Chegou o Mageia 4 – A distro Linux que vai querer testar

22 Comentários

Uma das melhores distro RPM

Nos últimos anos, o ranking das distribuições Linux tem sido liderado pelo popular Ubuntu. Na verdade, o Ubuntu veio dar “uma nova vida” ao Linux para utilização doméstica e também empresarial e são muitas as distribuições que têm derivado da distro da Canonical.

No entanto, e tendo como base o  site distrowatch, o Ubuntu ocupa já o terceiro lugar, sendo o ranking liderado pelo Mint, seguido pelo Debian. A quarta posição pertence ao Mageia.

mageia_000

O Mageia é uma distribuição baseada no Mandriva, que nasceu em 2010 e que tem passado despercebida em Portugal. Em anuncio oficial no blog do projecto Mandriva, Trish Fraser anunciou a disponibilização da quarta versão do Mageia e deu também a conhecer as novidades incluídas.

mageia_00

Principais novidades
  • RPM 4.11.1 e urpmi 7.31
  • Kernel 3.12
  • systemd 208
  • GRUB é o bootloader por omissãpo; GRUB2 também está disponíve;
  • KDE 4.11
  • GNOME 3.10
  • Xfce 4.10, Mate 1.6 e Cinnamon 2.0
  • Libreoffice 4.1.3.2
  • Suporte Experimental para UEFI Support
  • Suporte para FullHD
  • Novo “ecrã de boas vindas”
  • …todas as novidades aqui

mageia_01

Relativamente a aplicações, o Mageia 4 vem com o Libreoffice 4.1.3.2 para produtividade, Firefox como browser por omissão, Empathy com cliente IM, Shotwell como gestor de fotografias, Gimp para imagem, Gparted para partições, etc.

mageia_02

Além do software, o Mageia traz várias funcionalidades nativas que estão centralidades no Centro de Controlo Mageia

mageia_03

Para quem não sabe, o Mageia é resultado do empenho e humildade de uma comunidade, mantido por uma organização sem fins lucrativos, que tem trazido até ao utilizador final o melhor do mundo Linux. Experimentem.

 

Download: Escolha aqui a sua versão do Mageia
Homepage: Mageia

Comentários

22

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de ElectroescadaS
    ElectroescadaS

    Efectivamente e apesar de saber instalar Linux nas suas infinitas variedades (e irei virtualizar esta) é o simples facto de não saber instalar nada. Nem sequer o Flash Player.

    Bem deixa ver como corre com este…

    1. Avatar de José Alves
      José Alves

      Eu que o diga na distro elementary OS, para não falar que as actualizações são um pouco estranhas(método de introdução do teclado)

  2. Avatar de cnavigator
    cnavigator

    Por acaso até a cheguei a usar em ambiente virtual, mas não mais do que isso. Felizmente já me deixei de distro-hopping desde que me deparei com Manjaro Linux. É só instalar, ir buscar os programas favoritos ao AUR e basicamente faz-nos esquecer de tudo o resto que já se experimentou antes 😀

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Pois, depois de se entrar “no esquema” é sempre a andar. Eu neste momento continuo fiel ao CentOS mas no mundo Debian nem sem bem qual hei-de usar….ainda não entrei na onda Arch.

      1. Avatar de Nelson
        Nelson

        A reposta é simplesmente debian…pronto já está :p

        1. Avatar de João
          João

          Debian nunca experimentei, a instalação é fácil?

          1. Avatar de César Augusto
            César Augusto

            A instalação e sempre fácil, com umas exceções, mas neste caso não tenhas medo. Aconselho-te alguma experiência em linux antes de te aventurares nesta do debian 🙂

          2. Avatar de Nelson
            Nelson

            Tem uma instalação gráfica tão fácil como qualquer outra 😉

      2. Avatar de cnavigator
        cnavigator

        Pedro, dentro do Debian eu estava com a mesma indecisão, experimentei imensos variados de Debian/Ubuntu até que me esgotou a paciência, havia sempre algo comprometedor com cada distribuição. Cheguei a adoptar o OpenSUSE mas não me adaptei ao fim de uns dias.

        Sem querer impor a minha preferência, pois sabemos que cada pessoa tem as suas necessidades específicas, para quem pretende experimentar a natureza do Arch ou encontrar uma alternativa a Ubuntu/Linux Mint para adoptar como distribuição de uso doméstico, deixo aqui as principais razões da minha satisfação com o Manjaro.

        Estou actualmente a usar um sistema com XFCE, Cinnamon e KDE em simultâneo, sem quaisquer conflitos, coisa que nunca tinha conseguido antes com Ubuntu/Debian. Os drivers gráficos são reconhecidos e introduzidos durante a instalação, fazendo desaparecer qualquer dor de cabeça com a sua configuração, em breve virá suporte a dual-boot em sistemas com Windows 8.1 e a quantidade de software disponível, combinando repositórios oficiais e AUR, é comparável ao Debian.

        A ferramenta yaourt permite instalar a partir do AUR com extrema facilidade através do terminal, compilando automaticamente o pacote! Tenho um sistema recheado de programas e 3 ambientes gráficos a ocupar apenas 22GB de disco!

        Lá de vez em quando há uma actualização que acarreta problemas, mas geralmente nada de grave (nunca fiquei com o sistema pendurado) pois as actualizações são congeladas por duas semanas nos repositórios do Manjaro. E acreditem, é bem mais compensador dispensar uns 5/10 minutos para resolver o problema em questão (ou reverter a actualização para a versão anterior até que seja corrigida), seguindo a excelente documentação do Arch/Manjaro, do que ter de instalar o sistema de raiz a cada 6 meses para desfrutar das novidades e correcções mais recentes.

        De resto é um paraíso, uma introdução muito suave ao Arch e o melhor de tudo, é instalar e esquecer por muito tempo hehe 😉

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Muito obrigado pela informação. Eu há tenho o manjaro por aqui, vou ter de o começar a “visitar” mais vezes. Abraço e mais uma vez obrigado

        2. Avatar de ElectroescadaS
          ElectroescadaS

          Eu ontem tinha formatado o meu sistema para usar o OpenSUSE mas ao fim de 3 horas desesperei. A minha gragica é uma ATI HD 4670 e após algumas buscas e sugestões por parte da comunidade do OpenSUSE no G+ lá descobri uns drivers. De repente fiquei com grafismos do tipo 640*480 e fiquei a olhar prá aquilo. Ainda tentei através do Facebook jogar alguma coisa antes desta instalação mas pedia-me o flash, não entendi a cena dos repositorios e tentei atraves do site da Adobe ver se me safava. Não consegui. Acho que me vou ficar pelo Windows o maximo de tempo que puder e depois logo se vê ou pelo menos até deitar a mão a uma gráfica nVidia…

          Linux para mim só para virtualizar mesmo.

          Também a verdade se diga eu quero mesmo é jogar online (e fazer algo mais mesmo) e o Windows para isso serve perfeitamente…

          Um abraço!

    2. Avatar de Weverton
      Weverton

      Manjaro é muito bom, depois de acostumar é difícil largar! 😀

  3. Avatar de Nelson
    Nelson

    Pessoal, ouvi dizer que 2014 era o ano do Linux no desktop!!!

    (Eheheheh)

  4. Avatar de godale
    godale

    É… linux Sempre. Podem me dar Windows de Graça. Não Deixo Linux Por NADA…

  5. Avatar de Shynkendo
    Shynkendo

    @José Alves,eu uso elementary+compiz,o que existe para instalar,instala,seja o flash,Adobe reader,o que for,e não é nada complicado.

  6. Avatar de outeiro
    outeiro

    Este “post” é sobre o mageia?
    Não parece…
    A propósito no Mageia pode escolher as seguintes interfaces gráficS: KDE, Gnome, Cinamon, XFCE.
    Pode instalá-las todas ou só uma.

  7. Avatar de Gonçalves
    Gonçalves

    Eu continuo no centos… só peca por andar um pouco atrasado nas versões dos pacotes, mas isso também é o que o torna extremamente estável.

  8. Avatar de Ricardo Gaio
    Ricardo Gaio

    Já experimentei Mageia, mas virtualizado. Gostei. Simples, atraente, …
    É o “sucessor” (fork) do Mandriva.
    Pena a Caixa Mágica não ter feito uma parceria com a Mageia…

  9. Avatar de Lugopt
    Lugopt

    Se eu quiser testar uma distro de Linux por dia, quantos anos vou precisar para as testá-las todas?
    E ainda assim, com tanta distribuição, o Linux tem 1% de utilização nos desktops…

  10. Avatar de brando
    brando

    Lugopt quem disse que têm 1% utilização nos desktop vc está enganado o mundo linux e grande e muitas pessoas utiliza o so
    por trata de segurança de rapidez.

  11. Avatar de Carlos
    Carlos

    Utilizo Mageia com o ambiente de trabalho Cinnamon,em minha opinião o sistema Linux mais estavel que ja utilizei, e olha que sou muito fã do Debian, tenho ele em um Desktop e me antendi muito bem.