Cerca de 69% dos utilizadores não pagou o seu sistema anti-virus

76 Comentários

Apesar da maioria dos computadores estarem protegidos, a grande parte dos utilizadores não pagou pelo sistema AV.

Os anti-virus são ferramentas importantes na segurança de qualquer computador. Para além de removerem aplicações malígnas, previnem também o seu aparecimento, ao activar todas as barreiras no nosso sistema, e ao estarem em constante ‘vigia’ sobre o mesmo, alertando sempre que hajam intrusos.

No entanto, segundo um estudo encomendado pela Kapersky Lab, apesar da maioria dos computadores estarem protegidos, cerca de 69% dos utilizadores não pagou pelo sistema antivirus que tem instalado. A maioria também desconhece a ocorrência de vulnerabilidades

hackers-hacking-hacks

Um estudo da O-K Research realizado em Maio de 2012, e encomendado pela Kapersky Lab, vem indicar que ainda existem muitos sistemas anti-virus a proteger computadores que não foram pagos.

Dados dos entrevistados: 11.000 utilizadores com idade igual ou superior a 16 anos, e a viver na América do Norte, Europa, Asia, Africa ou Médio Oriente. Todos têm acesso à Internet, e cerca de 90% acede todos os dias.

11,000 users living in Latin and North America, Europe, the Middle East, Asia and Africa. All the
participants were aged 16 or over and had access to the Internet, with over 90% of them going online every day

Segundo o estudo, 95% dos desktops e 92% dos laptops estão neste momento protegidos contra conteúdo malicioso, no entanto, cerca de 69% dos utilizadores não pagaram pelo sistema anti-virus instalado para essa protecção de dados, e a maioria também desconhece a ocorrência de vulnerabilidades.

Percepção dos utilizadores sobre a segurança do seu aparelho

percepçao

Segundo Dmitry Bestuzhev, director do grupo de analistas da Kapersky Lab na América Latina, “Confiamos que o trabalho árduo de milhares de developers e especialistas com os produtos pagos, garantem uma maior eficiência, comparativamente aos rivais que são gratuitos. Testes comparativos independentes, como o AV-Comparative e o AV-Test.org comprovam a nossa convição. Uma solução de segurança que perde cinco ameaças de uma centena não pode garantir uma proteção confiável”.

Curiosamente, 22% dos entrevistados acreditam que a existência de um software antivírus gratuito é o resultado da responsabilidade social dos programadores/developers/criadores, ou seja, os fornecedores preocupam-se com aqueles utilizadores que, por razões pessoais ou financeiros não podem pagar por uma proteção antivírus.

O estudo indica ainda que 31% dos entrevistados acreditam que o software livre é uma espécie de plataforma que os programadores/developers usam para promover seus próprios produtos comerciais de alto nível.

Segurança na Internet

day 0

Bestuzhev reforça ainda que a diferença entre os sistemas de protecção de dados  gratuitos e os pagos, são o conjunto de ferramentas extra que complementam a protecção durante a navegação na Internet, como firewall, filtros antispam, antiphishing, e outros módulos além da protecção malware básica.

E especialista afirma ainda que “Diariamente recebemos 200 mil novas amostras de malware, e o maior risco são as ameaças de Day-0, pois são as que exploram vulnerabilidades desconhecidas”.

nytron-zeroday

Relativamente ao Day 0 (ataque malicioso), poucos são aqueles que estão familiarizados com este assunto, sendo que apenas 11% sabe ou acompanha de perto as descobertas de novas vulnerabilidades.

No entanto mais de metado dos entrevistados são afectados, diariamente, por este género de ataque.

Besruzhev saliente ainda a importãncia da cloud computing, referindo que é mais uma camada de protecção e que apresenta, actualmente, 6% das detecções de ameaças no Brasil.

Durante a pesquisa, os especialistas da O + K também tentaram determinar quantas vezes os entrevistados utilizaram o software de proteção pré-instalado.
Descobriu-se que 60% dos entrevistados tem uma versão de teste de um programa anti-vírus que vinha junto com seu computador ou laptop. 13% deles continuaram com a solução pré-instalada após o período de teste ter terminado, enquanto 30% dos utilizadores eventualmente mudaram para uma outra solução.
Curiosamente, 2% dos entrevistados não tomou medidas após o fim do período experimental, deixando assim os seus computadores desprotegidos.

Pode aceder ao estudo na íntegra aqui.
Homepage: Kapersky Lab

Comentários

76

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de alcagoita.com

    Resumindo diz a Bestuzhev

    “Diariamente recebemos 200 mil novas amostras de malware, e o maior risco são as ameaças de Day-0, pois são as que exploram vulnerabilidades desconhecidas”.

    Ou seja por que pagar por uma coisa que não é 100% segura, ou seja ninguem esta 100% seguro que pague ou não.

    1. Avatar de visitante
      visitante

      … e disse “Ou seja por que pagar por uma coisa que não é 100% segura(…)”

      e os seguros que há (e que temos)?

    2. Avatar de Progster
      Progster

      E porque é que vais cortar o cabelo?

    3. Avatar de Roy
      Roy

      Por acaso pertenço aos 31% que paga por uma Suite.
      Estou satisfeito, o computador continua muito rápido.
      O tempo em que o cuidado por onde se anda, já lá vai, com servidores a serem atacados todos os dias, qualquer web site pode andar a servir coisas malignas sem os donos saberem sequer. Estive a ver o registo da suite e bloqueou (heuristicas) uma coisa qualquer num site qualquer… e nem me apercebi de nada.

      O truque é reduzir a plataforma de ataque usar o Google Chrome ou Mozilla Firefox; desativar/ remover todos os extras desnecessários (Oracle java; tudo da Adobe; etc.); garantir que tem sempre as versões mais recentes dos programas (a nível de segurança pelo menos) e que desativa tudo neles que não seja necessário; não usar cracks; e ler bem todos os passos nos instaladores para não instalar as barras de ferramentas e por aí em diante que ninguém quer realmente.

      Quanto ao antivirus Linux e Mac e por aí em diante, basta estar atento às notícias para perceber que são tão vulneráveis como o Windows se o utilizador for tão burro como alguns do Windows e dizer tudo “à que sim” e queres privilégios para me roubares tudo? Claro, toma lá e não incomodes mais…

    4. Avatar de Cruz
      Cruz

      Eu tenho uma versao pirata do BitDefender, porque pagar quando se pode ter de graça. Na verdade estamos nos a proteger contra empresas que elas mesmas fazem os virus e os trojans pra por o pessoal a pagar, enfim, de mim n levam um tostao esses ladroes.

    1. Avatar de Jose
      Jose

      Diz barbaridades a vontade filho, eu no linux faço um keylogger em menos de 5 minutos, no Windows demoro mais do dobro do tempo, e apenas funciona por poucos dias, devido aos anti-virus e protocolos de segurança que a microsoft lança nos updates todos os meses.

      1. Avatar de Cláudio Esperança
        Cláudio Esperança

        falta dizer que precisas de acesso root ao sistema para conseguires fazer isto, algo que poderá não ser fácil se o computador estiver devidamente protegido. É evidente que, com acesso físico ao sistema qualquer sistema é vulnerável, mas existem sistemas onde isto é muito mais complicado de ser feito.

        O facto de conseguires fazer isto no Linux (se tiveres os privilégios necessários) só demonstra quão flexível é o sistema permitindo implementar uma funcionalidade em pouquíssimo tempo contra outro sistemas. E sim, um keylogger pode ser uma excelente ferramenta de monitorização (por exemplo, no envio de mensagens de aviso assim que alguém escreve alguma coisa num teclado de um servidor numa intervenção não planeada, ou para registar os comandos introduzidos num honeypot)…

      2. Avatar de Alexandre Amaral
        Alexandre Amaral

        Em que linguagem já agora José? Só pela curiosidade

        1. Avatar de Cláudio Esperança
          Cláudio Esperança

          Podes utilizar praticamente todas as linguagens que possam ler a partir de ficheiros. Um exemplo em C seria, http://www.thelinuxdaily.com/2010/05/grab-raw-keyboard-input-from-event-device-node-devinputevent/

          1. Avatar de Alexandre Amaral
            Alexandre Amaral

            Obrigado Claudio , também sei que em c (entre outras linguagens , sou programador) dá para desenvolver , a questão era mais direccionada para o José dado que estou curioso no seu keylogger feito em menos de 5 minutos , é que temos craque .

            Em relação ao teu comentário , se nao fosse pedir muito , podias me indicar alguns sistemas honeypot em uso nos dias de hoje?

            Obrigado

          2. Avatar de Cláudio Esperança
            Cláudio Esperança

            @Alexandre Amaral: depende do objetivo do honeypot, tecnologias que pretendes abranger, se é de pesquisa ou de produção, etc…

            O honeydrive (http://bruteforce.gr/honeydrive) tem algumas ferramentas interessantes se quiseres explorar esta temática.

        2. Avatar de KnifeParty
          KnifeParty

          … deve de ser em skiddie …

          xD

    2. Avatar de Progster
      Progster

      Correndo o risco de estar errado, mas dia menos dia…

      1. Avatar de joana

        entao envia la um para o meu mail

        1. Avatar de Progster
          Progster

          Vais-me dizer que mais dia menos dia,não vai ser uma realidade, se é que já não o é?.

  2. Avatar de Pedro Nunes
    Pedro Nunes

    E chega muito bem o MSE.
    Como eu costumo dizer, uso o Bom senso internet security,
    Pois muitas vezes os problemas vem do utilizador.

    Já em questões empresariais o caso muda de figura e claro que é recomendado segurança acrescida

    1. Avatar de Black
      Black

      E o bom senso é que ganha sempre.

      A não ser que sejamos um alvo por parte de crackers. Seja uma empresa, seja um individuo que chateou alguem, algures.

      Mas tendo cuidado, isto anda sempre limpo.

    2. Avatar de Alyton Sotero
      Alyton Sotero

      Concordo, é como um condomínio de segurança “máxima”, o engenheiro social bom paquera uma moradora desse condomínio a ponto de ela própria entrar no prédio na companhia do malicioso. De nada adiantou a segurança se tem um morador que não percebe a confusão em que se meteu e depois culpa os vigias e responsáveis de segurança.
      Tem usuário principalmente os de 14 a 18 anos que não sabe a diferença entre um email genuíno de uma amiga dele e o email malicioso de mesma pessoa, usando palavras que essa pessoa nunca mencionou. Que acham que por ter um antivirus no computador ele pode fazer o que quiser que o sistema é de Titanium. Nem sabe ele que se um antiviris que ele baixa e tem um (crack) que ativa o AV por mil anos afrente, o que impede de o cara que fez o (crack) não ter também feito um sistema de conexão com todas as maquinas o qual foi usado esse (crack) e ter todas elas em suas mãos para fazer o que quiser? Como são bobinhos esses.

    3. Avatar de Progster
      Progster

      Concordo, muitas vezes o problema é causado pelas “mãozinhas”.

      1. Avatar de ElectroescadaS

        Off Topic:

        Andas aqui? Um abraço!

        1. Avatar de Progster
          Progster

          Olha quem ele é…
          Um abraço.

  3. Avatar de Black
    Black

    Relativamente ao titulo. É verdade. Mas poucas pessoas estão dispostas a pagar por algo que só serve para previnir algo. E só quem já perdeu muito por causa de virus é que está sensibilizado.
    Para além disso, as empresas que fazem anti-virus podiam fazer isto de forma diferente. Deixam fazer updates a programas piratas. Se usassem o mesmo sistema de jogos, que verificam o user e o serial para jogar online, até podia correr de outra maneira…

    Eu por acaso não tenho anti-virus, e quando tinha eram normalmente freewares. Tendo um pouco de bom senso para não navegar em paginas duvidosas, não fazer download de arquivos sem se ter a certeza de que são seguros ou não, ter as definiçoes de rede fechadas, e evitar colocar pens no pc que possam estar infectas faz com que não se apanhe o bicho. Já há 3 anos que ando assim, e o unico dia em que corri risco foi um dia em que emprestei a minha pen e voltou com um trojan la dentro. Felizmente não corre automaticamente e tnh definições que me premitem ver e apagar a ameaça. De vez em quando passo cá dois ou tres anti-virus, e está sempre limpo.

    E é por isso que digo que hoje em dia só apanha bicho quem quer.

    1. Avatar de Progster
      Progster

      Não concordo, toda a gente é susceptivel de apanhar bicharada numa ou noutra altura do campeonato, se é que me faço entender.

  4. Avatar de PAulo Bastos

    Existem bons anti-virus gratuitos e além disso a que ter bom senso e ter algum cuidado com o que se faz na Net, e mesmo um anti-virus comprado não é sinal de estar 100% protegido, isso não existe.

  5. Avatar de Jose
    Jose

    O meu Anti-Virus é o melhor, chama-se Utilizador, já experimentaram? Não me da problemas nenhuns, com performance, firewalls, regras, bla bla bla, eu sou o Anti-Virus, não uso programas de terceiros para proteger o meu PC.

    1. Avatar de Progster
      Progster

      Convém sempre utilizar alguma coisa.

      1. Avatar de Jose
        Jose

        Para quem não percebe nada de pc’s, sure, não estou a dizer que sei tudo de pc’s, mas sei o suficiente para andar sem anti-virus e não apanhar nenhum vírus, e já ando assim a anos, até hoje nunca tive problemas com vírus.

        1. Avatar de Alexandre Amaral
          Alexandre Amaral

          Não existe maior engano na informática que a falta de sensação de segurança, existem muitos “virus” que tu nem das conta da sua existência (ex: rootkits). Já agora, também desligas o Windows defender? É que para andares sem antivirus nos Windows mais recentes tens de ter esse trabalho

          1. Avatar de Progster
            Progster

            Concordo.

        2. Avatar de Sérgio
          Sérgio

          Eu estou na mesma situação, não preciso de anti-vírus para nada, quer seja pago quer seja gratuito, só servem para ocupar memória

          1. Avatar de Progster
            Progster

            Discordo.

        3. Avatar de Sambas31
          Sambas31

          Olha que há exploits tramados!Pelos vistos usas o Backtrack como S.O.!

        4. Avatar de Progster
          Progster

          Mesmo para quem está mais a vontade, convém sempre ter alguma coisa.

        5. Avatar de Serginho M

          Já somos 2!! Considero a maior parte dos anti-vírus, de lixo electrónico.

    2. Avatar de Carlos André
  6. Avatar de JJ
    JJ

    Estudo encomendado por uma empresa de AV, que quando encomendou o estudo não tinha soluções gratuitas… E curioso só apresenta o estudo depois de lançar uma versão gratuita… Que interessante… E quase como tivessem a dizer: “Experimentem a versão gratuita, e se gostarem comprem, porque a gratuita não protege totalmente.”

    Alem de achar estes estudos verdadeiras “tretas”, concordo ainda com o que muitos já disseram aqui… pago ou gratuito, nenhum antivírus é 100% eficaz e a melhor segurança para o PC vem da parte de quem a utiliza.

    Ser um utilizador responsável e ter um antivírus gratuito apenas para dar uma ajuda, é para a maioria dos utilizadores domésticos mais que suficiente.

    Mas pronto… o objectivo das empresas de antivírus é vender e por isso encomendarem estes estudos…

  7. Avatar de Darkmyth
    Darkmyth

    3 palavras MSE

    1. Avatar de jorge santos
      jorge santos

      Quais são as outras 2 palavras?

      1. Avatar de João Gonçalves
        João Gonçalves

        Primeira: Microsoft
        Segunda: Security
        Terceira: Essentials

    2. Avatar de Progster
      Progster

      Idem, com mais qualquer coisa, e um pouco de bom senso. 😉

  8. Avatar de João Reis
    João Reis

    Uso Avira Free ou o da Microsoft 😉

  9. Avatar de João Reis
    João Reis

    O melhor Anti-Virus está na pessoa, não há AV que sobreponha à ignorância e clique em todo o lado

  10. Avatar de Tiago
    Tiago

    MSE (o unico produto Microsoft que realmente aprecio só podia ser gratuito) chega e sobra e é gratuito…quem tem medo compra um cão 😛

  11. Avatar de ElectroescadaS

    Com a quantidades de softwares em formato “freeware” existentes na Internet, só paga quem quer embora compreenda que versões ditas “pagas” dos mesmos softwares protegem um pouco mais as máquinas. Claro que um pouco de senso comum ajuda… 😀

    Depois há a pagina da PSP que nos aterroriza a quase todos… :mrgreen:

  12. Avatar de Marisa Pinto

    Por aqui a solução é ESET 🙂

  13. Avatar de Navyseal
    Navyseal

    Eu paguei pelo meu AV, a licença deve expirar nos próximos tempos e tenciono voltar a pagar porque estou satisfeito com ele. Aproveitem as campanhas promocionais é o que faço!

  14. Avatar de Alexandre Amaral
    Alexandre Amaral

    Sinceramente desde à alguns anos que usava o Kaspersky, era (é) muito bom, talvez o melhor na área. Actualmente não vejo essa razão para isso, o MSE em conjunto com a Firewall do Windows dão conta do recado o qb.

  15. Avatar de Sérgio
    Sérgio

    Anti-vírus é para meninos 😛

    1. Avatar de KnifeParty
      KnifeParty

      e p’ás meninas, o que recomendas?? miminhos e carinhos sem fim … kkk

      xD

  16. Avatar de Carlos Ferreira
    Carlos Ferreira

    Não pago, porque uso MSE 🙂 É free e o resto é como dizem. Bom senso. Não há anti-virus que resista à engenharia social…

  17. Avatar de jorge santos
    jorge santos

    Eu uso Sophos Anti-Virus for Mac Home Edition… pelo sim, pelo não!
    E também não o paguei 🙂 .

  18. Avatar de Pedro Miranda
    Pedro Miranda

    Por cá mora o Avast! tem me servido 5 estrelas e até tem versão para android. Às vezes clico em links que são duvidosos só para ouvir o avast! queixar-se 😛

  19. Avatar de Emannxx
    Emannxx

    E depois há quem tenha soluções pagas, de forma gratuita, mas essas são informações para outras estatísticas 😉

  20. Avatar de Fakir
    Fakir

    Há cinco anos que tenho o Norton e nunca houve “bicharada” nos meus pcs. Para além disso, quando quero algo mais apetecível, navego com sistemas virtuais, não vá o diabo tecê-las.

    1. Avatar de Marcio
      Marcio

      Na minha opinião esse AV e o pior de sempre, só a quantidade de recursos que o mesmo consome na maquina até mete medo!

      1. Avatar de Progster
        Progster

        Não digo que seja um dos piores, mas que consome muitos recursos lá isso consome.

  21. Avatar de MigueL L.
    MigueL L.

    Não usem antivirus não..falha-vos o click e tufas toma lá uma virose.

    Claro que o utilizador é o primeiro antivirus do sistema mas com avg’s, avira e companhias gratuitos porque não colocar um?!

    Tonterias de meninos que mais cedo ou mais tarde vão apanhar comichão

  22. Avatar de I_was_once_perhaps_maybe_a_cowboy
    I_was_once_perhaps_maybe_a_cowboy

    Bem.. isto isto dito assim, nao precisamos de policias enfrente aos bancos, o cofre tem um codigo..
    😉

    eu nao pago por antivirus, de todo.

  23. Avatar de monux
    monux

    – No W8 estou usando o Comodo Internet Sercurity totalmente FREE .

    http://www.comodo.com

  24. Avatar de ARQ-E-TEC

    Comodo Free FW + Avast Free AV

    Btw Há muita gente a usar o MSE mas nos ultimos testes que vi desiludiu

    http://www.av-test.org/en/tests/home-user/windows-7/sepoct-2012/

  25. Avatar de Nelson
    Nelson

    Solução: comprar um Mac…

    É mais fácil roubarem-me o computador que apanhar com um virus qualquer…

    Ah! E é claro… bom senso internet security

    1. Avatar de 837473573r
      837473573r

      Exacto! Dás 2000€ por um computador, não te proteges e depois reclamas…

      já lá vai o tempo em que tudo estava seguro.

      http://www.publico.pt/tecnologia/noticia/os-mac-estao-menos-imunes-a-virus-e-a-apple-ja-se-deu-conta-disso-1552621

      1. Avatar de Progster
        Progster

        Concordo, da maneira como se andam a adotar outros SO’s, é uma questão de tempo.

  26. Avatar de Nuno Rodrigues
    Nuno Rodrigues

    pá ninguem percebe bons softwares , usem o avast , recomendo , desde que usei nao tive que formatar novamente o pc , e nao so usem malwarebytes =)

  27. Avatar de José Leite
    José Leite

    Realmente,eu também sou um utilizador ferrenho do Microsoft Security Essentials.Não quer dizer que seja o melhor anti-vírus gratuito do mercado,não digo isso,mas é somente porque consome pouquíssimos recursos do sistema.Lá nisso não há melhor.Tenho a certeza absoluta porque já experimentei vários programas anti-vírus e nenhum deles nem aos calcanhares do MSE chegava,neste aspecto!!

  28. Avatar de Serginho M

    Nunca paguei por um anti-vírus! Sempre usei as versões free, e nunca tive problemas. E a verdade seja dita (Panda, Norton, Mcafee) são lentos de morrer, não sei quem foram os saloios que desenvolveram tais porcarias. O pc demora arrancar, e tudo fica mais lento abrir. Nunca vi lógica nenhuma nesses anti-vírus. Para mim são lixo electrónico e só servem para nos irritar!!

  29. Avatar de Nuno Silva
    Nuno Silva

    Para quê? Para se andar a pagar de ano a ano um balúrdio? Temos o antivírus da Microsoft que é muito bom e é grátis!!

    1. Avatar de Progster
      Progster

      Percebo o que queres dizer, mas já o disse lá em cima, e volto aqui a repetir: Sendo assim, para que é que vais cortar o cabelo? Percebes o que quero dizer?. 😉

    2. Avatar de José Leite
      José Leite

      “Nuno Silva”,concordo em absoluto consigo.O Microsoft Security Essentials não só é gratuito,como nos é dado(como consumidores finais),por uma empresa de topo que é a Microsoft,que assegura de pronto a segurança dos sistemas operacionais Windows por quem tem instalado o seu anti-vírus,em todo o mundo.Estamos a falar de milhões e milhões de utilizadores que têm o MSE instalado por esse mundo fora.E você vai ver,dentro de alguns anos,no segmento dos anti-vírus gratuitos será único,estará como o anti-vírus mais importante do mundo.Não lhe dou muito tempo para essa façanha.E,como sempre venho dizendo,nenhum(mesmo dos anti-vírus pagos),lhe chega aos calcanhares quanto ao poucos recursos do sistema que consome.Nenhum!!

  30. Avatar de paulo g.
    paulo g.

    Eu uso Linux, pelo que não uso antivirus. Como dizem que 90% dos vírus são feitos para o RuimWindo$ sobram 10% e têm que passar pela segurança do SO…

  31. Avatar de adaragao

    Concordo com aqueles que dizem que o bom censo é muito importante, e se usarem algum Anti-Vírus e/ou Firewall, melhor ainda.

    Mas independentemente do sistema operativo, das ferramentas de segurança e até de usarmos apenas sites de confiança, podemos ter surpresas, pois os próprios sites são vulneráveis e infetar milhares de dispositivos.

    E se tivermos alguma ferramenta de segurança, mesmo que estas entrem, sempre podem vir a ser detetadas com as atualizações, e no caso de ser um software pago e da marca certa, podemos ter assistência técnica gratuita, e nalguns casos em Portugal.

    Se para alguns utilizadores comuns isto pode não ser muito importante, para as empresas podem ser muito importante, mesmo como contenção de custos, apesar de pagarem o software, pois há informações e tempos de operação mais caros que o software….

  32. Avatar de dajosova
    dajosova

    Ppl, que software para servidores e respetivos endpoints recomendam? Para sensivelmente 100 endpoints? Gracias 😉

    1. Avatar de adaragao

      Ainda é pouco conhecida a marca eScan em Portugal, mas podes informar-te em escan.pt

      E tens suporte por email, telefone e remoto, em Português.