Ubuntu 13.10 Saucy Salamander – Desktop Perfeito (I)

31 Comentários

Foi no passado dia 17/10 que chegou o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander. Esta nova versão traz algumas novidade e apresenta uma performance incrível.

Todos sabemos que após a instalação de um sistema operativo é sempre necessário dar os retoques pessoais. Instalar as aplicações que necessitamos, actualizar o sistema, adicionar repositórios.. são acções bastante comuns quando acabamos de instalar uma distribuição Linux.

Hoje deixamos 5 dicas para o novíssimo Ubuntu 13.10  Saucy Salamander.

ubuntu1310_000

1) Instalar drivers adicionais

Nos dias de hoje o Ubuntu traz já nativamente suporte para uma variedade de hardware. Tal suporte é normalmente suportado por drivers open-source mas é também possível tirar partido dos drivers proprietários.

Para instalar e activar drivers proprietários basta ir à ferramenta Software & Updates e escolher os drivers que pretende instalar/activar. De referir que quem tem problemas com as placas gráficas, pode aqui encontrar a solução.

ubuntu1310_00

2) Instalar codecs

Depois de desaparecimento do repositório Medibuntu, que era um repositório que mantinha pacotes um conjunto de pacotes que não vinham incluídos no Ubuntu, devido às mais diversas questões legais (ver aqui)….é necessário arranjar uma solução que vem com o próprio Ubuntu.

Para activar o suporte a vários formatos de áudio e vídeo basta procurar no Ubuntu Software Center por Ubuntu Restricted extras

ubuntu1310_01

3) Configure as contas das redes sociais

Facebook, Flickr, Twitter, Google Talk, AIM Gmail e muitos mais serviços podem agora ser facilmente configurados numa única interface.Para isso basta procurar na Dash por Online Accounts e configurar as contas que pretendermos.

ubuntu1310_02

Para quem quiser instalar via terminal, basta usar o comando:

sudo apt-get install ubuntu-restricted-extras

4) Instale o Unity Tweak Tool

O Unity Tweak Tool é uma ferramenta que tem como principal objectivo a personalização do Ubuntu, disponibilizando um conjunto de Tweaks para o Unity, System, Windows Management e Appearance. Com esta ferramenta pode facilmente personalizar todo o sistema, deixando-o ao seu gosto. O Unity Tweak Tool não é uma ferramenta nativa, devendo o utilizador instalá-la a partir do Ubuntu Software Center.

ubuntu1310_03

5) Instalar o Adobe Flash Player

Apesar de todas as controvérsias que têm surgido na blogosfera sobre o Flash, este continua a ser um must have em qualquer browser, para que possamos ter acesso aos conteúdos de determinados serviços. Para ter suporte para o Flash no Ubuntu 13.10 basta que execute o seguinte comando:

sudo apt-get install flashplugin-installer gsfonts-x11

ubuntu1310_04

A parte II deste tutorial será realizada com base nas vossas dicas e com mais algumas que ja temos prontas. Para isso deixem sff nos comentários deste artigo, aplicações essenciais a instalar no Ubuntu e, se possível, como instalar as mesmas. Espero que tenham gostado deste artigo e que vos seja útil (ahh…prometemos que colocamos o nome no artigo de quer nos deixar umas dicas).

Comentários

31

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de panhonhas
    panhonhas

    Mais uma vez um tutorial em inglês… -_- Há uns tempos disseram que o virtualbox não prestava e começaram a usar vmware e agora voltarm outra vez a usar a virtualbox, se fosse eu já tinha desistido dele e deixado de dar suporte e publicidade a esse programa.

    1. Avatar de PapiMigas

      O que é que o virtualbox tem de mau?

      1. Avatar de panhonhas
        panhonhas

        Basta não funcionar o arrastar, copiar e colar, e ter que usar a pasta partilhada para ser pior que mau.

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Funciona pois…tens é de instalar o Guest Additons.

    2. Avatar de PapiMigas

      Já está a bombar em 2 máquinas. Rapidinho qb, cumpre o que promete. Só tenho pena de não ver o Mir em acção 🙁

      1. Avatar de dbrenha
        dbrenha

        Se instalares no pc com gráfica intel (ou drivers open source da amd/nvidia) basta instalares o pacote “unity-system-compositor” eu estou a usar e não dei com nenhum problema (até parece um bocado mais rápido mas deve ser só efeito placebo). Isto tudo para o xMir, não o mir por si que só está disponível no unity8.

        1. Avatar de Marco
          Marco

          Boas,

          Podes-me dizes com se instala o pacote unity-system-compositor?

          Com o 13.10 a minha placa Intel não esta a funcionar a 100%. Está mesmo com fraca qualidade.

          Obrigado

          1. Avatar de dbrenha
            dbrenha

            para instalares basta procurares no centro de software por “unity-system-compositor” e instalares. depois reinicias e no terminal escreves:
            ps ax | grep “unity-system-compositor”
            se aparecer algo a dizer ubuntu-system-compositor estás a usar o xmir, se não os drivers da gráfica não são suportados e voltou ao X normal.
            Nota, não sei se vai ser o xmir a resolver algum problema que tenhas com a gráfica.

    3. Avatar de Pedro Pinto

      Neste caso tenho mesmo em ingles 🙂

  2. Avatar de LoL
    LoL

    Até agora não gostei nada… só se nota alguma velocidade no abrir do nautilus, mas continua com os crashes do costume mas agora demora menos tempo a terminar com o gajo assim que se passa da marmita.
    Em termos de velocidade nada de novo, já vi o ubuntu muito mais rápido do que esta bodega… lembram-se do gnome2?
    O unity ainda não se lembraram de agrupar vários icones em apenas um icone… foi muito mais útil encher o unity de crapware e lixo.
    Após o update do 13.04 para o 13.10 o teclado tem vipes com os caracteres ora faz cedilhas ou lembra-se de meter os tils e depois a letra a seguir.
    Evolução = 0
    Polimento no sistema = nautilus (aléluia lembraram-se nesta versão de meter o “criar nova pasta”).

    1. Avatar de dbrenha
      dbrenha

      O maior problema que tenho com a nova versão é não poder carregar no Alt e escrever Encerrar e poder mesmo encerrar, só me dá opções do nautilus e nada do sistema (anteriormente dava para aceder às opções do sistema desta maneira)

      1. Avatar de dbrenha
        dbrenha

        Já agora, se calhar só te estás a referir às mensagens de erro e não a crashes mesmo, se for o caso desactiva assim:
        no terminal:

        “sudo gedit /etc/default/apport”
        muda de “enabled=1” para “enabled=0”

        isto desativa os relatórios que são ativos por tudo e por nada ultimamente.

  3. Avatar de Dário Silva
    Dário Silva

    Já tentei instalar este mas quando esta no inicio da instalação diz que ocorre um erro e não instala…..

  4. Avatar de BM
    BM

    Ubuntu 13.10 com Cinnamon …5*

  5. Avatar de irlm
    irlm

    Preciso uma dica para instalar touchpad Alps?

  6. Avatar de Nuno José
    Nuno José

    O passo 5 é desnecessário depois do 2 já que o flash está incluído no Ubuntu Restricted extras

  7. Avatar de Nuno José
    Nuno José

    Para a parte II

    Indicators como por exemplo:

    System Load Indicator
    sudo apt-get install indicator-multiload

    Cpufreq Indicator
    sudo apt-get install indicator-cpufreq

    My Weather Indicator
    sudo add-apt-repository ppa:atareao/atareao
    sudo apt-get update
    sudo apt-get install my-weather-indicator

    Diodon
    sudo apt-get install diodon diodon-plugins

    etc….

    TLP para melhorar gestão de energia
    sudo add-apt-repository ppa:linrunner/tlp
    sudo apt-get update
    sudo apt-get install tlp tlp-rdw
    sudo tlp start

    JAVA
    sudo add-apt-repository ppa:webupd8team/java
    sudo apt-get update
    sudo apt-get install oracle-java7-installer

    Rhythmbox actualizado
    sudo add-apt-repository ppa:jacob/media
    sudo apt-get update
    sudo apt-get install rhythmbox

    Basicamente fiz o tutorial deste site
    http://www.webupd8.org/2013/10/8-things-to-do-after-installing-ubuntu.html

    Eu não consigo desligar o secursive search 🙁

  8. Avatar de Rastovich
    Rastovich

    Muita fixe!!! Adoro mesmo linux pá!!! Vou já instalar man!!! Que cena, ’tou mesmo entusiasmado pa’caraças!!! Mas primeiro vou acabar aqui o trabalho a sério… no Windows. 🙂
    Abraços.

    1. Avatar de Nuno José
      Nuno José

      Pois como tu existem muitos aziagos 😀

      1. Avatar de Rastovich
        Rastovich

        Nuno, o que é um “aziago”? Será um Tiago com azia? Um azar numa marcação no site trivago? Hum? Hein? Oi? 😀

        1. Avatar de Rastovich
          Rastovich

          Afinal sou só um infeliz 😀
          http://pt.wiktionary.org/wiki/aziago
          Abr

  9. Avatar de edisson
    edisson

    Gostaria de saber como instalar o google-earth 7 nessa versão do ubuntu, já que da erro na instalação do programa devido a dependências quebradas , no caso a ia32-libs.

  10. Avatar de luis henrique
    luis henrique

    Boas dicas,poderia postar tbm sobre navegadores alternativos ao firefox,tem o Midore que é webkit é super leve,outro que em breve estara disponivel para linux é o Maxthon.

  11. Avatar de Wilson Nantes

    Excelente matéria. Me deixou interessado em testar essa distribuição. Tks 😉

  12. Avatar de Pedro Neves
    Pedro Neves

    LIKE e para UbuntuGNOME isso e que era like 😀 😛 fico a espera…

  13. Avatar de Jeudi Prando
    Jeudi Prando

    recomendo da uma olhadinha no repositorio http://www.getdeb.net

  14. Avatar de José Maria Oliveira Simões
    José Maria Oliveira Simões

    Sabem dizer se se efectuar a actualização vou perder as configurações que fiz no ubunto ? É que tenho o ubunto com a versão anterior esta ultima que saíu com menus. É que tive o mir e troquei, pois estava a ter alguns problemas. Efectuei varias alterações que ainda deram algum trabalho para ter menus à moda antiga. O sistema está estavel muito rapido e seria uma peninha estragar tudo outravez com a historia do unity.

  15. Avatar de Marco Santos
    Marco Santos

    Bom dia,

    Ontem fiz a instalação do 13.10 64bit e ficou tudo OK com uma excepção. A minha gráfica Intel não esta a funcionar em condições. Videos,filmes estão com baixa resolução.

    Já fiz “instalar drivers adiconais” mas mesmo assim não resolveu.

    Sera que tenho que instalar a versão 32bit?

    O meu PC é um i5 com 4GB de RAM.

    Obrigado!

    1. Avatar de José Maria Oliveira Simões
      José Maria Oliveira Simões

      Em principio não tem nada a haver com ser a versão ser para 32 bits ou 64 bits. Pode ser um problema a nivel de instalação. Se tudo está OK e a resolução está OK, menos a reprodução de videos/filmes, pode ser o software especifico para a repordução de média ter algum problema. O problema tembem pode poderá vir de algum repositorio ou a falta dele.

      1. Avatar de Marco Santos
        Marco Santos

        Ainda não instalei o pacote médiabuntu…será que resolve o problema?

  16. Avatar de Pedro
    Pedro

    Aplicaçao estilo Jupiter compativel com Saucy.