Obama diz que não pode ter iPhone por “questões de segurança”

48 Comentários

As revelações de Edward Snowden, relativamente ao sistema de espionagem americano NSA, despertaram consciências relativamente à segurança electrónica, e incentivaram os utilizadores, no geral, a tomarem cada vez mais precauções no uso dos equipamentos electrónicos e toda a actividade neles envolta.

O presidente dos EUA não foi excepção e também ele tem tomado alguns cuidados neste âmbito, afirmando mesmo que não utiliza iPhone por “questões de segurança”.

dear-president-obama-ask-not-how-you-can-dial-an-iphone-ask-how-imore-can-help-you-dial_abe-r_0

Foi durante uma reunião com jovens, nesta quarta-feira, com o objectivo de promover uma nova legislação dos EUA para a saúde, que Barack Obama surpreendeu dizendo que não tem permissões para utilizar um smartphone da Apple, iPhone, por “questões de segurança”, embora continue  a utilizar o iPad.

O presidente dos Estados Unidos vai, assim, continuar fiel ao seu BlackBerry, uma vez que a Apple é uma das empresas de tecnologia que pode ter permitido à NSA (Agência Nacional de Segurança dos EUA) o  acesso directo a servidores onde são mantidas informações sobre os clientes da marca. Estas foram revelações de Snowden, apesar da empresa negar estas denúncias.

download1

Desta forma, Barack Obama vai manter o seu Blackberry, smartphone que já utiliza desde a sua entrada na Casa Branca, em 2009, embora afirme que somente 10 pessoas têm o seu endereço de email.

É de relembrar que os anteriores presidentes americanos, George W. Bush e Bill Clinton, não utilizavam e-mail durante os seus mandatos.

did-obama-s-ipad-just-get-hacked--e4e6ffd219

A BlackBerry não tem tido dias fáceis, no entanto, apesar das notícias que indicavam que iria ser vendida, a empresa parece agora rejeitar esse cenário e tentar delinear uma nova estratégia, onde o alvo são as grandes empresas e os governos.

Contudo, apesar do presidente americano não poder utilizar o iPhone, o iPad é uma das ferramentas da Apple de que (ainda) não abdicou. (Reuters)

Comentários

48

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rui
    Rui

    Ui, os acólitos da Apple vão aos arames com esta notícia. O Presidente do país originário da Apple não confia na segurança dos Iphone………….

    1. Avatar de Francisco Pinto
      Francisco Pinto

      Descansa..Tb não confia no Android.. 🙂

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Eu não tenho nenhum android, mas olha que no texto não diz em lado nenhum que ele não pode usar androids. Diz sim que usa o que tinha antes de entrar na Casa Branca, um BlackBerry, obviamente com SO proprietário da RIM.

        1. Avatar de Nunes
          Nunes

          tem o telemóvel dado pelos Serviços Secretos! Não é um telemóvel comprado na loja!

          1. Avatar de Francisco Pinto
            Francisco Pinto

            Não ele usa um blackberry que já era dele e a custo!!! Deve é ter sido kitado quando ele foi eleito!

          2. Avatar de Nunes
            Nunes

            @ Francisco Pinto
            estás enganado! Antes ele já usava um Blackberry. Os Serviços Secretos deram-lhe outro, com várias modificações, passados uns meses de ser eleito por motivos de segurança

            http://electrospaces.blogspot.pt/2013/04/how-obamas-blackberry-got-secured.html

        2. Avatar de Francisco Pinto
          Francisco Pinto

          Tens razão não diz! Mas também não diz que ele não confia!! Só diz que não lhe permitem usar um..o que se depreende que se lhe permitissem ele usava!!! 🙂

          1. Avatar de golias17
            golias17

            Não permitem pois não é suficientemente seguro, se não permitiam, neste aspecto nada ganha os blackberrys!

          2. Avatar de Nunes
            Nunes

            @ golias17
            o blackberry que usa é bastante modificado, pelos Serviços Secretos!
            Durante a última campanha eleitoral ele usou um iPhone como telemóvel pessoal! Foi algo bastante documentado

          3. Avatar de golias17
            golias17

            Podem ter os dois razões mas por algum motivo ele usa blackberry, e deixou o iphone ou outro telemóvel qualquer!

          4. Avatar de Nunes
            Nunes

            @ Golias17
            tudo indica que o telemóvel seja de 2009 e nessa altura só os Blackberry é que tinham certificação governamental para material sensível, e mesmo assim os Serviços Secretos fizeram várias modificações.
            Desde então já muita coisa mudou, os iPhones já têm certificação, alguns Samsung tb (virtude de extras que não vêm de origem no Android).

        3. Avatar de doubilus
          doubilus

          o SO da blackberry é o mais seguro!! + qe ios, android, wp, symbian, tizen, salfish, ubuntu touch, boot2gecko, webos, etc…

      2. Avatar de Profect
        Profect

        Ha muitos rumores.. Agora pergunto-te a NSA iria espiar o seu proprio presidente?

        Vamos voltar as questões autoritarias? Ele é o presidente dos EUA quem é que não lhe PERMITE usar Iphone,Android etc etc..

        No máximo.. aconselham.. ou vão me dizer que quem manda no presidente é a NSA?

        btw.. todos os telemóveis/marcas/modelos sempre que são lançados para o mercado.. a NSA faz testes e depois faz um relatório se esse modelo está permitido ou não de entrar na casa branca..

        Agora também já me disseram que os telemóveis governamentais que entram na casa branca, podem ser por exemplo um Galaxy S3, mas todo o seu firmware/SO etc etc.. é feito e revisto pela NSA..

        Acredito que possa ser verdade.. mas certezas não tenho.. não deixam de ser rumores..

        1. Avatar de Rui
          Rui

          Secalhar trabalhas para a NSA!

        2. Avatar de NokTham
          NokTham

          J. Edgar Hoover ringing any bells?

  2. Avatar de PapiMigas

    Lá está, é a flexibilidade brutal da Macintosh! É tão flexível que ninguém a segura 😀

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      Mas tu percebeste alguma coisa do que foi escrito?

    2. Avatar de Lol
      Lol

      Ganda selo. Eu sei que isto é insignificante mas quem é a Macintosh? lol. Esta gente que vem mandar postas e nem sabe do que está a falar é que faz com a internet seja um poço de estupidez e ignorância. Não admira que não falte aí gente mal informada e a dizer as mais altas barbaridades. Sem ofença mas… Falem daquilo que sabem e fiquem se por aí..

      1. Avatar de PapiMigas

        Ah, ganda Lol, tens razão! Agora é que vi, não era Macintosh que queria dizer, era Apple, lol. Mas de quem eu queria chamar a atenção já consegui 😉 desculpa lá o selo 🙂

    3. Avatar de Vítor M.

      Eichh que ele ficou ressabiado 😀

      1. Avatar de PapiMigas

        Vítor, para quem não tem tempo a perder passas muito tempo a perder comigo! Talvez perdesses menos tempo a apagar os meus posts 😉

    4. Avatar de PapiMigas

      Lol, podes podes saber quem é a Macintosh aqui: http://pt.wikipedia.org/wiki/Macintosh

      1. Avatar de Nunes
        Nunes

        exactamente por isso é que não faz qualquer sentido o que tu dizes!
        Um Macintosh (não uma ou a) é um dispositivo/hardware, um computador pessoal da Apple. Faz tanto sentido o que dizes como se viesses para aqui falar do Commodore

        1. Avatar de PapiMigas

          Certo, já corrigi em cima. Queria dizer Apple.
          Continuo é à espera da tal flexibilidade que o Vítor fala. É que se fosse assim tão flexível os serviços secretos já teriam arranjado maneira de segurar o iPhone do presidente. Ou não terão fundos para o efeito? Ou será porque a Apple é americana? Enfim, tantas perguntas…

          1. Avatar de Nunes
            Nunes

            realmente tens uma pancada com a flexibilidade!!!!
            Não fazes ideia do porquê, como tb não fazes ideia por que é que não anda com um blackberry recente, ou porque é que é o foi o primeiro Presidente a conseguir poder usar um telemóvel como presidente, ou porque é que não tem um computador mas até usa um iPad!
            Aquilo que realmente se sabe é que os sistemas operativos do iPhone e Blackberry estão certificados pelo Pentágono!

          2. Avatar de PapiMigas

            As coisas que tu sabes sobre mim, pah! Impressionante!
            Cumprimentos

  3. Avatar de Nunes
    Nunes

    Caso as pessoas não saibam o aparelho para ser usado pelo Presidente tem que ser certificado pelos Serviços Secretos. As exigências são tais que o presidente nem sequer tem computador.
    O aparelho Blackberry que ele usa é antigo e muito provavelmente é uma versão modificada para ter acesso directo aos Serviços Secretos.
    Se realmente houvesse um receio tão profundo quanto ao iPhone, as filhas do Presidente não usavam iPhones, nem sequer teria sido certificado pelo Pentágono!

    1. Avatar de tavares
      tavares

      …e quem é que disse que as filhas utilizam iPhones?? Segundo informações fidedignas,a esposa e filhas do Obama utilizam Nokias Lumias…com Windows Phone 8!!rsrs

  4. Avatar de Robert Soares
    Robert Soares

    A questão de segurança refere-se á utilização por parte do governo americano ao acesso a servidores da Apple com objectivo de recolha de informações “apesar de publicamente dizerem que não” e não á fiabilidade do sistema operativo!
    “…senão poderiam correrem o risco de haver fugas de informação se caso o tlm do presidente dos EUA estivesse a ser monitorizado tal como milhões de pessoas…”

  5. Avatar de Vampyro
    Vampyro

    Só me dá vontade de rir 🙂
    Eu vigio, tu vigias, eles vigiam…

    Ninguém está seguro… Vamos lá é estudar e implementar medidas que minimizem estes filhos da p….

  6. Avatar de Sergio
    Sergio

    Hehe…

    Está a BB toda contente, a manter-se assim têm pelo menos um cliente.

  7. Avatar de David Toffee
    David Toffee

    Arranjem-lhe um 3310.. é seguro e em caso de atentado ainda serve como arma de arremesso!

    1. Avatar de NokTham
      NokTham

      haha, sem dúvida, um 3310, e o problema ficava resolvido lol

    2. Avatar de Rui
      Rui

      Nesse caso é melhor o Nokia Communicator (o 9000). Com os seus 400gr fazia muitos estragos 🙂

    3. Avatar de Rui
      Rui

      David? Tu usaste aí uma palavra que secalhar mete-te automaticamente na lista negra da NSA 🙂

    4. Avatar de Pedro
      Pedro

      Embora tenha sido por gozo, este é o comentário mais verídico e honesto que tenho visto nos últimos tempos aqui no pplware.

    5. Avatar de GOE
      GOE

      3310 para sempre!!!

  8. Avatar de Ricardo Lopes
    Ricardo Lopes

    Engraçado… como um título faz a notícia. Será que quem leu a notícia não se interroga porque é que o iPhone é inseguro e o iPad não? Tem mesmo a ver com o equipamento/SO ou tem que ver com a Apple ter deixado a NSA aceder aos dados dos clientes… mesmo assim… interrogo-me porquê não ao iPhone e sim ao iPad? são aparelhos idênticos…. Uma coisa é certa, há um SO que primou pela ausência…. 😉

  9. Avatar de VRF
    VRF

    Um enorme viva ao Android! 😀

    1. Avatar de Nunes
      Nunes

      viva o Natal dos Hospitais! 🙂

      1. Avatar de Nelson
        Nelson

        Lol…

        Era fiche poderem desactivar o telemóvel do prez com SMS…

        1. Avatar de Ricardo Gaio
          Ricardo Gaio

          Fiche??? lolol

  10. Avatar de César Teixeira

    Muito bem… comentário nem passou a aprovação lol Eu que sempre gostei dos artigos cá publicados, um que acho ridículo por incitar novamente à guerrilha (por erro de quem comenta é certo) entre fanboys…

    Keep it up…

    Até sempre

  11. Avatar de NP
    NP

    “Look kid, it’s dangerous to use the car, please use the van”.

  12. Avatar de Quim
    Quim

    Que calúnia…não percebem nada..

    Nélson explica lá que estão errados, e que o iPhone é o melhro telefone que o presidente pode usar 🙂