MiniPC UG802 – Um pequeno Media Center

88 Comentários

Por João Bonell para o PPLWARE

Há muito que os mini PC´s conquistaram o público em geral, estes equipamentos apresentam-se como uma excelente alternativa aos limitados media centers, e superam definitivamente as dispendiosas Smart TVs.

Os consumidores têm vindo a preferir estes mini PCs pela sua portabilidade e porque já oferecem um hardware bastante razoável para o que a maioria das pessoas necessitam.

Existem vários como já foram apresentadas aqui no Pplware, Raspberry Pi, Cotton Candy, AllWinner A10 MK802, entre outros.

E hoje vou apresentar-vos um equipamento que, pelas suas características e relação preço-qualidade, torna-se obrigatório conhecer.

minipc_banner_thumb
O UG802 é um mini PC impressionante, vem com Android 4.1.1, um processador de 1.2GHz Cortex-A9 Dual Core e, como se isto não bastasse para chamar à atenção, tem um GPU Mali 400 Quad Core com reprodução a 1080p. Este equipamento está disponível em duas versões, uma com armazenamento interno de 4GB e outra com 8GB.

Características

Sistema: Android 4.1.1

RAM: 1GB

Conectividade: Wi-Fi 802.11 b/g/n

Interfaces: 1 x USB 2.0, 1 x HDMI 1.3 Output, slot para cartão Micro-SD até 32GB e conector mini USB para carregar a bateria

Audio decoding: AC3, DTS, LPCM, FLAC e HE-AAC

Reprodução de audio: MP3, OGG, WMA e WMA Pro

Reprodução de vídeo: Todos os formatos

Codecs de vídeo: MPEG 1 / 2 / 4, H.264, VC-1, DivX, Xvid, RM8 / 9 / 10, VP6

Dimensões: 89*33*16mm

Peso: 50 Gr

Acessórios: Cabo mini USB, extensão de cabo HDMI e transformador

minipc_1_thumb

Este equipamento como funciona como um Media Center, liga-se à TV ou à box TDT, etc, via HDMI, para quem não tiver uma TV ou Box com HDMI, tem de comprar um adaptador para converter para SCART, e à energia via mini USB. Como este mini PC não tem botão para desligar / ligar, pode-se tornar chato desligar, mas podem optar pela seguinte forma:

Ligar o equipamento à TV / box via HDMI e ligar o cabo USB à TV / box, assim, quando desligarem / ligarem uma desligam / ligam também o mini PC.  Esta solução permite não só poupar energia, como também é muito mais prática na medida em que exige menos cabos, dado que deixa de ser necessário o transformador do UG802.

Na porta USB tenho ligado um hub de 4 portas com um Flymouse e uma pen USB de 16GB, no slot micro SD, tenho um cartão de 4GB.

O UG802 apresenta uma performance muito boa, com pontuação em testes de benchmarking (apesar de serem sempre relativos) de 9367 com a aplicação AnTuTu Benchmark.

minipc_2_thumb

O firmware original traz tudo aquilo que um utilizador regular pode querer, aplicação de media center, Google Play, etc. No entanto, para os mais exigentes, existem já diversas ROMs disponíveis para este equipamento permitindo Overclock ao já potente CPU, atingindo performances impressionantes.

Na relação preço-qualidade, já falei sobre a “qualidade”, sendo que provavelmente o mais surpreendente seja mesmo o preço. Este equipamento está disponível por 49,90 € na versão de 4GB e 59,9 € pela versão de 8GB, mais barato que um media center que se possa dizer razoável.

A utilização que dou a este equipamento é essencialmente de media center sendo que para isso uso a aplicação XBMC Media Center que é a mais usada e a minha preferida.

Relativamente a outros equipamentos de funcionalidades semelhantes, optei pela comparação com o dispositivo de grande sucesso, o Raspberyy Pi Modelo B, e conclui-se que as características apresentadas pelo UG802 superam as do pequeno grande Raspberri Pi, a capacidade de processamento e memória RAM do UG802 encostam o adversário às cordas sem grande esforço.

tabela_thumb

O Mini PC UG802 permite de uma forma fácil e intuitiva fazer stream de áudio e vídeo a partir de qualquer outro equipamento que se encontre na mesma rede, tornando todos os conteúdos de todos os PC’s e tablets da casa, disponíveis na TV principal da casa a um preço bastante acessível.

minipc_3_thumb  minipc_4_thumb
Em suma, para os adeptos de jogos, fica uma amostra do que este “pequeno” permite fazer:

O que acham deste mini PC?

Quem o tem, considera que pode substituir um media center que se possa dizer razoável?

Partilhar:
Tags:

Comentários

88

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de great
    great

    Onde se pode adquirir este modelo.

    1. Avatar de Hélder Ferreira

      Está disponível na Chiptec pelo preço de 50 e 60€ para as versões de 4 e 8GB respectivamente.

      1. Avatar de tiago
        tiago

        Vi domingo também na Rádio Popular em Leiria.
        Não tenho a certeza se era igual, mas acho que sim.

      2. Avatar de Carlos Carvalho
        Carlos Carvalho

        Helder ,

        Eu sabia que tu lá tinhas ido buscar um para experiência , só que o meu já cá canta a algum tempo e posso dizer qye estou satisfeito , para ver filmes em HD o player que vem de origem não é o melhor , mas na Google play temos o fantástico BSPLAYER eu comprei a versão completa porque na versão paga se existir algum problema com o fluxo de FPS a aplicação reduz automaticamente para que não haja soluços na visualização , afinal tu é que és o da barba como me disseram na loja , ok .

        Cumprimentos

        Carlos Carvalho

  2. Avatar de ElectroescadaS
    ElectroescadaS

    Ninguém me quer “emprestar” um para ver como é?

  3. Avatar de JORGE
    JORGE

    Qual é o preço disso ? É possível instalar o win xp nisso para trabalhar em escritorios etc…. apenas ligado a um monitor. Pelas informações apanhar internet e tudo 😀

    1. Avatar de Hélder Ferreira

      O Windows XP não funciona sobre a arquitectura ARM.

    2. Avatar de Luís Martins
      Luís Martins

      isso anda mais perto de um thin client

  4. Avatar de Pardinha
    Pardinha

    Estou a espera do meu mk808, acho que é melhor que este… Mas gostei 😉

    1. Avatar de sAcRA2kx - The Almighty One

      sim é claramente superior, eu tenho um, comprei no 3B4Y. contudo o que vem nas specs de hardware nao é totalmente verdade, uma vez que os chips e periféricos realmente teem essas capacidades, mas o kernel não está optimizado de forma a usufruir delas..

      refiro-me a alguns pontos:

      – DualCore 1.6Ghz >> Na realidade é 1.0Ghz sem oscilações e o máximo estavel que atingiram foi 1.4Ghz
      – Wifi N >> não está disponível
      – 8Gb Memória ROM > Apenas 4Gb Disponiveis
      – 1080p não é realmente suportado, apesar de aparecer nas opções o máximo que consegue renderizar é 720p (já estão a sair umas ROMs Beta que suportam 1080p, mas tem problemas de estabilidade e afins)
      – Antena Wifi mal dimensionada o que impossibilita comunicações apartir de uma determinada distancia que é absurdamente curta (tive que fazer um hard-modding horrivel para resolver este problema)

      Tive de abrir o meu MK808B, remover todas as antenas (peliculas coladas à caixa externa) e soldei 12,3cm de cabo de cobre aos dois pins de contacto de uma das antenas.

      MAIS INFO SOBRE O MODD AQUI:
      http://tinyurl.com/a4xjaks
      (fazer apenas se realmente necessário, podem danificar o aparelho)

      no geral é um equipamento razoável, não fosse vendido “gato por lebre” seria bastante bom.

      Entretanto encomendei um destes:
      http://www.minix-tech.de/produkte/dongle/neo-g4/
      com as mesmas specs de hardware, mas como participou em demonstrações de hardware é uma marca creditada e por mais 5€ vale a pena, claramente.

  5. Avatar de Miguel Ramos
    Miguel Ramos

    Boas,

    Fiquei com uma curiosidade muito pertinente, qual é o controlo que usam na maquina?! Trás algum comando ou usamos um periférico bluetoth comprado á parte?!

    Abraço…

    1. Avatar de Hélder Ferreira

      Não vem incluído, mas podes usar um flymouse.

      1. Avatar de Claudio
        Claudio

        Isso é belissimo… já ontem fiquei com curiosidade de adquirir um aparelho destes, então quando vi o controlo remoto… espetacular. A minha preocupação é pensar que é util como um computador e no fim de contas não ser nada disso, mas penso que este equipamento seja algo entre um “tablet” e pc android… Como já tenho tablet android e desde a compra nunca mais liguei o pc pois faço tudo lá (excepto autocad), julgo que um aparelhometro destes ficará 5 estrelas na minha tv Led 27″ @ 1080P

    2. Avatar de Pardinha
      Pardinha

      Eu comprei o meu mk808 com um teclado com airmouse tudo 70€ no ebay.

  6. Avatar de Tiago B
    Tiago B

    Faltam soluções destes mini pc’s com interfaces para vga…

    1. Avatar de Nuno Silva
      Nuno Silva

      Já tinha pensado nisso…

    2. Avatar de Pardinha
      Pardinha

      Nos chinas podes comprar um cabo hdmi>vga, o problema é que não transmite som e não tens ligação na mini box para sair audio.

      1. Avatar de Tiago B
        Tiago B

        Com esses cabos, aumenta-se o investimento e diminui a qualidade.. num outro artigo do pplware, falou-se de por exemplo o mele ou APC que estes sim, tinham nativamente uma porta VGA.
        Mas depois de algumas pesquisas, fiquei sem saber se acabaram por sair para o mercado ou se ainda irão sair.

    3. Avatar de fabio
      fabio

      para que queres uma porta VGA?

      1. Avatar de Tiago B
        Tiago B

        Tendo estes produtos as características que teem (preços acessiveis, baixo consumo, etc) são optimas soluções para substituir computadores antigos.

        1. Avatar de fabio
          fabio

          continuo sem saber a razão porque deveria ter porta VGA. Os ecrãs CRT estão fora de moda e a maior parte dos monitores TFT já trazem parta DVI e/ou HDMI, por isso não vejo razão para ter uma!

          1. Avatar de Luizzz
            Luizzz

            Provavelmente seria bastante útil ligar a um projetor para fazer apresentações.

  7. Avatar de Cristina Pais

    Gostei e fiquei curiosa 🙂

  8. Avatar de Kap75
    Kap75

    Boas,
    Com o Android 4.1 já se pode “emparelhar” com um comando PS3, certo?
    Será que funciona bem para jogos??

    1. Avatar de João Bonell
      João Bonell

      Estão disponiveis no youtube testemunhos e videos de emparalhamento de comandos XBOX com este equipamento, para isto é necessário que a ROM a ser usada, suporte esta funcionalidade.

      1. Avatar de Darkmyth
        Darkmyth

        nao ha necessidade de emparelhamento se numa das portas tiveres um comando usb xbox 360… estes sao os mais comuns nos jogos android entao em tegra é excepicional… um comando ps3 tambem é possivel mas esse requer algum trabalho e root

    2. Avatar de João Ramiro

      Na versão com bluetooth sim

  9. Avatar de João Gonçalves
    João Gonçalves

    É possivel meter em fullscreen nos videos? (sem a barra inferior?)

    1. Avatar de Pardinha
      Pardinha

      Só com uma custom rom, já instalei uma e tinha grandes pormenores como overclock, botão para fazer reboot, desligar, etc. Estado a falar de android, há de tudo.

    2. Avatar de Hélio Mendonça
      Hélio Mendonça

      Atenção que o Raspberry Pi não tem WiFi na placa (pode-se é colocar uma pen com essa funcionalidade numa das portas USB). O Raspeberry Pi tem é uma porta Ethernet que este UG802 não tem!
      Parece-me contudo que para as características que possui o preço deste UG802 está bastante competitivo, restando saber se é preciso esperar meses pela entrega como tem acontecido com o Raspi.

    3. Avatar de João Bonell
      João Bonell

      é possivel ver videos em fullscreen, usando as mesmas apps que usam nos vossos tablets/smartphones, eu estou a usar BS PLAYER e MX PLAYER.

    4. Avatar de Carlos Carvalho
      Carlos Carvalho

      Dá garantidamente .

      Carlos Carvalho

  10. Avatar de eddy
    eddy

    Também já existem alguns quad cores do mesmo genero tal como o gk802

  11. Avatar de th3god
    th3god

    Boas,

    Fazem referencia que se pode ligar a uma tv ou box com hdmi, uma vez que a tv que tenho é das antigas e tenho uma box meo, poderia ligar o equipamento à box da meo? e como poderia aceder ao pc? através de que canal? na box ou na tv?

    1. Avatar de João Bonell
      João Bonell

      Neste caso a opção mais viavel, seria a utilização de um adaptador HDMI para scart. Não tenho nenhum dado que comprove que funcionaria ligado á box meo.

    2. Avatar de Blind
      Blind

      tens como opção o NX003II que já tem saida AV e hdmi… além de ter bluetooth e… webcam integrada ;D
      podes encontrar no dealextreme dot com (dx ponto com para os amigos) estou à espera que me chegue um desses .. depois digo algo 😀

      PS: já encontrei noutros sites o NX003II com a designação de s21d

  12. Avatar de Ricardo Santos
    Ricardo Santos

    Funciona para streams ? Veetle/flash, etc ?

    1. Avatar de João Bonell
      João Bonell

      Funciona perfeitamente para streams, como veetle e outros do genero, instalando uma versão de Flash compatível.

  13. Avatar de sSs
    sSs

    Conseguem testar xbmc nisso? Corre bem? E com o plugin do w…tuga.tv?

    1. Avatar de Hélder Ferreira

      Foi testado o XBMC e funciona bem.
      Já a segunda questão, não te sei responder.

      1. Avatar de sSs
        sSs

        Tenho dúvidas que com o plugin, o wireless do dispositivo não tenha andamento para tanta coisa…

    2. Avatar de paulo
      paulo

      tenho instalado o xbmc no meu Raspberry Pi com o plugin do w..tuga e engasga muito, não consigo ver um filme direito e ligado por cabo de rede.

  14. Avatar de Rui
    Rui

    Como é feita a navegação nos menus (traz comando ou teclado)?

    1. Avatar de João Bonell
      João Bonell

      Não traz teclado, no entanto pode ser usado qualquer teclado com ou sem fios com entrada USB, no entanto a opção mais adequada é um FLYMOUSE , uso um adquirido na CHIPTEC por 29.90

      1. Avatar de Pedro A.
        Pedro A.

        Por mim a falta de um mecanismo de controlo eleva o preço do bixo.

        1. Avatar de João Bonell
          João Bonell

          podes sempre ligar um teclado e rato standard, mas ficas a perder na experiencia de utilização.

    2. Avatar de Carlos Carvalho
      Carlos Carvalho

      Eu comprei um teclado pequeno e um rato wireless , como so temos uma porta USB , comprei um HUB de 4 portas USB o conjunto custou-me 17,00 € e funciona 5 estrelas .

      Cumprimentos

      Carlos Carvalho

  15. Avatar de Cabritone
    Cabritone

    Estou bastaste curioso com este: http://www.probox2.com/

    Pena não haver à venda em portugal e haver pouca informação mas pelo que já vi tem bastante potencial e vem com um comando que o diferencia dos restantes !

  16. Avatar de Artur
    Artur

    Tem HDMI-CEC?

    Para mim um dos maiores trunfos do raspberry pi.

    1. Avatar de sAcRA2kx - The Almighty One

      sim tem.
      este aparelho não tem nada a ver com o Rpi.
      são finalidades completamnte distintas.

  17. Avatar de Manuel Antonio (Rio de Janeiro)
    Manuel Antonio (Rio de Janeiro)

    Parabéns Hélder, obrigado pela informação.

    Acho que estes aparelhos (MiniPC UG802, Raspberry Pi …) ainda não são encontrados aqui no Brasil.

    Será que o processador Cortex A9 aceita a instalação de uma distribuição Linux?

    1. Avatar de Hélder Ferreira

      O mérito é todo do João Bonell.

      O Android usa kernel Linux, em principio não haverá qualquer inconveniente.

      1. Avatar de Manuel Antonio (Rio de Janeiro)
        Manuel Antonio (Rio de Janeiro)

        Obrigado.

        Corrigindo:
        “Parabéns João Bonell pela informação e parabéns Hélder Ferreira pelas respostas.”

  18. Avatar de João Ramiro

    Tive para comprar uma coisa destas à bem pouco tempo, modelo UG007, mas após ler umas reviews por aí optei por outra solução. Os aspectos que me fizeram mudar de ideias foi o output (que é 720p) e a performance/alcance WiFi.

    Quanto ao overclock, nunca me lembrei disso mas já há equipamentos portáteis com o mesmo CPU a 1.6Ghz de fábrica

    um pequeno reparo, o UG802 tem apenas 4GB de memória e não tem Bluetooth 🙂

    1. Avatar de Hélder Ferreira

      O UG007 é igual ao UG802, com a diferença de um ter 8GB e Bluetooth e o outro não.

  19. Avatar de António Pereira
    António Pereira

    Este dispositivo é capaz de correr a aplicação Meo!GO?

    Cumprimentos

    1. Avatar de Tiagocastrovi
      Tiagocastrovi

      Sim,pq e uma app android e isto corre essa app,como a plataforma da vdf.

      Cumprimentos

  20. Avatar de Filipe N
    Filipe N

    Qual é o website original ou oficial do fabricante disto???

    1. Avatar de Filipe N
      Filipe N

      Parece-me que descobri… http://ugoos.net/

  21. Avatar de Seemog
    Seemog

    Será que este equipamento a correr XBMC e com um comando tipo aqueles do win media center funcionaria?

  22. Avatar de Carlo
    Carlo

    É brutal o custo beneficio destes equipamentos, têm CPU/GPU bastante capazes e com 1GB de ram para Android já é bastante porreiro para dar uso ao multi-tarefa.

    Não dá Windows XP mas daria Windows RT, o problema são as drivers e arranjar forma de fazer o port.

    1. Avatar de akarui tenshi

      Já se está a fazer um hack do ubuntu 12.04 para este mini-pc… windows xp, talvez corresse através de uma máquina virtual, mas não sei até que ponto o xp seria “utilizável”…

  23. Avatar de Ivo Loureiro

    Parabêns João e Helder mais um brilhante contributo, para mostrar todas as potencialidades do Android.

  24. Avatar de Blueparty
    Blueparty

    Pode ligar-se uma webcam? quais as compatíveis? (por exemplo para Skype ou Tango)

  25. Avatar de Trindade
    Trindade

    Eu tenho um e funciona muito bem, também tenho um Raspberry PI que também funciona muito bem.

    Utilizo basicamente como Media Center com o XBMC e uma coisa que me está a tirar do sério é no android o XBMC nunca aparece em janela inteira, fica sempre com a barra em baixo o que me chateia. Alguém sabe alguma forma de esconder essa barra?

    1. Avatar de João Bonell
      João Bonell

      Referes-te á barra com as opções de “Back” , “apps recentes” etc? se sim podes esconder essa barra carregando no icone com a dupla seta a apontar para baixo, (ultimo icone dessa barra).

      1. Avatar de Trindade
        Trindade

        Obrigado João pela resposta. Eu acho que no meu esse icon não aparece, mas só logo quando chegar a casa é que vou confirmar.

        Reparei nas imagens que ilustram a este artigo isso icon que falas, mas acho que no meu nunca lá vi o icon.

        Vou confirmar e depois digo qualquer coisa.

    2. Avatar de Lucas
      Lucas

      qual consideras melhor? mesmo o raspberry sendo inferior nas specs, achas que o facto de a sua comunidade ser muito maior, o torna superior?

      cumps.

  26. Avatar de António Rocha
    António Rocha

    Olá,

    Ando inclinado a adquirir este :
    http://www.kuantokusta.pt/1/270664/1Life-TV-Smart-Android-Mini-PC

    http://www.1-life.eu/?portfolio=1life-tvsmart

    De qualquer modo, tenho uma duvida, eu neste momento tenho um media center com windows 7, com umas colunas 5.1 Creative DTT2200 ligadas via placa Sound Blaster Live 24-Bits, existe alguma forma de eu ligar as colunas a um sistema android destes ?

    1. Avatar de João Bonell
      João Bonell

      António, este equipamento liga por HDMI á TV, logo desde que consigas ligar essas colunas á TV, vais conseguir usa-las com este equipamento.

      1. Avatar de António Rocha
        António Rocha

        A televisão só tem saída stereo, sera que nao há outra alternativa ?

  27. Avatar de Pedro
    Pedro

    onde se pode comprar um bixinho destes?

    1. Avatar de João Bonell
      João Bonell

      Este equipamento foi adquirido na CHIPTEC por 49.90€

  28. Avatar de Nelson Santos
    Nelson Santos

    Boa noites.
    Parabens pelo excelente artigo.
    E adquiri um mini pc desses á uns tempos, sendo a minha intenção usa-lo como estão skype, com a televisão da sala.
    Alguem sabe como poderei ligar uma cam usb normal, e que esta seja reconhecida pelo android? Quando ligo a minha , detecta o microfone incorporado.Mas a camera acho que não, pois nao aparece…. Alguemas ideias?

    Abraço!

    1. Avatar de João Bonell
      João Bonell

      Olá Nelson,

      Vou sugerir a leitura do topico abaixo:

      http://www.freaktab.com/showthread.php?2750-UG802-1-7rom-skype-webcam

      Saliento que nessa thread está a ser discutida a utilização de webcam no UG802 com uma costum ROM, portanto os métodos apresentados, podem ou não resultar com a ROM stock, mas a questão pode ser apenas de energia, testa usar um hub usb auto alimentado.

    2. Avatar de Gabriel Moreira
      Gabriel Moreira

      Comprei um ha uma semana e ate agora nao consegui fazer funcionar a web cam. O microfone da minha logitech funciona. Tb estou a chando complicado configurar o teclado.

  29. Avatar de sergio costa
    sergio costa

    Da para colocar algum linux? Que funcione devidamente neste tipo de arquitectura.

  30. Avatar de Claudio
    Claudio

    olá pessoal,

    estou interessado neste brinquedo mas como gosto de jogos tenho numa duvida. tenho um nexus 7 e sei que no Android é possível ter um comando de ps3 a servir de controlador, mas ainda não experimentei porque não tenho nenhum. agora neste brinquedo sei que ha o controlador measy RC 11/12. A questão é se este controlador dá para os jogos, mais não seja para os emuladores de mega drive ou super NES… cumprimentos

  31. Avatar de Blueparty
    Blueparty

    Confirmam que funciona com a webcam, conforme o comentário enviado? wu Tenho um Woxter TV100 e não consigo

  32. Avatar de Claudio
    Claudio

    Pessoal,

    aqui um caso á parte. Acabei de encomendar este tabuleiro (lol) e gostava de uma opinião. CUBOT A6589. É smartphone chinês android Quadcore a 1.2ghz, dual sim, 1gb ram, 8 gb de memoria expansivel com cartão, 10mp de camera e 5.8″ de televisor XD. O que acham?

    1. Avatar de JORGE
      JORGE

      Tambem quero um. Quanto custa e de onde mandas-te vir?

  33. Avatar de Claudio
    Claudio

    powerplanetonline loja espanhola

  34. Avatar de Blueparty
    Blueparty

    No meu Woxter também não consigo configurar a webcam…

  35. Avatar de Bruno Mota
    Bruno Mota

    Posso conectar um teclado e mouse sem fio nele, através do USB. O android suporta teclado e mouse?

  36. Avatar de jose
    jose

    boa tarde ,nao percebo nada disto , será que posso ver na televisao do quarto ligando á ficha hdmi os canais sport tv ? ou nao tem nada haver com isso ? obrigado .

  37. Avatar de Norberto
    Norberto

    Tenho dificuldade na ligação da saída do KUBO HDMI Macho ao monitor antigo VGA. Preciso de adaptador ou conversor?