Nexus 7 2013 – Unboxing e Análise

66 Comentários

Foi no verão passado que a Google apresentou a sua nova versão do Nexus 7. Produzido em parceria com a Asus, a segunda edição do Nexus 7 tem tido imenso sucesso graças à combinação poderosa de características técnicas e o seu baixo preço. Depois de alguns problemas iniciais, prontamente corrigidos pela gigante de Silicon Valley o Nexus 7 chegou em Outubro a Portugal, tendo-se verificado uma verdadeira corrida às prateleiras.

Este foi um dos primeiros equipamentos a correr o novo Android KitKat 4.4 e a sua relação qualidade/preço continua a invejar a concorrência. Chega então a altura de apresentar o já habitual “unboxing”, assim como algumas impressões captadas durante a utilização diária deste tablet.

nexus7_caixa_fita

Este é o tablet que vem dar reposta ao mercado dos tablets 7” com resolução Full HD. Com poderosas características de processamento, memória e desempenho gráfico, o Nexus 7 tem pouca concorrência quando olhamos para o seu preço.

Especificações Nexus 7

  • Tamanho: 200 x 114 x 8.7 mm (7.87 x 4.49 x 0.34 in)
  • Peso: 290 g (Wi-Fi), 299 g (LTE)
  • Processador: Qualcomm Snapdragon Quad-Core @ 1.5GHz
  • Bateria: 1 célula, 3950 mAh
  • Sistema operativo: Android 4.3 Jelly Bean (actualizável para KitKat 4.4)
  • Ecrã:
    • Tipo: LCD de Alta-definição, com tecnologia IPS sensível ao toque e com sensor para 10 dedos ,ângulo de visão de 178°, tecnologia anti-dedadas, e vidro resistente a riscos (1920 x 1200)  (~323 ppi de densidade)
    • Tamanho: 7″ (medido na diagonal)
  • Memória:
    • RAM: 2GB DDR3LM
    • Capacidade armazenamento 16GB/32GB Flash
  • Gráficos: Adreno 320
  • Câmara:
    • Frontal: 1.2MP
    • Traseira: 5.0MP
    • Gravação de vídeo: 1080p @ 30fps
  • Conectividade:
    • Wi-Fi: Sim ( 802.11a/b/g/n)
    • 4G: Sim, na versão LTE
    • Bluetooth: Sim
    • NFC: Sim
  • GPS: Sim, com Google Maps
  • USB: 1 porta micro-USB 2.0, Bluetooth 4.0
  • HDMI: Sim

O Nexus 7 de 2013 encontra-se disponível em três versões:

  • Wi-Fi 16 GB – cerca de 229€
  • Wi-Fi 32 GB – cerca de 279€
  • LTE (Wi-Fi, LTE, HSPA+) 32 GB – cerca de 369€

O design da caixa do Nexus 7 é suficientemente distinto das marcas concorrentes. Abrindo a caixa é possível encontrar uma série de itens:

  • Cabo USB
  • Carregador
  • Brochura de Garantia e Segurança
  • Brochura de Iniciação Rápida
  • Instrumento para a remoção do cartão SIM (apenas versão LTE)
unboxed
Todo o conteúdo da caixa de Nexus 7 2013 (versão Wi-Fi 32GB).

Primeiras impressões

Hardware

O aparelho é muito fino quando comparado com as marcas concorrentes, também muito leve e combina um design com toque Google e, ao mesmo tempo, Asus. É apresentado como uma só peça, sem tampas, compartimentos ou qualquer espaço vazio no seu interior, conferindo um manusear robusto e sem qualquer rangido, apesar do seu preço.

Não existem botões físicos, excepto os que alteram o volume e o botão ligar/desligar, pelo que os restantes 3 botões do Android são simulados pelo próprio sistema operativo, como é tradição da gama Nexus.

botoes
Muito fino e leve, e os únicos botões físicos disponíveis regulam o volume e ligam/desligam o equipamento.

Na traseira salta à vista o logo “Nexus”, sobre uma superfície com toque “aborrachado” mas robusto. A câmara traseira de 5 MP não inclui flash mas tira fotos suficientemente boas para um tablet. Veja aqui exemplos de fotografias tiradas pelo Nexus 7.

traseira

Na traseira encontram-se também um par de colunas estéreo, em cada extremidade, conferindo um som de alta qualidade e a um volume consideravelmente alto e bem definido. Em baixo está presente a porta micro-USB e em cima uma ficha 3.5mm para uns vulgares auriculares estéreo.

entrada_usb

 

A única (e mais chata) desvantagem do Nexus 7 é, na minha opinião, a falta de um slot de cartões SD, o que impossibilita a expansão da capacidade de armazenamento. Por esta razão, a versão 16GB revela-se algo curta, mas mesmo com 32GB é preciso utilizar alternativas como discos externos ou armazenamento na cloud.

camara_traseira

Na frente tem-se a câmara frontal de 1.2 MP, ideal para video-conferência (qualidade muito boa comprovada no Hangouts e Skype) e o sensor de luminosidade, que permite ao ecrã regular automaticamente o brilho.

camara_frontal

Finalmente, o fantástico ecrã IPS de alta resolução (Full HD @ 1920×1200 píxeis) com excelente contraste e brilho. Os 323 píxeis por polegada representam uma densidade acima daquela que o olho humano consegue distinguir, comparando-se com o ecrã Retina da Apple.

chrome_artigo_caixa
Com tamanha densidade de píxeis, ler uma notícia, um jornal ou mesmo um livro é realmente confortável.

Relativamente às 7 polegadas de tamanho de ecrã, posso afirmar com toda a certeza que não sentirão falta de mais espaço. O tamanho do Nexus 7 é realmente prático, suficientemente pequeno para caber em qualquer lado e de fácil transporte, como se dum caderno se tratasse (aconselho a compra daquelas capas-livro protectoras). Dada a sua alta resolução, é possível ler a olho nu até a letra mais pequena, sendo completamente dispensável um ecrã maior. Até para quem gosta de jogar, é bem mais fácil manusear um tablet de 7”.

nexus7_vs_sgs
A comparação de tamanho entre um Google Nexus 7 2013 de 7” e um Samsung Galaxy S de 4”.

Software

O sistema operativo incluído no Nexus 7 é o Android puro, ou seja, sem qualquer modificação por parte do fabricante. A principal vantagem de um equipamento Nexus, é que este terá garantidamente sempre a última versão do Android, mal esta seja lançada. Isto porque a própria Google desenvolve as novas versões do sistema operativo para estes dispositivos.

home_caixa
A versão original do Android KitKat 4.4 vem incluída no Nexus 7 2013.

O Nexus 7 2013 tem, por isso, o Android KitKat 4.4, a última versão disponível do Android. Escusado será dizer que o desempenho do sistema operativo é extremamente rápido e fluido, basta lembrarmo-nos do poderoso Quad-Core e os 2GB de RAM. Este é um tablet ideal para produtividade, multimédia e também para os fãs dos jogos mais exigentes.

apps
Com mais de uma centena de aplicações instaladas, o Nexus 7 continua rápido e fluido.

Outra grande vantagem de um tablet é a utilização do modo “paisagem”, sendo particularmente útil em aplicações já desenhadas a pensar nesta orientação, como é o caso da nossa aplicação Pplware, disponível na Play Store.

chrome_artigo1
A aplicação oficial do Pplware no Android a correr no Nexus 7.

Autonomia

A versão Wi-Fi de 32 GB consegue durar entre 2 a 3 dias, dependendo do grau de utilização, isto considerando que todos os sensores estão ligados. É natural que a versão LTE (4G) tenha uma autonomia bem mais baixa.

Conclusões

Este é, sem dúvida, uma excelente compra para quem pretende o melhor tablet de 7” do mercado. Performance e actualizações do sistema operativo garantidos são mais do que simples vantagens. Com uma boa qualidade de construção e um ecrã espectacular, o Nexus 7 2013 só peca por  não incluir uma ranhura para cartões SD. Esta é uma política da Google, que já vem do tempo da sua versão anterior, de 2012.

Em estilo de conclusão, a recomendação é simples: é, na minha modesta opinião (e da equipa) o melhor tablet 7” do mercado considerando a sua qualidade-preço, com grande ênfase na parte da qualidade. Fez furor em 2013 e em 2014 ainda tem muito para dar.

 

Agradecimento especial ao Henrique Dias pela ajuda no artigo.

 

Comentários

66

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nelson
    Nelson

    Achei um tablet muito bom 🙂 Na minha opinião o único melhor são os novos tablets da samsung, em relação a este nexus 7 quando o tive achei-o demasiado alto 🙁 Mas muito bom à mesma

  2. Avatar de Goldorak
    Goldorak

    Comprovo! Fui um orgulhoso utilizador do da versão de 2012 mas este está “mais à frente”.

  3. Avatar de Pedro
    Pedro

    Tenho o nexus 7 “antigo”. Acho-o muito bom e nunca me falhou. é a versao que dá para utilizar cartoes de internet 3G e assim, acho que se chama LTE, e a unica coisa mais “fraca” é mesmo a bateria, mas apenas se gasta rapidamente se a utilizarmos com apps pesadas.

    1. Avatar de Christophe
      Christophe

      Boa noite, procura um kernel melhor que o stock. Existem algumas alternativas para o 4.4.2 no que respeita a kernel.

      Cumps,

      Christophe Silva

  4. Avatar de Anónimo
    Anónimo

    Se não fosse o facto das colunas terem ruído era um equipamento quase perfeito.

    1. Avatar de Sérgio V. V.
      Sérgio V. V.

      O meu não tem esse problema.

    2. Avatar de Martins
      Martins

      nem o meu.

    3. Avatar de David Monteiro
      David Monteiro

      Depois da actualização para a versão 4.4.2, o meu deixou de fazer.

    4. Avatar de Diogo
      Diogo

      é das bolachas maria.

  5. Avatar de Anónimo
    Anónimo

    O ruído só é perceptível nos três primeiros níveis de volume, de qualquer forma se quiserem saber mais sobre o assunto podem ler isto -http://productforums.google.com/forum/#!topic/nexus/lcmn3a5WWSs%5B1-25-false%5D

  6. Avatar de Gonçalo Silva
    Gonçalo Silva

    Comprei um agora no natal e até agora nunca me falhou!
    É rápido, cómodo e principalmente tem o Android original 🙂

  7. Avatar de VARANDA da EUROPA
    VARANDA da EUROPA

    Agradeço informação, há diferença de consumo de bateria, entre ter instalado o Android 4.1.2 (Jelly Bean) ou 4.2.2 ?
    Muito Obrigado.

    1. Avatar de Sérgio V. V.
      Sérgio V. V.

      Quanto a isso não sei, porque da primeira vez que o liguei actualizei logo para a versão 4.4. Mas sei que a bateria do meu dura em média dois dias e por vezes três; embora lhe dê mais uso mais intensivo à noite.
      Tem uma autonomia excelente – ainda ontem vi um filme de cerca de duas horas pelo Netflix e não chegou a gastar 20% da carga. E mudar o RunTime para ART também ajuda na autonomia.

  8. Avatar de Pedro Sa
    Pedro Sa

    instalei a vossa aplicação no nexus 7 2013 com a versão 4.4.2, não aparecem noticias mesmo quando actualizo.

    1. Avatar de Ana Narciso

      Aqui funciona sem problemas… experimenta limpar os dados da aplicação (e cache) e vê se o problema persiste.

  9. Avatar de jaime
    jaime

    Vou ser muito sincero… Qual é a lógica de ter um tablet android? O.o
    Para isso compro um telemóvel android que faz a mesma coisa e é mais portátil O.o
    Não entendo .. =/

    1. Avatar de Patricia
      Patricia

      Para pessoas como eu que gostam de utilizar os telemóveis dentro dos bolsos, por isso estes têm que ser pequenos mas que precisem de algo para aceder a internet, fazer trabalhos rápidos, sem ter que andar com o pc atrás, que é muito pesado e grande (no meu caso que gosto de pc’s com ecras grandes), por isso o tablet para mim faz todo o sentido, pois e um intermédio entre o telemóvel e o pc.

      1. Avatar de jaime
        jaime

        É justo …
        Mas não faz muito mais sentido então usar um tablet com um SO tipo windows ou iOS que, para mim, são muito mais completos O.o Digo eu … É que um tablet android acaba por fazer o mesmo que um telemóvel, mas vá eu entendo que não seja tão pratico e cómodo de usar devido ao tamanho do ecrã.

        1. Avatar de diogo
          diogo

          Tanto IOS e Android são iguais em tablet / telemóvel.. É uma questão de gosto o IOS é mais dummy proof o Android tem mais funções e opções devido a grande comunidade de devolopers que tem. Ainda por cima num nexus com bootloader desbloqueado e fácil mudar ROMs kernels multiboot e ate mudar de sistema operativo..

    2. Avatar de Rochita
      Rochita

      Qual é a lógica de ser windows ou ios também? A tua pergunta não faz sentido algum

      1. Avatar de jaime
        jaime

        Rochita, acaba por ser a minha opinião e vale o que vale .. Mas pelo que vejo de pessoal que tem tablets android acabam sempre por chegar á conclusão que um tablet android é um telemovel com um ecrã maior e um preço inflacionado ..
        A nivel de produtividade um tablet com windows por acaba por ser uma ferramenta que realmente cumpre a função de proporcionar uma experiência eficaz na ponta dos dedos.
        Acabei por falar de iOS, no entanto, na minha opinião acaba por ser a mesma coisa que android.
        Tudo bem que a nivel de desenvolvimento de software livre o android esta a crescer a olhos vistos mas, para mim, faz exactamente o mesmo que um telemovel :/
        Pode não ter lógica, se não tiver peço desculpa, mas é a minha opinião pessoal

        1. Avatar de Rochita
          Rochita

          Não percebi é do porquê nesse raciocinio retirares o ios ou windows da questão, atenção que não estou a defender ninguém. Acho que isso dos tablets terem preço inflacionado é mentira. Tenho um tablet dual-core 1.8 que roda tudo sem lag e não me custou mais de 100€ (não foi cá que o comprei), diz-me qual o smartphone android de 100€ que não se arrasta…
          O objetivo de ter um tablet, pelo menos para mim… é apenas ter um aparelho multimédia com um ecrã de grande dimensão mas que no entanto é bastante portátil. Não gastava mais de 150€ num isso é certo.
          Outra mentira é dizerem que não têm utilidade, porque têm. Cada um têm necessidades diferentes e no meu caso apesar de não ter um tablet de média/topo de gama realiza muitas das funções que necessito regularmente. Ler, ouvir música, ecrã secundário na realização de alguma tarefa num computador (útil para tuturiais pdf), leitor de dwg´s, até para apresentações já utilizei, tenho um lumia 800 que adoro, mas para navegar na internet uso mais regularmente o tablet… android pode não ser o melhor s.o., mas realiza bastantes funções por um preço baixo. Claro que preferia ter um ipad air ou surface pro, mas sejamos razoáveis e não exigemos demais de uma máquina de 100€.

          1. Avatar de jaime
            jaime

            Lá está .. eu dei a minha opinião pessoal 🙂
            Eu, por exemplo uso um tablet, que neste momento, substitui o meu portátil e o meu desktop …
            Quando diz que usa o tablet como um dispositivo multimédia concordo plenamente com o tamanho do ecra, portabilidade e etc. Mas conheço muito boa gente que pensava que faria o mesmo que um pc faz e acabou muito desiludido. Aliás, o raciocínio do preço inflacionado é mesmo de um dono de um tablet android.. E sim, um tablet android de 100e mandado vir de la de fora dá uma abada a um smartphone de 100e nada contra

          2. Avatar de Rochita
            Rochita

            Chegamos a um consenço xD

          3. Avatar de Victor
            Victor

            Está tudo dito.

    3. Avatar de Malik

      Apesar de terem o mesmo sistema operativo, os tablets e smarphones android apenas fazem a mesma coisa em teoria.

      Um smartphone é mais portátil, pode fazer chamadas e dá mais jeito para ouvir musicas.

      Um tablet tem um maior poder de processamento, pode, em alguns casos substituir o computador dado que é mais portátil do que um computador e dá para navegar na internet, ler livros ou ver filmes com maior facilidade do que no smartphone.

      Isto depende muito do estilo de vida e da idade das pessoas, tu podes não encontrar utilidade suficiente num tablet para justificar a compra de um mas há quem encontre.

      Aproveito para agradecer à Ana e ao Pplware por esta análise, estava a pensar em comprar um Nexus 7 e este artigo ajudou-me.

      1. Avatar de jaime
        jaime

        Era uma resposta destas que procurava 🙂 Obrigado

        Mas pronto, quando diz que “pode, em alguns casos substituir o computador dado que é mais portátil” .. Um tablet com windows substitui literalmente um computador .. é só por ai que me mete um pouco de confusão.
        Para mim, por exemplo, só se justifica comprar um tablet se for windows porque substitui o meu portátil e quando ligado a um monitor, rato e teclado, chega a substituir o meu desktop. Mas isso sou eu.

        Mais uma vez obrigado pela resposta.
        Bom fim de semana

        1. Avatar de Malik

          Ainda bem que pude ajudar Jaime!

          Já tive a felicidade de trabalhar com diapositivos com iOS e Windows 8 e a impressão com que fiquei foi a de que a sensação descrita por ti é uma ilusão.

          Como assim ilusão? É fácil! A Microsoft teve a ideia genial de levar o sistema operativo mais utilizado na maioria dos computadores pessoais para os tablets, enquanto que a Apple e a Google levaram os seus sistemas operativos para smartphones.

          Se tivermos em conta que tanto o iOS como o Android tem alguma inspiração no Symbian da Nokia chegaremos à conclusão que tanto o Symbian como o Windows já eram utilizados por milhares de pessoas antes dos tablets terem sido sequer criados, no entanto um servia para telemóveis que tinham muito menos poder que um computador, e, onde não se encontravam ferramentas como o word, o powerpoint ou o excel, isto pode criar uma ilusão principalmente nas pessoas com mais de 20 anos.

          Se passarmos pela App Store ou pela Google Play, basta procurar um bocado para encontrar ferramentas semelhantes ou iguais às utilizadas no Windows 8.

          Peço desculpa pelo testamento mas não me consegui exprimir da forma certa com menos linhas de texto.

      2. Avatar de Victor
        Victor

        Também está tudo dito.

  10. Avatar de major
    major

    E muito bom para um tablet eu tenho algo parecido o memo da asus

  11. Avatar de nexus
    nexus

    Foi considerado o segundo melhor gadget de 2013 pelo CNET http://www.cnet.com/cnet100/

  12. Avatar de Anónimo
    Anónimo

    Muito bom, muito bom – excelente, diria mesmo

    Mas atenção… cuidado com o ecrã (e cuidado com a ASUS).

    Um simples arranjo do ecrã partido – fora de garantia – custou-me 215 €(muito perto do valor do tablet) e pior… teve de ir até à República Checa (onde se situa o Centro de Reparações ASUS) e só mais de um mês depois mo devolveram.

  13. Avatar de bruno
    bruno

    Finalmente, aqui está a minha N 7 2013/NFC/32 GB/4G/4.4.2 chegou sem me avisar em casa o que uma surpresa, e eu imediatamente utilizado de surpresa depois de alguns minutos ele pediu senha 4.4.2 e por favor, Ms. Google fez como você instalar você passar pequenas de 5 minutos eu já tinha minha kitkat é bom eu sou ganancioso eu amo doces, bom para o resto do parecer um amador I podemos assegurar que este modelo 2013 é um bom reserva, muito rápido puro android fluido suavemente desliza ela sozinha jogos de vídeo motor de busca rápido como eu disse antes este modelo é uma reserva. Aqui, então, movimentar-se rapidamente comprei-o, se você não sabe o que perdeu.

  14. Avatar de Jaime Cunha
    Jaime Cunha

    Tenho um e gosto imenso. Só tenho um problema, se alguém me puder ajudar agradeço.É que não consigo ler nele uma pen usb, já comprei um cabo OTG mas ainda assim não dá.

    1. Avatar de André Afonso
      André Afonso

      Tive o mesmo problema, mas após alguma pesquisa descobri o programa Nexus Media Importer (app paga mas vale a pena), e com ajuda de alguns vídeos do youtube resolvi esse problema.

      1. Avatar de Christophe
        Christophe

        Boa noite, ou tens também esta app :

        Nexus USB OTG FileManagerTrial

        Penso que não seja necessário root.

        Cumps,

        Christophe Silva

    2. Avatar de Telmo Viana
      Telmo Viana

      pois.. ou pagas a app nexus media importer ou fazes root

    3. Avatar de Christophe
      Christophe

      Boa noite Jaime, realmente a app “Nexus media importer” é muito boa para quem não fez root.
      Se tiveres root no teu tablet usa esta “StickMount” , cria uma drive visivel no teu file manager (ex : ES Explorador de Arquivos ).

      Cumps,

      Christophe Silva

  15. Avatar de Sérgio V. V.
    Sérgio V. V.

    Amigo, precisas disto:
    https://play.google.com/store/apps/details?id=com.homeysoft.nexususb.importer&hl=pt-PT
    É o que eu uso.
    Há também um outro software gratuito por essa internet fora para quem tem root cujo nome não me recordo; uma pesquisa rápida pelos fóruns android e encontra-se facilmente.

    1. Avatar de Sérgio V. V.
      Sérgio V. V.

      Jaime Cunha, esta resposta é para ti. Enganei-me e, em vez de responder, criei um comentário novo. 🙂

      1. Avatar de Jaime Cunha
        Jaime Cunha

        ok eu percebi. obrigado pela informação.Já estou a tratar disso.
        cumps.

  16. Avatar de Nuno Gonçalves
    Nuno Gonçalves

    Não compensa hoje em dia porque consegue-se um iPad mini a 299€, e ficam muito mais bem servidos.

    1. Avatar de Malik

      Olha que não sei Nuno, na minha opinião a relação preço/qualidade do Nexus é superior. Eu tenho um iPhone 4 e aprecio a Apple, no entanto acho que está na hora de me aventurar no mundo Android, e vou fazê-lo com o Nexus 7.

    2. Avatar de Nelson
      Nelson

      Não sei porque dizes que ficam muito mais bem servidos. No nexus 7 temos um processador bom, um ecrã excelente, e uma boa memória Ram. Eu tenho o novo Ipad mini retina, e a nível de cores, achei horrível, já tive um ipad 4 e era melhor que o mini, a nível de OS, o ios não tem personalização e É MUITO BLOQUEADO. Para além de que no Nexus 7 temos muitas atualizações.

      1. Avatar de Christophe
        Christophe

        Boa noite, em relação ao ipad mini não ter personalização é incorrecto, com jailbreak e winterboard que já saiu para a versão do ios 7 consegues muita personalização.

        Cumps,

        Christophe Silva

        1. Avatar de Nelson
          Nelson

          Olá. Evidentemente que com jailbreak existe muita personalização… Mas o problema é que muita gente não o sabe fazer, por isso torna-se um processo complicado.

          Obgd

          1. Avatar de Christophe Silva
            Christophe Silva

            Boa tarde, em relação ao processo a situação é idêntica a outros processos, nada como uma pesquisa no google e penso que a dificuldade diminui.

            Cumps,

            Christophe Silva

    3. Avatar de Sérgio V. V.
      Sérgio V. V.

      Prefiro Android, mas já vi comparativos entre o N7 e o iP mini e o N7 ganha em quase todos os aspectos. É considerado pela crítica da especialidade como o melhor tablet pequeno do mercado. E, ainda por cima, está a um preço que bate a concorrência.

    4. Avatar de Christophe
      Christophe

      Boa noite, eu tive um ipad mini, o meu problema foi usar o ipad mini numa rede wireless com proxy autenticado com bloqueio de algumas portas, só conseguia usar o browser e pouco mais. Com o nexus uso uma app que se chama proxydroid na qual consigo utilizar todas as apps (ex: store, gmail, g+) nesta net.

      Considero o mini ipad muito bom em alguns aspectos, mas não consigo enjoar deste novo nexus 7, é realmente muito bom e para quem queira alargar horizontes aconselho a visitarem o site “http://nexus7.wonderhowto.com/” (pplware desculpem senão for permítido posts de sites), tem vários moods que são possíveis de realizar sem flashar nada.

      Cumps,

      Christophe Silva

  17. Avatar de Lopes
    Lopes

    Parece Interessante,mais um para analisar,neste momento ando a pensar em comprar uma tablet e ando dividido entre o Ipad mini e o tablet da Samsung,
    A samsung tem neste momento 2 mais valias a PEN e consegue-se preço melhor qque o Ipad mini.
    O Ipad vale pela Store.
    Vamos ver …..qual vou escolher..

    1. Avatar de Malik

      A Amazon.es e a Redcoon.pt tem optimos preços, vou comprar um Nexus 7 novo em folha por 225€.

  18. Avatar de Gabriel Pinto
    Gabriel Pinto

    Tenho um já a uns 2 meses acho que o meu maior erro foi fazer o novo update do android. A nova actualização tem uns conflitos com a função multi-touch. E arranjar capa que seja decente aqui em portugal e quase impossível, escolha é mesmo no eBay por 5 euros, mas em geral estou satisfeito.

    1. Avatar de Christophe
      Christophe

      Boa noite, sairam novas capas para o nexus 7 2013, consulta o amazon.

      Cumps,

      Christophe Silva

      1. Avatar de Rui Marques
        Rui Marques

        Adquiri recentemente um Nexus7 2013 Wi-Fi.
        Sérá que me podias enviar algumas sugestões de capas e proteção do ecrã?
        Abraço.

  19. Avatar de joao vilar
    joao vilar

    Gostava de ver uma analise ao Tegra Note 7 da Nvidia.

    esse sim o tablet 7 mais rápido do mundo, quiçá o mais rápido entre os tablets 🙂

    com um custo estimado de 200e e o poderoso Tegra 4!!

  20. Avatar de Malik

    Pessoal, fiz um post mais elaborado tendo em conta a resposta que dei ao Jaime, adorava que passassem por lá e comentassem se gostarem do que leram: http://eumalik.blogspot.pt/2014/01/tablet-vs-smartphone-qual-comprar.html

  21. Avatar de Christophe
    Christophe

    Boa noite, tenho uma dúvida, o meu nexus 7 lte no bootloader aparece a informação que é a versão deb (LTE) mas na versão bootloader aparece a versão flo (wifi), será isto um erro ou algum problema com o bootloader?

    Cumps,

    Christophe Silva

  22. Avatar de Christophe Silva
    Christophe Silva

    Boa tarde, não sei se já ouviram falar do sistema “ART” que está disponível na opção developers (nas definições), há quem diga que no kitkat está mais rápido do que o sistema dalvik para o nexus 7 2013.
    Conclusão andei a pesquisar na internet e verifiquei que também o sistema dalvik (ideal para quem usa o xposed framework) também alguns optimizações disponíveis e de grande mais valia.
    Testes efetuados por mim no Nexus 7 2013 LTE:

    Antutu utilizando o sistema (ART) – 21800
    Antutu utilizando o sistema (Dalvik) – 21430
    Antutu utilizando as duas librarias optimizadas no Dalvik – 26800

    Quadrant com sistema Dalvik optimizado c/librarias – 9640

    Estas duas librarias estão disponíveis aqui (peço desculpa senão for permitido postar links externos) :

    http://forum.xda-developers.com/showthread.php?t=2555684

    Espero que vos seja útil estas librarias, para mim foram e noto bastante na performance do meu novo nexus, além disto, utilizar o sistema Dalvik era importante visto utilizar o xposed framework que permite modificar o sistema com modulos sem andar a fazer flash.

    Só me resta pedir ao pplware caso seja viável fazerem uma review destes tweaks que andam por aí para este maquinão.

    Cumps e obrigado pela vossa review.

  23. Avatar de Pedro Dias
    Pedro Dias

    É assim vou investir num tablet tenho vários anos de utilização de android e só mexo em ios raramente em telefones e tablets de amigos mas sempre fui um apaixonado pelas cenas da Apple, embora nunca ter comprado nenhuma (apenas um ipod que o perdi na casa de banho do continente –‘ e o iMac da minha mãe).
    Já vi centenas de vídeos de comparação mas não me consigo decidir, já visitei muitos fóruns como este (vejo o pplware todos os dias) e li todos os comentários mas cada vez que visito um site fico com uma opinião diferente, ou seja as pessoas tanto dizem que o nexus é o tablet como falam que compensa comprar um iPad mini 2.
    A pergunta é, tendo em conta o preço muito mais elevado (não é problema embora se comprar o iPad só para o mês que vem que é quando recebo) será que vale a pena comprar o iPad e claro fazer jailbreak, ou o nexus e meter uma rom (talvez a cyanogem por receber bastantes updates)??
    Gosto muito de android (embora ter um xperia go que é um bocado lento), e então se for rápido ainda melhor, mas o ios é simplesmente lindo, no entanto sei de tudo o que posso fazer em ambos, tanto a nível de costumização de sw como a nível de instalar jogo e cenas.
    A razão da compra é ter um tablet para usar dia-a-dia no metro e autocarro e em casa, e jogar muitos jogos, navegar na net, etc etc.
    Gostava que respondessem claramente por favor que estou bastante confuso embora estar mais inclinado para o nexus 7 :p mas querer comprar um produto apple de jeito pela primeira vez, contudo, nao quero cometer o erro de depois saber que era melhor o outro produto.
    Obrigado, e espero vários feedback’s e respostas 😉

    1. Avatar de Victor
      Victor

      Olha Pedro, não sou um expert como os aqui comentam, todavia posso dizer o seguinte: tive um windows como quase toda a gente que compra computador. quando pesei adquiri um portátil, um funcionário da FNAC Clinica, com quem conversava, conseguiu incutir-me no espírito comprar um iMac. Confesso que fiquei assustado com a mudança do sistema operativo. Em 8 dias tudo estava ultrapassado. Depois disso comprei um MacBook Pro e já lá vão alguns anos. É um sistema operativo muito eficaz, resistente aos vírus, muito intuitivo e sobretudo se tiveres algum problema, telefonas para Braga e a Apple resolve-te as dúvidas muito simpaticamente e com elevado conhecimento técnico. Mesmo para além da garantia – tel. 800207758. Não questiono o NEXUS 7 que me parece muito interessante, mas a construção da Apple e o resto, é indiscutível. É caro. Pois é…

  24. Avatar de Victor
    Victor

    Gostaria, na medida do possível, que alguém me explicasse se é possível aceder num Nexus 7 (2013) conteúdos por wi-fi num disco externo formatado no Mac?
    Obrigado.

  25. Avatar de Ricardo magalhaes
    Ricardo magalhaes

    Cumprimentos a todos, adquiri um nexus 7 LTE e estou muito satisfeito no entnato , tenho um problema relativamente á não utilização para fazer chamadas. Quando adquiri questionei se efectuava chamadas GSM e enviava mensagens tal como no Samsung galaxy tab 3 que tinha. Informaram que sim mas não sei como. Já li posts que dizem que sendo um tablet n faz chamadas como um smartphone no entanto, tal como referi, o tab3 ou o phonepad fazem. Alguém sabe como poderei fazer pela !eu multisim TMN colocado no nexus?

  26. Avatar de Eustáquio Rangel

    Eu não compro mais nada da Asus. O meu Nexus 7 deu problema em menos de 1 ano de uso, a Asus custou a admitir ele na garantia, e quando admitiram, perderam o aparelho:

    http://eustaquiorangel.com/posts/a_asus_sumiu_com_o_meu_tablet_nexus_7_

  27. Avatar de pedro ferreira
    pedro ferreira

    Boa tarde !! Fiz ultima actualização de software no Meu nexus 7 2013 LTE 32 g e não me faz rotação automática do ecrã ! Alguém pode ajudar a resolver ? Nunca fiz root ! E tenho o um programa que é imprescindível e não posso ter de volta gratuito se o formatar warez tuga . obrigado

  28. Avatar de pedro ferreira
    pedro ferreira

    Boa tarde !! Fiz ultima actualização de software no Meu nexus 7 2013 LTE 32 g e não me faz rotação automática do ecrã ! Alguém pode ajudar a resolver ? Nunca fiz root ! E tenho o um programa que é imprescindível e não posso ter de volta gratuito se o formatar warez tuga . obrigado !! Grande tablet !! O melhor do mercado para mim