Tutorial GIMP #6 – Efeito Noite

21 Comentários

Hoje vamos abordar um tema diferente, nada de rebuscado claro. Vamos dar um pouco de luar a uma foto vespertina. É simples mas dá um efeito muito interessante às fotografias.



Vamos então iniciar mais um guia GIMP.

1.º Passo

Depois de abrirmos a nossa imagem no GIMP vamos à janela das Camadas e com o botão direito do rato clicamos na layer que tem a imagem e escolhemos Duplicate Layer

2.º Passo

Agora vamos passar a imagem da nova layer para preto e branco, para isso vamos a Colors -> Desaturate

com o Lightness escolhido clicamos em Desaturate.

3.º Passo

Criamos um novo layer e com a ferramenta Bucket Fill vamos preenchelo com um azul 2bc6ff

4.º Passo

Depois de termos preenchido o layer com o azul vamos à janela das Camadas e mudamos o Modo para Sobrepor ou Overlay caso esteja em Inglês.

5.º Passo

Agora vamos juntar os dois layers, para isso vamos à janela das Camadas e com o botão direito do rato clicamos em cima do layer azul e escolhemos Merge Down.

6.º Passo

Repetimos os passos todos dados até agora mas em vez de preenchermos a layer com azul preenchemos com laranja ffc600

7.º Passo

Agora que já temos as duas cores vamos à janela das camadas e clicamos com o botão direito do rato no layer laranja e escolhemos Add Layer Mask

Na janela escolhemos Grayscale copy of layer e clicamos em Adicionar

Neste momento a nossa imagem deve estar algo como isto:

8.º Passo

Vamos à layer azul fazemos o mesmo mas desta vez escolhemos também a opção Invert mask

e ficará assim:

9.º Passo

Agora baixamos a Opacidade da Layer laranja para 60 +/-

e aqui está:

Antes

Depois

Este último passo é opcional e varia de imagem para imagem. Bom, este está feito, agora são vocês a apresentar ideias, o que podemos demonstrar no próximo guia? Fica o repto!

Em caso de haver dúvidas, deixem-nas nos comentários que estarei por lá.

Partilhar:
Tags:

Comentários

21

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    1. Avatar de Kostas Family
      Kostas Family

      Bom tutorial. Parabêns

  1. Avatar de Alexsandro
    Alexsandro

    Está bem explicado, assim torna-se simples ;)…

    Gostaria de dar algumas ideias, já andei a pesquisar pela net por tutorias de gimp e encontrei alguns interessantes pelo menos o efeito final…

    Os que mais me atraem são aqueles em que do “nada” fazem planetas que parecem que estão a explodir ou conseguir utilizar o efeito “matrix” em imagens.

    Penso que se alguem que domine o gimp o suficiente para nos mostrar como isso se faz seria interessante.

  2. Avatar de João Paiva
    João Paiva

    gosto mais do antes… 😛

  3. Avatar de Pedro A.
    Pedro A.

    Não percebi onde está o luar… O que fizeste foi tornar a foto mais invernosa, com o céu mais acinzentado… A nuvens, por exemplo, têm muita luminosidade mesmo ao longe, o que não se vê numa foto realmente tirada ao luar.
    Para além disso deverias ter explicado o porquê das escolhas que fizeste, já que iria aumentar a compreensão que quem lê e tornar as pessoas um pouco autónomas…

  4. Avatar de jouze
    jouze

    Bem, não nada a dizer sobre este serviço gratuito de ensinar umas coisas a quem tem pouco tempo para aprender experimentando… Óptimo trabalho!!!
    Abraço

    1. Avatar de Helder Coelho
      Helder Coelho

      Subscrevo inteiramente, 🙂 este espiríto do ajuda o próximo só porque sim , é salutar e merece o devido respeito .

      Forte abraço

      1. Avatar de Pedro A.
        Pedro A.

        Só faz sentido este sentido de entre-ajuda se no final obtiveres aquilo a que te propões no inicio, o que não me parece ser este o caso (onde está a noite ou o luar?).
        Estas iniciativas são sempre de louvar, no entanto devem ser feitas como deve de ser e não “às 3 pancadas” como é este o caso. Por acaso percebeste porque é que ele usou a cor laranja ffc600 e a azul 2bc6ff? Não poderia ser outro laranja ou outro azul? Provavelmente, usando um azul mais escuro iria resultar numa foto mais escura mas tb mais perto do “Efeito Noite”…

  5. Avatar de José Romão
    José Romão

    mto bom.. bom efeito

  6. Avatar de Weasel

    Também não percebi onde está a noite ou o luar.

    1. Avatar de vitormachado
      vitormachado

      Se experimentares tirar uma fotografia em plena noite, com longo tempo de exposição o resultado da gama da fotografia será muito próximo do resultado manipulado do exemplo.

      O que o Filipe Ferreira queira transmitir não era uma bela noite de luar romântica. LOL mas sim o efeito de gama que um shot nocturno nos oferece!

      Bom trabalho filipe!

      1. Avatar de tiago
        tiago

        nao é por nada, mas uma foto à noite com longa exposicao NAO prece mesmo NADA do que foi simulado com o gimp! nada mesmo.

  7. Avatar de Skilo
    Skilo

    Até pode não se parecer com uma foto tirada à noite com luar, mas o efeito criado está muito fixe …

    Só título do post é que está errado. Quanto ao bom trabalho: continuem. Este e outros tutorials aqui apresentados têm dado imenso jeito a muita gente.

    Mais uma vez obrigado pelo excelente trabalho.

    1. Avatar de Pedro A.
      Pedro A.

      Apesar do que disse acima, concordo inteiramente…

  8. Avatar de Dan Mihai Ile

    Estes tutoriais de Gimp são muito bem vindos, não desistem desta ideia e continuem a por mais sempre que possível 😉

  9. Avatar de João
    João

    Espectacular.

  10. Avatar de Bruno Bernardino

    Parabéns pelo excelente artigo 🙂

  11. Avatar de WiseMax
    WiseMax

    OK. Não foi nada do que disse que ia ser… mas foi válido na mesma.
    A minha sugestão: Dar o título só depois de ver como ficou o efeito 😉

    1. Avatar de Francisco

      Humm, acho que sim! Titulo depois do resultado final 🙂

      Mas um bom tutorial na mesma!

  12. Avatar de J.C
    J.C

    Aplicaste aqui umas tecnicas bem interessantes. Eu uso o GIMP tb 🙂

    Só um reparo… isto nao é bem o efeito noite… podias ter dito algo mais tipo…. efeito inverno… ou algo assim. O efeito para ser noite o ceu devia ser preto e nao haveria sombras das arvores… 🙂

    Mas muito fixe mesmo assim. Cria um ambiente surrealista mas nao demasiado artificial.

  13. Avatar de marcelo paixão

    Sem comentários ajudou muito cara, muitas paz e luz para continuar seu trabalho.
    Abraço de um possível amigo.