Fedora 11 (Leonidas) Beta

24 Comentários

A distribuição comunitária da Red Hat, o Fedora, tem uma nova versão Beta. Com o nome de código “Leonidas” a versão 11 é palco de muitas inovações ao nível da comunidade do Pinguim, saiba o que pode esperar de novo, seja utilizador ou administrador de redes.

Esta distribuição é vista como das 3 grandes distribuições (além de Ubuntu e OpenSuse), a mais indicada para utilizadores com conhecimentos mais avançados de Linux. Aliás, esta distribuição sempre foi interessante de modo a servir de spin-off para a Red Hat testar algumas das suas inovações e novas tecnologias. Contudo algumas das novidades para o utilizador comum até são bastante interessantes.

Actualização de Ambientes gráficos

Como se verificou recentemente um upgrade importante no GNOME, KDE e XFCE no Fedora 11, são actualizadas as respectivas últimas versões de cada um destes ambientes gráficos, incluindo respectivamente a versão 2.26, 4.2.1 e 4.6.0. O GNOME e o KDE estão disponíveis em separado em Live CD independentes, ou via download por repositório.

X server 1.6

Além de todas as inovações, nomeadamente melhor suporte ao nível de controladores para placas gráficas, houve uma alteração importante, no reinicio da sessão X. Quando o ambiente gráfico deixava de funcionar, a combinação de teclas Ctrl + Alt + Backspace era uma forma prática e rápida de reiniciar este, sem ser necessário reiniciar o computador. Devida à nova versão do X server e deliberação do projecto Xorg, esta opção está desactivada por defeito.

Se quiser voltar a activá-la, apenas tem de editar o ficheiro /etc/X11/xorg.conf com privilégios de administração e acrescentar a seguinte secção:

Section “ServerFlags”
Option “DontZap” “false”
EndSection

Utilizador Guest

Esta nova versão traz no Live CD uma conta de cliente convidado (Guest) mais conhecido como modo kiosk. Claro que assim que abandone a sessão, as alterações não serão guardadas.

Método de input IBus

O módulo IBus que controla o mecanismo de entrada de caracteres e selecção de layout do teclado, foi reformulado. Pretende ser usado para substituir o módulo scim, presente em muitas distribuições de Linux.

DNSSEC- DNS Security Extensions

O DNSSEC é um conjunto de extensões que estendem o DNS. Este protocolo adiciona sobre o DNS um sistema de resolução de nomes mais seguro, reduzindo o risco de manipulação de dados e domínios forjados. Com este mecanismo activo,quando um domínio disponibiliza dados, estes serão validados de uma forma criptográfica no servidor de DNS recursivo. Este é o novo standard que irá tornar certamente a Internet um lugar mais seguro. Será portanto uma funcionalidade muito interessante para os administradores de Linux.

Reescrita do Anaconda

O Anaconda é a designação da infraestrutura responsável pela instalação do Fedora. Esta aplicação foi reescrita de modo a ser reformulado o seu código de armazenamento de dados e tornar a aplicação mais flexível e extensível para o futuro.

Sistema de Ficheiros Ext4

Aqui está uma novidade interessante. O novo sistema de ficheiros Ext4 que a curto/médio prazo se tornará o standard adoptado por a maioria das distribuições de Linux, substitui o Ext3, como sistema de ficheiros por defeito. Isto quer dizer que se quiser instalar o Fedora numa máquina sua, este será o sistema de ficheiros usado.

Sistema de Ficheiros Btrfs:

Ainda mais interessante, é a nova opção no Fedora 11, do utilizador poder formatar as suas partições de modo a usarem, o novo e bastante experimental, sistema de ficheiros Btrfs. Este sistema de ficheiros será o futuro que irá levar a fasquia ao nível de qualidade de outros sistemas de ficheiros como o ZFS do OpenSolaris, que é usado em ambientes de produção.

Suporte de Firmware do PackageKit

O gestor de pacotes do Fedora PackageKit, tem um upgrade interessante nesta nova versão: foi estendida a sua capacidade para instalar firmware, necessários para o funcionamento de um componente de hardware funcionar correctamente. Esta escolha será baseada nos requisitos de sistema.

Virtualização

Esta é uma área onde o novo Fedora 11 aposta fortemente basta referir que a Red Hat é um dos lideres ao nível de virtualização de sistemas. As novidades nesta área consistem em uma nova versão de uma consola virtual, autenticação VNC e a funcionalidade de atribuir acesso a dispositivos PCI para a máquina guest. São também incluídas actualizações para a solução de virtualização Xen hypervisor.

Compilador Windows Multi plataforma

O Fedora 11 inclui uma versão do software MinGW que permite ser usado num ambiente de desenvolvimento para todos os programadores que queiram compilar os seus programas para Windows sem a necessidade de usar este sistema operativo no processo de desenvolvimento. Todos os programadores que queiram testar esta nova funcionalidade devem instalar o pacote mingw32-gcc e mingw32-gcc-c++

Quanto à actualização de aplicações da versão GNOME que testei, destacam-se as seguintes:

  • Firefox 3.1 Beta 2
  • GIMP 2.6.5
  • Pidgin 2.5.5
  • Abiword 2.6.8
  • Transmission 1.5.1
  • Evolution 2.25.92 (Versão de teste)
  • Rhythmbox 0.11.6

O Fedora 11 é uma distribuição interessante ao nível de experimentação das novas tecnologias emergentes em Linux. Destaco que teve a audácia (e concordo plenamente na decisão tomada) de optar por Ext4 para o seu particionamento por defeito numa instalação do Fedora. Esta é a mesma filosofia que na minha opinião o Ubuntu 9.04 também deveria ter seguido. Ainda mais surpreendente, foi a inclusão do suporte do sistema de ficheiro Btrfs, para os curiosos como eu, ficarão de certeza interessados em testar que futuro a nível de sistema de ficheiros está reservado para Linux. Os administradores de sistemas ficarão certamente contentes com o suporte DNSSEC e com as actualizações ao nível da virtualização.

Com a breve interacção que tive com o Fedora, gostei do pormenor de me ter detectado o meu hardware (apenas não me configurou o “tap” do trackpad para click como o Ubuntu faz), e do suporte de rede ser fenomenal. Posso dizer que me consegui ligar mais rapidamente ao meu router wireless e ter uma maior captação com o Fedora 11 Beta que com a Beta do Ubuntu 9.04. É de facto uma distribuição de Linux, talhada para redes e comunicação.

Como nota final, se tiver satisfeito com o seu Ubuntu, ou outra distribuição amigável, aconselho-o a ficar-se por aqui. Se for daqueles curiosos como eu que gostam de estar sempre a testar as novas funcionalidades, faça download do Live CD e teste, não custa nada.

Licença: GNU
Sistemas Operativos: Linux
Download: Fedora 11 beta GNOME (i686) [647MB]
Download: Fedora 11 beta GNOME (x86_64) [652MB]
Download: Fedora 11 beta KDE (i686) [691MB]
Download: Fedora 11 beta KDE (x86_64) [691MB]
Homepage: Fedora Project

Autor: Pplware
Partilhar:

Comentários

24

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Morbus

    Já?! Pensei que ainda demorava umas semanas valentes… Tenho mesmo que sacar isto. Pessoalmente gostava de querer saltar do ubunto para o Fedora… De uma certa maneira parece-me mais maduro…

    —–
    http://nocontinues.net/ – Os jogos que interessam

    1. Avatar de Nuno Santos
      Nuno Santos

      Oi, se queres mudar para um sistema maduro, podes exprimentar o Debian Lenny, pois já estás familiarizado com o Ubuntu e no fedora existem algumas diferenças (principalmente nos pacotes :P)

      No entanto Fedora e uma boa distro e muito madura como tu referes.

      Outra distro que tambem já se começa a destacar para Desktops e o CentOS…

      Agora depende de ti…

      Cumptz

  2. Avatar de krazycientist
    krazycientist

    offtopic: Uma ideia cheia de sensualidade para as fotos de sexta feira:

    http://2photo.ru/2009/01/13/fotograf_john_tisbury.html

    Cumps

  3. Avatar de Rui Oliveira

    Os links são de download internacional, pela razão que o fedora saiu ontem, e actualmente não encontrei mirrors nacionais com os links. Como sei que há muitas pessoas que necessitam de links para trafego nacional, se alguém conseguir arranjar um link nacional com a versão 11 beta que diga, que eu actualizo os links.

  4. Avatar de Gluvox.com

    De facto o ubuntu é muito bom “rascunho”, mas este parece-me muito promissor, só testando para dar a avaliação final…

    http://www.gluvox.com

  5. Avatar de BD

    A segunda imagem no post é do KDE?

    É esta com muito bom aspecto

  6. Avatar de Rui Oliveira

    @BD

    sim é, a versão alternativa com o KDE 4.2.1 que está no link de download, alternativo.

  7. Avatar de Alexsandro
    Alexsandro

    Boas…

    Realmente todas essas novidades me deixam curioso, tenho o ubuntu a mais ou menos 1 ano e não queria trocar…mas a curiosidade fala mais alto 😛
    Pelo menos tenho que testar.

    Já agora tenho uma duvida…estou a programa em C no ubuntu ou pelo menos a tentar :P, gostaria de saber se existe algum software (compilador) sem ser o gcc que funcione como os compiladores do windows sem precisar que eu compile e corra os programas pela linha de comandos?

    Se alguem me puder ajudar eu agradeço.

  8. Avatar de nome
    nome

    falta ai: 20seconds startup
    e muitas outras super interessantes

  9. Avatar de Nuno Paulo

    É só novidades no que toca a linux. 🙂
    Mais um passo para a liberdade.

    http://dragonball-pt.info/forum

  10. Avatar de Rui Oliveira

    @nome
    obrigado pelo detalhe apontado, fica registado. Como nota pessoal achei o fedora 11 a arrancar tão rápido como o Ubuntu 9.04

  11. Avatar de jmtdstoc

    Este post caiu que nem “ginja” 😉 .
    Como também sou curioso entre o Ubuntu e o Fedora não resisti a instalar numa máquina virtual do VirtualBox, usando o LiveCD do Fedora 11 Beta. Porém, quando já está a chegar ao fim da instalação recebo uma mensagem de erro da aplicação de instalação a dizer-me para pressionar ENTER para sair da instalação… e não instala!
    Tentei com Ext3 e Ext4 e o resultado é o mesmo!

    Aguém mais teve este problema????

  12. Avatar de Organismo Terra

    Além do Vista e w7, uso também o Ubuntu 8.1, mas vou testar este Fedora 11. Quando sai a versão final?

    http://organismoterra.blogspot.com/

  13. Avatar de Rui Oliveira

    @jmtdstoc
    Na criação de uma nova maquina virtual, no sistema operativo especificaste Linux? e na versão selecionaste Fedora (64 e 32 bits, dependendo da imagem que sacaste). Se sim, a imagem pode estar corrumpida, tenta validá-la por md5sum

    @Organismo Terra
    a data prevista é 2009-05-26

    1. Avatar de irlm
      irlm

      a versao final sai a 5/6/2009, confirmei agora.

  14. Avatar de KaiserSoze
    KaiserSoze

    Embirro com as Fedora… Uso sempre ou Suse ou Ubuntu!… Não sei porquê nunca encontrei qualidade nessa distro… provavelmente é preconceito meu..

  15. Avatar de Juliano Almeida

    Vou ver se experimento no Insys GameForce aqui do meu irmão, porque com o Ubuntu a Wireless não ficava lá muito bem.

    http://scrolling.pt.vu/

  16. Avatar de Juliano Almeida
    Juliano Almeida

    Tenho que ver se experimento no GameForce do meu irmao, porque a Wireless no ubuntu ficava um bocado atrofiada.

    http://scrolling.pt.vu/

  17. Avatar de Vítor M.

    Esta é uma distro muito virada à aparência. Cores próximas de outros sistemas operativos, um leque de funções mecânicas parecidas com o Windows e outros factores que aproximam este sistema operativo, de forma amigável, ao utilizador.

    KDE no seu melhor.

  18. Avatar de jmtdstoc

    @Rui Oliveira

    MUITO OBRIGADO por me conduzires pela direcção certa!
    Tentei puxar outra vez o LiveCD e continuou a não dar. Mas então lembrei-me de puxar a versão em DVD e aí funcionou SEM problemas 🙂 .
    O problema estava mesmo no LiveCD que, por algum motivo, estava corrompido.
    Obrigado de novo.

    E como diria o Leonidas (pelo menos a versão cinematográfica): SPAAAAAAAARTA!!!!!

    🙂 🙂 🙂

  19. Avatar de Francisco
    Francisco

    @jmtdstoc

    A versão DVD é Live ?

  20. Avatar de speedy
    speedy

    eu, fedora, so usei o 8. ate que gostei, mas mantive-me, e mantenho-me, por distros baseadas na debian. manias, talvez, mas ha sempre qualuqer coisinha diferente enre distros. se bem que o Fedora é uma excelente distro, mas nao sei… manias, talvez