ZorinOS – Uma distro Linux com aparência do Windows

40 Comentários

Por DJLinux da Comunidade Linux Pplware 

É verdade que existem muitas distribuições Linux por onde escolher. Algumas pessoas acham que  são demasiadas, o que não deixam de ter alguma razão, mas ao mesmo tempo, existe muito mais  opções de escolha. Zorin OS por exemplo é daquelas que se destaca mais do que outras por causa  de alguma inovações que incorporaram no S.O.  Zorin OS é talvez a distribuição mais parecida ao Windows, muito por causa do seu visual e menu  iniciar muito idêntico ao Windows 7.

ZorinOS_00

Uma das grandes diferenças entre Zorin OS e outras distribuições é a opção de escolha entre  Ambientes de Trabalho. “Zorin Look Chager” permite alternar entre um Design ao estilo de  Windows 7, Windows XP e GNOME 2.

ZorinOS_01

Quanto ao Browser que vem incluído no Zorin OS, Google Chrome é o Browser predefinido, mas  pode mudar facilmente de Browser apenas com dois cliques. Um para abrir a aplicação “Zorin Web  Browser Manager” e outro para clicar em “Install”. Assim pode escolher entre Firefox, Google  Chrome, Opera e Midori.

ZorinOS_02

Pode contar com varias aplicações já instaladas, entre elas o Gimp, Shotwell, a Suite completa do  LibreOffice, Empathy, Gwibber, Thunderbird, OpenShot, Rhythmbox, VLC e outros. Mas pode instalar mais através do Ubuntu Software Center.

ZorinOS_03

Last but not least, o painel na verdade é o Avant Window Navigator por isso pode contar com total personalização.  Resta dizer que Zorin OS acabou de lançar a versão 6,1 que é baseada no Ubuntu 12.04 com Kernel 3.2.0.
No site oficial pode contar também com Zorin OS Lite e uma versão mais virada para a educação.

Download: Zorin-OS
Homepage: Zorin-OS

Partilhar:
Tags:

Comentários

40

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de SlickyMaster
    SlickyMaster

    Off-topic

    Saiu um novo driver para a NVIDIA GForce que supostamente duplica a performance e reduz drásticamente o tempo de carregamento de jogos, para os utilizadores de Linux.

    Podem obtê-lo aqui: http://www.geforce.com/hardware#source=pr

    1. Avatar de lmx
      lmx

      boas…
      talvez duplique en alguns casos mas no geral não duplica, isto baseado nos testes que foram feitos de performance, no entanto aumenta bastante a performance, estas a falar do R310 beta?!

      sim vai ser uma lufada de ar fresco, e desde uma 9500gt até uma gtx680 o aumento de performance supostamente existira em todas mais ou menos com as mesmas percentagens de melhoria….
      estou morto que saia!! 😛

      cmps

      1. Avatar de SlickyMaster
        SlickyMaster

        Sim, da R310.

    2. Avatar de Joao Ruivo
      Joao Ruivo

      Espero que a AMD faça o mesmo! 🙂

      1. Avatar de SlickyMaster
        SlickyMaster

        Pois, mas aparentemente, daí não me parece que seja mato de onde se veja sair lobo.

        1. Avatar de lmx
          lmx

          boas…
          vai haver também uma release da AMd estão a trabalhar nela, embora a AMD esteja com problemas de dinheiro…
          trata-se de dar seguimento as optimizações que estes fizeram com a Valve…a intel foi outra que também participou, não sei quando lançarão o update deles…se é que não lançaram já…

          cmps

  2. Avatar de Dat55
    Dat55

    bom artigo.
    podiam fazer um artigo sobre o chakra, os users de KDE vão adorar

  3. Avatar de fernando martini
    fernando martini

    agora falta uma distribuicao parecida com win 8 hehehe

    1. Avatar de André Viana
    2. Avatar de lmx
      lmx

      boas…
      ou melhor um windows 8 parecido com ubuntu unity, ou um windows 7 parecido com KDE lol

      cmps

      1. Avatar de Guerreiro
        Guerreiro

        Para vossa informação, existe o kde para windows, ainda em fase bem alfa mas existe

        1. Avatar de lmx
          lmx

          boas…
          pois existe, mas existe outro ambiente gráfico baseado no KDE…o do próprio win 7 lol

          cmps

          1. Avatar de sakura
            sakura

            Gentoox kde e xfce

  4. Avatar de Guerreiro
    Guerreiro

    ubuntu based……………

  5. Avatar de Joao Ruivo
    Joao Ruivo

    Tenho instalado no PC do pai e devo dizer que a única dificuldade é por o sistema em português, para quem não muito habituado. Os efeitos gráficos na minha opinião são mais fluidos que o win7/vista na mesma maquina. O problema das pen3G é que mantem-se instável e é dificil colocar as sms a funcionar… Só tenho a dizer que é muito bem recriado o ambiente win! Recomendo este win-ubuntu 🙂

    1. Avatar de lmx
      lmx

      boas…
      Tirando a parte esquerda do menu iniciar, que é mais parecida com Windows não sei porque dizes que é muito parecido com windows??
      A ser parecido seria com KDE, sim com KDE que é com o que o win 7 se parece…sim porque esse tipo de ambiente já existe há muitos anos no KDE.

      cmps

      1. Avatar de Joao Ruivo
        Joao Ruivo

        É possivel. Eu não uso kde à muito. E neste momento no meu asus k53u rodo ubuntu 12.04 amd64.

    2. Avatar de regster
      regster

      Como colocaste em PT?

      Cumps.

      1. Avatar de Joao Ruivo
        Joao Ruivo

        nas definicões de sistema onde diz suporte de linguas. Depois é instalar/remover linguas. Aplicar a todo o sistema.

        1. Avatar de José Braga
          José Braga

          eu vou a definicões de sistema onde diz Language Support. Depois clico em Install/Remove Languages…. Aplicar a todo o sistema.E da um erro que diz Failed to download package files \/Details
          Failed to fetch http://security.ubuntu.com/ubuntu/pool/main/t/thunderbird/thunderbird-locale-pt_16.0.2+build1-0ubuntu0.12.04.1_i386.deb

          1. Avatar de Luís Cardoso
            Luís Cardoso

            Também me acontece o mesmo

          2. Avatar de José Braga
            José Braga

            Obrigado pela ajuda luís resultou já tengho o meu sistema em portugues

          3. Avatar de rodrigo

            esse erro é comum.
            1ª alternativa para solução: reinicie a máquina.

            2ª faça a atualização da distro e depois disso aplique o idioma.

            Não tem erro. o Zorin OS 6.3 e 7 funciona zero bala.

  6. Avatar de Thiago Silva
    Thiago Silva

    Quais requisitos mínimos para rodar ele???
    Será que ele é mais leve que o ubuntu padão [consome menos memória e processamento]?

    1. Avatar de Thiago Silva
      Thiago Silva

      Já encontrei minha resposta 🙂
      Thanks

      What are the minimum system requirements that I need to install Zorin OS?

      For the GNOME based versions (non Lite):
      700 MHz x86 processor
      3GB of Hard Drive space
      376 MB of system memory (RAM)
      Graphics card capable of 640×480 resolution
      Sound card

  7. Avatar de Arlindo
    Arlindo

    Só por sorte, estou a instalar no virtualbox agora.
    As tela de informação indicam ubuntu 12.04. pff
    Ubuntu chapado, nem as telas atualizaram, ñ existe uma única tela onde fale do zorin.

  8. Avatar de daniel
    daniel

    e um distro q depois de fazes updates fica como ubuntu …nao presta

  9. Avatar de Vander Pereira
    Vander Pereira

    Boa opção para substituir o seu windows, só pelo visual…

    Se for pela funcionalidade, já experimentaram o ReactOS? este aceita ate programas .exe

  10. Avatar de Arlindo
    Arlindo

    Ao alternar entre ambientes gráficos, provoca instabilidade.
    Alguns icons mudam de lugar, os que estão à direta na barra de tarefas, vão para a esquerda, colam-se ao menu inicir. Grande chachada, esta.

  11. Avatar de Filipe
    Filipe

    Boa noite,
    Parabéns pelo tópico, mas tenho uma Dúvida.
    Tenho um portátil antigo, com 512MB de Ram, e processador Pentium 4 , 533Mhz FSB, 512K Cache-DTP up to 2.8 GHz, qual o melhor linux e mais fácil (Visto que sou usuário 100% windows), apenas para aceder á internet no básico e instalar um serviço de ftp caseiro para enviar backups por ftp online.

  12. Avatar de Filipe
    Filipe

    Só mais uma coisa, tem de dar para instalar o Wine, pois preciso de instalar um programa que corre nesse programa. Não percebo nada disso, apenas estou a tentar descobrir.

  13. Avatar de L. Felipe
    L. Felipe

    Bom dia pessoal, instalei o ZorinOS ontem e gostei bastante.
    O problema é que os atalhos dos programas sumiram da barra de tarefas e assim quando abro alguma coisa não aparece lá embaixo, pra alternar entre os pogramas abertos uso o alt+tab.
    A aparência era basicamente igual a essa versão http://www.vivaolinux.com.br/screenshot/Gnome-Zorin-OS-5
    Alguém sabe algum modo de resetar as configurações da barra? Fucei bastante e só piorou rsrs.
    Obrigado desde já.

  14. Avatar de ricardo
    ricardo

    não consegui coloca-lo em pt-br ….

    1. Avatar de rodrigo

      depois q vc atualizar ele, vai em configurações e no idioma clica em add, na janela popup que abrir vc procura portuguese, seleciona (clica) na caixa de seleção a direita e aplica. depois que terminar o download, vc tem q rolar até em baixo na seleção de idiomas, o portugues será o ultimo. apenas clica e segura e sobe com ele até em cima do ingles que é padrão. feito isso vc reinicia

  15. Avatar de Angelo
    Angelo

    A distro é baseada no Ubuntu???

  16. Avatar de Angelo
    Angelo

    O Ambiente grafico parecido com o Windows 7 e Windows XP são em KDE?

  17. Avatar de irineu
    irineu

    descupem sqn