Ultima Hora – Aaron Swartz, criador do RSS suicida-se!

94 Comentários

A vida é feita de altos e baixos! Segundo informações veiculadas em vários sites internacionais e já confirmadas recentemente pelo tio e advogado do próprio Aaron Swartz, este ter-se-á suicidado no passado dia 11 de Janeiro em Nova Iorque, no seu apartamento.

Nascido em 1986, Swartz foi co-autor da primeira especificação do RSS quando tinha apenas 14 anos e foi co-fundador do site Reddit (site de notícias baseado na partilha social). Era um defensor da liberdade de expressão e circulação da informação na Internet e aguardava julgamento por ter sido acusado de ter roubado cerca de 5 milhões de documentos  de uma plataforma na Internet intitulada JSTOR.

aron_00

Swartz, através de alguns artigos publicados, já vinha a dar sinais de depressão e de saúde. Aluno da Universidade de Standford,  membro do Centro Experimental de Ética da Universidade de Harvard, ficou conhecido após ter sido acusado, em Julho de 2011, de ter invadido os servidores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e de ter roubado cerca de 5 milhões de artigos de teor científico e literário.Sabe-se que a pena poderia chegar aos 35 anos de prisão.

aron_01

Considerado um génio pela comunidade hacker, Swartz foi também um dos fundadores do Demand Progress, um grupo de defensores da liberdade de expressão na Internet, criado com o objectivo de obter mudanças progressivas nas políticas. De referir que este grupo destacou-se aquando dos protestos contra o projecto de lei SOPA (Stop Online Piracy Act).

Swartz morre aos 26 anos…e certamente que este “pequeno” prodígio da Informática teria ainda muito para dar ao mundo da computação/tecnologia.

Partilhar:
Tags:

Comentários

94

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de JP (djlinux)

    Nestes casos fico sempre com um pé atras, sera que foi mesmo suicídio? Já li e vi um pouco de quase tudo, é difícil acreditar em certas coisas.

    Mas, esta morto, mas uma grande perda para o mundo da tecnologia. R.I.P !

    1. Avatar de Pedro Pinto

      A pressão deve ser imensa e com 26 anos talvez tenha sido difícil lidar com a situação.

      1. Avatar de Damião

        Pode ser que sim Pedro Pinto. Tambem talvez ele não aguentou a pressão de ver o que viu nos documentos do MIT. Por outro lado o JP (djlinux) tambem tem razão. Qualquer das maneiras da-me sempre a entender que o motivo desse suicidio está ligado a esses documentos e o que estavam neles.

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Pois, a ver vamos os resultados da autopsia e desenvolvimentos futuros.

          1. Avatar de David
            David

            O problema é que os resultados da autopsia e qualquer desenvolvimento desta história pode e vai ser certamente alterado para agrado dos “responsáveis” da situação, ou seja vais saber o que eles querem que saibas, quer seja ou não a realidade.

    2. Avatar de Pedro Antunes
      Pedro Antunes

      Quando não é pressão é linchamento.

      Como o caso da enfermeira que se suicidou recentemente, parece absurdo alguém que vive no meio de tanta pressão na sua actividade diária, e depois não aguenta…

      Mas são só teorias :p

      1. Avatar de David Santiago
        David Santiago

        Tenho 14 anos e ainda nao criei nenhum programa de geito !

        1. Avatar de Pedro Mortensen
          Pedro Mortensen

          David, primeiro tens de aprender a escrever, depois pensas na informática;)
          *jeito

        2. Avatar de Rodrigo Feijão
          Rodrigo Feijão

          Nem aprendes-te a falar português.

          1. Avatar de Ivo
            Ivo

            Nem ele nem tu, pelos vistos…
            “aprendes-te”??
            Acho piada a inteligentes como tu… LOL

          2. Avatar de miguel
            miguel

            Quem sabe rodrigo, talvez um futuro acordo ortografico que aí o nosso amigo tenha tido acesso hehe

          3. Avatar de Maria
            Maria

            Rodrigo Feijão, o português é, sem dúvida, difícil:
            “aprendes-te” está errado. Deve escrever:”aprendeste” sem hífen.

          4. Avatar de Nuno Almeida
            Nuno Almeida

            Rodrigo, comentastes o “geito” dele, mas depois escreveste “aprendes-te”…por favor…

          5. Avatar de Nuno Almeida
            Nuno Almeida

            E o meu “comentastes” foi irónico.

          6. Avatar de Luis
            Luis

            Nem tu (aprendeste)! O país está condenado…

          7. Avatar de Feijoca
            Feijoca

            “aprendes-te” ? Ainda és pior que o David…

          8. Avatar de José Pedro
            José Pedro

            “aprendeste”

          9. Avatar de RP
            RP

            Rodrigo, permite-me dizer que tu também não aprendeste a falar português. Percebeste?

          10. Avatar de Justiceiro
            Justiceiro

            Como é possível alguém fazer reparos a erros de português de outra pessoa, quando, em boa verdade, também os dá!!! Não é: “aprendes-te a falar português”, mas sim: aprendeste a…
            “Ai este Portugal caricato!, como dia a outra!

          11. Avatar de Luís Dinis
            Luís Dinis

            Irresistível!
            Diz o nu ao esfarrapado.
            “aprendes-te”????

          12. Avatar de Filipe
            Filipe

            Fala o roto ao nu. Não existem hifens em “Aprendente”

          13. Avatar de Gaius Baltar
            Gaius Baltar

            “Aprendes-te” ou aprendeste? 🙂

          14. Avatar de Jaime
            Jaime

            Parece que aqui o amigo Rodrigo Feijão também ainda não aprendeu a falar português .
            Não é “aprendes-te” mas sim “aprendeste” .

          15. Avatar de joão
            joão

            Olha quem fala!!!!!!!…
            “aprendes-te”???????????????????,
            ou aprendeste?????????????
            Cumprimentos

        3. Avatar de Miguel
          Miguel

          Sugiro que comeces pelo programa de português do secundário…

        4. Avatar de David Santiago
          David Santiago

          jeito, se ficam mais felizes -.-

          1. Avatar de Oliveira
            Oliveira

            Epá feliz fico quando a minha filhota está naqueles dias em que me vem receber à porta com aquele sorriso lindo e me dá um abraço. Por isso, feliz, feliz… não fico. Fico apenas contente por saber que vocês os dois já aprenderam qualquer coisa hoje!

        5. Avatar de ChumChum
          ChumChum

          Reparem no ninho de cobra em que vivemos.. o rapaz expressa-se e ninguém se preocupou com o conteúdo do comentário.. as virgens ficaram todas ofendidas com a porcaria de um erro ortográfico

          Cambada…………..

          1. Avatar de Teresa
            Teresa

            Olá.

            Há aqui muito “pontapé” na gramática, sim, mas quando se corrije alguém, deve-se explicar o porquê dessa correcção. No caso de “aprendes-te” está errado porque a acção significada pelo verbo não recai sobre quem a pratica.

      2. Avatar de lmx
        lmx

        Boas…
        A questão é mesmo essa…será que são mesmo teorias??
        Será ridículo alguém se suicidar fortuitamente por causa de um simples telefonema…digo eu.

        cmps

    3. Avatar de Incréu
      Incréu

      Caros amigos, penso que “suicidaram-no”!

  2. Avatar de Abílio
    Abílio

    26 anos… uma pena. RIP

  3. Avatar de Joao Dias
    Joao Dias

    Harvard ou Stanford? Eu acho que era da segunda.

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Foi um lapso, ele estudou em na Stdf university e era membro do Centro Experimental de Ética da Universidade Harvard.

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Ele tinha ligações às duas no entanto…acho que “estudar” não era com ele, já que acabou por abandonar os estudos.

        1. Avatar de navyseal
          navyseal

          Estudar num sistema estandardizado não é para quem gosta de descobrir coisas. Portanto não se pode dizer que ele não gostava de estudar, só não gostava era de dar emprego e perder tempo com coisas que considerava inúteis para a sua vida.

          1. Avatar de lmx
            lmx

            Boas..
            é verdade…os miúdos prodígio não gostam das aulas e desinteressam-se, para eles aquilo não lhes dá pica!!!

            quem não se lembra das notas de matemática do Einstein?? eram péssimas…existem muitos assim.

            cmps

  4. Avatar de Marcos Santos
    Marcos Santos

    Esta noticia já estava no MSN ontem…

    Como é possível o pessoal ir a este limite.

    http://on-msn.com/UV30uc

  5. Avatar de Bruno Silva
    Bruno Silva

    Tão novo ainda, mas talvez a pressão do processo e possivelmente mais coisas a nivel pessoal leveram-no ao extremo.
    RIP

  6. Avatar de Valter
    Valter

    No site da JSTOR eles tem uma mensagem de condolências para o Swartz. Uma mensagem para o individuo que os roubou? Acho estranho. Ele basicamente sacou uma data de pdfs do MIT ou da JSTOR?

      1. Avatar de Alexandre
        Alexandre

        http://www.jstor.org/ está logo na página principal

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Não é assim tão estranho, o caso é relativamente complexo. o JSTOR já tinha desistido do caso contra ele, o MIT, por outro lado, não foi claro nesta intenção e o caso continuou.

      http://lessig.tumblr.com/post/40347463044/prosecutor-as-bully

      1. Avatar de lmx
        lmx

        O rapaz já tinha devolvido todos os documentos a JSTOR!!
        Muito provavelmente retirou-os para consumo próprio!!
        A JSTOR é uma biblioteca, como biblioteca serve para consulta…pelo que ficará meio esquisito os registados no sistema não poderem aceder a info?!

        cmps

  7. Avatar de VC
    VC

    N me acredito em suicidio…

  8. Avatar de Cacador
    Cacador

    Mais uma vitima do sistema de conspiração Americano mais uma vitima dos Iluminati e da CIA……..

    1. Avatar de darth
      darth

      e dos templários e maçonaria.. e.. e…

  9. Avatar de pixar
    pixar

    Fica sempre a dúvida quanto à questão do suicídio, mas entede-se que possa ser verdade.
    Para um tipo em que o mundo era o limite, enfrentar uma pena de 35 anos (mesmo que cumpra 25), morrer até nem é assim tão mau…
    Este tipo faz-me lembrar um colega de universidade que, frequentando o 2º ano, sabia mais de electrónica e informática que os professores (e não estou a exagerar).

  10. Avatar de Cacador
    Cacador

    Mais uma vitima do sistema de conspiração Americano……

  11. Avatar de Artur
    Artur

    Ainda estava a trabalhar em 32bits, quando já devia estar a 64bits. O espaço em disco, hoje já não se põe, portanto não será de considerar.

  12. Avatar de Suicidio ou Suididado

    Suicidou-se ou “foi suicidado”?
    Esta é a questão… hum?!
    Que suicidio tão conveniente!

    1. Avatar de Mike Litoris
      Mike Litoris

      Pq? Queres elaborar?

      1. Avatar de darth
        darth

        porque raio havia de ser morto? teorias da conspiração servem para tudo. basta mandar bujardas que, se nao se provar que é verdade, é verdade porque algeum impediu. e se provar que é verdade, pois isso era de esperar.

        olha, é isso, o aterrar na lua… e mais uma centena exemplos, etc…

  13. Avatar de John
    John

    Nada justifica o suicídio. A única vez que vi alguém suicidar-se e de certa forma entendi foi quando as pessoas se atiravam dos prédios no 11 Setembro.

    RIP

    1. Avatar de Mike Litoris
      Mike Litoris

      Mete autismo e depressão profunda na equação e reavalia-a.

    2. Avatar de Mike

      Depressão e ansiedade extremas podem levar a isso. Se pensares bem é tudo uma questão de prespectiva … sofrimento mental e/ou fisico podem levar a pensar isso como uma alternativa.

  14. Avatar de Carlos Carvalho
    Carlos Carvalho

    Boa tarde ,

    Eu também fico muito desconfiado com estas noticias aonde estão presentes supostos roubos de informação e que levam as pessoas ao suicídio , eu não acredito em bruxas mas que as há , há , é um pouco este ditado popular que neste momento me surge para exemplificar aquilo que alguns suspeitam , suicidou-se ou suicidaram-no .

    De qualquer das formas uma grande perca para a humanidade e tão jovem , este Mundo está a tornar-se um BIG BROTHER GIGANTE e todos estamos a afunilar até que entremos todos nele .

    Que descanse em paz são os meus desejos e que de uma forma ou de outra se possa apurar a verdade dos factos e o que de facto aconteceu .

    Pedro Pinto , obrigado por teres trazido até nós este artigo .

    Cumprimentos

    Carlos Carvalho

    1. Avatar de lmx
      lmx

      Boas Carlos,

      De facto este caso fez-me lembrar aquele jovem engenheiro que trabalhava na FOXCON, e que perdeu o seu iphone prototipo…e que supostamente se suicidou, atirando-se da janela do seu andar…parece ridículo mesmo.

      cumprimentos

  15. Avatar de Nuno Gonçalves
    Nuno Gonçalves

    Mais um motivo para um filme ao estilo Social Networking? ehehe

  16. Avatar de Tiago
    Tiago

    Faz lembrar o suicidio da enfermeira no UK

    1. Avatar de Joji
      Joji

      Achas que a enfermeira foi assasinada?

      1. Avatar de lmx
        lmx

        o que é que tu achas??

        atenção que existem muitas formas de homicídio!!
        Existe uma em que explicitamente das um tiro nela e morre , e existem outras em que por exemplo lhe ameaças a família, os filhos e sei la mais o quê e levas a pessoa a um desespero tal que ela própria começa a sentir que para proteger o resto da família tem que se suicidar e o caso fica arrumado!!
        por exemplo existem tantas!!

        Não te lembras do jornalista da TVI, que estava a investigar a cerca de 6 meses um caso sobre a ETA em Espanha, e que perseguição atrás de perseguição, a hipótese que lhe deram foi suicidar-se para salvar a família!!

        Foi o que ele fez…ponte 25 de Abril parou o carro e atirou-se!!
        Isto fui muito falado aqui há uns Anos!!
        Mas ninguém quis levar demasiado o caso para a frente, sabes porquê??…quem tem cu tem medo!!

        cmps

        1. Avatar de darth
          darth

          e porque? por ter dito umas banalidades sobre o estado de gravidez da princessa. ha limites para o ridiculo

          1. Avatar de lmx
            lmx

            pois…mais um motivo para questionar o suicídio da mesma!!

            cmps

          2. Avatar de li
            li

            A mim parece-me que vocês são os primeiros a fazer tal coisa. Não tendes noção nenhuma.

        2. Avatar de lmx
          lmx

          @li
          Somos os primeiros a fazer o quê?

          cmps

  17. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Terá mesmo sido suicidio? Enfim. RIP

    (Não será bem última hora visto que isto já se sabe há algum tempo)

  18. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Ultima hora ? LOL.

    1. Avatar de Mike Litoris
      Mike Litoris

      Estão a ultimar a notícia.

  19. Avatar de João Gonçalves
    João Gonçalves

    Parece-me que anda aqui gente a ver filmes a mais… enfim…

  20. Avatar de lmx
    lmx

    Boas…

    De facto fica uma duvida muito grande…ainda por cima vindo do Pais que vem…

    Ele tinha participado e ajudado a acabar com o SOPA, no congresso Americano…isso trás muitos inimigos!!É demasiado perigoso lidar com classes clandestinas de Poder!!E estas teem muito…!!

    Engraçado que ele morre depois de os promotores publicos(quem lança as acusações) dizerem publicamente que ele se preparava para libertar 4.5 milhões de Documentos livremente…

    Duas coincidências num Pais como o Relatado…e tendo em conta aquilo que todos sabemos…é difícil trata-las por coincidência!!

    Ele foi acusado como sendo criminoso pela justiça americana…isso é um fardo muito grande para alguém que presa bastante a liberdade, e o acesso ao conhecimento por toda a gente e não apenas por um grupo de privilegiados!!

    Alguns colegas dele, dizem que é muito estranho que a Justiça Americana lhe tenha colocado a TAG de “criminoso”, quando nem sequer existia já uma queixa em Tribunal pela JSTOR!!Ele foi acusado de 13 queixas e podia entrar numa pena ate 35 anos de prisão…

    É normal que ele andasse deprimido, alias…quase todos os Génios sofrem de depressão, a cabeça deles funciona demasiado Rápido e acaba por trazer efeitos secundários, nem tudo é bom!!

    Ele proprio escreveu:

    “I took a long Christmas vacation,” he wrote. “I got sick. I thought of suicide. I ran from the police. And when I got back on Monday morning, I was asked to resign.”

    Ou seja ficou doente, tem que fugir a policia por ter sido acusado de 13 crimes, e quando chega ao trabalho depois das mini ferias…de rastos, a empresa onde trabalhava…muito provavelmente pressionada por alguém despede-o na hora!!!

    Para um endividou com uma capacidade intelectual fora do comum, isto não pode acontecer, é como se fosse uma rejeição por ele não ser competente, isto até a mim me faria muito mal mesmo, mas há animais para tudo, e na rua a nossa volta “parecem moscas” de tantos que são!!
    Teem família, filhos, são casados, e dissimulam-se na sociedade, tomam posições de gestão nas empresas e pensam que são grandes homens e mulheres…estranho não??

    Ora isto tudo associado, e ainda por cima numa altura em que o rapaz estava mais debilitado, visto que estava num estado depressivo, pode ter causado este desfecho…

    No entanto é muito estranho mesmo, e das 2 uma ou foi assassinado, ou suicidou-se!!

    Mas acho muito estranho a justiça Americana avançar rapidamente para a tese de Suicídio!!!
    Quando nem eles analisam, como em qualquer outro caso de existe a hipotse de Homicídio e partem logo para o suicídio…deixa uma dúvida muito grande!!

    Agora, e visto que ele prestou um grande serviço a todos os Americanos, ajudando a prevenir a SOPA, os Americanos que não foram capazes de o defender na RUA que lhe façam uma estátua!!…Cambada de Imbecis!!

    cmps

    1. Avatar de darth
      darth

      a luta continua, camarada

      1. Avatar de lmx
        lmx

        não percebi a tua pseudo resposta?
        Desculpa, muito possivelmente não me enquadro no grupo de Geniais capazes de decifrar códigos, etc.
        Podes esclarecer 🙂

        cmps

        1. Avatar de Carlos Carvalho
          Carlos Carvalho

          LMX , não ligues a pessoas que não vale a pena , pensam que são superiores e que nada de mal lhes pode acontecer , que só os outros é que ”prevaricam” etc , tenho casos desses até na minha família , por isso deixa os cães ladrar porque a caravana continua a passar .

          Carlos Carvalho

          1. Avatar de lmx
            lmx

            x2 😉

            cumprimentos

          2. Avatar de Darth
            Darth

            Essa descrição que fazes assenta que nem uma luva a tie à tua conversa de tanga ue andas semore para aqui a fazer. Cresce a ganha juizo

          3. Avatar de lmx
            lmx

            @Darth…

            Podes simplesmente decifrar o que queres dizer com essas conversas??

            Explica-te ao invés de acusares e desrespeitares os outros…

            Comentamos coisas relacionadas com o tema os teus comentários não foram nada constructivos, apenas de desrespeito, mais nada!!!

            Sinceramente acho que tu é que tens que crescer e que ganhar juízo…

            O Carlos apenas relatou o obvio tendo em conta o teu comentario…perguntei-te para decifrares…e tu, maltratas-te as pessoas again??

            Os teus pais não te deram educação??

            cmps

            cmps

  21. Avatar de Raul
    Raul

    Só gostava de saber que tipo de 5 milhões de informação e que ele baixou!

    eu também já baixei tanto como ele e não morri.

    1. Avatar de lmx
      lmx

      pois mas tu não preveniste a SOPA no senado Americano, penso eu.

      cmps

  22. Avatar de jack engen
    jack engen

    As leis da repressao ja liquidarao milhoes de inocentes em todo o mundo por prisao e assassinato este foi mais uma vitima ….. ele apenas queria materia cientifica para fazer projectos cientificos comunitarios de interesse mundial sem ter que passar anos sobre todos os temas nas universidades
    acreditem que o mundo um grande amigo dos mais necessitados …afinal os pobres abandonados e famintos !!!

  23. Avatar de miguel
    miguel

    para o mit ter insistido tanto com ele, de certeza que em 5 milhoes de ficheiros deveria haver projectos que comprometessem o nome da instituicao, mas duma forma bem grave. dado que é a america…o resto ja imaginam

    1. Avatar de lmx
      lmx

      Pois mas nesse caso esses documentos estariam disponíveis ao publico que consulta a JSTOR??

      Eu se os tivesse guardava-os internamente!!

      Este caso é defacto estranho…parece que o crime foi fazer download dos documentos e não ter acesso a eles visto que estando esses docs numa biblioteca qualquer um com acesso, os poderia ver…alias penso ser esse mesmo o conceito de biblioteca online…

      cmps

  24. Avatar de Gualter
    Gualter

    So faz falta quem ca está ehehehe

    1. Avatar de lmx
      lmx

      Eu acho que é mais ao contrario…ou seja, só depois das pessoas partirem é que se da pela falta que cá fazem…infelizmente!

      cmps

  25. Avatar de Zé

    As depressões são doenças como qualquer outra. Não tem de haver um motivo, são desajustamentos químicos no orgão mais importante do ser humano (o cérebro). Claro que havendo motivos ajuda a que qualquer pessoa as possa ter mas pode não ser o caso.

    1. Avatar de lmx
      lmx

      Concordo,
      Mas na situação em causa houve um excesso cometido propositadamente sobre a pessoa em causa!

      A própria família dele fala em Bullying…não deve ser ao acaso!?

      como sabes passar por estas e outras situações trazem maus resultados, ainda por cima quando a pessoa que os sofre é alguém que ao invés de enriquecer, trabalha livremente pelos outros.

      Ou seja os seus valores morais, estão acima de tudo, e isto é uma facada nas costas da vitima, no mundo ainda existem pessoas boas, e não podem ser confundidas com os bandidos da pior espécie que todos ouvimos falar!

      Esses de facto não sentem nenhum efeito psíquico com o facto de colocarem na lama o seu nome, é normal, eles não possuem valores altruístas, pelo que na sua ignorância, na volta ainda pensam que são heróis..

      O ultimo golpe, foi na Empresa onde trabalhava, e que sentia como também sua, visto que a empresa que ele tinha formado foi comprada por esta, logo ele sentiria algo de muito especial em relação pelo menos a parte da empresa que criou…
      Vir alguém despedir-te sem mais nem menos, é mais uma tentativa de pressão!!Ainda por cima depois de todas as perseguições que estava a ser vitima.

      sim porque não podem dizer que o rapaz não era capaz…essa não pega!!

      As coisas quando acontecem é porque existe um motivo para acontecerem, e neste caso existiram muitos por demasiado tempo…

      cmps

  26. Avatar de LoL
    LoL

    É só teorias da conspiração… lol

    1. Avatar de John
      John

      Isso e candidatos a top poster!

      1. Avatar de lmx
        lmx

        @Jonh

        Porque não te limitas a dar a tua opinião acerca do assunto, completando dessa forma a opinião dos outros, ou acrescentando algo de novo?!
        Ao invez, com os teus comentários, tentas criticar negativamente as pessoas que deram a sua opinião sobre este caso??!

        Não te percebo…deste-te ao trabalho de escrever…para não dizeres nada?
        Agora sou eu que te pergunto, estas-te a candidatar a poster do Ano?

        cmps

  27. Avatar de Mário
    Mário

    Poderá até ter sido suicídio, mas vindo dos americanos tudo possível…eles não olham a meios para alcançarem os seus fins!! Enfim…:(

  28. Avatar de SexOnaSal