Sabayon 13.08 – Um Linux out-of-the-box baseado no Gentoo

6 Comentários

No mundo do Linux, são muitas as distribuições que estão à disponíveis gratuitamente aos utilizadores. No Pplware tentamos dar destaque às distribuições mais populares (como, por exemplo, o Ubuntu, Mint, CentOS, Arch), mas tentamos também dar a conhecer outras distribuições que têm características próprias.

Depois de darmos a conhecer o Sabayon, hoje vamos saber quais as novidades da versão 13.08.

sabyon_02


O Sabayon Linux (antes tinha o nome de RR4 Linux/RR64 Linux),  é uma distribuição Linux criada por Fabio Erculiani e baseada no Gentoo. A título de curiosidade, o nome desta distribuição provém da sobremesa italiana “zabajone” que traduzido para Francês se chama Sabayon.

sabyon_01

Esta distribuição segue a filosofia de trabalho out-of-the-box, oferecendo ao utilizador um conjunto de muitas aplicações prontas a serem usadas e suporte para as últimas tecnologias.

O Sabayon 13.08 é uma distribuição moderna e estável que segue o modelo de rolling release.

O Sabayon é conhecida por ser uma distribuição simples de usar e com bom suporte para hardware, podendo ser descarregada com o ambiente de trabalho KDE, GNOME, LXDE, Xfce, MATE e Enlightenment.

sabyon_03

Principais novidades desta versão
  • Linux Kernel 3.10.4 com BFQ iosched
  • GNOME 3.8.4
  • KDE 4.10.5
  • MATE 1.6.2
  • Xfce 4.10
  • LibreOffice 4.1
  • UEFI SecureBoot para 64 bits

Esta distribuição, oferece uma performance fantástica e estão também disponíveis as ultimas versões do software livre. Como referido, esta distribuição segue a filosofia de trabalho out-of-the-box uma vez que inclui muitas aplicações já pré-instaladas. O suporte para UEFI é uma mais valia, já que  neste momento é essencial para quem pretende ter o sistema em Dual Boot com Windows 8.

Download: Escolha aqui a versão que pretende
Homepage: sabayon

Comentários

6

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de HomeGamer
    HomeGamer

    Isto é gentoo a fingir na minha opinião
    Vai contra a filosofia do gentoo, ter pacotes binarios é pessimo
    O bom do gentoo em não ter um installer faz com que percebas o que se passa no gentoo (tem OS), assim não tens de ir logo perguntar o que fazer assim que acabas a instalação.
    Como optimizar o teu OS e assim. Ter um kernel feito para a minha máquina com só o que eu preciso acho isso muito bom.
    Isto é apenas a minha opinião

    1. Avatar de someone
      someone

      Isso é tudo muito bonito, e eu concordo com quase tudo, mas com algum peso e medida.

      Veja-mos, algumas coisas demoram eternidades e compilar e as versões saem umas a seguir às outras, a coisa pode ser tão má, que acabamos por nunca ter tempo de usar o sistema operativo e passamos o tempo todo a tentar mante-lo…

      Eu pessoalmente acho que o ideal é o meio termo, alguns packages binários e outros compilados com as nossas configs, temos o melhor dos 2 mundos 😉

      Já usei gentoo, actualmente uso ArchLinux e uso na maioria packages binários mas tenho um grande numero de pakages meus ou alterados para satisfazerem as minhas necessidades, podem ser facilmente mais de 100, mas isto em milhares…

      1. Avatar de HomeGamer
        HomeGamer

        Com os pc de agora já não é tento assim, e como digo só tem gentoo quem quer a filosofia deles. Quem quizer outra tem outras opções como Arch ou mais.
        Isto é assim no linux mundo cheio de opções

  2. Avatar de Shynkendo
    Shynkendo

    Boas, muito bom,só um reparo, “Zabaione” e não Zabajone.
    Cumps!!

  3. Avatar de José da Silva Sauro
    José da Silva Sauro

    Acho o site sensacional. Sempre me ajuda muito na entrada do mundo do software livre, mas sinto falta de vocês especificarem os requisitos mínimos do sistema que as distros pedem. Isso a meu ver, faz um falta enorme.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Vamos tratar disso em próximos artigos