solydx – O poder do Debian com a leveza do Xfce

6 Comentários

Apesar de já termos apresentado o nosso TOP distribuições Linux em 2013 (Parte I, Parte II) o Pplware continua empenhado em trazer aos leitores o melhor que se faz neste mundo “alternativo” aos sistemas proprietários.

O Debian (base do Ubuntu e outras distribuições conhecidas) foi sem duvida um dos sistemas que marcou o ano de 2013. Hoje, através do nosso leitor Luís Trindade, sugerimos o solydx.

solyd_00

O solydx é uma distribuição Linux baseada no Debian que vem com o ambiente gráfico Xfce (um dos ambientes gráficos mais leves). Esta distribuição foi criada para oferecer todo o poder do Debian, mas ao mesmo tempo ser leve e simples de utilizador.

solyd_01

Relativamente ao software, esta distribuição vem apetrechada de muito bom software (Firefox como browser,Thunderbird como cliente de e-mail, VLC como player, Steam Installer, etc etc) mas também de funcionalidades que permitem uma fácil interacção e configuração de todo o sistema.

solyd_2

Segundo dados que constam do site do projecto, a versão de 32 bits do solydx usa em média cerca de 160 MB de memória RAM e necessita de 3.5 GB em disco para a instalação do sistema. Para a versão de 64 bits o sistema usa em média 225 MB e necessita de 3.8 GB de memória secundária.

solyd_03

O solydx está também disponível com o ambiente gráfico de trabalho KDE (solydxK). Vamos agora testar melhor esta distribuição que nos parece, à primeira vista, realmente muito leve e estável.

Download: Escolha aqui a sua versão

Homepage: SolydX

Comentários

6

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de João

    Uma boa distro, pena que ainda não consiga-se driblar o secure boot, não estaria com o firefox a travar em um windows 8.1 neste momento…

  2. Avatar de macgyver
    macgyver

    Boas
    João podes sempre desligar a secure boot na bios e passar para legacy e aí penso que essa distro ja funciona.
    Penso que esta é uma das maneiras de contornar o secure boot.
    cumps
    Bom Ano Novo

    1. Avatar de Nome
      Nome

      UEFI e não BIOS 🙂

  3. Avatar de augusto
    augusto

    Sou utilizador ubuntu desde a versão 10.04.
    Atualemente utlizo 12.04 lts no laptop toshiba e a 10.04 no magalhaes da milha filha (ambos com look mac).
    No pc antigo que tinha na cave intalei o Solydx e fiquei muito bem impressionado, aproveitei para colocar o Musique.
    funciona que é uma maravilha.

  4. Avatar de Renan Almeida
    Renan Almeida

    Alguém conseguiu deixar o SolidX ou SolidK em Pt-br ou mesmo Pt-Pt?

  5. Avatar de paulo
    paulo

    olá!
    Excellente distro,é um mint Debian simplificado super fácil de usar e actualizar,muito leve mesmo no kde (que eu uso ),EXPERIMENTE VÃO GOSTAR.