TOP 10 – Alternativas Linux ao Windows XP…e não só (Parte II)

58 Comentários

Dia 8 de Abril de 2014 foi a data escolhida pela Microsoft para o fim do Windows XP… ou melhor, para o fim do suporte técnico a esta versão do Windows (falamos de actualizações automáticas que incluíam melhorias de funcionalidades mas também resolução de bugs e vulnerabilidades).

Tal anúncio tem levado algumas empresas, e até países a avaliar alternativas , sendo que, de acordo com algumas notícias avançadas, o Linux tem sido uma das opções que muitos têm seguido – ver aqui.

Depois da Parte I do TOP 10 – Alternativas Linux ao Windows XP, hoje apresentamos mais 5 alternativas.

top_alternatives

6) Manjaro

O Manjaro Linux é uma das distribuições mais bonitas, que facilita a “entrada” dos utilizadores no mundo do Arch Linux. Como principais características há a destacar o processo simples e intuitivo de instalação, a detecção automática da grande maioria do hardware, possibilidade de gerir/configurar drivers da placa gráfica recorrendo a bash scripting, e um conjunto considerável de configurações ao nível do desktop.

manjaro_02

Homepage: Manjaro

7) Lubuntu

Para quem procura uma distribuição leve, com alta performance então o Lubuntu cumpre esse requisitos.

O Lubuntu tem como ambiente gráfico de trabalho o leve LXDE – Lightweight X11 Desktop Environment . Este ambiente gráfico é recomendado para máquinas com hardware um pouco mais limitado ou antigo (ex. pouca RAM, processador fraco e até pouco espaço em disco) e que cumpre, em termos funcionais,  os objectivos  que têm outros ambiente gráficos mais populares como é o caso do KDE e Gnome.

lubuntu_02

Homepage: Lubuntu

8) Caixa Mágica

O Linux Caixa Mágica é a distribuição Portuguesa mais Popular devido a inclusão da mesma no projecto Magalhães. Esta versão traz as melhores ferramentas do mundo Open Source, das quais se destacam, por exemplo, o suporte para o cartão de cidadão.

cm21_01

Homepage: Caixa Mágica

9) Mint

O Linux Mint é uma distribuição baseada no Ubuntu mas que apresenta de origem, um “look and feel” incomparável a outras distribuições.

Esta distribuição é normalmente uma das preferidas dos utilizadores devido a sua usabilidade e simplicidade uma vez que há muitos pacotes que já vêm instalado por omissão: plugins do browser, codecs e players, entre outros.

mint16_00

Homepage: Linux Mint

10) PCLinuxOS

Uma das distribuições preferidas dos utilizadores Linux, para os amantes do KDE, é o PCLinuxOS, segundo alguns ranking publicados sobre as distribuições Linux mais populares. Esta distribuição, derivada do Mandrake, foi criada em 2003 por Texstar, um antigo colaborador da distribuição Mandrake que a criou com o objectivo de ser fácil de usar e que conseguisse tirar a melhor performance dos sistema.

PCLinuxOS

Homepage: PCLinuxOS

E foram estas as nossas 10 sugestões para quem considera abandonar o Windows XP após o dia 8 de Abril de 2014. É claro que tanto o Windows 7 e Windows 8 são os “grandes” substitutos mas aquilo que propomos é uma solução de baixo custo. Mais alguma sugestão?

Das alternativas apresentadas, qual seria a vossa escolha?

Comentários

58

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Miguel
    Miguel

    Nenhum deles serve para nada, tenho software proprietario que só tem drivers para XP e 98.

    Isso é muito lindo…

    1. Avatar de AcerTravel
      AcerTravel

      Apoiado! è muito lindo mesmo!
      🙂

    2. Avatar de Alexandre Martins
      Alexandre Martins

      Infelizmente o seu caso é recorrente e a própria MS não apresentou ainda uma solução viável. e penso que nem apresentará.
      Nos casos em que a mudança se prende única e exclusivamente com custos e que não envolva obstáculos à migração para uma plataforma diferente, aqui sim, as soluções apresentadas são, de facto, viáveis.
      caixa mágica+kde parece-me ser a plataforma mais óbvia de migração.
      no entanto, mint, xubuntu e lubuntu (ou mesmo zorin) apresentam-se todos como boas escolhas.

    3. Avatar de Ivo
      Ivo

      Sim, haverá sempre casos onde migrar não é possivel, mas isso é natural.
      A tónica aqui é apresentar alternativas para o uso comum, principalmente SOHO.

    4. Avatar de navyseal
      navyseal

      Qual é o software?

    5. Avatar de António F.
      António F.

      Caro Miguel como deve perceber sistemas proprietários são da responsabilidade de quem os desenvolve e de quem os compra.

      Pelo que diz esse software só funciona no W98 e XP, ou seja, versões mais recentes od windows também não resolvem.

      Por isso deveria queixar-se à microsoft e não aqui.

      Quanto a este e ao anterior post sobre as alternativas ao XP está TOP! Obrigado PPLWARE! Vou usar um destes com certeza 🙂

      1. Avatar de Darktux
        Darktux

        Queixar-se à MS, ou melhor ainda, ao “fabricante” do software em causa.

        1. Avatar de Ricardo Gaio
    6. Avatar de Pedro Pisco
      Pedro Pisco

      Boas,

      Mais cedo ou mais tarde vais ter que deixar o XP, se só há drivers para XP e 98, nem o Windows 7 ou 8 te salvam.
      Portanto tanto faz Windows ou Linux, estás “feito ao bife”!
      Tens duas hipóteses:
      1. Virtualizas o XP (pode ser no Windows 7/8 ou Linux);
      2. Arranjas outro software;

      Não há volta a dar.

      1. Avatar de Sergio J
        Sergio J

        Enquanto o computador funcionar terá sempre o XP. Eu percebo exatamente o Miguel. Ainda hoje quando instalo os meus sistemas é uma das perguntas recorrentes, se funciona com o Windows 7, pois já estão escaldados

      2. Avatar de Carlos Ferreira
        Carlos Ferreira

        Porque é que vai ter que deixar? Uma coisa é não ter suporte nem updates, outra é ter que deixar.

        1. Avatar de DEVAXTATOR
          DEVAXTATOR

          Boa tarde,
          se tiverem uma empresa a empresa nao pode pedir suporte a microsoft (contrato MVLS)
          mas quem tem contrato instalem o Microsoft Windows Fundamentals. tem suporte até 2015.

        2. Avatar de neopunk
          neopunk

          Podes por exemplo recorrer a isto:
          http://www.microsoft.com/en-us/download/details.aspx?id=4465

          Desta feita podes ter uma máquina Windows 7 a correr uma VM do Windows XP SP3 com este update em cima.

          A VM em si fica numa espécie de Sandbox, isto é, apenas com acesso à rede local e sem acesso web, om isto tens uma experiência com a aplicação a partir do teu Windows 7 mas a correr a App no XP virtualizado.

          Esta solução ao contrário das sei lá quantas distros Linux que tragam para aqui, FUNCIONA. 😉

        3. Avatar de Pedro Pisco
          Pedro Pisco

          Quando um OS deixa de ter actualizações torna-se inseguro, pois continuam a aparecer falhas de segurança que não serão corrigidas e que os Anti-Virus, Anti-malware ou Firewalls não conseguem impedir ou prevenir.
          Isso significa que o sistema operativo deixará de funcionar correctamente – pode até deixar de funcionar completamente – e serão afectados diversos programas nele instalado.
          Claro que podemos voltar a formatar e reinstalar tudo, mas dentro de pouco tempo voltará tudo a ter os mesmos problemas.
          Uma solução para evitar isto é ter o PC desligado da Internet, mas isso nos tempos que correm…

          1. Avatar de neopunk
            neopunk

            Daí a sugestão de fazer Sandbox da VM, mesmo assim existem vetores de ataque que é possível explorar, pouco frequentes em cenários de utilização vulgar.

    7. Avatar de Jorge Franco

      Já Tentou correr no XP Mode do Windows 7 ?

      1. Avatar de Sergio J
        Sergio J

        Há hardware especifico que nem assim

    8. Avatar de jorjão
      jorjão

      Já testaste se funcionam com o wine??
      Nada como tentar correr em inux com o wine, pode ser que funcione.
      Tentar não custa, abraço

    9. Avatar de Maurilio
      Maurilio

      Linux Mint e Manjaro, são ótimas distribuições Linux, logo depois de instaladas é só usar o sistema operacional normalmente, elas são muito, mas muito boas. Atualmente estou alternando o uso entre Linux Mint e Manjaro, e até hoje fico na dúvida de qual escolher, elas são encantadoras.

  2. Avatar de Miguel
    Miguel

    Que mania que os linuxianos tem de apresentar o linux como uma alternativa obrigatoria ao windows. Se fosse realmente uma alternativa, e melhor em tudo como dizem, então não seria o linux alternativa ao windows, mas sim o windows alternativa ao linux, pois todos o usariam. Por essa ordem de ideias, também teriamos o MacOs, por sinal um sistema muito mais maduro e bem acabado para o utilizador final. E outroas há, como o BSD, que em a nível de interface e de pacotes é similar ao linux. Mas, meus meninos, estamos a falar de coisas diferentes. E deixem ser diferente aquilo que é diferente, e igual aquilo que é mais do mesmo. Quem quer usa linux. Quem quer usa windows. Quem quer usa MacOs. E quem quer não usa nada.

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Para quem é utilizador do Windows, estas são alternativas Linux (alternativa é uma escolha secundária, assumindo que haja uma principal).
      Se é utilizador de Linux, aí o Windows será uma alternativa.
      Fiz-me entender ? 🙂

    2. Avatar de int3
      int3

      miguel, não entendes puto de informática.
      OSX tem as suas capacidades, de facto, as distro’s baseadas no linux ainda estão longe de ficar ao nível do osx em edição de video e imagem. Se reparares bem, quem desenvolve música, arte e cinema, 99% usa mac’s. E também repara, que quem entende profundamente programação e/ou administração de sistemas, usam quase todos linux. E por final, repara que um user normal que apenas quer jogar, ou fazer algo do género, como ir ao browser e afins, usa windows obrigatoriamente.

      Mas acredito que se a apple conseguisse por osx em vaios e assim, o windows caía a pique e o linux ia ganhar muito com isso visto que são sistemas muito parecidos.(um tem bases BSD, FreeBSD, darwin, XNU – e outro é unix-like apenas).

      Quem percebe do assunto sabe muito bem do que estou a falar. O tal “se fosse bom toda a gente usava”, então não entendo porque é que em PC’s maior parte é windows, e em servidores quase tudo é linux….

      A historia é necessário para perceber porque é que o mundo está neste momento como está, e se percebesses o que aconteceu na altura da década de 70-80 entendias porque é que agora os PC’s que se compram tem windows em vez de mac.

      1. Avatar de CMatomic
        CMatomic

        Outro , devias tem informar melhor em vez generalizar as coisas .
        programas da moda , uma coisa , sistema operativo a outra .
        Linux uma fundação
        Windows pertence a uma empresa dos Estados Unidos
        MacOs pertence a uma empresa dos estados Unidos

        Os sistemas Linux com muitos menos recursos financeiros fazem mais que essas duas empresas juntas, estou a falar a nível de sistema operativo .

    3. Avatar de CMatomic
      CMatomic

      Meu amigo , é assim MacOs só nas maquinas da apple , logo uma não alternativa .
      BSD , muito limitado ao suporte do hardware .
      GNU/Linux ou linux , linux é um kernel , GNU o sistema operacional , os dois fazem um sistema operativo .

      O Linux é um kernel mais bem desenvolvido que o kernel do windows ou do Mac OS , linux foi o primeiro sistema que o utilizador pode instalar hardware sem precisar instalar mais drivers , pois o kernnel Linux contem tudo isso , com algumas excepções quando o hardware tem drivers proprietárias e ai é preciso instalar as drivers a moda do windows , e mesmo assim muito antes do do windows sonhar com a pesquisa automática de drivers , os sistemas operativos linux já tinha essa função .
      E outra coisa o Linux não é uma empresa milionária que monopoliza o mundo , o linux é uma fundação particionada por varias empresas estou a falar do kernel pois o linux é um kernel , GNU é um sistema livre que todos podem partilhar e alterar , logo uma vantagem de melhorar o sistema operativo sem precisar de gastar mais por isso.

  3. Avatar de Shynkendo
    Shynkendo

    Boas,penso que muitas pessoas só continuam a utilizar Windows por uma razão,é estarem “agarrrados” á suite de produtividade da Microsoft,eu os problemas que já tive com windows são +ou- os que já tenho tido com linux,e quando utilizo o libreoffice guardo os doc em pdf,e fica resolvido o problema das compatibilidades,depois existe um bom arsenal de soft para linux que me serve muito bem.Esperimentei as distros que entendi e fico com Fedora 20 xfce+compiz,skype,darcktable,etc,não preciso mais do que o que tenho.

  4. Avatar de Frederico Freitas
    Frederico Freitas

    Eu uso crunchbang e funciona tudo de windows através do wine

  5. Avatar de DD
    DD

    Também podiam incluir o Point Linux na lista.

  6. Avatar de Roque
    Roque

    Bom dia que estou aqui a tentar dizer já foi dito por outros comentadores.

    Da minha experiência como “gajo dos computadores ” dos amigos e vizinhos TODOS os xp´s que apanhei correm em pentium 4 e celeron´s alguns em and semptron ou althon
    muito mas muitos deles com 512 mb de ram .

    Da minha experiência , sei que o Mint não suporta estes processadores porque teem o limite de 2G de ram , somente versões antigas do mint , o mesmo se passa com o ubuntu.

    o bondhi , wattos , lubuntu e derivados do lubuntu dão , mas com 512 MB ???? por amor de Deus é loucura total .

    Ora face ao exposto acho que existe nestes artigos “alternativas ao XP” muito copy & paste e pouco ou nada de testes reais e efectivos .

    Sei para testes reais e efectivos e necessário tempo e sei que o pplware existe devido á boa vontade dos colaboradores ( ao quais quero agradecer o seu empenho )
    mas não se pode mandar cá fora coisas sem o mínimo de fundamento ( o caso do mint ) .

    Não tenho conhecimento de vmware ou similares , mas virtualizar numa maquina dual core com 4G é a mesma coisa que instalar num maquina com P4 e 512 mb de Ram …. ????

    1. Avatar de TuxPT

      Poss-te dizer que o Xubuntu corre lindamente em máquinas com 512MB de RAM. Não se pode esperar grandes milagres, mas que funciona sem problemas e sem engasganços funciona.

    2. Avatar de dbrenha
      dbrenha

      Uma razão para teres 10 exemplos é precisamente porque cada um tem uma finalidade diferente, é óbvio que se corres xp numa maquina relativamente antiga não vais por um como o mint, mas sim um como o lubuntu, tenta puppy linux para coisas tão antigas (não para 512 ram porque corre a partir da ram)…

      1. Avatar de Roque
        Roque

        Estamos a falar em alternativas ao XP ok …, quantas maquinas com 2G de ram e no minimo 2 nucleos já viste a correr o XP ??? quantas ????

        Estamos a falar em alternativas para maquinas com dez anos … achas que as 10 opções que falas correm toda numa maquina com 10 anos ??? .. por amor de Deus …

        1. Avatar de dbrenha
          dbrenha

          todas não, mas algumas sim.

        2. Avatar de lmx
          lmx

          por acaso á dez anos já havia dual cores 🙂

          e nessa altura era normal as maquinas virem com 1 gb de RAM,…

          O padrão era normalmente pelos 768MB de ram…mas por exemplo a minha maquina da altura tem 1GB de ram, e funciona bem 🙂

          Eu tinha um single core, mas a AMd ja tinha dual cores á anos…e eram mais rápidos que os da intel na altura…

          Entre 2000 a 2004 devem ter sido os anos de ouro da AMD…mas depois deixou a intel usar a sua extensão AMD64, e foi o descalabro…mas isso é outra historia…

          As distros linux consomem actualmente muito mais ram do que na altura…evoluíram, apesar de não terem evoluído para o descalabro que o windows evoluiu, elas também engordaram a nível de recursos…hoje é mais difícil encontrar uma alternativa para uma maquina com 10 anos…

          Mas maquinas com 6-7 anos isso é na boa, e a grande maioria corre windows xp, nestas não ha problemas nenhuns 😉

          O problema põem-se mais nas antigas, o xp para mim foi o melhor SO da M$ e o ultimo onde pus as unhas(apesar dos crash’s que havia e que ficaram mais ou menos resolvidos com SP2)…

          Não é fácil substituir um SO que não evoluiu, e compara-lo a um SO que evoluiu, e que obviamente gasta mais recursos…

          A solução QUASE para todos os males…era o Linux mint 9 Isadora versão fluxbox, estava bonito simples, funcional, com menos de 128 megas de ram consumidos(98 megas)…era enchuto…mas os developers desentenderam-se com o Criador do mint e basaram!!

          Morreu o projecto, o kernel é desactualizado, etc.

          De vez em quanto ainda aparecem pessoas a perguntar por aquela distro…que é muito difícil esquecer…e eu não consigo esquece-la e até já tentei pegar naquilo, mas houve código que desapareceu(os developers levaram-no),outro existe ainda, mas requeria muito esforço colaborativo, e normalmente é dificílimo encontrar malta para trabalhar, outras vezes as pessoas não teem tempo, eu incluído no momento… etc

          Por outra lado o software ficou mais pesado, e atingir aquele nível de usabilidade com os mesmos recursos nos dias de hoje, e um pouco complicado, não é impossível, mas quase…

          É uma distro que eu uso em maquinas com 512mb de ram, pois como disse , consome-me menos de 128 megas ..por volta dos 98megas depois de arrancar…

          Mas existem outras alternativas, claro que do ponto de vista visual, não vai ser a mesma coisa…pois a boniteza come muita RAM…

    3. Avatar de Sergio
      Sergio

      Tens a versão xfce do mint que corre bem num PC dos que falas. Não voa é certo, mas corre bem.

      Agora concordo contigo, Mint, Caixa Mágica, … num PC com Wxp só se for para rir. Bem mas pode ser um PC com XP que foi comprado com W7 e entretanto o utilizador meteu o XP.

      1. Avatar de lmx
        lmx

        boas…

        existem maquinas de 2008-2009 , quad cores a correr win xp com 4 gigas de ram…tenho amigos meus que teem isso!!

        Aquilo parece manteiga 😀

        Aliás…eles nem tiram partido daquilo, com discos mecanicos, mas a nivel de velocidade dos processos, é um luxo 😀

        Claro que podem colocar o SO GNU/Linux que quiserem em cima…aquilo come tudo!!

        O problema está nas maquinas antigas, nas que teem 7,8,10 anos ou mais…

        1. Avatar de Sergio
          Sergio

          Exato. Mas como disse de 2008/2009 são maquinas que correm Wxp por opção di utilizador e não porque vieram com ele e ficaram presos a ele.

          Maquinas que vieram com xp principalmente as com 512ram, no Windows é dificil progredir. No Linux mesmo hoje há algumas alternativas, apesar de não serem tão fluidas como o xp. No entanto não se pode comparar, pois o xp tem anos. Continua a ser preferível (para que possa, claro) utilizar uma distro Linux actual (mesmo que um pouco mais lento) que o Wxp.

          1. Avatar de lmx
            lmx

            concordo.

            “2008/2009 são maquinas que correm Wxp por opção”

            sim, é verdade nesta altura acho que era por opção, mas o vista…não dava grande opção…
            Por isso, era por opção, devido á falta de opção 😉

  7. Avatar de NT
    NT

    Boas, acho é que o pessoal que tem que ter o Windows XP o que recomendo é que até ao dia B(bye bye XP) façam uma instalação limpinha sem nada de software adicional, instalem todos os updates necessário e façam uma imagem de backup, depois é só restaurar essa imagem.

    1. Avatar de Roque
      Roque

      diz isso ao teu vizinho que é reformado e só o seu velho pc com o xp que comprou á n tempo para falar no skye com a família e facebook … ele que faça isso .. sim ele que faça isso .. deves pensar que quem ainda tem o xp são pessoas como tu que tem um portátil novo para brincar de 2 em dois anos ..

  8. Avatar de Abílio
    Abílio

    O PC velhinho cá de casa ficou pelo zenwalk 7.4 e está todo feliz 😉

    1. Avatar de lmx
      lmx

      os meus teem Mint 9 isadora fluxbox, e também estão felizes…mas gostavam de um kernel mais recente e que a grafica tivesse gestão de alimentação…mas não se pode ter tudo!!

      Ou secalhar até se pode, mas o trabalho que vai dar…puff…deixa estar assim que esta bem 🙂

  9. Avatar de FerrugeM
    FerrugeM

    Boa tarde…
    Desde já as minhas desculpas se o problema que venho colocar não se enquadrar neste espaço, mas não sei onde o deveria explanar.
    Recentemente alterei o SO de um computador (Dell Inspirion 1525) para Linux Mint. Diga-se que estou fracamente contente com a migração.
    Apenas teve um senão que não consegui resolver. Tenho uma mesa de mistura HERCULES RMX2 e por mais voltas que dê não a consegui configurar. Não queria ter de instalar o windows só por causa da mesa, porque estou realmente contente com esta versão do Linux.
    Será que alguem me pode ajudar a contornar este problema?!
    Obrigado

    1. Avatar de Tiroliro
      Tiroliro

      TEns de ir ao site do fabricante e ver se tem controladores para Linux (suponho que é uma mesa com ligação USB).

    2. Avatar de lmx
      lmx

      essa mesa secalhar trazia software próprio para trabalhar com ela não??

      Ela deve ser reconhecida com um dispositivo qualquer, falta “orientar” o SO para que este virtualize o dispositivo de uma melhor forma!!

      O linux é um sistema que permite virtualizar qualquer hardware…é fantástico!!

      Mas também existem as situações difíceis e impossíveis…infelizmente…nada é perfeito e o ser humano tem carradas de falhas…

      porque não tentas ver se alguém já consegui ligar essa mesa no teu SO??

      Olha eu tinha um problema com um periférico, e não conseguia a resposta para o caso…passei-me e fiz um driver 😀 F*ckTALL.

      Deste SO é que eu não mudo!!

      Parece que houve mais alguém que se passou e fez um driver para essas boards…
      http://www.mixxx.org/forums/viewtopic.php?f=7&t=4435

      http://www.herculesdjmixroom.com/it/forum/en-hardware/014706/

      ha sempre uma solução, umas melhores que as outras…por ultimo resta-te pagar no sabre e “rasgar pano”, num driver teu 😉

      Google is not our friend, but we actually could benefit from it 😉

    3. Avatar de Alexandre Pinto
      Alexandre Pinto

      No fim acaba por ter exactamente a ver com este tópico. Existe muita dificuldade de migração de certos programas/drivers para linux.
      E ao contrário do que a maioria se queixa, a culpa não é da Microsoft, mas sim dos fornecedores desse software. Se a empresa que me vendeu aquele software XPTO de compatibilidade, mas deixou o actualizar, é a eles que se devem queixar e não á Microsoft.

      Da mesma forma que ninguém se queixa quando uma marca deixa de fazer peças para um modelo de carro já antigo.

    4. Avatar de A. Tarzan Dumental
      A. Tarzan Dumental

      Parece que o Mint não tem drivers para essa mesa.
      Tem suporte para Hercules DJ Console MK I e MK II.
      Parece que o fabricante deixou de produzir drivers para linux.
      Experimenta instalar o pacote libdjconsle0 a ver o que dá.

    5. Avatar de Rascas
      Rascas

      Supostamente essa mesa devia de funcionar, pelo menos na ultima versão do Mint, visto terem havido uns patches no kernel 3.10. Podes usar com o Mixxx por exemplo. Tens aqui mais informação: https://bugs.launchpad.net/mixxx/+bug/1096687

    6. Avatar de FerrugeM
      FerrugeM

      obrigado a todos pelas dicas…. vou pesquisar e ver se consigo chegar a bom porto! tenha dúvidas ou consiga solucionar o problema prometo dar notícias. uma vez mais obrigado

  10. Avatar de ElectroescadaS
    ElectroescadaS

    Das minhas fracas experiências nesta lista de 5 o Mint e PCLinuxOS são efetivamente boas escolhas…

  11. Avatar de Luís
    Luís

    Realmente quem quer continuar a usar software proprietário terá mesmo que se adaptar pelo menos ao Windows 7 (Windows Vista refrescado). O Windows 8.1 melhorou um pouco mas se quer ter melhor habituação é o 7 sem dúvida que tem lá o menu iniciar. Pois especula-se que o Windows 9 trará de volta o menu iniciar. Mas com o 7 com suporte até 2020 salvo erro, será perfeitamente ultrapassável a presença do windows 8 e 8.1 pois quando chegar o termo do suporte do 7, este já terá a bela idade que o XP tem hoje. Quanto a linux, já testei umas quantas distribuições mas para edição de video e som para mim custou a adaptação, ou porque falta drivers da gráfica ou porque se tem um programa mais complicado que só se instala com uns quantos comandos e a curva de apredizagem é muito superior sendo menos intuitivo o Linux que o Windows, requerendo mais atenção, um click errado e quando se encerra já não volta a dar sinais de vida.

  12. Avatar de Pedro Melo
    Pedro Melo

    Se o que vou mais em baixo expor não se adequar ao tópico e sua explanação,então desde já as minhas mais sinceras desculpas.Comentário:
    Peguei num Magalhães 1(esse velhote caquético),numa distro Linux,fiz live boot,Gparted,eliminei disco(XP+Caixa Mágica)nova partição,formatei metade dos 40GB em Ext2(o permitido),outra metade em NTFS.Instalei Emmabuntus*Win 8.1 Pro com Media Center(dual boot óbviamente.Ambos os ditos cujos estão totalmente actualizados e perfeitamente funcionais.Apenas tive de entrar no Regedit do Win,e em Display1_DownScalingSupported alterei o valor de 0 para 1 e reiniciei.Ponto final.
    Cumps

  13. Avatar de António Relvas
    António Relvas

    Caixa Mágica com suporte para o cartão de cidadão? É verdade de facto, mas convem mencionar que no site http://www.cartaodecidadao.pt estão os pacotes para as principais distribuições de Linux. Ou seja Ubuntu tem suporte, consequentemente o Mint tem suporte, o Debian tem suporte, o Fedora tem suporte, o OpenSuse tem suporte, o RedHat tem suporte.

    1. Avatar de lmx
      lmx

      O importante é mesmo ter suporte 😉

      Se ha para outros que não o SO que usamos, optimo, mais pessoas podem utilizar… 😉

      Acho que de base de deve suportar opções grátis, e que podem estar ao alcance de qualquer um(não custam um tostão!!) 😉

      O estado tem essa OBRIGAÇÃO!!

  14. Avatar de EK
    EK

    Temos que ver a realidade, não somos escravos da Microsoft,em mudar e gastar nas peças para o CPU em torno de R$ 1.380,00, por sua determinação e imposição,tenho um CPU que migrei para Windows 7 Ultimate Português do Brasil é compatível em peças, estou satisfeito no momento vai ter suporte até 2020;
    Tenho outra CPU com windows XP SP3, não suporta o Windows 7, neste vou instalar linux, e vou estudá-lo, não podemos ficar refém da Microsoft como escravos, temos livre concorrência esta na nossa CF/1988. Exemplo: quando o fusca da W saiu de linha, tivemos que nos adequar a necessidade de outras marcas e modelos, da livre concorrência do mercado Nacional Brasileiro – 11/03/2014.

  15. Avatar de César
    César

    Boas…

    Alguém sabe dizer-me qual o melhor SO para um HP Vectra(?) com um Processador Intel Pentium III 930MHz e 512MB de RAM?
    Já agora… o que acham da ideia de instalar o android(para Dualboot)?

    1. Avatar de serejj
      serejj

      tenho uma maquina semelhante a essa com debian instalado e corre muito bem. depois de carregado o ambiente gráfico consome +ou- 120 mb ram. se quizeres ajuda aqui fica o meu mail: serejj@hotmail.com

      1. Avatar de César
        César

        Boas…
        Desculpa a demora…
        Obrigado pela resposta.
        Agora que arranjei maneira de fazer este PC arrancar pelo USB, estou a testar alguns Linux.
        Vou experimentar o Debian assim que possível, obrigado. 🙂