O que posso fazer com o meu Raspberry Pi? 5 sugestões

57 Comentários

Segundo dados divulgados recentemente no site raspberrypi.org, 1,75 milhões é o numero de mini Raspberry Pi vendidos em todo o mundo.  Este é um numero muito interessante que traduz o sucesso deste projecto. Este mini equipamento, do tamanho de um cartão de crédito é capaz de reproduzir vídeo com qualidade Blu-ray e renderizar gráficos 3D, entre outras tarefas.

Mas o que podemos fazer com um Raspberry PI? Aqui ficam algumas sugestões.

rasp

1) Usar o Raspberry Pi para acender uma luz

A ideia deste  projecto consistem em controlar, à distância, uma luz. O objectivo é ligar e desligar a lâmpada a partir de um smartphone Android , tendo um Raspberry Pi  como intermediário. Façam vocês mesmo este tutorial.

rasp_light_1

Homepage: Usar o Raspberry Pi para acender uma luz

2) Alojar um blog dentro do PI

O WordPress é uma das plataformas de conteúdos mais populares da Internet. Com o WordPress o utilizador pode criar facilmente sites, blogs, sites de comércio electrónico, etc etc…de uma forma rápida, simples e muito profissional. No entanto, a instalação do WordPress obriga que o utilizador possua uma máquina com um servidor Web, PHP e MySQL. Aprende neste tutorial como fazer.

rasp_wordpress

Homepage: Instalar e configurar o WordPress

3) Transforme o seu Raspberry Pi num servidor de VPNs

Uma rede privada virtual (VPN – Virtual Private Network ) é uma rede cifrada e privada criada em cima da Internet, de maneira a garantir privacidade na comunicação entre os vários computadores. Imagine que está ligado a uma rede pública, num dos locais referenciados aqui, e quer garantir que a sua ligação é segura. Para isso, pode fazer uso do seu Raspberry Pi que está em casa, e forçar que as ligações sejam cifradas, passando pelo seu mini PC. Aprenda tudo, passo a passo.

vpn_01

Homepage: Transforme o seu Raspberry Pi num servidor de VPNs

4) Crie a sua própria Cloud no PI

O projecto ownCloud permite aos utilizadores implementarem a sua própria cloud privada. Este projecto assume-se como um alternativa gratuita aos vários serviços cloud-based já existentes e disponibiliza como base um gestor de ficheiros, suporte para partilha de musica, streaming, calendário, contactos e muito mais..tudo no nosso computador ou servidor. E como ter o ownCloud para criar a sua própria Cloud no PI?

pi_own_02

Homepage: Crie a sua própria Cloud

5) Raspberry PI a postar a temperatura no Facebook

E se o seu PI começasse a publicar no Facebook? O Pplware mostra como tudo é possível e pode usar este exemplo para criar outros projectos interessantes.

fb_10

Homepage: Raspberry PI a postar a temperatura no Facebook

Estes são alguns dos projectos que já divulgamos no Pplware…mas sabemos que voces também têm excelentes projectos. Façam-nos chegar essa informação para que possamos partilhar com toda a comunidade. E mais 10 truques…alguem precisa – ver aqui?

Que outros projectos interessantes poderíamos fazer com um Pi?

Comentários

57

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Eu já o tenho em estudo/produção eh eh eh…muito bom! 🙂

      1. Avatar de Paulo
        Paulo

        Na minha opiniao a unica coisa que falta é uns servos para fazer os Tilt’s e os Pan’s.
        Quero ver se encomendo tudo esta semana ainda para meter maos a obra tambem 😀

    2. Avatar de Lino Lisboa
      Lino Lisboa

      Tentei fazer com o PI aqui há uns tempos, mas não tive sucesso. Pode ser um projeto interessante e com boa aplicabilidade.

  1. Avatar de Luis Goncalves
    Luis Goncalves

    Ando a estudar dois projectos com o raspberry pi ou com arduino: Teclado virtual (enviar teclas – simular teclado externo) e controlador DMX. Alguém já se aventurou nestas andanças ?

    1. Avatar de Bruno
      Bruno

      eu precisava de alguém que me visse um projecto para fazer com um arduino ou coisa parecida(eu não percebo nada disso). Se alguém se disponibilizar que diga algo!

      1. Avatar de Nelson
        Nelson

        Um projecto como assim, qual o objectivo?

        1. Avatar de Bruno
          Bruno

          basicamente trata-se disto que esta neste link!

          http://hardpan.com/diy-lightning-trigger-for-digital-cameras/

          A questão e que alem de estar la tudo explicado, parecê-me serem coisas a mais! Como nao pesco minimamente destas coisas de programação, entre outros que estes arduinos envolvem, então pareço um burro a olhar pra um palácio!! A questão da coisa é, eu queria fazer um disparador desses, da forma mais simples possível! não quero que isso tire cerveja enquanto se espera pela trovoada!

      2. Avatar de Luis Goncalves
        Luis Goncalves

        Se procuras ideias para um projecto podes ver aqui: http://www.instructables.com/id/Arduino-Projects/ Agora não te limites a copiar… é muito fácil apanhar quem não sabe 🙂

  2. Avatar de João Cruz
    João Cruz

    Boas, ando a tentar perceber como controlar um carro telecomandado com o raspberry pi, ou seja, como controlar os motores do carro, mas não sei que placa auxiliar ao pi é que hei de usar e onde a comprar.

    Alguma sugestão?

  3. Avatar de Edgar
    Edgar

    Há dias vi um dos projectos mais interessantes do rasp pi, o ambipi, que é uma implementação da tecnologia ambilight da philips a correr no rasp pi.

    1. Avatar de Pedro Pinto
  4. Avatar de André
    André

    Boas pessoal

    E ai um tutorial como utilizar o Raspberry Pi como um DVR para vídeo-vigilância penso que seria interessante?

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Tambem acho interessante, vou fazer algumas experiências com camaras IP.

      abraço

  5. Avatar de pgomes2000

    Boas,

    Alguém sabe de algum projecto para transformar o Raspberry num sistema de som hi-fi, com Rádio FM e MP3 ?

    1. Avatar de Luis Goncalves
      Luis Goncalves

      Só ??? 🙂 Se lhe adicionares reprodutor de video (local/streaming) tens qualquer variante com XBMC. Claro que para o vídeo necessitas de um monitor. Caso pretendas o mais simples usa um display de duas linhas e muitas linhas de código. 🙂

  6. Avatar de Filipe YaBa Polido
    Filipe YaBa Polido

    Tenho um a funcionar à algum tempo com o Asterisk/FreePBX
    (http://www.raspberry-asterisk.org)
    Sem falhas nem chamadas perdidas 🙂
    O outro está de reserva, ora como media center, ora para experiências, mas estou de olho no RaZberry, pena o preço 🙁
    (http://razberry.z-wave.me)
    Até lá, ideias novas são sempre bem vindas.
    Ah… num cliente tb usei para display interactivo (2 touchscreen da Elo de 42″
    O RPi é uma bomba 🙂 e graças à inMotion que vieram a tempo.

    1. Avatar de lmx
      lmx

      boas…

      estive aqui há uns tempos a tentar implementar uma solução wireless, parecida com zwave para o raspberry pi…

      Além da capacidade de Wireless, ainda contém um medidor de electricidade de precisão…

      Parei, quando percebi que iria ficar um bocado acima dos 35€ e o raspberry pi esta bem abaixo… :S

      Existem algumas palcas, muito mais baratas que essas, mas não teem garantia de entrega…nem teem os dois kilometros de alcance da minha ;)…

      A MiPy(a minha implementação wireless baseada em 802.15.4), também usa o GPIO…com uma diferença…o stack não está implementado no raspberry pi, mas sim na própria placa(num micro dedicado), o que retira muito processamento do raspberry pi…

      Olha aqui uma solução barata…em tudo até nas specs…mas se não for para algo preciso(esta placa nem sequer o calculo de crc faz…acho eu)..

      RFM12
      https://www.sparkfun.com/products/9582

      e existe também o RFM23 que é bem melhor que o RFM12…mas isto são módulos de radio, com baixo puder de transferência(~100-200kb/s), o software tem que ser implementado no Pi…ou seja o processador do PI vai ter que trabalhar mais para conseguir enviar dados, pois controla todo o hardware do RFM…mas é barato…

      cmps

      1. Avatar de Filipe YaBa Polido
        Filipe YaBa Polido

        Boas,
        Obrigado pela dica. O RFM12 usei com o JeeNode (baseado no Arduino).
        Com a ajuda de um colega lá conseguimos pôr aquilo a ligar e desligar tomadas RF 🙂

        1. Avatar de lmx
          lmx

          boa 😉

          ORFM12 tem no preço a sua principal vantagem…

          Tem a vantagem de o utilizador puder escolher 1 de 3 frequencias de trabalho disponiveis…o que é bom, e parece-me unico nesse aspecto.

          Mas as frequencias utilizadas caem dentro das frequencias utilizadas por exemplo no radio amadorismo…criando interferẽncias, ou em serviços como chronos watch..coloca um pouco em causa, a sua utilização sem licença, mas na europa é legal…mas nesse caso ficaria meio confuso porque é que os radio amadores precisam de licença…fica um pouco ao critério de cada um…não sou perito na materia lol 🙂

          São bastante simples de utilizar e a antenna é uma coisa de miudos heheh 😉

          Ainda não desisti do meu projecto…mas com preços destes não dá para concorrer…apesar de o MiPy formar uma rede com um numero quase infinito de dispositivos, com uma especie de routing e switching criando uma rede mesh…mas este tipo de coisas são muito mais caras…e para ligações até ponto a multiponto, este tipo de dispositivos é uma opção devido ao seu preço 😉

          cmps

      2. Avatar de Nelson
        Nelson

        @lmx

        “Além da capacidade de Wireless, ainda contém um medidor de electricidade de precisão..”

        onde posso encontrar esse medidor eletrecidade de precisão ?
        ando atraz disto a já algum tempo e não encontro nada de geito 🙁

  7. Avatar de Daniel Moreira
    Daniel Moreira

    Boas,
    Qual a diferença entre o Raspeberry Pi e o Arduino?
    Ou quando de deve utilizar um ou outro?

    Cumprimentos.

    1. Avatar de Luis Goncalves
      Luis Goncalves

      Simplificando, o raspberry Pi oferece (por enquanto – em breve irão estar disponíveis novos modelos) muito mais que o arduino. Porém o custo, o consumo e a facilidade de obter shields desenhados para o arduino podem ser factores a considerar na escolha do mesmo. Para projectos sem necessidade de vídeo ou com necessidade de menores recursos uso o arduino, para situações mais completas (ou complexas) uso o raspberry. Qualquer um deles tem já um vasto número de projectos que podem servir de base para o teu.

        1. Avatar de Daniel Moreira
          Daniel Moreira

          Obrigado!

          Tenho que ler melhor sobre os dois.
          De qualquer maneira fica aqui a ideia (boa ou má) de o pplware fazer um post com a comparação entre os dois.

        2. Avatar de lmx
          lmx

          Hummm …
          o equipamento com processador Intel parece-me muito limitado a nível de possibilidades…

          O Outro parece-me melhor…mas os preços disto vão ser exagerados…já os actuais o são, para o que oferecem…imagino estes…mais vale outras opções…

          cmps

    2. Avatar de marco
      marco

      regra geral raspberry faz computação e arduino serve como controlador.
      penso eu de que…

  8. Avatar de Anónimo
    Anónimo

    A única coisa que me interessaria era tentar conseguir uma espécie de receptor a/v para posteriormente ligar umas colunas 5.1, tv por hdmi, etc Isso é que era de valor! 😀

    1. Avatar de Luis Goncalves
      Luis Goncalves

      Procura pelo protocolo rtsp e raspberrypi. Já está feito, não vale a pena inventar a roda 🙂

      1. Avatar de Anónimo
        Anónimo

        Isso é muita fruta para quem não percebe nada da poda 😛 Ainda se houvesse um tutorial passo-a-passo era gajo de investir na coisa 😛

  9. Avatar de Regis
  10. Avatar de Joao
    Joao

    Eu tenho o meu raspberry pi a rodar tor relay.
    Planos futuros: Print Server e/ou NAS.

    1. Avatar de lmx
      lmx

      hehehe

      dns,dhcp,printer server, scanner server,NAS,etc… é sempre a bombar nele… 🙂

      cmps

  11. Avatar de Rui Guedes
    Rui Guedes

    6) Queimar cartões SD
    Ao fim de umas semanas de uso irá notar que perdeu o sistema de ficheiros, ou mesmo até o cartão SD já foi à vida…

    1. Avatar de Luis Goncalves
      Luis Goncalves

      Só se os cartões utilizados não forem os adequados…

    2. Avatar de Luis Goncalves
      Luis Goncalves

      Aqui tens uma lista de cartões testados, senão podes continuar a arriscar. http://elinux.org/RPi_SD_cards

    3. Avatar de Filipe YaBa Polido
      Filipe YaBa Polido

      Não sei que cartões anda a comprar Rui, mas os da Kingston e da Samsung nunca me deixaram ficar mal, e já estão em uso à tempo suficiente.

      1. Avatar de Rui Guedes
        Rui Guedes

        São precisamente essas duas marcas que aconteceu isso… Kingston perdeu o sistema de ficheiros. Samsung nem sinal de vida dá. Antes de comprar pesquisei no site http://elinux.org/RPi_SD_cards os cartões… Ou é muito azar meu… Ver se encontro a fatura e ir à loja pra me darem outro :D.

    4. Avatar de lmx
      lmx

      boas…

      depende, se escreveres muito no cartão, claro esta que o vais queimar depressa…mas a ideia não é essa…

      Se tens dados que estas sempre a escrever e a apagar…cria uma tmpfs para isso…

      cmps

  12. Avatar de Luis Goncalves
    Luis Goncalves

    Já agora não deixo de partilhar este projecto: http://code.google.com/p/webiopi/
    Permite-nos controlar o PI através de uma página web ou outra aplicação.

  13. Avatar de João Guerreiro
    João Guerreiro

    o que eu gostava de ver era um alarme caseiro já vi uns projectos bastante interessantes, e gostava de ver o que o pplware podia vir a por na mesa

  14. Avatar de João Oliveira
    João Oliveira

    Gostaria de conseguir ver videos on-line.

    1. Avatar de PapiMigas

      Vídeos de como se faz ou ver vídeos no Raspberry?

      1. Avatar de João Oliveira
        João Oliveira

        ver videos no rasperey pi, on-line

        1. Avatar de Joao
          Joao

          Talvez PiCast: “http://www.geek.com/android/picast-the-open-source-raspberry-pi-chromecast-alternative-1564550/”

        2. Avatar de Luis Goncalves
          Luis Goncalves

          raspxbmc, openelec, raspbian + xbmc ou seja qualquer opção com xbmc para o raspeberry pi e instala alguns plugins como os de aminhacasadigital.com

  15. Avatar de DD
    DD

    Por enquanto tenho o meu a postar a temperatura e o uptime no Twitter. Ainda estou a pensar fazer do RPI um servidor de VPN’s

  16. Avatar de sky
    sky

    Uma centralina de automovel ou barco recreio

    1. Avatar de sky
  17. Avatar de Deus
    Deus

    Adorei, podem postar mais? 😀

  18. Avatar de Thiago

    Olá Amigo!

    Muito bom seu artigo, Parabéns!
    Sou de Brasil!
    A única coisa que não usaria com o Raspberry seria a número 1 e sim um arduino, mais é sempre bom conhecer novos caminhos…

    Obrigado pela Atenção!

  19. Avatar de Jorge
    Jorge

    B0as, posso usar esse equipamento para ver filmes ou tv na net em conjunto com a minha televisao?