Raspberry Pi – Modelo A à venda na Europa por 18€

55 Comentários

A febre dos mini-PCs Raspberry Pi continua! O Modelo A tem apenas 256 de RAM mas gasta 1/3 da energia comparando com o modelo B

O Raspberry Pi é um dos mini PCs mais populares e potentes, que tem servido de base a muitos projectos interessantes (pode consultar os projectos na página do projecto aqui). Este mini equipamento, do tamanho de um cartão de crédito, é capaz de  reproduzir vídeo com qualidade Blu-ray e renderizar gráficos 3D, entre outras tarefas.

Ontem, no site oficial do Raspberry Pi foi disponibilizada a informação que o Raspberry Pi está agora disponível no mercado europeu por carca de 18 €.

rasp_00

O projecto Raspberry Pi foi sem dúvida uma dos casos de sucesso de 2012 e parece que a empresa está empenhada que tal aconteça agora em 2013. De referir que o projecto apenas começou com vendas do modelo B no início de 2012 (ver aqui), tendo recentemente alcançado a marca de um milhão de unidades vendidas.

Apesar do preço ser relativamente mais baixo que o do Raspberry Pi  Modelo B, a empresa informou que a partir de ontem está disponível agora o modelo A, ainda mais barato ($25, cerca de 18 euros) e consome um terço da energia normalmente consumida por um Raspberry Pi  Modelo B . De referir que o consumo de energia é muito importante em cenários em que o equipamento é alimentado por baterias ou mesmo energia solar.

Mas quais as diferenças entre o Modelo A e o modelo B?

Diferenças: Além do preço e do consumo energético, o Raspberry Pi modelo A não tem interface Ethernet, apenas tem uma porta USB e 256 MB de RAM.

rasp_02

De referir que o modelo B tem as seguintes especificações técnicas:

  • Processador: 700 MHz ARM1176JZF-S core (família ARM11 )
  • GPU: VideoCore IV, OpenGL ES 2.0, 1080p30 h.264/MPEG-4 AVC high-profile decoder
  • RAM: 512MB
  • Placa Wifi:
  • Interfaces:
    • HDMI
    • 2x portas USB 2.0
    • Entrada para cartão SD/MMC/SDIO
    • 10/100 Ethernet RJ45
    • Entrada de vídeo RCA composto
    • 3.5 mm jack
  • Sistemas Operativos: Linux (Debian, Arch, Fedora), RISC OS
  • Dimensões: 85.6 x 53.98 x 17mm

rasp_01

A empresa fez também saber que tendo o modelo A apenas 256 MB, os testes realizados com o XBMC mostram que não existe perda de desempenho do equipamento. Por enquanto o equipamento apenas estará à venda na Europa, o que não invalida que utilizadores fora do espaço europeu  possam faz uma pré-encomenda pois o equipamento estará disponível brevemente.

O mini PC Raspberry Pi  é sem dúvida um caso de sucesso em todo o mundo. O Pplware já fez o Unboxing do modelo B e tem acompanhado de perto todos os passos do projecto, como por exemplo a disponibilização da loja online de aplicações. Além disso temos apresentado alguns projectos interessantes como foi o caso do uelastix que permite transformar um Raspberry Pi  numa central telefonica, Digitalizar e enviar para o e-mail com um Raspberry PI, Como é que o Raspberry Pi pode acender uma luz? , entre outros.

Tendo em conta as especificações e o preço, por qual modelo optaria?

Comentários

55

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de ReactionN
    ReactionN

    Eu acho o Raspberry Pi a máquina ideal para as pessoas darem os primeiros passos na informática, é mais que suficiente!

    Já agora, qual é a empresa que está a vender o Raspberry Pi a esse preço?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Boas ReactionN

      A indicação no site oficial é que o modelo A custará $25 na Europa. Não temos ainda nenhuma informação sobre empresas portuguesas que irão comercializar o equipamento.

      1. Avatar de DanielC
        DanielC

        Provavelmente a Pt robótics deve vender, pois vende o modelo b

      2. Avatar de Vasco
        Vasco

        Raspberry Pi Approved Retailers:
        Portugal – Mixtronica
        http://www.mixtronica.com/

        1. Avatar de ReactionN
          ReactionN

          Obrigado pela ajuda! 😀

        2. Avatar de Pedro
          Pedro

          Boas,
          http://www.rs-online.com também envia para Portugal e o preço à uns meses atrás era mais convidativo do que comprar em Portugal.

  2. Avatar de ShakeIT
    ShakeIT

    Li algures que é possível utilizar Android para estas máquinas…até que ponto isso é verdade?

    Cumps

  3. Avatar de Nick Nery Laert
    Nick Nery Laert

    é uma pena não ter Ethernet se não quando comprasse optava por esse, porque apesar de poder ligar uma pen wireless como não tenho, seria um custo extra o que ia acabar por não compensar muito, mas sim a parte do consumo energético a principio não vi grande relevância mas no caso de projectos com bateria ou energia “limitada” é importante

  4. Avatar de Tiago Santiago
    Tiago Santiago

    Existe algum site para encomendar na EU?

    cumps e bom artigo 🙂

    1. Avatar de Vítor Moreira
      Vítor Moreira

      Comprei o meu na http://inmotion.pt. Poderá não ser o mais barato mas foram 5*!

  5. Avatar de DEVAXTATOR
    DEVAXTATOR

    se alguem souber quero uma quero instalar o android ou o ubuntu e instalar o Vmware View e correr o windows 7.
    sim sim eu tenho o windows 7 a correr no meu p1000 nao me digam que nao da…

    1. Avatar de Rascas

      Estas a dizer que estas a usar um SO que só existe compilado para processadores da intel, num TAB com um processador ARM? Como é k fazes isso sem recorrer a emuladores?

      1. Avatar de Rascas

        Processadores x86, peço desculpa a malta do AMD e restantes…

    2. Avatar de Rascas
      Rascas

      Se estas a falar em maquinas virtuais, existe o vmware view compilado para arm, e funciona tb no raspeberry pi. Senão podes usar outro kk cliente como por exemplo o remmina, que é o k costumo usar pk suporta varios protocolos multiplataforma.

      1. Avatar de andre ferraz

        Não quer dizer que o windows emulado seja “utilizável” xD

        Talvez se consiga emular a uma velocidade decente o Windows 95… nunca o 7

  6. Avatar de Luís Nabais

    Gostava disto para montar um servidor Linux sem X para testes, algo simples. Mas infelizmente parece não haver Fedora 18 ou Ubuntu Server compatíveis, apesar de haver Fedora 18 ARM… Não sou fã de Arch e Raspbian é desactualizado demais para o que pretendo… Queria algo actualizado mas estável, como Ubuntu Server ou Fedora.

    O que me aconselham?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Pode ser que esta seja portado para o Raspberry Pi
      http://ubuntu.g8.net/

      Tens aqui tb um Risc OS…nunca testei
      http://www.raspberrypi.org/downloads

  7. Avatar de Pl4za
    Pl4za

    Só existe o A à venda na europa ? estava interessado no B pela porta ethernet..
    E lojas ?, alguém me pode indicar algumas ?

    Cumprimentos

  8. Avatar de SamC
    SamC

    Se conseguisse encontrar um a este preço (ou parecido) comprava logo. Por cá tenho visto no mínimo a 44,22 € com portes e IVA.

    Quando fiz as contas para o projeto a solução com arduino saía um pouco mais barata mas não muito (embora esteja limitado). O que acho estranho quando vejo as duas plataformas é que o Arduino é muito caro para o que oferece! Comparando um arduino com um raspberri não se compreende como a diferença de preços é mínima.

    1. Avatar de DanielC
      DanielC

      Sao para fins diferentes…

      1. Avatar de SamC
        SamC

        Isso sei eu, mas não é ponto em questão, compara a tecnologia envolvida numa e na outra plataforma.
        O arduino é simplesmente um microcontrolador (ATMEGA), o cristal, os pinos de ligação e na maioria dos modelos o chip de comunicação USB/TTL (FT232RL).

        Agora olha para o circuito do raspberry e encontras um microprocessador ARM, GPU, RAM, e adiciona ao custo todas as interfaces (jack, mini usb, hdmi, slot SD, etc.)… compara com o arduino em termos de custos tanto na assemblagem como na aquisição (o arduino apenas tem pinos simples e uma porta mini usb)!

        É por isso que encontram-se clones dos arduinos super baratos. Para algo que é produzido em massa, acho que têm uma margem de lucro bem generosa. Quanto ao raspberry é impressionante como conseguem ter este preço tão competitivo comparado com outras soluções de mini-pc!

  9. Avatar de João Ramiro
    João Ramiro

    Há pouco tempo andava à procura de um HTPC até que um colega me sugeriu uma coisa destas, um miniPC

    http://www.chiptec.net/incs/verproduto.php?id=13341

    1. Avatar de Kekes
      Kekes

      Eu vou esperar pelo Ouya, ver que tal se comporta a comunidade e quiçá comprar um.

    2. Avatar de Luís Miguel
      Luís Miguel

      Por pouco mais 3-4 € compra-se um com display táctil. Não vejo grande vantagem neste equipamento…

  10. Avatar de Rui Garcia
    Rui Garcia

    Alguem sabe se o modelo B permite PXE BOOT?

    Cumprimentos,

    1. Avatar de Luís Miguel
      Luís Miguel

      Não tem suporte PXE

  11. Avatar de Francisco
    Francisco

    Olá! Eu estou a iniciar a minha aventura pelo mundo da programação e informática e gostava de aprender mais utilizando este aparelho.

    Estou a pensar em adquirir este novo modelo A, mas estou preocupado com a possível incompatibilidade da minha pen de banda larga móvel.

    Por acaso alguém já testou aceder á internet no Rasp. Pi através de uma pen da tmn/optimus?

    Obrigado pelo artigo, aguardo por mais novidades!

    Francisco.

  12. Avatar de Ricardo Ruivo
    Ricardo Ruivo

    Eu optei pelo modelo B quando ele saiu para o mercado!! veio direitinho dos EUA pelo fornecer europeu a ELEMENT14 na altura custou 32£ pouco menos em euros! muito bom!

  13. Avatar de xato
    xato

    Eu nenhum dos dois ficava mais bem servido com um MK808 pois já é dual core e 1GB Ram DDRIII só é pena estar limitado para android, se desse para instalar o que quisesse é que era!!
    E se for usado com um air mouse até deitava a playstation fora 😛

  14. Avatar de JoseM
    JoseM

    Qual o Browser/SO sugerido que suporte FLASH (sem ser o XBMC), modelo de 512MB Ram?

  15. Avatar de Luisgio7
    Luisgio7

    Isto apenas da para ligar a tv´s por HDMI certo?

    1. Avatar de Luís Miguel
      Luís Miguel

      ou RCA –

      1. Avatar de Luisgio7
        Luisgio7

        Obrigado Luís Miguel.

  16. Avatar de hendrix
    hendrix

    Como é o desempenho com filmes a 1080p?
    Não é ma ideia ligar isso na sala

    1. Avatar de Luís Miguel
      Luís Miguel

      Até ao momento somente um atraso ou outro quando tento aceder enquanto reproduz.

    2. Avatar de marta

      já o tenho há bastante tempo para isso e funciona 5 estrelas

    3. Avatar de António Oliveira
      António Oliveira

      Mas o som é analógico? Não há possibilidade de saída DTS pois não?

      1. Avatar de Luís Miguel
        Luís Miguel

        Resposta breve: Dolby Digital, DTS e outros formatos de áudio de alta definição são suportados pelo HDMI.

        Resposta menos breve ou resposta/depende 🙂

        Sendo o HDMI um sinal digital necessita de um descodificador de áudio compatível com os formatos digitais acima referidos. Assim sendo depende do equipamento a que o ligues e sempre usando a saída HDMI.

  17. Avatar de jose
    jose

    boa noite a todos.
    dará para utilizar este equipamento para ‘criar’ um auto rádio multimédia para utilizar numa viatura?
    Raspberry Pi+ ecran tatil

    1. Avatar de Luís Miguel
      Luís Miguel

      Dá. Mas com o custo do display tátil (será que com o este novo acordo ortográfico é assim que se escreve ?) é preferível um tablet android para um efeito. Já existem alguns projectos na net…

      https://www.facebook.com/AndroidCar

  18. Avatar de marta

    brevemente vamos ter disponível também a camera

  19. Avatar de marta

    brevemente vamos ter disponível também a camera por 18 €

  20. Avatar de Daniel Silva Amado
    Daniel Silva Amado

    Para quem está interessado, criem os vossos robôs e depois disponibilizem para todos 🙂

    http://livebots.cc/

  21. Avatar de wee
    wee

    Aonde se compra por 18 euros?

  22. Avatar de David
    David

    É possível ver filmes HD (720p e 1080p)neste Raspberry Pi, ou o processador é demasiado fraco para isso?

    1. Avatar de Luís Miguel
      Luís Miguel

      Já respondido em cima

  23. Avatar de Rui Saraiva
    Rui Saraiva

    Boas, qual será melhor compra, este rapsberry ou o Rikomagic Mk802?

    1. Avatar de Luís Miguel
      Luís Miguel

      Cada coisa para o seu fim… e disponibilidade financeira. Se for para uso com android, media center… sim pode ser uma opção a considerar não tendo em conta o custo e considerando a performance.
      O suporte ainda é escasso (pelo menos pelo que pesquisei).

      Agora o Raspberry tem outras vantagens para além do custo e consumo. O GPIO (Portas programáveis de input e output) destinadas a alguns projectos interessantes; o sinal composto para ligar a dispositivos mais antigos; suporte a debian o que alarga os horizontes para além da imaginação (a meu ver).

      Mas bom, bom seria correr um sistema operativo como o Ubuntu ou windows 7 (windows 8 terá uma versão para ARM pelo que teremos de aguardar)

  24. Avatar de Jaime
    Jaime

    Gostava de adquirir o modelo B com uma caixinha a um preço rasoavel. Lá vou procurando.

  25. Avatar de Alessandro
    Alessandro

    Oi, tens que ser um cartão de 4GB ou podes ser de mais?

  26. Avatar de pedro
    pedro

    alguem me responde a seguinte questão pf?
    funciona com pen banda larga?
    ja mandei vir um mas esqueci-me desse promenor.
    se poderem ajudar…

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Nunca experimentei, mas tenho conhecimento que suporta.