Lightworks – Chegou o Editor de vídeo profissional para Linux

23 Comentários

O segmento da multimédia sempre foi uma área critica no mundo Linux. Poucos softwares para edição de áudio e vídeo, e os que existem não podem sequer ser comparados às edições profissionais que estão disponíveis , por exemplo, para Windows e MacOS.

Mas, como temos vindo a afirmar e acompanhar, o mundo Linux está a ficar cada vez mais forte, uma vez que as empresas de software (e não só), têm apostado forte nesta plataforma. A comprovar isso mesmo, a EditShare acaba de disponibilizar a primeira versão beta do seu software profissional para edição de vídeo, o Lightworks.

Lightworks_000

No mundo Linux, quando se fala em editores de vídeo, existem basicamente três nomes sonantes: PiTiVi, OpenShot e kdenlive. São softwares interessantes mas sem a robustez e qualidade de qualquer editor de vídeo profissional.

Desde o dia 30 de Abril de 2013 que a EditShare disponibilizou gratuitamente a primeira versão beta do seu potente software para edição de vídeo, o Lightworks.

Lightworks_00

O Lightworks Beta funciona perfeitamente no Ubuntu 12.04 e 12.10, Mint 13 e 14 e Lubuntu 13.04, mas estão também disponíveis uns pacotes .rpm (não oficiais) para Fedora.

Lista de limitações do Lightworks:

  • Suporte apenas para gráficas com chipset da Nvídia e ATI
  • Apenas funciona em sistemas com arquitecturas a 64 bits
  • Não há opção para exportar para AVI e H.265
  • Criação de sequências com imagens .png é lenta
  • Não há suporte para SDI e Firewire
  • “Oficialmente” apenas suportado no Ubuntu e Linux Mint
  • Problemas na reprodução do formato AVI

Lightworks_01

O Lightworks é grátis para quem pretender usar mas, os utilizadores que pretenderem suporte e codecs extra terão de adquirir uma licença para a edição PRO, que custa aproximadamente $60/ano (Muito abaixo da maioria dos softwares de edição profissional que conhecemos).

Sistemas Operativos: GNU/Linux
Download: aqui (Apenas versão .deb – necessário criar conta gratuita)
Homepage: lwks

Comentários

23

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Leandro Antunes
    Leandro Antunes

    Acho que os sistemas operativos linux, mais concretamente o ubuntu, vão vir a ser ainda mais usados que o windows!!
    (Por favor não se zangem foi so foi um comentario :D)

      1. Avatar de Djizus
        Djizus

        Lá estão vocês a publicar estudos da gartner…Empresa que nunca acertou um estudo desde que abriu portas…

    1. Avatar de Leandro Castro
      Leandro Castro

      Vão vir?! Dessa forma também tu virás a ser um utilizador de dicionários em larga escala…. Com certeza escreveste este post no windows, pois com certeza o linux informar-te-ia do erro… LOL

    2. Avatar de Kashmir
      Kashmir

      Sou utilizador Windows e adorava que o Linux fosse um SO tão ou mais utilizado do que o Windows.

    3. Avatar de tchessetiger
      tchessetiger

      Eu nos meus portateis uso tudo ubuntu ! E não quero outra coisa… Tenho um pc para jogos cá em casa que podia bem usar ubuntu e windows 7 (apesar que ja há steam para ubuntu) mas tenho um problema com as drivers do meu teclado e da grafica (ati hd 6770) o teclado nao funciona e o amd cataclyst ao instalar em linux fico sem compiz e nao consigo jogar sem isso, o teclado não dá sinais de vida !
      E digo-vos para mim só serve ubuntu desde o momento que experimentei e uso em todos os meus portateis e nao quero mais nada.

  2. Avatar de JP (djlinux)

    Demorou mais de 2 anos a chegar, mas chegou 🙂

  3. Avatar de Valter
    Valter

    Esse editor consegue cortar uma parte do vídeo sem codificá-lo novamente?

    1. Avatar de João
      João

      Não sei, mas é possível fazer isso com o avidemux.

  4. Avatar de Ru1Sous4
    Ru1Sous4

    Eu n uso Linux mas fico contente de ver que as “limitações” desse SO no que a software dizem respeito dissipam-se cada vez mais!

  5. Avatar de Scheldon
    Scheldon

    Sempre achei paradoxal o Linux ter os melhores reprodutores de multimídia desenvolvidos pensando nele e ter opções tão fracas de produção.

  6. Avatar de João
    João

    Nas imagens achei ficar tão parecido com o cinelerra…

  7. Avatar de guilherme santos
    guilherme santos

    Em vários “forum” constatei que haveria a possibilidade de fazer correr o “Lightworks” em ambiente Windows (7, XP, etc.) desde que fossem seguidas as directrizes correctas de instalação (também disponibilizadas na Net). Será verdade ou os riscos são superiores à probabilidade de fracasso?

    1. Avatar de guilherme santos
      guilherme santos

      Acresce referir que as versões “Windows 64 bit” seriam mais aconselháveis…

    2. Avatar de guilherme santos
      guilherme santos

      …queria, evidentemente, dizer: “ou os riscos são superiores à probabilidade de êxito?”

  8. Avatar de Headbanger
    Headbanger

    Um pouco fora de contexto (mas nem tanto), tenho usado o Inkscape para substituir o Corel Draw, e estou gostando muito!

    Abraço!

    1. Avatar de Hugo

      CorelDraw? Ui 🙂

  9. Avatar de PR
    PR

    Quero experimentar este program, mas antes disso tenho que instalar o Linux.

    Alguma versão recomendada para depois utilizar este software ou é tudo a mesma coisa?

    Obrigado.

    1. Avatar de Leor
      Leor

      Linux Mint 14 para quem prefere algo mais tradicional ou Ubuntu 13.04 para quem quer ter algo moderno e actualizado.

      Se queres algo nacional experimenta o Caixa Mágica ou Super OS.

      Escrevi isto enquanto com o Apodio 9 através do vmware e estou meio que a detestá-lo xD
      De volta ao Ubuntu que eu tanto adoro.

    2. Avatar de Leor
      Leor

      Linux Mint 14 – mais parecido com a interface do Windows
      Ubuntu 13.04 – moderno e mais actualizado
      Caixa Mágica 19 – o sistema operativo português mais conhecido

      Escolhe o que achares melhor para ti mas na minha mais honesta opinião ia com o Ubuntu se for para conhecer melhor o Linux.
      É mais fácil de usar que o Windows, isso te garanto 😉

      1. Avatar de PR
        PR

        Obrigado 🙂

  10. Avatar de Danton

    O editor de vídeo profissional do linux é o CINELERRA.
    Ele tem muito mais recursos que o Openshot e o kdenlive – e com ele você pode conseguir o chroma perfeito.
    Veja como no blog:
    http://edicaodevideoprofissionalcomubuntu.blogspot.com.br/
    Agora vamos testar o Lighworks – que por ainda ser uma versão beta ainda deve melhorar essas pendências e restrições citadas no artigo.
    Lembrando que a filosofia do linux é todos os programas serem gratuitos e abertos. Daí toda a comunidade ajuda a desenvolver o programa.
    Talvez por ser cobrado na versao PRO o lightworks tenha demorado tanto pra ficar pronto. Mas vale a pena testar.