Tutorial Raspberry Pi – Configuração do teclado

23 Comentários

O Raspberry Pi é um dos mini PCs mais populares e potentes, que tem servido de base a muitos projectos interessantes (pode consultar os projectos na página do projecto aqui). Este mini equipamento, do tamanho de um cartão de crédito é capaz de reproduzir vídeo com qualidade Blu-ray e renderizar gráficos 3D, entre outras tarefas.

No seguimento da nossa parceria com a INMotion e depois de termos apresentado uma lista de componentes essenciais e também opcionais, de termos ensinado a instalar o RaspbianOS no mini PC e também de termos realizado as primeiras configurações e muito mais (ver artigos no final), hoje vamos aprender como configurar o teclado.

rasp_08

Muito são os utilizadores que têm reportado problemas em ter o teclado a funcionar bem. A configuração do teclado pode ser facilmente realizada através do comando ‘raspi-config’, escolhendo a opção configure_keyboard.

Quando temos um teclado da Microsoft, modelo bem conhecido, em principio não haverá problema em escolher o layout apropriado. O problema é quando temos um teclado  não listado nas opções disponibilizadas. Nesse caso, devemos optar por selecionar a opção layout genérico.

rasp33

No entanto, há informações dos utilizadores que dizem que o teclado funciona bem antes do ambiente gráfico de trabalho arrancar mas, quando este arranca, o layout fica baralha-se…ficando as teclas trocadas.

A solução para tal problema é criar um script de arranque .xsession na diretoria /home.  Para isso, basta ir ao terminal e executar o comando:

nano /home/pi/.xsessionrc  

Já dentro do ficheiro, devemos introduzir a seguinte linha:

setxkbmap pt

Faça ‘CTRL + X‘, prima ‘Y’ e ‘enter’ para salvar no destino indicado.Agora é só reiniciar o sistema e voilá. Temos o nosso teclado configurado em português.

Por hoje ficamos por aqui.  O próximo tutorial, como sempre, será surpresa, por isso estejam atentos. Entretanto estamos receptivos a apresentar os vossos tutoriais com este mini PC. Enviem-nos um e-mail com a informação que nós publicamos.

Um agradecimento ao Diogo Aleixo pelas dicas para elaboração deste artigo.

Comentários

23

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ru1Sous4
    Ru1Sous4

    Estes tuto do Raspberry Pi daqui a cerca de 1 mês irão dar-me jeito ^^

    1. Avatar de Vítor Silva

      Dá uma vista de olhos também no minix g4.

      1. Avatar de Ru1Sous4
        Ru1Sous4

        A informação que me deram, é que as pens Android ainda n estão grande coisa para reproduzir Videos a 1080p :\

        1. Avatar de Vítor Silva

          Não há nada como obter nova informação 😛

  2. Avatar de someone
    someone

    Mais uma vez toda a introdução, um pouco de publicidade e depois…

    Um tutorial só pra configurar o teclado…

    sabe a pouco… fico à espera do proximo

  3. Avatar de Nunaoo
    Nunaoo

    Ru1Sous4 x2
    let this new devices, rule the earth 😀

  4. Avatar de IR
    IR

    bom dia

    E se vos acontecer esquecer de alterar o teclado podem fazer da seguinte maneira:

    -Entram em consola e escrevem

    sudo nano /etc/default/keyboard

    -procuram a seguinte linha:

    XKBLAYOUT=”gb”

    -e alteram para

    XKBLAYOUT=”pt”

    – gravam e fazem um reboot.

    1. Avatar de NoobPi
      NoobPi

      REI!!!! OBRIGADO!!!!

  5. Avatar de badboyboogie
    badboyboogie

    Boas!

    Adoro o meu Raspberry pi! Se alguém souber como fazer o mesmo no OpenElec agradecia!

    Vou testar esta dica no Raspbian.

    P.S. Estou a usar um teclado MK Plus.

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      O teclado é MK Plus wireless?
      Como consegues configurar? É que quando tento ligar esse telcado ao meu Rasp (no primeiro arranque), ele não é reconhecido e não consigo fazer nada com ele 🙁

  6. Avatar de Rui
    Rui

    Alguém sabe uma forma de fazer streaming (upnp) de filmes do raspberry pi para o IPAD?
    Todas as aplicações que instalei no IPAD não permitem ver com as legendas…

    1. Avatar de badboyboogie
      badboyboogie

      Boas!

      Creio que procuras o Rasplex.

      Cumps 😉

  7. Avatar de João Oliveira
    João Oliveira

    É possivel ver “media” on-line com o raspberry Pi?.

    Quanto aos tutoriais acho que estão muito bem feitos, aliás seguindo a chancela do “site”

    1. Avatar de badboyboogie
      badboyboogie

      Boas!

      No OpenElec, podes usar add-on´s para ver youtube (básico), vimeo, apple trailers, etc.
      Há uma skin a hybrid que tem o Radio 105 que é videoclips sempre a rodar.
      Também há add-on´s para rádios online, e funcionam.

      Se tiveres posto uns filmes podes ver o trailer directo nas informações do mesmo filme (premir a tecla C e mais informações)

      No Raspbian o browser não tem capacidade para flash mas existe o IceWeasel que é o Firefox!

      Ainda não testei pois estou a espera de um SD maior e mais rápido para por o silverlight (Moonlight) a funcionar que é a minha maior prioridade! 😉

      Cumps

      1. Avatar de João Oliveira
        João Oliveira

        Obrigado badboyboogie pela informação.

  8. Avatar de SexOnaSal
    SexOnaSal

    Boas,
    alguém me pode ajudar quando a estas questões que coloquei anteriormente?

    https://pplware.sitedev.pt/informacao/consultorio-pplware-esclareca-aqui-as-suas-duvidas-44/comment-page-1/#comment-681492

    Cumprimentos!

  9. Avatar de Pedro Ferreira
    Pedro Ferreira

    Comprei o meu em Abril e chegou há cerca de 15 dias… Estou bastante contente com o “bicho”!

    btw, há uma loja em PT que entrega o raspberry muito rápido comparando com as 3 semanas que tive de esperar. Uma amigo meu encomendou e em 2 dias teve o raspberry na mão.

    1. Avatar de Vítor M.

      Cuidado para não comprarem gato por lebre.

  10. Avatar de Cristina
    Cristina

    Posso sugerir que arquivem todos os tutorias numa label “RaspberryPi” ou algo semelhante? É que Linux parece-me bastante genérico, uma label dedicada facilitaria a procura.
    Vou montar e configurar o meu assim que tiver umas horas livres, estes tutoriais vão dar muito jeito. 🙂 Obrigada.

    1. Avatar de SexOnaSal
      SexOnaSal

      Coincidentemente ou não, hoje fiz ctrl + f para pesquisar por raspb.. com esperança de encontrar nos links laterais e não tinha 😛

  11. Avatar de Nuno
    Nuno

    O meu rasp não reconhece o teclado. É precisamente um teclado igual ao do toturial… estarei a fazer algo de errado? Já tentei no Raspibian, openelec, berryboot e nada 🙁

  12. Avatar de jorge
    jorge

    Tou com duvidas do que será e pra que serve … Se me responderem agradeço