Chegou o Pidora Remix – O Fedora para Raspberry PI

27 Comentários

O sistema operativo que fala

O Raspberry Pi é provalmente o mini PCs mais popular. As suas características e flexibilidade de utilização são bastante interessantes e além disso existe um conjunto de documentação que ajuda qualquer utilizador a entrar no mundo deste mini PC. Actualmente estão disponíveis o Modelo A e o Modelo B e são muitos os sistemas operativos que agora oferecem suporte para este mini equipamento.

Desta vez foi a equipa responsável pelo projecto Fedora que disponibilizou o Pidora Remix.

pidora_00

O Pidora Remix é o novo projecto da equipa responsável pelo Fedora, que assim oferece um sistema operativo estável, versátil e com excelentes funcionalidades para os miniPC, em concreto para o Raspberry PI. Á semelhança da distribuição Raspbian, que é baseada no Debian, o Pidora foi compilado especificamente para tirar partido do hardware do Raspberry Pi, garantido desde logo a melhor performance.

O Pidora oferece aos utilizadores do PI um conjunto de novas funcionalidades, com o objectivo de oferecer a melhor experiência com o sistema, mesmo estando fora do Desktop.  A pouca potência de processamento do PI (comparado com um Desktop), obrigou a equipa a Fedora a trocar o ambiente gráfico GNOME pelo “levezinho” xFCE.

Uma das funcionalidades fantásticas, no caso do utilizador não possuir um monitor, é headless mode que permite interagir com o dispositivo por voz. Imagine por exemplo que pretende aceder ao dispositivo remotamente e como não tem monitor não consegue ver o IP. Para isso basta “perguntar” ao dispositivo que ele dá-lhe essa informação.

Tyler, CDOT’s do projecto Fedora, partilhou alguns detalhes interessantes do Pidora:

Pidora contains a number of Raspberry Pi-specific Python modules and native libraries, such as WiringPi, bcm2835, and python-rpi.gpio. The kernel is also compiled to expose the Raspberry Pi interfaces such as I2C, SPI, serial, and GPIO, and several of these can be accessed with /sys file interfaces (even from bash) without using any special libraries or modules. In addition, Pidora contains Raspberry Pi-specific utilities and libraries for access to the Broadcom Videocore IV GPU.

Tendo em contas as funcionalidades e suporte oferecido, o Pidora apresenta-se com uma excelente e alternativa plataforma para o PI.

Qual consideram a melhor plataforma/sistema para o Raspberry PI?

Comentários

27

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Vítor Teixeira
    Vítor Teixeira

    Boa tarde,

    Um pequeno off-topic…

    Alguém consegue ligar o raspberry, com a imagem Soft-float Debian “wheezy”, sem ter nenhuma saída de vídeo ligada?

    Eu gostaria de poder ligar-me por SSH sem ter de ter um cabo ligado à saída HDMI… mas até agora não descobri forma.

    Obrigado

    Cumprimentos
    Vítor Teixeira

    1. Avatar de Vítor Teixeira
      Vítor Teixeira

      Um pequeno acréscimo … o meu raspberry nem sequer arranca se não tiver um cabo de vídeo ligado …

      1. Avatar de Mario
        Mario

        O meu raspberry pi funcionava muito bem quando só ligava um cabo de internet e diretamente à corrente para web server.

        Não sei qual será o seu problema.

        1. Avatar de Vítor Teixeira
          Vítor Teixeira

          Obrigado Mario!

  2. Avatar de Luis
    Luis

    Uso o meu como webserver e não tenho esse problema.
    Estou a usar o Raspbian “wheezy” e neste momento só tenho mesmo o cabo de alimentação ligado (ligo à rede por wireless por falta de conexões ethernet no router).

    1. Avatar de Vítor Teixeira
      Vítor Teixeira

      Obrigado Luís!

  3. Avatar de Alexandre Pinto
    Alexandre Pinto

    Acabei de comprar um raspberry pi pela inmotion.
    Pretendo fazer um media center com ele.
    Além do media center que outro tipo de utilidades têm dado?
    E teclados wireless? O que aconselham?

    1. Avatar de Filipe YaBa Polido
      Filipe YaBa Polido

      Um dos meus está como PBX ligado a um Linksys SPA.
      Tem muitas utilidades, é uma questão de veres ideias no fórum oficial.

      1. Avatar de Alexandre Pinto
        Alexandre Pinto

        Epah fantastico! Vem mesmo a calhar porque tb tenho um Focus e andei á uns tempos a pensar em meter um tablet em vez do radio no carro!
        Não tinha pensado em usar o Raspberry! Boa dica!
        Obrigado

    2. Avatar de Bruno Queiros

      Servidor SSH, ftp, web server, print server… Muita coisa. Teclados wireless, eu apostava naqueles pequenos multimedia que têm uma trackball ou touchpad, como este http://sell.bizrice.com/selling-leads/1188029/84-Keys-Wireless-Keyboard-with-Trackball-and-Mouse-Buttons.html

    3. Avatar de o zé do media center que não utiliza teclado wireless
      o zé do media center que não utiliza teclado wireless

      eu não utilizo teclado wireless, nem wired, nem o camandro.
      como tenho o raspberry ligado ao tv por hdmi consigo controlar o raspberry utilizando o comando da tv.

  4. Avatar de vitor
    vitor

    tenho o meu com o raspbmc com um teclado k400 da logitech

  5. Avatar de SexOnaSal
    SexOnaSal

    Dá para colocar a correr wine do raspberrypi ?

    Eu queria usar por exemplo para deixar a semear torrents, cujos programas só correm por wine no linux… (sou noob na área)

    1. Avatar de GC
      GC

      Prata da casa, experimenta creio que vais gostar

      https://pplware.sitedev.pt/high-tech/tutorial-raspberry-pi-como-sacar-torrents/

      p.s.: esquece o wine para um processador de 700Mhz já começas a pedir de mais 😉

      1. Avatar de SexOnaSal
        SexOnaSal

        o problema é que eu uso btnext também, que parece que só corre pelo wine :/

    2. Avatar de rand
      rand

      tirado directamete das FAQs do raspberryPI
      “Will it run WINE (or Windows, or other x86 software)?
      No.”
      para semeares torrents basta usares um programa tipo “qbittorrent” ou “transmission” não precisas do WINE para nada

      1. Avatar de SexOnaSal
        SexOnaSal

        mas tmb queria usar o btnext, é o problema…

  6. Avatar de samuel
    samuel

    Alguem sabe se é possivel configurar filtros no transmission para bloquear IP’s , tipo os filtros do PeerBlock. Ou se existe algo do genero que se possa instalar no Raspbian para bloquear ip’s.
    Agradeco desde já.

  7. Avatar de André Roque
    André Roque

    Já alguém testou este novo SO para o RPi???

    1. Avatar de Bruno Queiros

      Já experimentei eu e gosto, é estável e consigo bons uptimes. Experimentei Raspbian, Archlinux e agora fiquei-me com o Fedora e até hoje não tenho tido problemas.

      1. Avatar de David Campos
        David Campos

        Queria saber (por quem já use esta distribuição há algum tempo) se o pidora é uma boa opção para usar como sitema servidor. Desde já agradeço a ajuda.

  8. Avatar de Nochoi
    Nochoi

    Openelec para mim continua a ser o SO mais estável. Claro que apenas funciona como media center, mas foi com esse intuito que comprei o rpi.
    Em termos de interfaces, tenho um rato wireless mas desde que consegui configurar o rpi para aceitar os comandos enviados pelo controlo da TV apenas utilizo este último.

  9. Avatar de Bruno
    Bruno

    Alguem me pode dizer onde posso comprar um raspeberry pi model B ca em pt?

  10. Avatar de Bruno Cantante
    Bruno Cantante

    Estou a configurar um webserver e tenho com um Forbidden no phpMyAdmin.
    Já mudei o que poderia mudar no phpMyAdmin.conf
    Alguém teve este problema?