SolusOS – Uma distro Linux para a família

32 Comentários

O mundo do Linux está em alta! A espetacular noticia da disponibilização do cliente Steam para Linux veio agradar muitos dos utilizadores que agora deixam de ter desculpa para não experimentar o Linux. No mundo do Linux, são muitas as distribuições que estão à disposição dos utilizadores. No pplware tentamos cobrir as distribuições mais populares (como por exemplo o Ubuntu, Mint, CentOS, Arch e recentemente o fantástico Xubuntu) mas também damos destaque às distribuições que, em determinadas características, são diferentes das distribuições “normais”.

Hoje a nossa sugestão vai para o SolusOS.

soluos_00

O SoluOS é uma distribuição GNU/Linux moderna para iniciantes neste mundo, baseada no bastante estável Debian, que oferece um bom suporte para as tecnologias modernas. Esta distribuição traz como ambiente gráfico o GNOME 2.30.2,  Kernel 3.3.6  e uma boa seleção de aplicações direcionadas para as tarefas diárias, produtividade,  Multimédia, etc.

Esta distribuição foi criada por dois ex. elementos do projecto LMDE (Linux Mint Debian Edition) e aproxima-se bastante das distribuições Kubuntu e Mandriva.

Jogos

A nível de Jogos, o SoluOS traz já instalado o playOnLinux, uma excelente aplicaçãoque nos permite instalar aplicações e jogos que foram desenvolvidos para correr em exclusivo no sistema operativo Windows.

soluos_01

Imagem

A nível de criação de imagens, o SoluOS traz instalado o GNU Paint, gThumb e uma ferramenta para scanner.

soluos_02

Internet

A nível de ferramentas para a Internet, destacamos a presença do DropBox que vem pré instalado, do Firefox como browser por omissão, do Thunderbird como cliente de e-mail, Pidgin como IM, o transmission para torrents e XChat para quem quiser entrar no “antigo” mundo do IRC.

soluos_03

‘Out-of-the-Box’ Multimedia

Como referido, um dos pontos fortes desta distribuição é as boas ferramentas que traz para multimédia: VLC, Sound Recorder, OpenShot, Minitube, são alguns dos exemplos….ideais para passar um bons momentos com a família a ver uns filmes, ouvir musica, etc.

soluos_04

System Tools

A nível de ferramentas de sistema, o SoluOS vem com o Dejá Dup para backups, HTop para uma analise visual dos processos que estão a correr no sistema, um visualizador de logs, o Wine, uma ferramenta de Benchmark e também um instalador da própria distribuição.

soluos_05

Ao nível da produtividade, o SoluOS traz o OpenOffice. Esta distribuição é caracterizada por ser simples, bonita e muito funcional além da estabilidade e performance que garante. De referir que esta ditribuição, apesar de ainda ser recente, ocupou de imediato a posição 13 do ranking de distribuições Linux no site distrowatch.

Qual a vossa primeira impressão desta distribuição Linux?

Comentários

32

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de El Kabong
    El Kabong

    Mais um cogumelo para o meio dos restantes.
    O cenario tipo: os 2 devs do LMDE acordaram maldispostos, revoltaram-se, separaram-se do grupo e Plup! -> +1 distro!

    Não deixa de ter bom aspecto. Não deixa de ser +1. Mas, o que traz efectivamente de novo?

    Já o ubuntu foi o ideal para iniciantes. Já o mint foi o ideal para iniciantes. Agora esta é a ideal para iniciantes.

    Até onde e quando?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Ora aí está uma excelente observação! Tal como tu, acho que poderia unir esforços ….mas não é fácil…cada um tem as suas ideias 🙂

      1. Avatar de El Kabong
        El Kabong

        Deixo só a ressalva que não tenho nada contra o linux. Mt pelo contrário.

        Aliás, agora com a Steam para Linux em fase Beta, a ideia de voltar a linux a 100% está a ganhar cada vez mais força.

        1. Avatar de Serva
          Serva

          Boa tarde ,

          Eu não vejo aonde é que existe o problema de existirem muitas distros , o que sei é que existem novas distros que estão com uma qualidade impressionante , se são as melhores para os iniciantes ou não isso é uma coisa que cada um em função dos seus gostos dirá .

          Na minha opinião esta diversidade é muito positiva , demonstra que a comunidade está muito activa e demonstra a plasticidade deste Kernel que ao nível dos pcs de secretária tem uma pequena cota , mas que no conjunto de gadgets , electrodomésticos ou qualquer outro dispositivo que dependa de uma programação , este Kernel deverá ser mais usado no Mundo , finalmente por via das softwares houses o Linux salta para a ribalta e é tão bom não estarmos só dependentes do Ubuntu ou do Kubuntu ou de outro qualquer , sem grande esforço o que para alguns consiste numa debilidade eu considero que é a riqueza deste mundo que nos permite esta escolha ímpar .

          Aceitem os meus sinceros cumprimentos

          Serva

  2. Avatar de Pedro Carvalho
    Pedro Carvalho

    É bastante parecido ao meu LMDE Cinnamon/Mate, mas eu não consigo adicionar o dropBox nem PlayOnLinux! Acho que não me compensa mudar para esse, vou-me manter assim e esperar por Abril e pelo próximo Xubuntu.

    1. Avatar de António Ventura
      António Ventura

      Eu tenho o Linux mint 13 com abos os programas instalados.
      Cumprimentos

      1. Avatar de Pedro Carvalho
        Pedro Carvalho

        Boas António,

        Presumo que ao dizer-me que tem a versão 13 se refere ao principal baseado em Ubuntu, o meu LMDE Cinnamon/Mate é baseado em Debian. Uma vez que os repositórios são diferentes, eu não tenho tanta variedade de aplicações á escolha como tem um utilizador do Ubuntu!

  3. Avatar de Rafael
    Rafael

    Penso da seguinte forma: Não sendo Slackware e suas variantes, redhat, centos que são mais voltadas a servidores (é o que todos dizem) e aquelas de uso especifico como Backtrack, acredito que todas as outras mais conhecidas, Ubuntu, Fedora, Suse, Mandriva, Mint.

    Lembrando que, por mais que tenham centenas de distros novas, boa parte delas vão ter como base apenas 3, ou é Slackware com pacotes tgz, ou Debian com pacotes deb ou Red Hat com os RPM.

    Se esta é mais uma que seja bem vinda, se esta é mais uma ideal para iniciante ótimo por que muitos que ainda não usaram linux por que não tinha gostado de nenhuma, pode achar que esta seria o ideal para sua realidade.

    Parabéns pelo post, e continue sempre trazendo mais e mais “linux ideais para iniciantes”.

    1. Avatar de Rafael
      Rafael

      … acredito que todas as outras mais conhecidas, Ubuntu, Fedora, Suse, Mandriva, Mint, seriam ideias para usuários iniciantes.

  4. Avatar de Sérgio
    Sérgio

    Quero tentar iniciar-me em linux e das analises sobre funcionalidade e aspecto, esta pareceu-me ser a distribuição que mais pode facilitar um utilizador windows.

    Bom post

  5. Avatar de Fernando Couto
    Fernando Couto

    Bom para mim que sou um utilizador do windows e que tenho vindo aqui nos ultimos tempos investigar como instalar e começar a trabalhar em meus computadores com o sistema Linux por várias razões acho muito interessante dar a conhecer o tal mais 1 que venha outro penso que é de grande importância a liberdade de escolha quem viveu como eu(em Jovem) no tempo da outra senhora(Salazar)sabe bem o quanto é a grandeza de viver em liberdade…(escolha)
    velho sim com orgulho e cheio de vontade de aprender a viver com este mundo maravilhoso Internet e afins.
    Desejando muitas felicidades ao pplware e muito obrigado o post é muito bom continuem..
    Fernando

    1. Avatar de Alexandre Amaral
      Alexandre Amaral

      E de louvar essa vontade que tem, os meus Parabéns.

      1. Avatar de Norberto Vale
        Norberto Vale

        Velhos são os trapos. Nunca é tarde para aprender, sobretudo se for para usar algo melhor, mais seguro, e imagine-se, gratuito. Os meus pais já só usam Ubuntu. A esposa do meu chefe usa Ubuntu. Um velho amigo meu de 63 anos usa Ubuntu. Eu como tinha que ser diferente, uso Debian. Mas somos todos felizes com as nossas máquinas, e aprendemos sempre algo mais a cada dia que passa. Cansei-me do Windows onde já não tinha nada para aprender, a não ser sobre vírus novos que aparecem todos os dias.

    2. Avatar de Serva
      Serva

      fernando Couto ,

      Boa tarde , com os meus cumprimentos , tocou num ponto chave , quem usa Linux tem total liberdade de escolha , não piratia porque todas as aplicações são gratuitas e é um único SO no Mundo que permite esta diversidade , nunca é tarde para aprendermos esse é um chavão que se pode aplicar a pessoas com 20 anos e que são resistentes a mudança , a idade não tem nada a ver com a aprendizagem nem com a nossa vontade em experimentarmos coisas novas , quem gosta de tecnologia deveria pelo menos 1 vez na sua vida experimentar para poder opinar é um pouco como o processo cientifico sem experiencial tudo o que possamos dizer vale zero .

      Aceite os meus sinceros cumprimentos

      Serva

      1. Avatar de Fernando Couto
        Fernando Couto

        Serva,
        Boa tarde,quero agradecer o comentário que fez às minhas considerações apesar de eu ser um utilizador de windows(obrigação profissional)e desta feita ter adquirido para uso pessoal computadores com o mesmo sistema sou completamente contra a tudo que seja pirateado o pentium 4 com 1g de ram que tenho lá em casa tem um xp legitimo como está em muito bom estado de conservação devido à pouca utilização posso lhe dizer que nunca “rolou”um jogo trabalha simplesmente para navegação,mails,office+impressão,tenho pena de desfazer do mesmo,poderia eventualmente colocar mais Ram e depois comprar o W7 ou W8 mas já que a microsoft resolveu “matar”brevemente o XP então porque hei-de ficar limitado e ao sabor desta empresa?
        travei conhecimento da existência do Linux à 2 anos mas sempre me disseram que era para quem tem grandes conhecimentos tecnológico(comandos e não sei que mais)então chegou a hora da investigação e pôr mãos à obra e chatear a cabeça aqui ao pessoal que desde já agradeço e peço desculpas pela falta de conhecimento,ignorância da minha parte
        com estima e consideração
        os meus sinceros cumprimentos
        Fernando

        1. Avatar de Norberto Vale
          Norberto Vale

          Para quem tem pouco ou nenhum conhecimento de linux, de todas as distribuições que eu conheço e não são poucas, as que recomendo são 1º Ubuntu, 2º OpenSuse. São distribuições de fácil instalação, amigavéis, com estabilididade e compatibilidade de hardware acima da média, para quem tem poucos conhecimentos. Quem vem do windows pode sentir alguma dificuldade inicial com o interface gráfico, mas após 1 ou 2 semanas não vai querer outra coisa. Das pessoas que coloquei a usar Ubuntu, hoje dizem que é até mais fácil usar do que o Windows. E tem a vantagem da segurança acrescida, que um utilizador com poucos conhecimentos não sabe resolver no Windows, e em linux não precisa de grandes preocupações.

          Deixo aqui ainda a notícia para quem não saiba: está para breve a versão 7.0 Debian GNU/Linux, o pai, mãe, tia e avó da maior parte das outras distribuições que por aqui se fala.

          1. Avatar de lmx
            lmx

            boas…
            sabia que o branch testing(neste caso wheeze) tinha entrado en freeze e normalmente demoram mais que 8 meses em freeze, mas não sabia que era para já ;P
            uma excelente noticia…
            vou averiguar 🙂

            cmps

  6. Avatar de Fábio Gonçalves
    Fábio Gonçalves

    E que tal um Pplware OS? Não estou a dizer para fazer a programação de uma distribuição do “rascunho”, mas por exemplo o Arch Linux que neste dias se tem falado na comunidade o que se poderia fazer era uma votação das aplicações que a maioria considera ser essencial (instaladas nativamente), uma votação também para o ambiente gráfico, o ambiente de login e etc. Pode ser uma ideia de difícil concretização mas acho que não é impossível!

    1. Avatar de Norberto Vale
      Norberto Vale

      Não é nada difícil. Na realidade, é até muito fácil, dependendo da escolha da sua base. Eu voto Debian.

      1. Avatar de lmx
        lmx

        sim, tendo em conta que o debian é uma base universal de SO, concerteza que seria de base debia?! 🙂

        cmps

  7. Avatar de Guerreiro
    Guerreiro

    Para quem vem do Windows, eu pessoalmente aconselhava o openSUSE nada bate o 1-click-install nem mesmo o ubuntu, e a possibilidade de fazer dele um rolling release é algo de soberbo.

  8. Avatar de Arlindo
    Arlindo

    Boas, a todos!
    Baixei a ISO do linux mint com o Cinnamon e testei-o no virtualbox. O que aconteceu é q de cinnamon tem pouco…
    O menu iniciar por exemplo, ñ é do cinnamon.
    Aconteu a + algum usuário??
    Será que é do virtualbox??? Ou é o hardware do meu pc que ñ suporta o cinnamon?!
    Deixo aqui a imagem: http://db.tt/dmUYiSLO

    Cumprimentos a todos.

  9. Avatar de noosphere
    noosphere

    Eu testei hj numa VB o Mint e apareceu sem problemas o Cinnamon.
    O que me lixa e me faz nao mudar definitivamente é o facto de ter montes de problemas com as minhas graficas que são hibridas… pior ainda com ATI á mistura 🙁
    Que porra!

    1. Avatar de Claudio Duarte
      Claudio Duarte

      Se não precisares da ati e a intel (que presumo que seja a tua onboard) te chega bem – como a mim, porque eu não jogo no linux e em termos de ambiente gráfico, até no unity, ela se safa muito bem – podes usar o vga switcheroo.

      Acontece que quando instalas e ligas o mint, ele inicia com a intel ligada. Tens duas alternativas (a da intel é a que mais aconselho):

      Não instales os drivers proprietários da AMD.

      Corres no terminal:

      sudo echo OFF > /sys/kernel/debug/vgaswitcheroo/switch

      com este comando, o PC deixa de aquecer tanto e usa a intel apenas. é a melhor opção. se quiseres que o comando seja automatizado no iniciar do sistema, corre no terminal:

      sudo nautilus

      vai a /etc

      abre o rc.local

      insere antes do exit 0 o código echo OFF /sys/kernel/debug/vgaswitcheroo/switch

      sem o sudo no início.
      ————

      Se por ventura quiseres usar a ati (que só dá com os drivers opensource neste momento, que não têm gestão de energia eficiente, e o PC vai aquecer imenso), podes correr no terminal:

      sudo DDIS /sys/kernel/debug/vgaswitcheroo/switch

      este código vai-te desactivar a IGD da Intel e vai activar a gráfica discreta da AMD.

      Fazes log-off e log-in e ela vai estar a funcionar.

      Mais uma vez, se quiseres este código automatizado, coloca no rc.local. Não coloques os dois códigos pois isso vai gerar conflito.

      Recomendo usar a Intel *apenas*, e para além disso ela não deixa nada a desejar em tudo o que não seja jogar. Pelo contrário, entre Intel HD 3000 e Ati HD 5470, em produtividade, “venha o diabo e escolha”.

      Espero que tudo corra bem.

      Cumprimentos.

  10. Avatar de César
  11. Avatar de Cleomar
    Cleomar

    Olá pessoa.
    Nesta distribuição com GNOME 2.3 da pra instalar o tema do Macbuntu??

  12. Avatar de Miguel
    Miguel

    n encontro os system requirements..

  13. Avatar de João Martins
    João Martins

    ao testar pede uma passwd de root… alguem a sabe, ou alguma maneira contornar isso.

  14. Avatar de alcineu
    alcineu

    Olá a todos. Sou usuario ja um pouco avançado no no XP, pelo menos eu mesmo formato, instalo, etc, testei o 7, notei alguns pesames, como lerdeza, algo asssim. Já tinha testado o Ubuntu 10, depois o começou a ficar complicado com o novo formato, para mim que quero algo mais acessivel, usei o Mint tambem. Enfim são visuais diferentes, sem ter que ficar atrelado a MS. Um dia baixando algo no baixaki, achei o Zorin 5 instalei no pendrive. Fiquei impressionado com sua rapidez. Até a rede Wifi é rapido a instalação, coisa que complicada no Windows, sempre desconfigura. Tenho o Zorin 6 atualizado no pendrive. Sem sombra de duvida da show no Windows. Só falta a coragem de instala-lo no pc devido algumas imcompatibilidades com a MS. sds

  15. Avatar de Gilberto Landim
    Gilberto Landim

    Cumprimento cada participante. Impressionou-me a forma cortez de troca de ideias e importantes sugestões. Presentemente estou examinando o SolusOS e meu parecer é bastante favorável a este software. Mesmo existindo similares, é positiva a atitude de permitir ao usuário a melhor escolha. Estive dando também uma olhada no Zorin OS 6.1, que gostei e recomendo. Obrigado a todos e felizes dias!

  16. Avatar de João Damasceno
    João Damasceno

    O Solus foi descontinuado?! Isso é verdade?? Poxa… uma pena.