Precisa de um servidor Web? Conheça as nossas 5 sugestões

39 Comentários

No Pplware já demos a conhecer os servidores web mais populares, versáteis e poderosos. Tudo o que é site/serviço online necessita de um servidor online, e neste segmento o Apache lidera destacado com cerca de 55%, seguido do IIS com 17% (valores de Janeiro de 2013, disponibilizado pelo site netcraft – ver aqui).

Hoje fazemos aqui uma pequena compilação de 5 servidores web que já apresentamos no Pplware.

web

1) Apache

Para quem não sabe, o Apache Web Server foi criado em 1995 por Rob McCool, que na altura era funcionário da NCSA (National Center for Supercomputing Applications). Este servidor web é distribuído numa variedade de plataformas, das quais se incluem  o Windows, Linux, Novel, Mac, OS/2 BeOS e, é provavelmente um dos servidores web mais seguro, eficiente e com melhor documentação.

apache_04

Homepage: Apache

2) Lighttpd

O LigHTTPD tem vindo a tornar-se bastante famoso uma vez que é o servidor web 2.0 de sites como o YouTube,wikipedia e meebo. Considerado por muitos uma alternativa ao Apache, o LigHTTPD tem como principais características a segurança, performance e flexibilidade. É designado e optimizado para ambientes que necessitam de alta performance, com um reduzido consumo de memória e uma efectiva gestão da carga de CPU.

lightttpd

Homepage: LigHTTPD

3) Nginx

O Nginx é um servidor HTTP (Web) gratuito, open-source e com alta performance. O Nginx foi desenvolvido pelo programador russo Igor Sysoev em 2005, e tinha como principal objectivo ser um servidor estável, simples de configurar e que necessitasse de poucos recursos ao nível de hardware.

Segundo dados do Netcraft, em Fevereiro de 2013, o Nginx foi considerado o servidor HTTP que mais cresceu, sendo responsável por 12,81% dos servidores de HTTP.

nginx_000

Homepage: Nginx

4) IIS

Uma funcionalidade presente no Windows e que os developers Web usam com frequência, sobretudo se usarem a plataforma ASP.Net, é o Internet Information Services também conhecido somente por Servidor IIS. De referir que o Windows 8 vem com uma nova versão do IIS, a versão 8.

w8_05

Homepage: IIS

5) Cherokee

Cherokee é um servidor HTTP (assim como o Apache, IIS, Lighttpd que permitem colocar conteúdo online como por exemplo sites, plataformas como o wordpress, Joomla, wikis, etc).

O Cherokee suporta um conjunto de funcionalidades, das quais se destacam FastCGI, SCGI, PHP, CGI, TLS e SSL, virtual hosts, autenticação, , balanceamento de cargas (load balancing), compatibilidade com os logs do Apache, entre outras.

cherokee_0000

Homepage: Cherokee

Ao nível dos servidores Web para servidores, não existem muitas mais soluções (o Tomcat é também poderoso e muito usado). Todos eles têm características interessantes, mas sem duvida que o Apache. Projectos como o Nginx e LigHTTPD  têm vindo a crescer devido à sua versatilidade, flexibilidade e desempenho.

Das 5+1 soluções que apresentamos aqui, qual a vossa preferida?

Comentários

39

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Carlos Areias
    Carlos Areias

    Apache, claro…

    1. Avatar de Abílio
      Abílio

      Pois claro!

      1. Avatar de Bónus
        Bónus

        Apache!
        Mas o Lighttpd parece ser uma boa alternativa.

  2. Avatar de Arnesto
    Arnesto

    Eu só uso o IIS 5.0, nunca acreditei nas actualizações da MS. Além de bom e robusto, é gratuito e muito bem desenhado!

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      Fazes bem, isso de atualizações é para maricas.

      Só por curiosidade, qual é o IP do servidor?

      1. Avatar de Gerardo
        Gerardo

        lllllloooooooooooollllllllllll

        O teu comentário vale um dia de internet 😀

        Já não preciso de ver mais nada hoje, valeu 😀 😀 😀

        Grande abraço

      2. Avatar de DEVAXTATOR
        DEVAXTATOR

        isso isso qual é o ip do teu servidor…
        lol… made my day…

      3. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        Sai uma salva de palmas para o Carlos!

      4. Avatar de Claudio Oliveira
        Claudio Oliveira

        127.0.0.1

      5. Avatar de Tiago
        Tiago

        Melhor comentário do ano 😀 !

      6. Avatar de Pedro
        Pedro

        Mto bom….uma resposta à altura do comentário…

      7. Avatar de Miguel Neto
        Miguel Neto

        Já ganhas-te. Nobel para ti.

    2. Avatar de Hugo
      Hugo

      E com sistema operativo Windows 2000, certo?
      ..é que ter suporte do fabricante é muito abichanado não é?

  3. Avatar de David Cunha
    David Cunha

    É importante referir que o NGINX é maioritariamente utilizado como reverse proxy e load balancer devido a sua arquitectura event-driven e non-blocking IO que pode aguentar com milhares de requests simultâneos.
    Este funcionamento é análogo ao que podemos encontrar facilmente no nosso dia a dia quando somos atendidos num estabelecimento. Por exemplo enquanto que o nosso pedido é processado, o empregado atende os seguintes individuos na fila até o nosso pedido estar finalizado e consequentemente ser-nos indicado do sucesso ou não do mesmo.

  4. Avatar de Nuno Catarino
    Nuno Catarino

    Bom dia,
    Para responder a essa questão era necessário conhecer todos eles.
    No entanto como uso o apache esse é o meu preferido.
    Tentei usar uma vez o Nginx mas desisti pelo motivo de não saber usa-lo e de ter pouca disponibilidade.

  5. Avatar de Pedro Pereira
    Pedro Pereira

    Apache

    1. Avatar de Pedro Simões
      Pedro Simões

      +1

  6. Avatar de vitorpt
    vitorpt

    Off-topic, um artigo sobre servidores de e-mail.

    1. Avatar de Carlos Areias
      Carlos Areias

      +1

        1. Avatar de Ricardo Ribeiro
          Ricardo Ribeiro

          +3

  7. Avatar de Johnnye
    Johnnye

    Ansiosoe aguardando o update dos feeds deste blog.

    Mais uma vez um ótimo post !

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Boas Johnnye

      Estás com problemas nos feeds?

  8. Avatar de euqrop
    euqrop

    E de webhosting tb era um bom.
    Analise preços e não só, nacionais e estrangeiros.

  9. Avatar de Raul Martins
    Raul Martins

    A informação publicada pode de sem dúvida alguma ser muito importante, no entanto o layout de página em que ela nos é apresentada é de facto horrivel e impreceptível à sua leitura. cativar o interesse e a leitura, por vezes passa por uma apresentação, um pouco mais discreta e minimalista, no que diz respeito às cores, que são apresentadas.

  10. Avatar de Redin

    Sim, preciso.
    Preciso de um servidor P2T.

  11. Avatar de Hugo
    Hugo

    Apache para todo o sempre. Sinceramente nao vejo porque alguem usar o reles IIS so se for mesmo porque e tal asp …

  12. Avatar de Carlos Sousa
    Carlos Sousa

    Boas,

    Excelente artigo!!!

    Apenas tenho uma dúvida, e se eu quiser aceder ao servidor externamente?

    Gostava de ter o meu próprio servidor web, de onde posso aceder e quem sabe ter um website alojado.

    Obrigado

    1. Avatar de Catarino
      Catarino

      https://pplware.sitedev.pt/linux/e-se-o-seu-ubuntu-13-04-fosse-um-servidor-web/

      Após efectuares a instalação, regista-te no no-ip, escolhe o dominio, instala o programa e voilá.

    2. Avatar de Pedro Sousa
      Pedro Sousa

      Carlos, para aceder externamente, se tens um router, tens de reencaminhar a porta web que usas no servidor para o servidor, ou seja sempre que chega um pedido ao router ele reencaminhar par o ip do servidor. Para chegares ao teu router tens de configurar um domínio dinâmico, que aponta para o teu Ip que tens no router.

      Quase todos os ISP (meo, zon) fornecem uma solução de dynip, senão tens soluções como o no-ip.
      Espero ter ajudado.

      Em relação ao meu preferido, sempre usei o Apache, mas ultimamente ando a fazer uma configuração com nginx.
      Cumps.

      1. Avatar de megabyte
        megabyte

        Tens razão mas convém que o ip na maquina com o servidor atrás do router seja estático.

  13. Avatar de Joaquim Loureiro
    Joaquim Loureiro

    Jboss

  14. Avatar de Nuno José
    Nuno José

    “É designado e optimizado para ambientes …”

    Pedro, será que querias dizer desenhado. Designado também serve mas parece que querias dizer era mesmo desenhado.

  15. Avatar de Pedro H.
    Pedro H.

    Eu gosto bastante do Apache, mas, cada vez mais estou a procurar dividir a carga pelo Apache e o Nginx já que este último parece que serve mais depressa as imagens e sendo assim deixo “os trabalhos de maior esforço” para o Apache.

  16. Avatar de AF
    AF

    Sites locais: WAMP. Apache e MySQL, perfect.

  17. Avatar de João Simões

    Pessoalmente utilizo IIS, não porque prefira, mas porque programo bastante em .NET, no entanto, sempre que programo em Java utilizo Apache Tomcat, sendo este bastante rápido de configurar localmente e leve (e onde Spring MVC funciona que nem um mimo).

    Ainda assim tenho vindo a utilizar cada vez mais o NginX, principalmente como servidor de frontend para o Node.js

    Artigo interessante este!

  18. Avatar de Ismael Abreu

    Nginx tem sido o mais utilizado na comunidade Ruby/Rails.

  19. Avatar de Alberto
    Alberto

    Servidores Web…. Apache! Microsoft Jámé!