Regresso da Experiência Windows com o Win Experience Index

5 Comentários

Parece ser ponto assente que a versão Windows 8.1 trouxe bastantes melhorias ao sistema operativo mais antigo da Microsoft. A verdade é que podemos afirmar que entramos num novo advento. No entanto algumas funções foram removidas como foi o caso do Índice de Experiência do Windows (WEI), que era nada mais do que uma simples ferramenta que ajudava a aferir a performance do nosso PC com o Windows.

Ora o ChrisPC Win Experience Index é uma ferramenta, em espécie de capricho, para os utilizadores que gostam deste tipo de informação, que permite voltar a obter a classificação do Índice de Experiência com o Windows relativamente à relação Hardware/Performance. Vamos conhecer?

chrispc-win.experience-index-00-pplware


Em suma, podemos afirmar que a acção de benchmarking apresenta-se exactamente da mesma forma como a prévia do Windows. Idealmente devemos encerrar todas as aplicações que tenhamos a correr e iniciar o nosso aplicativo.

A interface não podia ser mais simples, como aliás, se pode verificar pelo screenshot que apresentamos acima – muito similar ao antigo WEI. Para dar início aos testes basta clicar em RE-RUN THE ASSESSMENT e de seguida o programa realiza os seus vários testes, podendo demorar alguns minutos, tudo depende do nosso PC.

chrispc-win.experience-index-01-pplware

Terminadas as avaliações teremos acesso às pontuações obtidas por tipo de hardware:

  • CPU;
  • RAM;
  • Gráficos;
  • Gráficos para jogos;
  • Disco rígido.

A avaliação vai de 1 a 9.9 e destaca sempre a pontuação base mais baixa. No meu caso, como poderão verificar, obtive 5.4 no grafismo para jogos, ou seja, algo se passa com a minha GeForce GT425M…provavelmente drivers desactualizados – é o mais comum…ou então hardware mesmo de menor qualidade.

A principal questão que devemos ter em conta prende-se com a fiabilidade dos resultados, ou seja, se são calculados efectivamente como o fazia o Windows antigamente ou se temos algo diferente entre mãos. Na verdade, o Windows 8.1 não traz consigo o WEI como função no entanto o seu código foi mantido e o ChrisPC Win Experience Index faz o aproveitamento desse mesmo código, logo os resultados são credíveis. Evitado será dizer que os resultados podem ser subjectivos depende da perspectiva e em que tipo de benchmark queremos acreditar.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows 8.1
Download: ChrisPC Win Experience Index 1.05
Homepage: ChrisPC

Comentários

5

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Juliano Almeida
    Juliano Almeida

    A mim também me deu resultado baixo porque o programa baseasou se na Intel hd e nao na minha gt650m, pode ter acontecido o mesmo aí.

    1. Avatar de Jose
      Jose

      Ou é do Windows ou o programa foi mal feito.

      Um programa tão básico, não sei como acontece erros desses.

      Qualquer pessoa e capaz de fazer um programa destes, seria so correr o teste e o ir buscar os dados, coisa que o Windows tem e faz, apenas ocultaram, mas o código e a funcionalidade continuam la.

  2. Avatar de Miguel Batista
    Miguel Batista

    Penso que o WINSAT também funciona.

    WIN+R
    cmd
    winsat formal
    Ir ao ficheiro C:\Windows\Performance\WinSAT\DataStore\formal.Assessment (Initial).WinSAT.xml procurar por score
    http://goo.gl/9EH1EX

  3. Avatar de Joao
    Joao

    …”ao sistema operativo mais antigo da Microsoft” ?!?

  4. Avatar de Renato Martins
    Renato Martins

    Boa Noite!

    Ando com um pequeno dilema em relação ao meu computador fixo. Colocar-lhe Windows XP ou uma distro Linux? Nas propriedades do computador eu obtenho 3.6 no processador, 3.6 na RAM, 1.0 nos gráficos, 1.0 nos graficos de jogos e 5.2 no disco rigido principal. O computador esta equipado com um processador Intel(R) Pentium(R)4, uma memória RAM tem 768 Mb e com o windows 7 Home Premium de 32 bits o que faz deste menino um autentico caracol no que á velocidade diz respeito. Eu uso este PC simplesmente para ir á net e ultimamente para trabalhar com o Visual Basic Express e mesmo assim ele é extremamente lento. Alguma sugestão?! O que faço com esta amostra de computador?! Ainda tem Salvação?