Chegou o SteamOS da Valve – A Revolução vai começar

26 Comentários

Os jogos vão mudar-se para a TV

Em Setembro informamos aqui que a Valve se preparava para lançar um novo sistema operativo gratuito, baseado no Linux e que seria adaptado para o segmento das TVs. Baptizado com o nome de  SteamOS este SO iria combina a arquitectura do kernel Linux com a experiência de jogo criada para os grandes ecrãs.

Passados três meses..em plena sexta-feira 13……eis que chegou o SteamOS…a Revolução vai começar !

steamOS_02

Com este “novo” conceito, a Valve refere que a partir de agora os jogadores já não precisam de sair de perto da família, dos amigos, pois podem jogar onde quiserem.

O SteamOS funcionará em qualquer computador, com a vantagem de poder tirar partido dos grandes ecrãs (exemplo TVs).

steamOS_05

Além das características referidas, a Valve diz ter alcançado aumentos significativos ao nível do desempenho gráfico e que agora estão a trabalhar no desempenho no que se refere ao áudio com o objectivo de reduzir a latência  dos dispositivos de entrada.

O sistema irá permite também conteúdos on-demand e a  Valve já fez saber que está a negociar com os principais serviços de entretenimento.

steamOS_04

A instalação desta versão é só aconselhada a quem domine Linux pois, segundo a Valve, o processo é complexo (O Pplware apresentará brevemente um tutorial).

Os utilizadores com menos experiencia no Linux devem esperar até 2014. Está também previsto que hoje a Valve entregue os protótipos das Steam Machines aos 300 utilizadores com residência nos Estados Unidos.

Download: SteamOS

Homepage:SteamOS

Comentários

26

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedrito
    Pedrito

    Excelente notícia 😉

  2. Avatar de Vítor Silva
    Vítor Silva

    Boas, acho que há problemas com os servidores de download –‘

    Mas é uma boa noticia 🙂

  3. Avatar de Almeno Rocha

    Na página oficial em PT ainda não está para download…. Estou desde ontem à espera… E a máquina para o S.O. também… 🙂

  4. Avatar de Almeno Rocha

    Ainda estou para descobrir porque é que os meus comentários ficam sempre para moderação… 🙂
    Aprova lá isso e bom Nata…

    1. Avatar de Henrique Dias

      Bom dia,
      Todos os comentários são “enviados” para moderação.

      Comprimentos

  5. Avatar de MacAir
    MacAir

    Gostaria de experimentar, no Mac. Assim iria criar uma partição apenas para os jogos.

  6. Avatar de Matheus Souza
    Matheus Souza

    O visual do sistema é igual o do Big Picture ou tem algo de diferente?
    Vou esperar a versão x86 do sistema.

    1. Avatar de D!
      D!

      Processor: Intel or AMD 64-bit capable processor
      Memory: 4GB or more RAM
      Hard Drive: 500GB or larger disk
      Video Card: NVIDIA graphics card
      (AMD and Intel graphics support coming soon!)
      Additional: UEFI boot support
      USB port for installation

      Com estes requesitos, não vais ter versão x86

  7. Avatar de Filipe Cordeiro
    Filipe Cordeiro

    Muito interessante, mas todos os jogos na Steam funcionam nesse sistema operativo ou apenas os que têm versão para linux?

    1. Avatar de Diogo
      Diogo

      O SteamOS é baseado em Linux, logo um jogo que apenas suporta a plataforma Windows nao irá correr o SteamOS.

  8. Avatar de Emanuel Lopes
    Emanuel Lopes

    Agora é que os jogos para linux vão começar a bombar.

  9. Avatar de Vítor Silva
    Vítor Silva

    Download Funcional xD

  10. Avatar de NewJ
    NewJ

    “O steamOS poderá tirar partido das grandes TVs” mas o steam não tirava já partido através da função “big picture”? Ao tempo que já experimento steam na tv com o comando da Xbox..

  11. Avatar de Diogo
    Diogo

    Excelente noticia!

    Ah! e nao demorem muito a fazer o tal tutorial!

    Cumps 🙂

  12. Avatar de Rafael
    Rafael

    Poderiam fazer um tutorial para instalação numa máquina virtual 😛

  13. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Testei no vmware e quando faço login na steam ela bloqueia.

    1. Avatar de Diogo
      Diogo

      Como posso instalar numa vm?

      1. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        Vmware é um pouco mais dificil que no virtualbox.
        No vmware tens duas opções: criar um disco com os ficheiros que estão no post acima, ou criar um ISO a partir desses ficheiros. Depois criar um outro disco onde irá ser instalado o SO. Para activares o UEFI no vmware, após a criação da máquina virtual, desligas a máquina vais a pasta onde se encontram os ficheiros e editas o ficheiro (“nomequedesteamaquina”.vmx) com o notepad e adicionas a seguinte linha: [firmware=”efi”] sem os [].
        No virtualbox crias um ISO dos ficheiros, crias a máquina virtual e nas opções ativas a opção “Enable EFI”.

  14. Avatar de Alexsandro
    Alexsandro

    tenho que testar… ando muito curioso a respeito desse os. se der certo o vicio vai aumentar xD

  15. Avatar de Raimei
    Raimei

    Imagino se isto não vai encostar às cordas as consolas como a PS4 e Xbox One…

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      Bahahahahahah!

      Tens umas piadas muita giras!

      Oh, espera, estavas a falar a sério?

      Portanto, estás a dizer que a Valve vai conseguir vender 200 mil consolas POR DIA quando finalmente lançar a SteamBox?

      A sério?

      Então está bem…

    2. Avatar de Carlos
      Carlos

      Um mês depois…

      SteamBoxs vendidas: 0
      PS4+XB1 vendidas: mais de 10 milhões.
      (sem contar com as PS3, as XB360, as Wii, etc.)

      Sucesso!!!

      Oh, espera!