Visualizador Saft-PT – Verifique os dados da aplicação de gestão

35 Comentários

Esta aplicação é desenvolvida pela equipa do Projecto Colibri, permitindo visualizar os dados que a sua aplicação de gestão gera através do Saft-pt.

Com a obrigatoriedade imposta pela Autoridade Tributária, esta aplicação permite-nos ter a certeza da informação nela contida, podendo visualizar Artigos, Clientes e Documentos.


O visualizador é interessante para os gestores da empresa e gabinetes de contabilidade, porque permite que independentemente da aplicação que usa comparar os dados do ficheiro SAFT-PT com dados das aplicações de gestão e de contabilidade, tendo com isso uma maior certeza que o cruzamento de dados é o mais correcto.

  • Permite usar o SAFT-PT de qualquer software de gestão comercial
  • Listagens para cruzamento dos dados com softwares de gestão e contabilidade
  • Impressão de reports
  • Visualização de Artigos, Clientes e Documentos
  • Funciona em Windows, Linux e Mac
  • Ligação ao site da Autoridade Tributária para fazer upload do SAFT-PT

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows/Linux/Mac OS X
Download [win]: Visualizador Saft-PT 2.0 32bits | 64bits
Download [linux]: Visualizador Saft-PT 2.0 32bits | 64bits
Download [mc]: Visualizador Saft-PT 2.0 32bits | 64bits
Homepage: Projecto Colibri

Comentários

35

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de 34
    34

    Sweet!! o que procurei um programa destes…
    Agora só falta um para o SAFT da Contabilidade

  2. Avatar de Luís Miguel
    Luís Miguel

    Não está preparado para nova estrutura saft …

    1. Avatar de 34
      34

      Lê correctamente mas só lê o SAFT da gestão comercial com a facturação, não lê o SAFT da contabilidade.

      1. Avatar de Luís Miguel
        Luís Miguel

        eu digo para leres o que eu disse “Não está preparado para nova estrutura saft …”

      2. Avatar de Luís Miguel
        Luís Miguel

        Ou seja Fatura Simplificada / Fatura
        FS/FP/FT

        1. Avatar de asdasd
          asdasd

          diz-se “factura” e não “fatura”. o acordo ortográfico ainda não está em vigor.

          1. Avatar de Ricardo Moreira de Carvalho

            Boa tarde,

            O acordo ortográfico já está em vigor. Existe um periodo de transição até 2015 onde ambas as grafias são aceites.

            Contudo, todos os serviços dependentes do Estado têm que usar o AO.

            Eu, pessoalmente ainda não uso o AO, contudo há empresas que já o exigem (e.g. Portugal Telecom).

            “Em Março de 2008 o Acordo Ortográfico foi aprovado pelo Governo português e ratificado pelo Presidente da República, sendo estipulada uma moratória de seis anos para a sua integral aplicação.

            Este período de transição termina em 2015, ano em que o Acordo Ortográfico passa a vigorar em Portugal, na sua plenitude.”

            Cumprimentos,
            rmc

        2. Avatar de LC
          LC

          Recuso-me a usar uma lingua alterada por decreto, que torna-a dúbia.
          Ex:
          fato e facto passa a ser fato
          pára e para idem.

          1. Avatar de Ricardo Moreira de Carvalho

            Boa tarde,

            A mim não me faz confusão; é uma coisa natural. Acho até que a questão foi empolada por questões políticas.

            Já existiram vários acordos ortográficos ao longo da história do Português. Este é apenas mais um.

            Uma vez que o espírito do acordo é aproximar a escrita com a oralidade, continuará a ser possível escrever de forma antiga (desde que justifique que escreveu algo de uma forma porque oralmente pronuncia assim).

            Se o AO é perfeito? Claro que não.

            Contudo, vejo-o com bons olhos para não acontecer o mesmo que o Francês:

            Como não existe um Acordo Ortográfico Francês há muito tempo (300 anos, salvo erro), o idioma falado é substancialmente diferente do escrito, o que é uma dor de cabeça para todos os que estão a aprender a língua.

            Cumprimentos,
            rmc

          2. Avatar de LC
            LC

            Pois, mas onde é que Pára de parar é parecido com para?
            Eu digo Factura e leio o c, e em facto, e em Egipto leio o p (senão coitados dos egipcios ficavam sem país).
            No caso do para ou pára
            “Schars para 2 semanas” foi um titulo de jornal, sinceramente não percebi.
            ora uma transcrição de uma escuta entre uma testemunha que poderá passar a reu devido ao acordo: “Para aí Zé” afinal era “Pára aí [Não o mates]” ups a escrita ficou então parecida com o Francês sem nexo nenhum e ilegivel!

          3. Avatar de Ricardo Moreira de Carvalho

            Antes do AO, já existiam centenas de palavras Homónimas. E isso acontece em qualquer idioma.

            Caberá a quem escreve usar outras palavras ou usar informação de contexto para comunicar as suas ideias de uma forma clara.

            Cumprimentos,
            Rmc

  3. Avatar de Projecto Colibri

    O visualizador Saft-PT v2.0 está preparado para as novas regras impostas pela AT.
    Cumprimentos
    A equipa do projecto colibri

  4. Avatar de PeopleSoftware
    PeopleSoftware

    Parabéns por lançarem este produto..No entanto, está muito longe das soluções que já existem no mercado à vários anos. Como por exemplo, o da CentralGest que é um visualizador SAFT completo, que também analisa a contabilidade e é gratuito para empresas de menor dimensão, e ainda existe o da SAGE, mas mesmo assim…bom trabalho.

  5. Avatar de Pedro Ferreira
    Pedro Ferreira

    Boas

    ler estes comentários só me dá vontade de RIR!!

    O povinho tuga é mesmo pobre e mal agradecido, @PeopleSoftware pega no visualizador da CentralGest e executa-o em Linux, ou então pega no da SAGE e faz o mesmo ou então em MAC OSX como é o meu caso! Continuem a dar dinheiro a quem não precisa é assim que o nosso pais cresce 😉 Bem haja pelo bom trabalho! Há muito que procurava algo assim para poder executar em Mac OSX
    Abraços

    1. Avatar de Vítor M.

      Pedro, essa malta não quer abrir os cordões à bolsa e “oferecer” nada em troca da ajuda ao pequeno comerciante, ou pequeno empresário, querem é tentar “limpar” o máximo que conseguirem, e não estão a ver que não é a forma de sustentarem o seu próprio mercado.

      É velho o ditado “semear para poder colher”.

  6. Avatar de Pedro
    Pedro

    Não consigo abrir a aplicação.
    Só funciona para quem tem o Colibri instalado?
    Dá-me erro que não tenho java instalado.

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Consegui instalar no MAC. Mas no Windows 7 64bits não consegui.

      Parabéns pela aplicação.

    2. Avatar de 34
      34

      Vai a java.com e actualiza o java.

      1. Avatar de Guilherme
        Guilherme

        Tb tenho o mesmo problema. Já actualizei o Java e verifiquei que no erro era feita referência a uma pasta jre na pasta de instalação do visualizador. Criei a pasta e coloquei lá o exe do java, mas quando tento abrir dá novamente erro.

  7. Avatar de David Dewasmes
    David Dewasmes

    Boa tarde,

    Obrigado pela boa aplicação, embora eu uso windows 7 x64 e para funcionar tive que instalar a versão 32bit, porque a versão 64 estava sempre a dar erro de java.

    Agora queria saber se algum tem um verificador do ficheiro saft (tirando o das finanças). Assim podia ver se a ahve está correcta se existe algum dado que não está confirme ao xsd, etc…

  8. Avatar de 34
    34

    Tem que se fazer o downloado do java usando o internet explorer 64bit (parece-me, e parece-me é a palavra chave, que que não há outro browser a 64 bit).
    Sendo assim, ao fazer o download do Java recebe o java de 32bit e por consequência tem que instalar a versão de 32 bit.
    Quem tem um windows 64 bit, e o internet explorer 8 ou 9, e usa o atalho que veio de origem, quer no ambiente de trabalho, quer na barra de tarefas está a usar o internet explorer a 32bit também.
    Para se usar o internet explorer a 64bit tem que ir ao menu iniciar/programas/internet explorer 64bit(caso queira passar a usar sempre o de 64 bit pode, já há java, flash, schockwave, etc… a 64 bit).
    E é neste internet explorer a 64bit que ao fazer o download do java, vos é dado o java a 64 bit, e podem passar a usar programas em java 64bit.

    1. Avatar de asdasd
      asdasd

      hein? isso não tem nada a ver. há mais browsers a 64bits e, mesmo que não houvessem, o facto do browser ser de 64 ou 32 nada tem que ver com o que se pode transferir da net.

      1. Avatar de 34
        34

        Tem Tem.
        Para correr uma coisa feita com Java a 64 bit precisa-se do Java a 64 bit, mas se usar um browser a 32 bit para fazer o download o site dá o Java a 32 bit.
        Quem quiser transferir o Java a 64 bit com um browser a 32 bit, manda a lógica que é só procurar no site e transferir manualmente, mas o meu uso deste site é mínimo e deixei esta afirmação para ser feita por quem sabe.
        Quanto aos browsers serem 32 ou 64 bit, na idade da pedra só o Internet explorer é que havia a 64 bit, do que se passou de lá até hoje não sei nem imagino, por isso é que sublinhei tanto o “parece-me” para que as pessoas saibam que o meu comentário foi escrito a partir desta super-incerteza.

  9. Avatar de vitorpt
    vitorpt

    Instalei e ao abrir um ficheiro já validado e enviado para a AT, dá SAFT inválido.

    1. Avatar de Ricardo Moreira de Carvalho

      Caro Vitor,
      Tal como referido em cima, este visualizador de SAFT está desactualizado. O SAFT sofreu alterações desde 1 de Janeiro de 2013 e irá mudar novamente em Maio.

      Cumprimentos,
      RMC

  10. Avatar de Cristina Branco
    Cristina Branco

    Bom dia Vitor,

    Os meus parabéns por este post, estava mesmo à procura de uma aplicação deste género, simples e intuitiva, pelo que gostaria de saber se já existe uma versão actualizada, de acordo com a legislação em vigor.
    Pois já tentei o da centralgest mas encontra-se limitado a 25000 registo e pelos vistos, tenho mais que isso.

    Cumprimentos
    Cristina Branco

    1. Avatar de Bolas
      Bolas

      Existe uma aplicação da Sage e da OTOC, que penso que seja a que é utilizada pelos inspectores da AT, pois dão formação a inspectores (tabela de preços), que para além da estrutura, valida NIFs, cruzamentos de valores entre a contabilidade e as vendas, etc.

  11. Avatar de Bolas
    Bolas

    Já agora, o SAF-T alterou novamente (portaria 160/2013 de 23 de Abril), sendo a sua nova estrutura obrigatória a partir de 1 de Junho de 2013.

    1. Avatar de David Dewasmes
      David Dewasmes

      Boas,

      A nova estructura só entra em vigor a 1 de Julho e não 1 de Junho.

      Abraços.

      1. Avatar de Bolas
        Bolas

        Obrigado pela correcção.
        Para além de ser uma manta de retalho ainda tem a letra mais pequena que um grão de mostarda.

        “Artigo 5.º
        Entrada em vigor
        A estrutura de dados a que se refere o artigo 2.º da presente portaria e as alterações ao sistema de identificação a que se refere o artigo 3.º da Portaria n.º 363/2010, de 23 de junho, entram em vigor em 1 de julho de 2013.”

  12. Avatar de Tiago Luís
    Tiago Luís

    Boa noite,

    Alguém sabe de dizer se com a versão Free é possível passar para Excel a listagem de documentos emitidos.

    Estive a tentar e apenas consigo visualizar a informação, mas pretendia copiar a informação para Excel para ser mais fácil de validar se todas as facturas que estão na contabilidade estão em Saft e vice-versa.

    Cumprimentos

    1. Avatar de lc
      lc

      Importas o xml do saft para o excel.
      Procura aqui no pplware o tuturial.
      Só precisas de importar as tabelas do elemento sourcedocuments.
      Invoice para facturas, movementsofgoods para guias.
      Não necessitas de softwares para alem do excel e do ficheiro saft.

      1. Avatar de Tiago Filipe Luís
        Tiago Filipe Luís

        Boas Lc,

        Eu estive a ver esse tuturial mas não tenho no meu excel o friso “developer”. Sabes como adiciona-lo ? ou é da minha versão do Excel?

        Obrigado pela ajuda.

        Cumps

        1. Avatar de LC
          LC

          esse tuturial é apenas para excel 2007 ou superior.
          Na versão inglesa é “Developer”, na portuguesa é “Programador”.

          Encontrei isto:
          https://www.youtube.com/watch?v=bVW8_C8VLlk

          Cumps