CEO da Canonical acaba de anunciar que o Ubuntu One irá encerrar já em Julho

Nos dias que correm, já não há motivos para não fazermos backups da nossa informação (pelo menos da mais importante). As pens USB e discos externos são cada vez mais baratos e além disso apareceram os serviços gratuitos na nuvem que nos permitem guardar informação de forma simples e segura, como por exemplo o Dropbox. No Ubuntu, é disponibilizado o acesso ao Ubuntu One que basicamente é um serviço gratuito, no qual o utilizador pode fazer backup da sua informação, na cloud.

Segundo comunicado da Canonical, esta quarta-feira, o serviço Ubuntu One vai ser encerrado já em Junho.

ubuntu_one

Num comunicado lançado esta quarta-feira, a Canonical deu a conhecer que irá encerrar o seu serviço de armazenamento na cloud, o Ubuntu One. O serviço estará em funcionamento até ainda disponível atá ao próximo dia 31 de Julho para que os utilizadores possam fazer backup da informação.

De acordo com o comunicado, a CEO da Canonical Jane Silber, CEO referiu que tal decisão se prende com a incapacidade de manterem o serviço ao nível dos que têm aparecido e que oferecem já vários GB de armazenamento gratuito. Para que o Ubuntu One conseguisse acompanhar a concorrência, era necessário mais investimento…algo que a Canonical não está disposta a fazer neste momento.

Silber refere ainda que o Ubuntu One já não estará no Ubuntu 14.04 LTS e que as versões para os outros sistemas operativos serão também desactivadas. A Canonical informou também que irá disponibilizar brevemente ferramentas que permitirão um fácil backup de toda a informação assim como todo o código fonte do projecto, para quem quiser usar e adaptar.

Homepage: Blog Canonical

Comentários

41

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de FOAD
    FOAD

    Precisamente a Cloud onde eu tinha os meus ficheiros… Agora o que é que eu uso no Ubuntu?

    1. Avatar de int3
      int3

      o mega está quase a terminar o seu client sync para linux. são 50 GB de borla.

      1. Avatar de Renan Almeida
        Renan Almeida

        O problema é que o Mega está prometendo o desenvolvimento do Mega Sync para Linux há mais ou menos 1 ano e não sai nem mesmo um beta para testarmos.

        Eu gostaria de usar o Mega, mas tal como está é um tanto insustentável.

    2. Avatar de kekes
      kekes

      Google Drive, por exemplo, dão bastante espaço e se necessitas de mais sempre podes comprar 100gb por apenas 2.5€.

      1. Avatar de Renan Almeida
        Renan Almeida

        Algo que tem me deixado bem decepcionado com a Google é a ausência de um sync oficial para Linux.

    3. Avatar de PBS
      PBS

      Gosto do Copy, experimenta, são 15GB! e se aceitares o convite de alguém recebes mais 5. Eu uso Ubuntu e tenho-o instalado.

      1. Avatar de Renan Almeida
        Renan Almeida

        PBS,

        Eu instalei o Copy no Debian com KDE. A única coisa que me irrita é que, ao menos comigo, o ícone do copy não aparece na tray… aparece apenas o desenho de um papel em branco.

        Sabe como resolver isso?

  2. Avatar de adaixo
    adaixo

    Devo ser o único a utilizar este serviço ……………………………………..hum …..
    ………………está ai alguém ? um dois um dois

    1. Avatar de Renan Almeida
      Renan Almeida

      Eu também o uso… deixei de usar com tanta frequência recentemente porque o desenvolvimento do aplicativo sempre apresentou “incompatibilidades” com outros sistemas operativos.

  3. Avatar de Blueparty
    Blueparty

    Para além do Mega, gosto bastante do Copy, que para além de funcionar muito bem, me parece bastante seguro https://copy.com?r=XbxMde

    1. Avatar de Xico
      Xico

      Também o uso e estou bastante satisfeito, o client funciona perfeitamente =)

  4. Avatar de Zefra
    Zefra

    Foi o primeiro serviço Cloud que usei. Gostei porque pareceu ser o mais discreto. Na altura a moda estava a começar a pegar. Quando o Cloud Storage deixar de ser tão apetecível os outros vão fazer o mesmo tipo de anúncios. Por estas e por outras não tenho nada de relevante na Cloud.

  5. Avatar de migue
    migue

    tanta coisa para ser descontinuado, mais valiam não ter feito esse serviço. agora parecem a google.

    1. Avatar de Vitor
      Vitor

      Tenham calma…não vai demorar muito tempo que o próprio Ubuntu como SO seja descontinuado.Ou então vão começar a cobrar um preço pela sua instalação…ninguém trabalha de graça.Nem sequer eu que sou um “gajo” porreiro!!

      1. Avatar de Fernando Costa
        Fernando Costa

        Ubuntu nem de graça!

  6. Avatar de Panda
    Panda

    Pq é q não usam o Dropbox?

    1. Avatar de migue
      migue

      porque gosta de cuscar ficheiros dos utilizadores

      1. Avatar de pedro
        pedro

        E achas que há algum que não o faça?

    2. Avatar de int3
      int3

      1GB vs 50GB mega lol.

  7. Avatar de Miguel
    Miguel

    Era de prever… o ubuntu one só funciona no Ubuntu, perde a vantagem em relação a outros serviços cloud, como por exemplo o Dropbox, que dá para uma carrada de plataformas…

    1. Avatar de migue
      migue

      aqui podes fazer o download do ubuntu one para windows

      https://one.ubuntu.com/downloads/windows/

      1. Avatar de Renan Almeida
        Renan Almeida

        Migue, o que ele quer dizer é que, se bem entendi, você não consegue usar o Ubuntu One no Debian, no Slackware, no OpenSuse e em tantas outras distribuições…

    2. Avatar de Nuno Vieira
      Nuno Vieira

      O Ubuntu One funciona com o Windows, Mac, Android, iPhone, e também era possível por a funcionar noutras distribuições linux.

      1. Avatar de Renan Almeida
        Renan Almeida

        Nuno, vc já experimentou tentar instalá-lo por exemplo no Debian?

        90% dos tutoriais da internet não funcionam. O grande problema do Ubuntu é que é uma distribuição sanguessuga… usa o snapshot dos repositórios do Debian Unstable e os modifica a fim de criar incompatibilidades com o debian…

        Não raras vezes o ubuntu renomeia pacotes e cria falsas dependências para simplesmente dificultar a vida do usuário.

        1. Avatar de int3
          int3

          usuário? ou utilizador?
          E não usa unstable. Simplesmente só atualiza as repos quando o software for mesmo estável. Ao contrario do arch linux, mal exista software que foi atualizado, eles atualizam logo os repositórios. O problema é que pode ser software instável (mesmo estando atualizado).

          1. Avatar de Renan Almeida
            Renan Almeida

            Int3

            O pplware não é lido apenas por portugueses, mas também por brasileiros.

            Os brasileiros não diferenciam a palavra “usuário” e “utilizador”. Na verdade, essa segunda palavra quase não é utilizada.

            “Software estiver mesmo estável”? inocenteeee!!!… o que ocorre é que o snapchot do unstable do Debian já é bem estável, desde que congelem o ciclo de atualizações para fornecer apenas que são extremamente seguras.. isto é, aquelas que não vão sair quebrando outros pacotes. É mais ou menos isso que a Canonical faz com o Ubuntu.

          2. Avatar de Miguel

            com tanto estrangeirês que incultos ignorantes escrevem para se fazerem finos e evoluídos para implicar
            vens pegar com o léxico do português do Brasil?

            client sync
            ah! pois…

      2. Avatar de Miguel
        Miguel

        por acaso estava a falar de WindowsPhone8.

        1. Avatar de Nuno Vieira
          Nuno Vieira

          Infelizmente são muito poucos os serviços de cloud que funcionam no WP8. O DropBox só lançou o cliente para o WP nem à um mês atrás. A Google Drive ainda não é suportado oficialmente. E a lista continua.

  8. Avatar de Daniel
    Daniel

    Desinstalam o ubuntu e instalam um sistema operativo a sério. Fácil.

      1. Avatar de Renan Almeida
        Renan Almeida

        Debian….

    1. Avatar de int3
      int3

      Se me pagares o software todo

  9. Avatar de José
    José

    Mais um tiro no pé,primeiro apresentam um SO móvel e passado um ano nem um telefone funcional apresentam, agora no ano em que dizem que vão lançar telefones com o Ubuntu Touch ????? acabam com o serviço cloud que todos sabemos é o futuro OMG.

  10. Avatar de Guzz
    Guzz

    Não precisarei mais utilizar o sudo apt-get remove –purge ubuntuone-* após instalar o sistema…

  11. Avatar de João Figueiredo

    Passei para a MEOCloud, que já tinha instalado. Bom suporte para linux.

    De resto cada vez mais deixa fazer sentido instalar Ubuntu, mais vale Debian puro.

  12. Avatar de Márcio Sousa
    Márcio Sousa

    Agora que já vai deixar de haver ubuntu one qual a alternativa que recomendam??

  13. Avatar de Dani
    Dani

    Então estes senhores querem entrar no mercado mobile? Qual a melhor ferramenta que UOne para sincronizar os dados entre as várias plataformas? Grande desilusão.

  14. Avatar de Cinderelo
    Cinderelo

    A melhor cloud actualmente é sem dúvida o Copy. Empresa conhecida (Barracuda), encripta os dados na transmissão e no armazenamento, tem clientes para todas as plataformas, não tem limite no tamanho dos ficheiros a transmitir, oferece logo 15GB, e se indicarem os vossos amigos para se registarem, ganham 5GB de bonus por cada registo com email confirmado e uma aplicação instalada. Ah… os vossos amigos ganham também os mesmos 5 GB de bónus! Há por ai outros que oferecem mais espaço, mas têm sempre um qualquer defeito, ou recorrem a servidores de terceiros, ou colocam limites ao tamanho dos ficheiros, ou colocam limitem ao volume de tráfego, ou são lentos, ou não tem aplicativos para todas as plataformas… O Copy é perfeito! Experimentem e usem o meu link! Ganham logo mais 5Gb de bónus: https://copy.com?r=8kJ3RF

  15. Avatar de Carlos
    Carlos

    Então mas agora como é que se vai fazer a sincronização entre o pc e o tablet ou o telelé com ubuntu? Oh, espera, não é preciso porque não passam de vapourware!