Está disponível o Fedora 20 Beta “Heisenbug”

30 Comentários

Fedora é uma distribuição patrocinada pela RedHat e é muito popular por incluir funcionalidades e tecnologias que não se vêm em outras distribuições. O Fedora é sistema operativo rápido, estável e potente para uso diário, construído por uma comunidade ao nível mundial. Este é uma das minhas distribuições Linux  preferidas e antes de existir o Ubuntu, era a única distribuição que usava. A simplicidade, flexibilidade, usabilidade e suporte foram trunfos que me convenceram, deste o primeira dia que conheci experimentei.

Depois de alguns atrasos, chegou finalmente o Fedora 20 Beta “Heisenbug”.

fedora20_00

O Fedora continua a ser uma das distribuições que mais inova, apresentando novas versões a cada seis meses. A versão final do Fedora 20  está agendada para 10 de Dezembro, mas com a disponibilização da versão Beta ficamos desde já a conhecer algumas das novidades. Como sempre, esta distribuição traz o melhor do que se produz no mundo open source.

fedora20_01

Quais as novidades desta versão?

São muitas as novidades do novo Fedora 20 “Heisenbug” que ainda se encontra em versão beta, das quais se destacam:

  • Arquitectura ARM – que é agora considerada a arquitectura principal (já que a tendência está virada para os dispositivos móveis)
  • Bluez, para gestão do Bluetooth
  • Melhorias no Network Manager
    • Os utilizadores podem agora adicionar, editar e activar perfis activos/não activos via nmcli. Há também agora suporte para interfaces bridge;
  • Melhorias na plataforma de cloud e virtualização
  • Sendmail deixa de estar presente, por omissão na distribuiçãodistriuição
  • Syslog passa a ser substituído pelo systemd
  • Versão experimental do Wayland

…e muito mais – ver aqui todas as novidades.

fedora20_02

O Fedora 20 está disponível com o Gnome, KDE,LXDE, MATE,

altDownload: Fedora-Live-XFCE-x86_64-20-Beta-5.iso (636MB,torrent)
altDownload: Fedora-Live-Desktop-x86_64-20-Beta-5.iso (944MB, torrent)
altDownload: Fedora-Live-KDE-x86_64-20-Beta-5.iso (922MB, torrent)
altDownload:Fedora-Live-LXDE-x86_64-20-Beta-5.iso (699MB, torrent)
altDownload: Fedora-Live-MATE-Compiz-x86_64-20-Beta-5.iso (744MB, torrent)
altHomepage: Fedora Project

Comentários

30

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Paulo
    Paulo

    “Mint, my name is Linux Mint”
    Desta até sai a notícia da beta, a equipa do LinuxMint não diz nada.
    Sinto-me descriminado. 🙁

    Num registo mais sério, o Cinnamon funciona bem nesta distribuição?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Mas não tem havido noticias do Mint, certo?
      Quando ao Cinnamon nesta distribuição, nunca experimentei.

      1. Avatar de Paulo
        Paulo

        Perfeitamente certo.
        A piada não é para a equipa Peopleware.

        A equipa responsável pelo Fedora vai mantendo os utilizadores informados.
        A equipa do LinuxMint fica calada. O melhor que encontrei num blog (e não fiz marcador, já o perdi) foi um rumor que, talvez, é possível que seja ainda em novembro.
        Daí a descriminação.

        Cumprs

  2. Avatar de Shynkendo
    Shynkendo

    Português, o meu nome é Português.

    Já testei, mas a iso tem uma opção=Portuguese.
    Mas vem numa língua que não é a minha.
    Nada tenho contra o Brasil, mas no Brasil fala-se Brasileiro, cá em Portugal, falamos Português.

    1. Avatar de Cristiano
      Cristiano

      Acho que a questão é de números mesmo, há muito mais pessoas falando português no Brasil do que em Portugal.

      1. Avatar de Pedro A.
        Pedro A.

        Mas continua a ser Brasileiro não?

        1. Avatar de Cristiano
          Cristiano

          Não existe idioma brasileiro, assim como não existe idioma argentino ou americano, nos Estados Unidos, continua se falando inglês.

        2. Avatar de Bovidino
          Bovidino

          Ainda continuam chamando o idioma Brasileiro de Português. Também acho que está errado até porque existem muitas expressões e até palavras com sentidos completamente diferentes entre o Português do Brasil e o Português de Portugal.

          1. Avatar de Cristiano
            Cristiano

            Mas isso acontece até mesmo dentro do país dependendo da região! Teriam que criar um idioma para cada região que tem uma particularidade diferente?

    2. Avatar de adbrum
      adbrum

      No Brasil não se fala “Brasileiro”, fala-se PORTUGUÊS. Na Inglaterra fala-se Inglês nos EUA… Inglês. Em comum nestes países são a língua mãe que teve uma evolutiva alteração de acordo com os seus meios. O Português é o mesmo, com alguma melhoria ou decadência na linguagem. Não existe esta língua “BRASILEIRO”, Português do Brasil sim. Saudações Luso/Brasileiras.

      1. Avatar de okapi
        okapi

        É verdade , Português é só uma língua os outros em muitos aspetos assassinaram a língua de Camões. Fica bem merrmão*!
        *merrmão –> acabei hoje de ler num comentário de um site brasileiro e fiquei alguns minutos a pensar quem foi o criminoso que assassinou “o irmão” ou melhor o “português”. 🙂 😉

        1. Avatar de yoyo
          yoyo

          Cá em Portugal também acontece o mesmo. O calão vai ser sempre diferente, pois normalmente depende da região, da classe social, entre muitos outros factores… Por exemplo, o calão usado no Porto não é o mesmo de Lisboa, pois não ?
          Existem diferenças entre o Português de Portugal e o brasileiro, como há no Eng-UK e Eng-US. Se 98% (ou mais) das palavras têm o mesmo significado é estúpido considerar que é uma língua diferente.
          Não consigo perceber o porque desta vontade de ter uma língua “só” falada em Portugal (PT-PT no caso), isto só retira a relevância que a língua portuguesa tem no mundo hoje. E só apequena a relevância de Portugal e todos os países lusófonos no cenário internacional.
          Mas agora que estamos numa de valorizar o que é nosso é que é bom, até compreendo! Há que revogar as patentes 😉

          1. Avatar de okapi
            okapi

            A única coisa mesmo que valorizo o que é nosso é mesmo a nossa Lisboa e se dúvidas há, é só a melhor e mais bonita capital do mundo, quanto à língua, eu já faço um esforço extras para mantê-la o mais correto e sem calão possível. Essa das patentes é que não percebi em que contexto se situa, será mais uma paranoia que a crise agudizou e eu não sei.

    3. Avatar de Giovanni Silva
      Giovanni Silva

      Compreendo que você possa não ´perceber´ o ´outro´ idioma, mas essa é a sua opinião!

  3. Avatar de Fabrice Leal
    Fabrice Leal

    Heisenbug – Um bug que desaparece quando vamos à procura dele. 😀 (http://en.wikipedia.org/wiki/Heisenbug)

  4. Avatar de Hugo Esteves
    Hugo Esteves

    O nome matou-me!! 😀 Esperemos encontrar poucos Breaking Bugs. haha

    1. Avatar de Sergio J
      Sergio J

      temos um Fedora Azul 😀

  5. Avatar de Sergio J
    Sergio J

    preferiria o Heisenberg. yo, bitch! 😀

    Já não uso o Fedora desde o 13. Não é por nenhuma razão em particular. Mas profissionalmente deixei de usar linux

    1. Avatar de lmx
      lmx

      eu so usei o fedora core 1…nunca mais lhe toquei…á excepção de que por volta de 2005 fiz uma incursão no fedora/sise/madriva, mas acabei por voltar ao meu debian 🙂

      cmps

  6. Avatar de pixar
    pixar

    Uma boa distribuição para servidores. Neste momento, nos tempos livres, ando às voltas com um cluster em Fedora 19.

  7. Avatar de okapi
    okapi

    Esta é uma das distros que gosto muito e que a par do openSuSE são para mim as melhores e as que muito contribuem para o linux, mas a minha escolha desde sempre, foi openSuSE e já agora aqui fica a informação para quem não sabe , a versão final openSUSE 13.1 sai dentro de 4 dias.

    1. Avatar de lmx
      lmx

      boas…

      não sei porque dizes que são as que mais contribuem…são das que mais contribuem, sendo que o fedora é base red hat…
      O suse…está meio moribundo..há já uns bons anos para cá…a novel…é como a oracle…que é feito do opensolaris, etc…pois…

      cmps

      1. Avatar de okapi
        okapi

        Com o teu comentario conseguiste oferecer uma boa dose de risada para o dia inteiro. Tens um humor incrível,parabéns.

        1. Avatar de lmx
          lmx

          obrigado okapi, vejo que o meu comentário foi util para alguén… 😉

          Atenção, eu não disse que a red hat não contribui…é das que mais contribui, mas existem muitas outras que contribuem…e para o desktop…kvm não é um exemplo…ainda esta longe de o ser…quer dizer agora esta mais perto, mas mesmo assim…

          systemd, pois, mas existem outros projectos…tipo upstart…que é algo entre sysvinit e systemd…feito pela canonical…e se é verdade que a canonical é acusada de se aproveitar do software feito por outros…bem a canonical no passado contribuía com dinheiro para pagar a developers, isso é contribuição…apesar de não ser feito em esforço mental…é feito em dinheiro e isso também conta…

          No presente a canonical cada vez contribui mais…a medida que a empresa se vai estabelecendo…mas existem muitas empresas que contribuem muito para o linux…como a intel,actualmente a AMD,nvidea,Dell,IBM,etc…no entanto…para o desktop é um cenário diferente do servidor…

          Já do lado da Novel…a contribuição actualmente é quease nula…Novel…enfim…não venceu o processo da sua tecnologia proprietaria(IPX), quase faliu, e só porque compraram a SUSe alemã…agora vivem disso, mas não vejo actualmente contribuições por parte desta…mas como deixei de usar ha muitos hanos para cá..porque o suse está cada vez mais apagado…até se chegou ha uns anos a equacionar o fim do openSuse, pois não havia actividade…

          Mas se sabes em que a Suse tem contribuido…força…

          cmps

          1. Avatar de okapi
            okapi

            Achas mesmo que o Suse/openSuSE está moribunda? Então diverte-te com a Review da Distro que vai sair hoje a partir do 12H. ah! só tem um pequeno problema para alguns, é pena estar em EN.

            https://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=EiCghO5opKU#t=2746

  8. Avatar de NT
    NT

    Boas,

    Já uso desde o tempo que era RedHat (antes da ‘divisão’). Vou testando outras distros mas volto sempre ao mê rico fedora. Quanto à questão do Português (Portugal) também me chateia, já no fedora 19 tinha essa ‘problema’ na versão live e a solução que arranjei foi instalar em Inglês e no primeiro arranque permite mudar para Português (Portugal). Para quem acha que isso não é muito importante está enganado porque, por exemplo, o brosower assume primeiro sites BR e só depois é que passa para o PT.

    Para o pessoal que ter mesmo tudo super actualizado sempre podem testar a versão rawhide, só não a estou a usar pois tenho que ter a certeza de que o software existente funcione a 100% (por exemplo o fedora utils que tanto jeito dá após a primeira instalação) que neste momento assume fedora 21 por exemplo para o steam, existem formas de contornar mas vou-me ficado pelas releases (desde a aplpha).

  9. Avatar de sakura
    sakura

    #Para quem acha que isso não é muito importante está enganado porque, por exemplo, o brosower assume primeiro sites BR e só depois é que passa para o PT.# ???????
    qual e o brosower que usa?
    servidores debain,
    e para pg, http://www.eclipse.org/ e o ferora e o melhor

    eu uso archlinux. the best.

    sudo rpm -e `rpm -qa | grep -i apple `

  10. Avatar de Shynkendo
    Shynkendo

    @CRISTIANO,boas, não é necessario criar um idioma, se te referes a regionalismos, é claro que existem, mas quando escrevemos no “papel” por cá, só existe uma forma de escrever,no brasil, ate a forma de escrita é diferente.
    Cumps