Nokia lança atualização Black para Lumia com Windows Phone 8

59 Comentários

Nenhum sistema operativo pode parar os seus desenvolvimentos, sob pena de desaparecer. É este o principio base e é o que temos visto acontecer.

A Microsoft, sabe-se, está a preparar uma actualização ao Windows Phone 8, mas a Nokia antecipou-se e apresentou já para os seus dispositivos Lumia uma actualização que traz um vasto conjunto de novidades.

LumiaBlack_1

A actualização Lumia Black combina um conjunto de novas funcionalidades, melhorias, novas aplicações e actualizações de algumas já existentes. É trazida em conjunto com a Nokia e a Microsoft, para melhorar ainda mais a experiência de utilização.

Esta actualização apenas está disponível para dispositivos Nokia Lumia que tenham a versão 8 do Windows Phone instalada, é o culminar de algumas outras melhorias que a Nokia foi colocando nos seus equipamentos à medida que estes eram lançados.

Assim passa a estar disponível a todos os equipamentos um conjunto de aplicações e funcionalidades que revolucionaram e destacaram os equipamentos onde surgiram.

Uma dessas novidades é exclusiva dos Lumia e ainda não tinha sido mostrada em qualquer equipamento. Falamos da possibilidade de ter no Windows Phone pastas num Tile.

Podem assim tornar mais pessoal e organizado o ecrã Iniciar. Vão poder agregar numa pasta, associada a um Tile todas as aplicações similares.

LumiaBlack_2

Para além desta novidade, a Nokia destaca ainda algumas outras, que vão poder ser vistas imediatamente após a instalação do Lumia Black.

O Bluetooth LE passará a estar activo em todos os dispositivos, Nokia Beamer, que permitirá a partilha do ecrã com outros telefones ou com televisões com ligação à Internet, o Nokia Glance screen 2.0, que permite que consultem informação de forma rápida com o Lumia bloqueado, são apenas algumas das novidades.

Em termos de aplicações temos ainda o Nokia Storyteller, que permite relacionar fotografias com locais, Nokia Refocus, que permite criar efeitos nas imagens, e a Nokia Camera que tanto sucesso fez no Lumia 1020.

A Nokia disponibiliza um vídeo onde todas estas novidades são apresentadas em detalhe e que podem ver abaixo.

Para já, e segundo informações que a própria Nokia disponibiliza, apenas o Lumia 925 da Vodafone e o Lumia 1020, também da Vodafone e o genérico, têm disponíveis o Lumia Black para instalação. Os restantes equipamentos devem esperar que esta actualização fique disponível.

Se os vossos Lumia já suportam esta actualização então não percam mais tempo e instalem-na de imediato. As melhorias que traz melhoram o Windows Phone e a sua utilização, dando aos Nokia Lumia novas funcionalidades e aplicações.

Os dispositivos fazem a pesquisa semanal de actualizações, mas se preferirem podem forçá-la através do Phone update nas Definições.

Comentários

59

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Kingdra
    Kingdra

    Go go windows phone cada vez method, espero que a Microsoft continue assim.

    1. Avatar de Zé

      A noticia mais importante da semana para wp nao foi noticia aqui. O wp8.1 que sai para a primavera vai funcionar em todos os dispositios que tenham wp8.

      1. Avatar de NewJ
        NewJ

        Onde é que está essa notícia?

  2. Avatar de Celso Costa
    Celso Costa

    vamos lá ver para quando chega para o 820 da vodafone

    1. Avatar de paulo
      paulo

      Celso o meu 820 é da vodafone já recebeu a atualização

  3. Avatar de bruno correia
    bruno correia

    A atualização já esta disponível para o lumia 925 desbloqueado?

    1. Avatar de roberto bortoluzzi
      roberto bortoluzzi

      bruno correia, lumia 925 desbloqueado ja recebem as atualizações, acabei de instalar no meu lumia 925.
      5 estrelas

  4. Avatar de Nuno
    Nuno

    O meu 925 já está com a atualização, ainda ninguem mencionou que agora quando carregamos na seta para ir para as aplicações abertas, cada uma tem uma cruz e podemos fechar de imediato.

    Cump.

    Nuno

    1. Avatar de bruno correia
      bruno correia

      Nuno, essa funcionalidade já estava na versão ambar…

      1. Avatar de NewJ
        NewJ

        Estas a fazer confusão com alguma coisa

  5. Avatar de bruno correia
    bruno correia

    Já ta no meu lumia 925…

  6. Avatar de Carlos André
    Carlos André

    Aqui ainda nada no meu lumia 920, só a app pastas.

    1. Avatar de Pois
      Pois

      No site da nokia mostra quando estiver disponível.

      1. Avatar de thiago
        thiago

        Nokia storiteller funciona no meu l920

  7. Avatar de João Gonçalves
    João Gonçalves

    Também já corre desde ontem no meu Lumia 925.

    A ultima vez que vi só estava disponível para 925 e 1020. Hoje não sei se abrange mais algum…

  8. Avatar de Rodman
    Rodman

    Para lumia 920 desbloqueado? Alguma novidade?
    Cumprimentos

  9. Avatar de TeArs
    TeArs

    Alguma novidade para os Lumia 625 ?

  10. Avatar de David Ferreira
    David Ferreira

    Ah e tal quick glance….hmm deixa ver onde já vi isso…..lol

    nem se deram ao trabalho de mudar o nome xD

    epá alguem já esperimentou os updates? é assim tão lenta a sincronizacao com a tv?

    1. Avatar de Rochita
      Rochita

      É Glance screen…

    2. Avatar de Carlos
      Carlos

      Onde já viste isso?
      Em todos os Nokias?
      Se calhar é novito e não sabes mas TODOS os Nokias sempre mostravam o relógio quando estavam “desligados”.

      1. Avatar de Pois
        Pois

        Nem mais e o N9 da nokia que era o design do Lumia 800 tinha exatamente este tipo de glance screen.

  11. Avatar de Helder Coelho
    Helder Coelho

    Já cá canta no meu Lumia 925! 🙂

  12. Avatar de ttt
    ttt

    Tentem aderir ao programa de beta testers do wp8 e terao acesso a todas as novidades antes de serem oficiais 😉

    Got Black ha 2 meses no meu 920

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      Boas, Como Posso aderir a esse programa?

    2. Avatar de Pois
      Pois

      Penso que só tiveste foi o GDR3 e não necessariamente do Lumia Black. Posso estar em erro.

      1. Avatar de Bruno Coimbra
        Bruno Coimbra

        Não, estas correcto era so mesmo para o GRD3 e n para o black, alias quem tinha a aplicaçao lumia system updater aparecia lá, mas pelo que li a versao que ficavas não era a final e depois a actualizaçao tinha uns quantos problemas portanto n arrisquei.

        1. Avatar de Nome (Obrigatório)
          Nome (Obrigatório)

          O único problema é que perdes a garantia. Mas depois ao actualizar para a versão final, esse problema deixa de existir novamente.

          As actualizações fazem-se sem qualquer problema, não perdemos nada, é tudo bastante simples!
          A meu ver vale a pena actualizar, quanto mais não seja para podermos definir toques MP3 para alarmes e mensagens!

  13. Avatar de Mike
    Mike

    Já estava bom na versão Amber, agora está perfeito 😉

    1. Avatar de Bruno Mendes
      Bruno Mendes

      Sim, claro.

  14. Avatar de David
    David

    Não compreendo é pq é que após anos e com N sistemas operativos (moveis e não móveis) no mercado se levam imenso tempo a efectuar mudanças nos sistemas…

    Uma coisa banal é a criação de pastas…será que isso é assim tão trabalhoso que demore assim tanto tempo a efectuar essa actualização???

    Atenção que apesar de não ser utilizador so WP é um sistema pelo qual tenho mta curiosidade, contudo essas pequenas coisas é que me deixam um pouco tristes pq fazem com que o facto de ser já possível criar pastas seja uma coisa de outro mundo…e quem sabe até são uma versão nova do sistema operativo so por causa disso…

    Enfim…

    PS.: a crítica é para todos os sistemas…não só e apenas o WP

    1. Avatar de Nome (Obrigatório)
      Nome (Obrigatório)

      Na verdade a Microsoft quis simplificar ao máximo o seu sistema operativo e torná-lo diferente de todos os outros já existentes. E a coisa estava a correr bem até os utilizadores começarem a atafulhar o ecrã inicial com montes de ícones e mosaicos dinâmicos. Não faz sentido ter tanta tralha no ecrã inicial!
      Agora que temos pastas, que temos forma de forçar o fecho das aplicações, e que temos tantas outras merdinh@s, o WP arrisca-se a ficar igual ao que já existe no mercado… e isso não é bom, pois foi mesmo por ser diferente, inovador e simplificado que me mudei de Android para WP 8.

  15. Avatar de David
    David

    Nokia 1020 ou Note 3?

    1. Avatar de Nome (Obrigatório)
      Nome (Obrigatório)

      Depende. São totalmente diferentes e destinam-se a mercados ainda mais diferentes! Não há comparação!

      1. Avatar de David
        David

        Qual escolheriam? Se tivessem de adquirir um dos três!
        Nokia 1020 vs Nokia 1520 vs Note 3?

        E porque? 😉

        1. Avatar de Nome (Obrigatório)
          Nome (Obrigatório)

          Se o propósito é andar com um telemóvel de tamanho razoável e com uma boa máquina fotográfica, Lumia 1020.

          Tirar notas rápidas e usar u telemóvel como centro múltimédia, Lumia 1520.

          Trabalhar mais a sério, tirar notas com uma caneta no ecrã e ter uma máquina tudo em um, Note 3.

          Se fosse eu, escolheria o Lumia 1020, mas isso é uma opinião pessoal. Não uso o telemóvel para o trabalho e estou muito contente com a simplicidade e potência do meu Lumia 820.

  16. Avatar de David
    David

    Ou mm o Nokia 1520 vs Note 3???

    1. Avatar de NewJ
      NewJ

      Vê antes se preferes Android ou WP8. Eu prefiro a eficácia do WP8, para quem prefere mais opções em apps e costumizaçao e também mais confusão com mais probabilidades de mau funcionamento, nisso o Android não dá hipóteses.

      1. Avatar de Tiago
        Tiago

        Boas, discordo totalmente pois tenho wp e android e o wp está a dar muito mais problemas a nível de consumo de bateria e no dia a dia acho mais confuso a utilização do wp, tenho um lumia 920 que se revelou um cancro de problemas. Adquiri um iPhone e estou a gostar muito eu detestava os produtos Apple mas depois de utilizar sem dúvida que são fantásticos, bateria do iPhone 3 dias de uso, bateria do lumia nem um dia, bateria do meu android 2 dias. O meu lumia já foi para reparação 2 vezes e fica sempre igual começa a aquecer drasticamente drena a bateria em poucas horas na nokia dizem que é culpa do sistema operativo. Fartei- me da palhaçada.

        1. Avatar de David
          David

          Fui possuidor do Lumia 800, e o que me fez despacha-lo foi realmente a durabilidade de bateria, que me durava 1/2 dia, e a única coisa que fazia de mais na altura estava a organizar os contactos…
          è esse o meu receio, ter problemas com os WP! dai questionar e aguardar que as pessoas dêem feedback dos modelos!

          Pela net dão mta preferencia so Note 3!

          Mas por cá aguardo pelo feedback Tuga 😉

        2. Avatar de NewJ
          NewJ

          Lá porque tiveste problemas com o teu telemóvel, parece-me mesmo a exceção que confirma a regra, o grande feedback que se vê dos lumia wp8 é que têm grande qualidade e fiabilidade.
          Eu também uso os 2 e por isso a minha afirmação é mesmo baseada em experiência própria.

      2. Avatar de Bruno Mendes
        Bruno Mendes

        O WP é fluido e eficaz.

    2. Avatar de Bruno Mendes
      Bruno Mendes

      O WP é muito equilibrado. É simples de usar.

      1. Avatar de raz0r24
        raz0r24

        Já tive android (vários modelos). Agora estou com iPhone 4s e Lumia 620, a mim até me dura mais a bateria do Lumia que a do iPhone e o uso que dou aos dois, é basicamente o mesmo. Uma coisa (entre várias) que gosto bastante no Lumia é a função de poupança de bateria. Works like a charm! Mas como o NewJ disse: “parece-me mesmo a exceção que confirma a regra” até porque em Android sempre tive altas dores de cabeça (custom rom’s e roots e baseband’s etc (damn!)).

  17. Avatar de Bruno Mendes
    Bruno Mendes

    Ótimo. Aguardo que chegue rapidamente ao meu Lumia 920. As melhorias são sempre bem-vindas no Windows Phone, um SO que está cada vez mais maduro.

  18. Avatar de Ivo
    Ivo

    o nokia lumia 920 ja actualizou para a ultima versao ontem dia 13-01-2014 as 21:23horas. he he he – em termos grafico nada mudou loooool

    1. Avatar de Joao Pereira
      Joao Pereira

      O meu 820 tb actualizou graficos é tal como dizes mas a nível de autonomia olha que por esta hora ja so devia de estar com 40% e ainda tenho 70% parece bem

      1. Avatar de edson
        edson

        João De onde é o seu lumia,o meu 820 brasileiro ainda nada,fez via OTA ?

  19. Avatar de Miguel Martins
    Miguel Martins

    Já esta disponível para o Lumia 920 (Vodafone). Acabei de instalar.

  20. Avatar de Fabio
    Fabio

    será que vai chegar ao lumia 720? alguem me ajuda

    1. Avatar de irlm
      irlm

      hoje MEO 27-03-2014 disponivel

      1. Avatar de fabio
        fabio

        para o lumia 720 tmn? ainda nao chegou.

  21. Avatar de Rosana
    Rosana

    Pessoal acabei de instalar no meu 820… E foi através da atualização do próprio telemóvel

  22. Avatar de edson
    edson

    Rosana ! De onde é o seu lumia?

  23. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Boas,
    Alguém me sabe dizer se é possível aceder online ao backup das sms(a partir do Outlook ou do skydrive)?

  24. Avatar de Luís Pereira
    Luís Pereira

    O que honestamente acho lamentável é o facto de quem tenha as versões mais actualizadas do wp 7, não seja contemplado com actualizações deveras importantes. Ao fim e ao cabo, foram cobaias e agora estão amplamente limitados.

  25. Avatar de luana

    já tem uma nova atualização para o lumia 800? e verdade que já tem Windows 8.0 para o lumia 800??