Ubuntu 13.10 Saucy Salamander – Desktop Perfeito (II)

31 Comentários

Foi no passado dia 17/10 que chegou o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander. Esta nova versão traz algumas novidade e apresenta uma performance incrível.

Todos sabemos que após a instalação de um sistema operativo é sempre necessário dar os retoques pessoais. Instalar as aplicações que necessitamos, actualizar o sistema, adicionar repositórios.. são acções bastante comuns quando acabamos de instalar uma distribuição Linux.

Depois do Desktop Perfeito (I), hoje deixamos mais 5 dicas para o novíssimo Ubuntu 13.10  Saucy Salamander.

ubuntu1310_000

6) Terminology – Nova geração do terminal Linux

O projecto Terminology tem como principal objectivo dar uma nova via ao terminal do Linux. Com o Terminology, o utilizador pode ver thumbnails das imagens, ver vídeos, documentos, adicionar um background ao terminal…e muito mais.

terminology_00 

Como instalar o Terminology via terminal no Ubuntu?

sudo add-apt-repository ppa:hannes-janetzek/enlightenment-svn
sudo apt-get update 
sudo apt-get install terminology

Homepage: Terminology – Nova geração do terminal Linux

7) Geary – Um fantástico e leve cliente de e-mail para Linux

O Geary é um moderno e leve cliente de e-mail para sistemas Linux. Desenvolvido em Vala pela empresa Yorba (a mesma que criou o Shotwell),, foi desenhado para ter uma integração completa com o ambiente de trabalho gráfico Gnome e são muitas as funcionalidades que este “pequeno” cliente de e-mail oferece. geary_00 Para instalar o Geary via terminal, basta inserir os seguintes comandos:

sudo add-apt-repository ppa:yorba/ppa
sudo apt-get update
sudo apt-get install geary

Homepage: Geary    

8) XBMC

O XBMC é um fantástico gestor de dados multimédia. Com ele podemos facilmente organizar, catalogar, reproduzir todo o tipo de dados multimédia (áudio e vídeo). Tudo acontece dentro do próprio XBMC que oferece ao utilizador um ambiente agradável e muito funcional.

XBMCEden 

Para instalar o XMBC basta abrir o terminal e inserir os seguintes comandos:

sudo apt-add-repository ppa:nathan-renniewaldock/xbmc-stable 
sudo apt-get update 
sudo apt-get install xbmc
9) Cinnamon Desktop

O Cinnamon Desktop é um ambiente de trabalho bastante leve e com aparências do “antigo” Gnome2 e considerado como um pseudo fork do Gnome. Este projecto tem vindo a ganhar muitos adeptos devido à usabilidade e personalização que este ambiente de trabalho oferece. (Sugestão do leitor BM)

cinna_000

Para instalar o Cinnamon Desktop no Ubuntu 13.10:

sudo add-apt-repository ppa:gwendal-lebihan-dev/cinnamon-stable
sudo apt-get update
sudo apt-get install cinnamon

10+) Várias dicas

O Nuno José deixou-nos aqui algumas dicas que permitem personalizar e tirar mais partido do Ubuntu 13.10

10.1) System Load Indicator

sudo apt-get install indicator-multiload

ub_20

10.2) My Weather Indicator

sudo add-apt-repository ppa:atareao/atareao
sudo apt-get update
sudo apt-get install my-weather-indicator

MyWeather

10.3) JAVA

sudo add-apt-repository ppa:webupd8team/java
sudo apt-get update
sudo apt-get install oracle-java7-installer

10.4) Rhythmbox actualizado

sudo add-apt-repository ppa:jacob/media
sudo apt-get update
sudo apt-get install rhythmbox

10.5) TLP para melhorar gestão de energia

sudo add-apt-repository ppa:linrunner/tlp
sudo apt-get update
sudo apt-get install tlp tlp-rdw
sudo tlp start

A parte II deste tutorial será realizada com base nas vossas dicas e com mais algumas que ja temos prontas. Para isso deixem sff nos comentários deste artigo, aplicações essenciais a instalar no Ubuntu e, se possível, como instalar as mesmas. Espero que tenham gostado deste artigo e que vos seja útil (ahh…prometemos que colocamos o nome no artigo de quer nos deixar umas dicas).

Partilhar:
Tags:

Comentários

31

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Chico Jose
    Chico Jose

    Deixei de usar o Ubuntu pois o mesmo não me atende mais. Trabalho com foto e video e necessito das ferramentas da Adobe.

    No mais, acho um contra senso indicar o Cinnamon no Ubuntu. Se é pra usar o Cinnamon, é melhor instalar o Mint.

    1. Avatar de Johnny
      Johnny

      +1

      Acho que neste momento o desktop perfeito é o Mint. Pessoalmente o XFCE é o que me agrada mais por ser tão rápido.

    2. Avatar de José Maria Oliveira Simões
      José Maria Oliveira Simões

      Discordo. Instalei o mint, mas depois voltei outravez para o ubunto com Cinnamon. Agora, está como eu gosto. Dentro de dias irei fazer o update para a ultima versão do ubunto. Está um tirinho e funciona tudo na perfeição.

    3. Avatar de R!cardo
      R!cardo

      Sem dúvida o Mint!

  2. Avatar de Pedro Azevedo
    Pedro Azevedo

    Para um completo leigo, que possui uma peça de museu Pentium III, 1GHz – 512Mb de Ram e disco com 80GB IDE, com sistema operativo Windows XP e outro de 300GB IDE para dados , mais um placa gráfica Geforce FX 5200, qual a versão de Linux aconselhada para somente navegar na Internet?

    Pois com o Windows XP, juntamento com protecção KIS 2011, fica lento como tudo, desesperante.

    Será que uma solução Linux ressuscita este morto-vivo? 🙂

    1. Avatar de José Maria Oliveira Simões
      José Maria Oliveira Simões

      O linux roda bem até num Pentium I com 16 Mb de RAM e 1 Gb de Disco. Tem que escolher uma destribuição que trabalhe nessa maquina. Há varias que funcionam muito bem e são muito eficientes e bem rapidas com esse hardware.

    2. Avatar de Nuno Vieira
      Nuno Vieira

      O Lubuntu ou o Xubuntu. Embora o Xubuntu seja um pouco mais pesado que o Lubuntu, em principio deve conseguir correr satisfatoriamente.

    3. Avatar de José Carlos
      José Carlos

      Elementary OS – perfeito para essa máquina
      http://elementaryos.org/
      http://www.elementaryupdate.com/ – dicas e otimizações

    4. Avatar de Pedro Azevedo
      Pedro Azevedo

      Obrigado a todos pelas sugestões. Tentei o último Lubuntu 13.10, mas depois de arrancar seleccionei testar sem instalar, mas fica ecrâ preto. Parece que só funciona com Pentiums com PAE e o meu não terá isso.

      É sugerido a versão Lubuntu 12.04, mas parece que só tem suporte até este mês Outubro 2013.

      Realmente vou ver outras soluções sugeridas. Está mais difícil do que pensava 🙂

  3. Avatar de Jim
    Jim

    Instalei algumas dessas aplicações por exemplo a weather e não me aparece o ícone na barra superior. outras aplicações tais como o copy também me apareciam mas deixou de aparecer quando fiz o upgrade para ubuntu 13.10

  4. Avatar de Theboice
    Theboice

    Já agora e para um portátil acer travelmate 4002wlmi, centrino a 1.6 512 de memória e uma ati mobility radeon 9700 que acho ser de 64 e um disco de 60, lubuntu também? ou outro? Obrigado.

    1. Avatar de lmx
      lmx

      A melhor distro para essa maquina, era o já extinto Mint Fluxbox…era bastante rápido, e tinha todas as funcionalidades de uma versão gnome…ERA muito bom!

      Actualmente nem sei muito bem…há já uns 2 anos que não toco no meu lol…um dia destas já nem trabalha hehehe..

      Talvez lubuntu, ou xubuntu, mas os 512 mb ram…podem ser um factor muito limitativo…

      cmps

  5. Avatar de cesar_panter
    cesar_panter

    Boas.
    Para hardware mais antigo recomendo também o WatOs

  6. Avatar de KM
    KM

    Boas pessoal,

    Sei que o tópico é sobre Ubuntu 13.10, mas aproveito para dizer que também gostei bastante do Ubuntu Studio 13.10, penso que a nível de visual é agradável e já traz várias ferramentas úteis, sendo que este é mais direcionado à área da Multimédia.

    Não sei se o Pplware já falou sobre este, mas caso não tenha falado, penso que seria um bom tópico a apresentar. xD

    Cumps

  7. Avatar de Pedro
    Pedro

    Instalei recentemente o Mint numa maquina virtual para testar porque até a data só tinha mexido no ubuntu. A minha dúvida é se para instalar no Mint posso seguir estes tutoriais?

    Acredito que seja uma pergunta um pouco parva mas sou um leigo no linux e estou a esforçar-me para dar os primeiros passos 🙂

    1. Avatar de [JP]

      Olá Pedro, podes sim, pois o Mint é derivado do Ubuntu. Apenas ignora as apps do Painel, acho que não vão servir de muito no Mint.

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        Muito obrigado pela resposta 😉

  8. Avatar de Paulo
    Paulo

    Seja em que ambiente for (Unity, Cinnamon, KDE), o FocusWriter ou algo do género é um bom complemento ao LibreOffice.
    Para os mais “novos”, tem o repositório e as instruções para instalar o repositório.

    No debate entre Unity, Gnome e Cinnamom, fico do lado do Cinnamom.
    Razões
    a) os menus mostram-me o que tenho, não preciso de pesquisar ou de fazer atalhos para os programas que não ficam na barra lateral.
    b) como nem todas as aplicações gerem os menus da mesma forma, é uma “caçada” permanente: estã em cima, não afinal está na janela, só aparece quando passo o rato, mas este acha melhor ser popup

    Cumprs

  9. Avatar de jorge santos
    jorge santos

    Enquanto o Ubuntu tiver barras de deslocamento laterais (scrollbars) diferentes no Firefox e LibreOffice das do resto do sistema não será o Desktop perfeito.

    Mint MATE… esse sim é um Desktop perfeito com coerência gráfica perfeita em todos os programas.

    1. Avatar de [JP]

      Não usas o Ubuntu por causa da Scrollbar? Serio? Um pouco de pesquisa não te fazia muito mal…

      gsettings set com.canonical.desktop.interface scrollbar-mode normal

      E ficas com a Scrollbar “normal”

  10. Avatar de Bovidino
    Bovidino

    Pedro Pinto –
    Gostaria de instalar o TrueCrypt e o KeePass.
    Aguardo. Obrigado.

  11. Avatar de Bovidino
    Bovidino

    Pedro Pinto –
    O KeePass já encontrei na Central de Programas. Obrigado.

  12. Avatar de jpng81
    jpng81

    Ubuntu na minha opinião apartir do momento que passou a ser rolling release começou a piorar, melhorias ainda não vi nenhumas está tudo na mesma e os bugs do costume, tanto que brincaram com o mir e Xmir para a versão 13.10 até que chegaram a conclusão que ainda não estava pronto…. e muito sinceramente nem tão cedo estará pronto.
    O ubuntu agora parece-me mais uma versão beta … mas constantemente em versão beta com bugs por resolver e assim vai continuar.
    Com esta brincadeira da cannonical acabei por dar por mim a experimentar outras distros… e estou a achar graça a rapidez do ElementaryOS – Luna basicamente é o ubuntu 12.04 super arrumadinho e limpo e super estável … algo que o ubuntu 13.10 não consegue ser nem por nada que se pareca.

    1. Avatar de [JP]

      O Ubuntu não é Rolling Release -.-‘

  13. Avatar de José Maria Oliveira Simões
    José Maria Oliveira Simões

    Já fiz o upgrade.

    8´(

    Deu barraca. Deu uns erros e depois fiquei sem desktop.
    Lá tive que fazer o download do iso e fazer um fresh install.

    Escusado será dizer que mais valia ter ficado quieto, pois tudo estava a funcionar como eu queria.

    Agora, voltei à estaca zero. Tenho que fazer tudo de novo. Maquinas virtuais, configurações, etc, etc …

    8´(

  14. Avatar de rodrigo
    rodrigo

    Tem windows 8.1 Original mais o Ubuntu 13.10 64 com o gnome 3.10 e só uso o windows por alguns softwares,mas sem dúvida o ubuntu entre todas distribuições é sem dúvida melhor,tanto no quisito de programas e facilidade de achar ajuda.. usei fedora e gostei,mas é outro mundo, até para ajuda é complicado encontrar ajuda.. espero que o 14.04 mude , acho o unity bugado e feio.. se mudar eu volto a tentar a usar o unity..gnome 3.10 ta muito rápido, e estavel.. windows 8 é só desligar o boot rapido, e podera ter acesso as partições..

  15. Avatar de Anonimo
    Anonimo

    Nao consigo usar o Cinnamon.