As aplicações que vamos ter disponíveis no Windows 8.1

37 Comentários

A chegada do Windows 8.1, a actualização do Windows 8 está para breve. Será já no dia 18 de Outubro que a Microsoft disponibilizará a todos a mais recente novidade.

A experiência de utilização que este SO irá dar é muito similar ao que o Windows 8 já disponibiliza, mas algumas novidades vão existir, como já tivemos oportunidade de apresentar.

Mas e as aplicações que vamos ter disponíveis para a primeira utilização do Windows 8.1?

windows_8_1_1

Com o aproximar da data de disponibilização do Windows 8.1, a Microsoft começou a apresentar mais detalhes importantes sobre este sistema operativo.

Um dos últimos pontos a que deram importância e destaque foi às aplicações que vão acompanhar o Windows 8.1 no momento da sua primeira instalação.

São estas as aplicações que vamos ter presentes e que podemos usar de imediato. Foram a escolha da Microsoft e o que entendem como sendo essencial para todos poderem usar o Windows 8.1.

Algumas novidades vão estar presentes no Windows 8.1. Depois de no Windows 8 termos visto chegar um grande lote de aplicações, a maioria para popular a nova interface deste sistema operativo, na forma de tiles, as novidades agora mudaram.

A integração ainda maior do SkyDrive no Windows é uma realidade e todos podem usá-lo de forma nativa e transparente. Isto é extremamente positivo pois não precisam os utilizadores de estar a instalar e a configurar este serviço Cloud da Microsoft.

Outra novidade de monta e que vai agradar a todos reflecte as aquisições que a Microsoft fez no passado recente. O Skype vai passar a fazer parte do Windows 8 e será uma das várias aplicações presente.

Mas vejamos com algum detalhe as aplicações que o Windows 8.1 vai ter no seu core e que todos podem usar imediatamente após a sua instalação

Comunicação e Internet

windows_8_1_2

Estas são as principais aplicações que a Microsoft vai disponibilizar para acesso à Internet, não apenas na perspectiva de navegação, mas também de comunicação e produtividade.

Diversão

windows_8_1_3

Porque o Windows 8.1 não será apenas para trabalho, a Microsoft adicionou-lhe também a normal componente de diversão.

Música, vídeos e jogos vão estar disponíveis para todos. A integração com a Xbox vai ser grande nestes componentes.

Saúde e Informação

windows_8_1_4

Está é a área que mais aplicações tem e também a que tem a maior parte das novidades. É aqui que a Microsoft concentra todas as aplicações que vão poder usar para consultar toda a informação que necessitam, quer sejam de cariz geral ou de desporto.

Mas será também aqui que vão encontrar informações sobre o tempo, as viagens e saúde.

Produtividade

windows_8_1_5

Por fim temos as aplicações de produtividades. São aplicações que vamos poder usar para criamos e acedermos à nossa informação.

O mail, o calendário e os contactos vão estar aqui disponíveis e permitir que este seja o vosso hub de comunicações.

A somar a estas existem outras aplicações que podem usar para tornar a experiência do Windows ainda melhor.

São estes os argumentos que a Microsoft vai colocar no seu Windows 8.1 para cativar todos que o usarem.

Toda a utilização feita até agora mostra que este SO está melhor que o Windows 8 e que conseguiram ser corrigidas todas as lacunas que a versão anterior apresentava.

Qual a aplicação do Windows 8 que mais usam e porquê?

Homepage: Windows 8.1

Comentários

37

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rochita
    Rochita

    Bem, mal posso esperar pelo update para windows 8.1, se já adoro o 8 este será ainda melhor, já testei a versão preview e está muito boa, por isso só espero coisas boas para este update.

  2. Avatar de panhonhoas
    panhonhoas

    Mas alguêm ainda usa apps em full screen? Só vai é trazer ainda mais lixo pré-instalado quando se pode aceder a tudo atravéz de um browser. E qual é a panca sempre pelo skydrive, então não existe o MEGA que é muito melhor?

    1. Avatar de tavares
      tavares

      A “panca” pelo SkyDrive é porque é um serviço da própria Microsoft…tão simples quanto isso!O mega é MUITO melhor? É a tua opinião. Quanto à utilização de apps,depende do gosto de cada um…e gostos não se discutem!!

      1. Avatar de panhonhas
        panhonhas

        Achas que 7GB é alguma coisa de jeito? pff, até a google drive é melhor com 15GB.
        E já agora diz-me lá o que é que um browser hoje em dia não faz, que uma app que só pode ser usada em full screen e apenas uma app de cada vez faça? Talvez dores de cabeça 🙂

        1. Avatar de Tavares
          Tavares

          Panhonhas desculpa lá mas…eu tenho 25 Gigas de armazenamento no SkyDrive por cada conta(no total 4)por ser um cliente de sempre do Hotmail.Portanto muito mais do que o Google Drive “oferece”! E no meu comentário eu não discuto a utilização e utilidade do browser…apenas digo que cada um tem a LIBERDADE de utilizar browser ou Apps conforme preferir. Gostos não se discutem…respeitam-se!!

          1. Avatar de panhonhas
            panhonhas

            Os gostos não se discutem mas talvez a burrice, falta de conhecimento, desvantagens, a insegurança mais a teimosia de usarem/apoiarem apps em ecrã inteiro, isso sim.

        2. Avatar de Tavares
          Tavares

          Em relação ao teu último comentário em que falas da “burrice” e “falta de conhecimentos” de quem não concorda com as tuas opiniões,só me resta dizer que…a IGNORÂNCIA e ESTUPIDEZ de quem se considera dono da “verdade absoluta” também não se pode discutir.Apenas posso dizer que a primeira se desculpa(ninguém sabe tudo de tudo) e a segunda pode ser perfeitamente… um estado de alma!!

    2. Avatar de Nuno Baioneta

      Achas mesmo que a microsoft vai utilizar o MEGA no lugar do skydrive? que é deles…
      O google também é muito melhor que o bing (até a administração do bing deve saber isso) então também aí a microsoft descartava o seu produto e utilizava a concorrência?!

      1. Avatar de MigM.
        MigM.

        Não considero actualmente que o google seja melhor que o Bing. Há até funções e maneiras de mostrar resultados que a google foi buscar ao Bing, p.ex., a maneira como hoje as imagens são apresentadas.
        Hoje só uso Bing e não sinto falta do google.

        1. Avatar de sakura
          sakura

          o bing é o melhor para hack . tem busca sql ….

          e palavras chave “contine” … etc …

          bing pt ….. vai aver puchão de orelhas…

      2. Avatar de Rui
        Rui

        Sem dúvida que o motor de busca da google é superior ao bing, mas a Microsoft não impede ninguém de usar o google. Já no caso do bing translator, este é muito superior ao tradutor da google, por exemplo. Basta fazermos umas traduções para percebermos que o bing é muito superior.
        Por isso, nada é garantido que seja melhor que outro, nuns aspectos sim, noutros não.

    3. Avatar de Carlos
      Carlos

      Acho que estás a confundir o que tu gostas com o que as outras pessoas gostam… É um erro comum.

      Primeiro: há aplicações que faz todo o sentido funcionarem em ecrã completo. A Maps, por exemplo, e o Internet Explorer (que funciona perfeitamente no desktop, mas para facebucar, ver o e-mail ou ver vídeos de gatinhos no iotubi a versão Metro é melhor).

      Segundo: toda a gente diz que um dos problemas do Windows 8 é ter poucas aplicações, agora tu dizes que o problema é ter demais? Parece que o fanatismo anti-Microsoft é tanto que se critica a Microsoft por fazer uma coisa e o seu oposto. Entendam-se, porra. E já agora, ao contrário doutros sistemas operativos, no Windows 8/8.1 pode-se desinstalar a generalidade das aplicações de origem. Elas estão na “Loja Windows”, voltar a instalá-las é só questão de ir lá.

      Terceiro: obviamente não leste como o SkyDrive está integrado com o Windows. O SkyDrive é uma extensão do disco, basicamente aparece como uma pasta normalíssima e podes copiar ficheiros para lá, abrir ficheiros diretamente de lá, gravar para lá diretamente a partir de qualquer aplicação… Ah! E até dá para aceder aos ficheiros no laptop que tenho em casa, não só aos ficheiros que estão partilhados no SkyDrive, através do interface web. Que, já agora, é incomparavelmente melhor que o do Google Drive. E ainda! O meu Lumia 920 novinho em folha automaticamente manda para lá todas as fotos e videos automaticamente (via WiFi porque são as fotos em qualidade máxima) e guarda lá uma cópia de segurança das definições e das mensagens (que não conta como espaço ocupado). E o meu SkyDrive tem 25GB, 12,6GB dos quais estão livres.

      1. Avatar de panhonhas
        panhonhas

        O problema é vir pré instalado tanta inutilidade, eu sei que dá para desintalar aps, mas o meu lema é se é para estar a desintalar vale mais instalar o SO de raíz.
        Para mapas temos a google que ainda me permite ter assim multiplos separadores, ou documentos para ir copiar e colar as localizações, coisa que com uma app não é possivel.
        Para ver o tempo vou ao ipma, noticias temos vários dn, jn, é só preciso usar os bookmarks. Ter o IE em full screen é bastante clautrofobico por não ter definições avançadas, bookmarks, etc só quem não percebe nada de computadores ou só agora é que está a começar ou tem um surface é normal que goste. Não vejo vantagem nenhuma em ter duas versões de aplicações em diferentes ambientes, como a calculadora, digitalizador, gravador de voz, etc
        Este sistema pelo aspecto que tem é muito ultrapassado, o windows vista/7, estes sim são muito mais futuristas, a M$ está claramente a andar para tráz.

        1. Avatar de Carlos
          Carlos

          Bom, obviamente nunca usaste o Windows 8 e não sabes que, ao contrário de, por exemplo, o iOS, é prefeitamente possível ter mais de uma aplicação Metro no ecrã ao mesmo tempo. No Windows 8 é possível ter 2 (já agora, o “Ambiente de Trabalho” pode ser uma delas) com uma a ocupar 1/3 do ecrã e a outra o resto. E no 8.1 dá para ter mais, dependendo da resolução e do tamanho do ecrã.

          Aliás, no 8.1, quando “clicas” num link num e-mail usando a aplicação Correio, automaticamente ela encolhe para 1/3 e abre o IE no resto do espaço.

          Mas bom, não és obrigado a usá-las, se quiseres podes continuar a usar só o “Ambiente de Trabalho”, que é praticamente igual ao do Windows 7.

          E se calhar isto vai ser um choque para ti mas a esmagadora maioria das pessoas que usam computadores não têm a mínima ideia como funcionam. E nem querem ter. É como com o frigorífico ou o microondas. Desde que faça o que é suposto é absolutamente irrelevante como o fazem.

    4. Avatar de Bruno Miguel
      Bruno Miguel

      panhonhoas quando te fecharem a conta do mega porque os outros metem lá pirataria vem cá dizer qual é o serviço que é melhor.
      Eu uso o Mega, mas para ficheiros de menor importância, pois o controlo por causa da pirataria é nenhum ou quase nenhum.
      Neste momento o que uso mais é o cloudpt, apesar de lhe faltar alguns ajustes acho que é dos melhores serviços de cloud que se vêm por ai.

  3. Avatar de J. Nogueira
    J. Nogueira

    O Windows 8 foi o primeiro SO da Microsoft que me fez manter no SO anterior depois de o experimentar, por todos os motivos e mais alguns. O principal é que simplesmente não se pode exigir fusão do mundo táctil (entenda-se tablet) com o mundo dos PCs regulares. Simplesmente não funciona e isso ficou mais que provado. O Windows 8 é um SO optimizado para écrãs tacteis…

    Vamos ver até que ponto o windows 8.1 vai trazer uma nova vivacidade à Microsoft. Desta vez julgo que sim, finalmente

    1. Avatar de Midepa
      Midepa

      ” Simplesmente não funciona e isso ficou mais que provado. ”
      A sério? No meu PC funciona e muito bem. Mais um velho do Restelo!!!

      1. Avatar de panhonhas
        panhonhas

        Tem algum jeito ao fechar uma janela e acidentalmente aparecer a charm bar? Para desligar o pc são precisos 3 cliques, enquanto que no 7 eram só prescisos 2 cliqhues. Isto e outras coisas fazem com que o 8 seja pouco user friendly para quem usa apenas rato e teclado, simplesmete não funciona, para além de que não se tira a total potencialidade se fosse com um ecrã táctil.

        1. Avatar de Carlos
          Carlos

          Eu consigo desligar o meu laptop com zero cliques. E tenho o Windows 8.

          Se calhar é só o meu laptop, mas tem um botão, aparentemente mágico ou pelo menos invisível para muita gente, para ligar/desligar.

          1. Avatar de panhonhas
            panhonhas

            Fazes tu senão muito bem é a maneira mais correcta de o fazer

  4. Avatar de Gonçalo Silva
    Gonçalo Silva

    A aplicação que mais uso, é uma que não está nesta e é muito boa. Chama-se Ambiente de Trabalho 😉

    1. Avatar de Conimbrigae
      Conimbrigae

      LOL +1

    2. Avatar de Midepa
      Midepa

      Por acaso sabes que podes ter essa app no ambiente Metro?
      E sabes mais também funciona…

      1. Avatar de panhonhas
        panhonhas

        Sabes que mais não é tão intuitiva e torna-se muito clautrofobica não se poder ter mais do que uma janela aberta de cada vez.

        1. Avatar de António Soares
          António Soares

          Usa uma folha de papel e uma caneta. Ou melhor melhor ainda um quadro de giz. é muito menos clautrofiba.

  5. Avatar de Sérgio Dias
    Sérgio Dias

    Existe alguma forma de usar o metro como se fosse o start menu e “obrigar” as aplicações a correr todas no ambiente de trabalho? É que eu gosto de ter várias janelas abertas ao mesmo tempo e visualiza-las todas, não gosto de estar limitado ao numero que o metro permite.
    Acho o ambiente de trabalho mais produtivo sem o constante rodar de janelas, mas também não sou nada resistente à mudança 😉
    Obrigado desde já pela resposta.

    1. Avatar de André
      André

      Sim, existe o Modern Mix, experimenta.

      1. Avatar de Sérgio Dias
        Sérgio Dias

        Obrigado, vou testar.

  6. Avatar de miguel L.
    miguel L.

    Estou desejoso que chegue!

  7. Avatar de guri
    guri

    O ser humano é um bicho de hábitos.
    Evoluam…

    Windows 8.1 it’s great.

  8. Avatar de Luís Santos
    Luís Santos

    Eu adapto-me bastante bem às 2 interfaces (uma das minhas máquinas tem o W8 a outra tem o 7)
    De notar que não tenho nenhum ecrã táctil, mesmo na máquina com W8 utilizo perfeitamente teclado + rato.
    Que venha o 8.1

  9. Avatar de João Marques
    João Marques

    Uso a app de Mail que é muito boa pois permite que tenha-mos várias contas de email numa só app!!
    A app de Desporto e da Meteorologia também as uso com alguma frequência.
    Já ouvi dizer que o 8.1 ainda terá estas apps melhoradas 😀

    Sou o primeiro que responde à pergunta que foi feita…

    1. Avatar de JJ
      JJ

      Também são essas apps que eu costumo usar.

  10. Avatar de Bruno Santos
    Bruno Santos

    Uso o windows 8.1 preview. E estou ja adaptado a esta nova interface. O 8.1 permite que o menu iniciar mostre somente as apps instaladas em vez dos mosaicos com os updates. Logo quem nao gostar da interface pode usar somente app desktops e colocar o menu iniciar neste modo. Pessoalmente, nao me aflige nada ter os mosaicos. Ate me da jeito ter acesso a varias informaçoes sem ter que abrir as apps. O unico senao que encontro, pelo menos nesta versao preview e que de vez em quando o windows da-lhe para usar o disco rigido a 100% e o sistema fica lento. Ja cheguei a ter que reiniciar. Mas normalmente este exagerado usso do hdd dura uns minutos e depois volta ao normal. De resto acho que a MS esta no bom caminho o Win8.1 tras pequenos detalhes que vao agradar concerteza. 😉

  11. Avatar de Carlos
    Carlos

    Eu uso várias, o Correio, o Internet Explorer, o Twitter, a Xbox Music, o Skype…

    Mas bom, eu tenho um Surface RT!

    🙂

  12. Avatar de Jomagol
    Jomagol

    Actualizei o meu pc para o windows 8.1 e agora cada browser tem seu tamanho de letra. Uso muito o opera e surge com as letras desfocadas e um tamanho exagerado ( no facebook por exemplo) apesar de estar nos 100%.
    No IE. por exemplo já tudo surge muito pequeno e mesmo abrindo o gmail é quase preciso uma lupa para ler os emails.
    Que fazer? Alguém pode ajudar?
    Obrigado