Google disponibiliza QuickOffice gratuito para iOS e Android

35 Comentários

A Google tem conseguido, de forma muito subtil, ocupar espaços que até há pouco tempo eram ocupados pelos seus concorrentes, e criado alternativas, em outros meios e suportes, para os que estes disponibilizam.

Um perfeito exemplo disso foi a criação do Google Docs, renomeado depois para Google Drive, que consegue concorrer directamente com a suite de produtividade da Microsoft, o Office.

Mas porque ainda existem muitos utilizadores do Office e que a Google pretende trazer para o seu lado, resolveu agora tornar gratuito o acesso às aplicações do QuickOffice, no iOS e no Android.

QuickOffice_1

A compra do QuickOffice pela Google aconteceu em 2012, tendo esta aplicação sido integrada de imediato pela Google. Os planos desta passavam pela sua introdução no seu ecossistema, integrado com a sua suite de produtividade assente na Web, mas isto não foi o que realmente aconteceu.

O acesso ao QuickOffice estava até agora limitado aos utilizadores do Google Apps, versão paga, e apenas estes podiam usar estas aplicações de edição de documentos.

O anúncio que a Google agora fez veio trazer para todos os utilizadores a possibilidade de usarem nos seus dispositivos móveis esta suite, que permite criar e editar documentos que estejam no formato Office, da Microsoft.

O QuickOffice passou também a estar integrado com o Google Drive e podem assim aceder a documentos que tenham alojados nesse serviço Cloud da Google.

Para poderem usar o QuickOffice apenas necessita de se autenticar com uma conta Google, que ficará associada ao Drive. Após este passo o QuickOffice pode ser usado para criar novos documentos ou editar outros que tenham nos vossos dispositivos ou no Google Drive.

É possível usar o QuickOffice sem que o vosso dispositivo esteja ligado à Internet, mas nesta situação não será possível aceder aos documentos que têm guardados no Drive.

Outra situação curiosa é que não é possível editar documentos criados e armazenados no Google Drive. Nestes casos é indicada a necessidade de instalação da aplicação Drive.

Com este lançamento fica disponível mais uma oferta, gratuita, de edição de documentos do Office, algo que a própria Microsoft não disponibilizou numa aplicação sua.

10 GB oferecidos por 2 anos no Google Drive

A somar a este presente, já de si bem grande, a Google resolveu dar mais um presente a todos os utilizadores que se autentiquem no QuickOffice.

Ao realizarem este processo vão receber um aumento de 10GB no espaço disponível no Drive. Esta oferta será válida por 2 anos e será atribuída nas semanas seguintes.

Esta oferta será mantida até ao próximo dia 26 de Setembro. Por isso apressem-se a descarregar e a usar esse espaço extra.

A disponibilização gratuita desta suite de produtividade nestes dispositivos móveis, vem trazer alguma oferta numa área que tem estado a ser dominada pelas aplicações pagas e que não conseguem cumprir de forma perfeita o que é pretendido.

A Google tem apostado forte no Drive, como forma de combater o Office, e agora com o QuickOffice pretende lentamente mudar os novos utilizadores para a sua plataforma móvel.

Sistemas Operativos: Android / iOS
Download: QuickOffice Android
Download: QuickOffice iOS

Comentários

35

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Miguel
    Miguel

    A Microsoft começa a ter razões para ficar preocupada…

  2. Avatar de fornost
    fornost

    a partir de quando podemos autentificar? Se eu baixar e instalar o app hoje já estarei apto a ganhar mais espaço no drive???
    Uma coisa que me incomoda (E MUITO) é ter de instalar o google play services pra rodar qualquer app… e nesta há a exigência… só instalarei o quickoffice se, de fato, ganhar mais espaço no drive…. acho arbitrária a exigência (ainda mais com smarthphones de entrada como o meu galaxy y, com pouca² memória interna)

    1. Avatar de Mário Cardoso
      Mário Cardoso

      Posso saber porque te incomoda MUITO a instalação dessa app?
      No meu caso não tenho escolha, se eu desinstalar, passado pouco tempo ela volta a instalar-se!!

      1. Avatar de fornost
        fornost

        app desnecessário que ocupa um espaço que a maioria dos smarthphones de entrada não tem. (10 mb).
        Galaxy Y tem 150 mb de espaço interno, com 50-60% já ocupado pelo sistema/bloatware

        além disso acho abusivo pelo fato de que nem todos gostamos de redes “sociais”. Não tenho perfil no google plus/face book e nem quero ter. Pelo visto esse app só serve para integrar esses serviços.

        obs: hoje já contornei o problema do espaço com o root/cartão particionado. Mesmo assim não quero ter o app instalado

        1. Avatar de DC
          DC

          O problema é mesmo o telemóvel que está obsoleto (sei do que falo, tenho um Gio que partilha dos mesmos problemas de memória).

          O Google Play services é uma maneira da Google combater a fragmentação, é o que permite que possas instalar apps como o Maps ou o Gmail que tem versões mais recentes para versões mais recentes. Se não existisse essa app, a Google simplesmente só podia disponibilizar as apps para Android 4.X+ e assim os velhinhos 2.3 nem direito a Gapps tinham.

          P.S.: root + link2SD faz milagres em aparelhos com tão pouca memória e é bastante simples de fazer nesses telefones.

        2. Avatar de fornost
          fornost

          esqueci de dizer que o serviço fica a funcionar no background consumindo ram e, principalmente, a bateria. Muitos serviços google são verdadeiros vilões no que tange à bateria.

          além disso quero ressaltar que fiz alguns testes interessantes:

          1- instalei o goolge play services.
          2- rodei o quick office e fiz login
          3- congelei o app e testei o quick (totalmente funcional)
          4-resolvi desinstalar o G. play services e rodar o quick (novamente funcional)
          5- reiniciei o dispositivo. O quick office continua funcional.

          Então fica a dica, caso tenham problema de espaço de armazenamento ou simplesmente não queiram manter o services façam isso 😉

          abraços

          1. Avatar de fornost
            fornost

            infelizmente, vi fazer uma correção: o serviço de fato deixou de funcionar… testei novamente… ao abrir o documento ocorre um erro… não achei uma solução ao G. services

  3. Avatar de Abílio
    Abílio

    Boa app e free, melhor não é fácil.

  4. Avatar de Paulo Ferreira
    Paulo Ferreira

    Bom dia. Abre os documentos já existentes no gdrive em PDF não podendo ser editados?????? Isto é mesmo assim ? Neste caso é inútil. Cumprimentos

    1. Avatar de Paulo Ferreira
      Paulo Ferreira

      Ah. E já instalei a app Gdrive.
      Cumprimentos

    2. Avatar de Abílio
      Abílio

      De facto não edita PDF mas como deves saber gratuitos são só os leitores, os editores exigem direitos. Não a torna inútil pois permite consultar, enviar pdf por mail o que já é algo. Mas a app faz mais que gerir pdf também cria, edita e lê mais três formatos, o que a torna ainda menos inútil. Já agora para ipad conheces algum editor de pdf gratuito? 😉

      1. Avatar de Paulo Ferreira
        Paulo Ferreira

        Se calhar não me expliquei bem. Os ficheiros no gdrive não estão em formato PDF, o quickoffice é que os abre em PDF, não podenso assim ser editados. Em relação a aplicações para IOS não conheço pois não utilizo. Cumprimentos

        1. Avatar de Abílio
          Abílio

          Pois, aqui no iPad abre um docx em docx mesmo quando arrasto para a pasta fora do GDrive. Só não edita pdf. Não percebo então. Cumprimentos e bom fim-de-semana.

      2. Avatar de paulo g.
        paulo g.

        Espera um pouco até o LibreOffice estar completamente funcional em android… depois usas o Draw.

    3. Avatar de Mário Cardoso
      Mário Cardoso

      Se assim é… que fantochada!

  5. Avatar de João
    João

    Escreve-se “apressem-se” e não “aprecem”-se! Há cada vez mais erros num Mundo dominado por correctores ortográficos!

    1. Avatar de Abílio
      Abílio

      É uma ironia, de facto!

    2. Avatar de KaPutnixZ
      KaPutnixZ

      Corretores e não correctores..
      How ironic.. 🙂

      1. Avatar de Oscar Marques
        Oscar Marques

        só é assim depois de 1990.

      2. Avatar de MigM.
        MigM.

        Escrever ou não com o Acordo Ortográfico é uma

      3. Avatar de MigM.
        MigM.

        Escrever ou não com o acordo ortográfico é uma opção e não obrigação.

        1. Avatar de David
          David

          Bem respondido! Esta gente agora pensa que toda a gente tem que usar este desacordo ortográfico, enfim.

          1. Avatar de fornost
            fornost

            ninguém gosta desse acordo, nem aqui (Brasil) nem em Portugal. Creio que foi o maior “fail” que esse país já fez, em proporções nunca antes vistas…

      4. Avatar de kekes
        kekes

        O que eu creio correcto é escrever com c, portanto estou no meu direito em não respeitar o acordo ortografico, se gostas ou não é outra coisa mas não vai ser por isso que a gente vai deixar de escrever do modo que quizer.

        1. Avatar de Alc
          Alc

          Um completo absurdo…. Então tb me dá o direito de conduzir o carro dentro das localidade a 60km e sem cinto, etc. No tempo que eu tirei a carta, era assim! E está mais que provado que o problema não é anda a 50 ou a 60… mas sim quem conduz! Naturalmente o acordo ortográfico tem lacunas… mas já antes havia lacunas…. Sou inteiramente a favor de aproximação do Português. Há que unifica-lo! Num mundo em que cada vez mais muitas línguas se irão perder… Só as línguas fortes ficarão! Já agora, pq não se escreve no verdadeiro português do passado???

      5. Avatar de JFMoreira
        JFMoreira

        Isso é para quem segue cegamente o Aborto Ortográfico. O que não é o caso de nem o meu. 😉

        1. Avatar de JFMoreira
          JFMoreira

          (…)não é o caso dele(…)

    3. Avatar de Vítor M.

      João, então e o corrector? 😀

  6. Avatar de Arthur Gomes
    Arthur Gomes

    No momento ainda acho o Kingsoft Office melhor! Em português, gratuito, com belo visual e integrado com Dropbox e Google Drive. Mas o QuickOffice não deixa de ser uma alternativa interessante, ainda mais por ser uma ferramenta do Google. Vou esperar os próximos capítulos dessa história!

  7. Avatar de Jorjão
    Jorjão

    Será melhor que o Kingsoft Office?? Pelas críticas que li acho que me vou ficar pelo Kinsoft Office

    1. Avatar de Mário Cardoso
      Mário Cardoso

      Eu prefito o Kingsoft, mas tanto um como o outro são bons!

      1. Avatar de Nosferatu Arucard
        Nosferatu Arucard

        Eu prefiro o KingSoft Office, uma vez que possui muitos mais recursos.
        Na realidade eu estou a espera da versao oficial do LibreOffice para Android, so´ que e´ uma aplicaçao dificil de portar!

  8. Avatar de Paulo
    Paulo

    Eu sou do “contra”. Acho este investimento da Google um desperdício de dinheiro.
    Considero mais útil e necessário patrocinarem o LibreOffice e os formatos abertos que ajoelharem-se em frente à Microsoft.
    Mas costumo ouvir que sou venenoso …

    1. Avatar de Nosferatu Arucard
      Nosferatu Arucard

      O LibreOffice para Android ainda esta´ em desenvolvimento.
      Se quiser experimentar os programas (ainda pouco funcionais, ate´ os serviços de acesso aos ficheiros nao foram implementados!), pode experimentar em:
      https://wiki.documentfoundation.org/LibreOffice_on_Android

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        … pois já instalei em todo o lado… e não vi o aumento de espaço no Drive! Qual o mistério?