Windows 7 via PEN-USB – Parte I

20 Comentários

Antes de mais quero começar por dar os parabéns ao projecto Peoplware e agradecer a todos vós as milhares de visitas diárias.

Sem todos vós este projecto não faria sentido. Como dizia num comentário que li há pouco: …se podia passar sem o pplware…podia….mas não era a mesma coisa !!!

Após o muito sucesso do artigo: Windows numa PEN-USB (e a guerra do enable file copy :)..temos de alterar a imagem), decidi hoje escrever como correr o Windows 7 a partir de uma PEN USB.

install-windows-7-from-usb-flash-drive


Então porque correr o Windows 7 através de uma Pen-USB ?

Primeiro porque depois de um Windows crashar, a minha alternativa para lá conseguir  entrar  e recuperar os meus dados é através de um sistema operativo live (CD/DVD/PEN-USB). Depois imaginem que vão tentar recuperar o sistema ao vosso amigo e ele pergunta-vos: Trouxeste o Windows 7 para recuperar isto? e vocês respondem: Sim, tenho aqui no bolso :).

Bem, a primeira parte deste tutorial é preparar o vosso sistema e para a semana (Parte II), vamos criar colocar o Windows 7 numa PEN-USB. A divisão em 2 partes não se deve ao facto de o tutorial ser complexo mas sim porque estou a aceder ao Windows 7 remotamente, numa máquina que se encontra a 100km e não consigo puxar 4 GB em tempo útil :).

MATERIAL NECESSÁRIO

Que material vamos precisar:

– Download do  Windows Automated Installation Kit (Windows 7 Beta), aqui

– 1 PEN-USB de 4G

– Máquina com o Windows 7 instalado

PREPARAÇÃO DO SISTEMA

Comecem por fazer download do Windows Automated Installation Kit (Windows 7 Beta), aqui. Para quem não sabe, o Windows AIK é um kit de instalação automatizada do Windows e que permite criar instalações autónomas(ex: Windows PE).

sshot-1

Em seguida instalar o AIK através do menu (Windows AIK Setup). Em algumas máquinas é necessário instalar o MSXML 6.0 Setup primeiro.

Para quem pretender ir adiantando serviço pode ir já criando o .iso.

CRIAR WINDOWS 7 .iso

No windows 7:

Passo 1 – Começar por criar uma a directoria c:\winpe

Passo 2 – Ir a Start –> Run e escrever cmd

Vamos correr o script copype.cmd para preparar a nossa directoria local criada no Passo 1 para recer o Windows PE

C:\>cd “Program Files\Windows AIK\Tools\PETools”

copype.cmd x86 c:\winpe

Nota: verificar a arquitectura: x86,amd64 ou ia64

Passo 3 – Copiar ImageX para a nossa directoria

copy “c:\program files\Windows AIK\Tools\x86\imagex.exe” c:\winpe\iso\

Passo 4 – Criar imagem (.iso) através da ferramenta oscdimg

cd “c:\program files\Windows AIK\Tools\PETools\x86”

oscdimg -n -bc:\winpe\etfsboot.com c:\winpe\ISO c:\winpe\winpe.iso

Agora só falta gravar para a PEN-USB. Para quem quiser testar entretanto é so gravar o iso criado (winpe.iso) para um CD.

Partilhar:
Tags:

Comentários

20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Vic

    E isso é o 7 Beta?

  2. Avatar de Morbus

    Ainda não saiu o Release Candidate?!

    —–
    http://nocontinues.net/ – Os jogos que interessam

    1. Avatar de rkunt
      rkunt

      Dia 5 de Maio vai estar disponivel para o público em geral. No entanto os membros TAP GOLD já tem acesso a ele a partir de hoje.

  3. Avatar de 2hitman
    2hitman

    Ixo dá sempre muito jeito…

    http://2hitman.mybrute.com

  4. Avatar de Gota

    Sim já saiu a RC. É a build 7106 ou a 7077… Dizem que são iguais… Eu tenho a 7077 e visualmente não mudou muito, mas o mais importante já lá está: a estabilidade e a compatibilidade de programas 🙂

    http://www.mareo.weblx.net/

  5. Avatar de Arpinacio

    OFFTOPIC: Esta nova skin fica com os comentários gigantes…

  6. Avatar de pgomes

    Mas para criar o .iso é preciso ter um PC já com o Windows7 instalado!!!!

    Não há outra forma de obter o windows7.iso, ou seja, ter um windows7 numa pen-usb sem o ter que instalar???

  7. Avatar de ZEquinha

    E não será que ninguem ou ai no forum ou não só que me possa facultar os links para sacar o windows 7 já tive a procurar e todos os links que encontrei para sacar estão todos off nao arranjam ai uns novos ???

  8. Avatar de Peoplewarista
    Peoplewarista

    Essas não são as versões RC do Windows 7. Lembram-se do Windows Vista? O que mudou do Beta para RC. Ainda não mudou muito no 7. “Ele” irá sair em 2010 salvo erro, ainda vamos em Abril…. Ainda têm muito tempo para criar a RC. E por outra razão, a Microsoft nunca anunciou que era a RC(salvo erro).
    Cumprimentos do peoplewarista. 🙂

  9. Avatar de tagravado.com

    era porreiro já haver imagens prontas para colocar na pen…

    http://www.tagravado.com

  10. Avatar de minis
    minis

    Só espero que não seja a porcar.. do vista quando sair.

  11. Avatar de Valter Schulz

    Desculpe, mas seria possível fazer com mais detalhes o tutorial? ficou meio vago como proceder do início ao fim (ou eu que não entendi bem).

    1. Avatar de leonald

      se você nao percebeu, é a 1º parte!

      1. Avatar de Ana Luiza
        Ana Luiza

        E se voce tambem nao percebeu meu amigo. Nao funciona! Tutorial mal feito.

  12. Avatar de luís
    luís

    Pessoal, para quem quer instalar o win 7 a partir de uma USB aqui vai:

    http://www.pcdiga.net/showthread.php?t=30868

    Este tutorial é tiro e queda e demora 2 min a preparar!

    Knock yourselves out!

  13. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Quando é que este tutorial é teminado? Quando chega a 2ª parte?

    Queria mesmo por o windows 7 a correr numa pen ou disco externo!!

  14. Avatar de AmdM
    AmdM

    A parte II ainda vai demorar muito?

  15. Avatar de francisco
    francisco

    Boa tarde. Parabéns pelo vosso blog que consulto regularmente e me tem facilitado bastante a vida.

    Ando sempre de um lado para o outro mas existe algo que tem que ser constante: ter um computador com o vectorworks disponível(que infelizmente existe para mac e windows mas não para linux). Obviamente que posso andar com o portátil atrás, mas se puder andar apenas com uma pen drive ou um disco externo melhor, porque os computadores são omnipresentes.
    As questões que coloco são:
    1 – Será possível, em vez da pendrive, utilizar um disco externo?;
    2 – Será possível fazer com que o vectorworks fique também ele pré-instalado e pronto a funcionar? (necessita de acesso à chave usb);
    3 – Quais são as limitações que posso esperar na utilização do vectorworks neste contexto? (resolução, desempenho,…)

    Desde já agradeço as vossas respostas. Obrigado.

    1. Avatar de francisco
      francisco

      …e ainda, será que se consegue fazer isto com uma máquina virtual?
      Obrigado. 😉