MWC14 – Yotaphone, o Android com dois ecrãs

23 Comentários

Ecrã frontal de 5″ e ecrã  e-ink de 4,7″

A concorrência na área dos dispositivos móveis é de tal forma (com tantos dispositivos), que as empresas são obrigadas repensar e inventar algumas funcionalidades/características, que tornem os seus dispositivos diferentes de outros…e assim demonstrem alguma inovação.

É nesse sentido que a Yota Devices (empresa russa) revelou, durante o Mobile Word Congress o YotaPhone – um smartphone Android com dois ecrãs.

Yotaphone_00

O Mobile Word Congress, que decorre por estes dias em Barcelona, é palco da apresentação de várias tecnologias e dispositivos que marcarão este ano de 2014.

Depois do sucesso da versão de 2013 do Yotaphone, a Yota Devices procedeu a algumas melhorias significativas no seu gadget e apresentou a versão para 2014. Trata-se também de um dispositivo com dois ecrãs (um frontal de 5” -1920 x 1080 pixels HD OLED 442 PPI e um ecrã e-ink na parte traseira de 4,7”),

Yotaphone_01

A ideia de ter dois ecrãs consiste em ter o ecrã e-ink always on (sempre ligado), para que o utilizador possa comodamente ver notificações a actualizações, garantindo o menor consumo de bateria, referiu Vlad Martynov, CEO da Yota Devices.

A full touch second display opens a tremendous number of unique user cases for YotaPhone users. You can look and not just get information from the second display, but can interect [with it]. You can respond to email or SMS messages, you can do a lot of things. “You don’t need to activate the phone and make a few clicks to get your data, but if you want to immediately respond you can do that with one touch [directly from the rear display].”

Ao nível do CPU, o Yotaphone vem com um quad-core 2.3 GHz da Qualcomm, 8 Mpx na camara traseira e 2 Mpx na câmara frontal.2550 mAh

Comentários

23

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Flink
    Flink

    … qual será o preço previsto para este bichinho!?

    1. Avatar de Diogo
      Diogo

      Também gostava de saber, é a primeira vez que uma marca estranha deixa me curioso 😀
      Mas não deverá ser barato pelas specs e oled 1080p

      1. Avatar de Unknown
        Unknown

        Não é marca estranha. É um projecto que foi financiado pelo Governo Russo para fazer o primeiro telemóvel “russo”, resultou o Yota. Quando estive a ver a conferência de apresentação do protótipo, este pareceu-me mais bonito.

  2. Avatar de Pedro Pinho
    Pedro Pinho

    Espectacular! Já tinha ouvido falar deste Smartphone, nunca pensei foi que visse a luz do dia!!
    Quero um! (se não for muito caro 🙂

    1. Avatar de Diogo
      Diogo

      Vai ser uma pechincha.

  3. Avatar de Jorge L
    Jorge L

    Na Rússia, está a um preço de aproximadamente 410€…

    1. Avatar de André C
      André C

      Considerando o niche do mercado para as suas caracteristicas, que se deverá enquadrar com os galaxy S4 e por ai, o preço até parece razoável

  4. Avatar de Cris.
    Cris.

    Hardcore (espetacular) seria ter um Smartphone só com ecrã e-ink.

    1. Avatar de Pedro Pinho
      Pedro Pinho

      Isso seria um pouco “hipster” mas certamente a bateria seria como as “duracell”: e dura, e dura, e dura, e dura… 🙂

    2. Avatar de Sergio J
      Sergio J

      O e-link é super lento em termos de refrescamento do ecran. É inviável para este segmento

      1. Avatar de Luis Silva
        Luis Silva

        Nem por isso, tenho um Kobo Glo, e não é assim tão lento, tudo depende do software, a ultima actualização deixou mais rápido, não é assim tão inviável.
        Para ver vídeos e jogos claro que é obviamente…..

      2. Avatar de Cris.
        Cris.

        Tenho noção das limitações do e-ink mas vejo potencial. Gostaria de ver (e talvez adquirir) um com somente a tela e-ink. Obvio que não iria ver vídeos, jogar ou imagens mas para navegação básica, leitura de mails, tirar fotos para ver posteriormente seria algo interessante. Vejo mais potencial nisto que tela curvadas.

    3. Avatar de Diogo
      Diogo

      Back to the black and white ahahah

      Angry Bird Black&White edition xD

  5. Avatar de Fornost
    Fornost

    eu acho a idéia válida…só me preocupo (e muito) com a duração da bateria. Creio que o impacto será muito negativo para compensar ter o 2º ecrã. Claro que pode ser que esta segunda tela já esteja otimizada para tanto, preciso ler mais sobre o assunto, ainda assim não creio que será um “padrão” a ser seguido (como a tela curva, acho que esta vai se tornar uma espécie de padrão em breve, por algum motivo, também não vejo muita finalidade)

    1. Avatar de lmx
      lmx

      os ecrans eink so gastam…quando actualizam info 😀

      parece mentira, mas é verdade…ou pelo menos é quase uma verdade.

      E gastam muito pouco comparativamente…com a vantagem de poderes ter o ecran ao sol e a ler perfeitamente…foi para isso que foram desenhados…

      1. Avatar de Fornost
        Fornost

        interessante IMx! vou pesquisar mais sobre essa tecnologia, é a primeira vez que leio sobre isso 🙂

        1. Avatar de lmx
          lmx

          sim 😉

          houve pessoas que referiram o facto de ser monochromatico….mas ja existem a cores ha uns anos…ainda não teem é a resolução que gostariamos, mas é muito boa já…no entanto loge dos ecrans fantasticos que existem hoje ai nos smartphones…

          Não percebo porque é que os relógios digitis,e todos os ecrans dos equipamentos que usam displays de cristais liquidos monochromaticos, ou até de baixa resolução(que existem aos magotes por ai)…porque não usam eles eink??

          É algo que só tem uma explicação….as grandes empresas teem muito investido nesse tipo de tecnologia, e não querem mudar…so pode ser…

    2. Avatar de Gerardo
      Gerardo

      Eu fiquei de queixo caído quando vi um e-reader pela primeira vez. Para mim é impossível distinguir de uma folha de papel, a luz não tem qualquer influência exactamente como uma folha de papel. Parecia um maluquinho a virar aquilo de todos os ângulos para ver se era mesmo um ecrã, ou uma folha de papel colada 😀

      1. Avatar de lmx
        lmx

        realmente é uma tecnologia fantastica…eu também fiquei admirado…

        on dia destes, compro um, mas para colocar um linux mais atractivo, com browsers e todas as ferramentas de rede, etc,etc

  6. Avatar de Ambaquista
    Ambaquista

    http://yotadevices.com/#yotaphone
    Yota Devices currently ships to the following countries:
    Russia, Germany, Austria, France, Spain

    o modelo anterior (2013) custava cerca de us$600

  7. Avatar de David Ferreira
    David Ferreira

    imagino os riscos no ecrã trazeiro :S

  8. Avatar de Gerardo
    Gerardo

    É realmente irónico um telefone com 2 ecrãs na verdade poupar bateria. Como não vamos ligar o LCD para ler uma série de informação (horas, sms, chamadas, e-mails, etc,etc) vai ser uma poupança de bateria brutal