Comandos Linux para Totós – Tutorial nº28

28 Comentários

Ora vivam caros linuxianos!!! Cá estamos nós de regresso à rubrica “Comandos Linux para Totós” e com o objectivo de chegarmos ao tutorial nº100! Para isso contamos também com a vossa ajuda, sendo que a partir de agora podem enviar as vossas dicas para que nós possamos publicar (ver no final do artigo)

Preparados para mais um Comandos Linux para Totós ???….Lets go…! linux_totos


Para quem não acompanhava este rubrica, pode segui-la a partir do ultimo tutorial onde falamos sobre Gestão de Pacotes e onde temos também as referencias para os outros tutoriais (ver aqui).

Bem, quando se fala em editor de texto para Linux, o nome mais sonante é o vi (que também já analisamos aqui). Pessoalmente apesar de não desgostar do vi ou vim, a minha escolha preferencial é o nano.

O nano, clone do antigo Pico, é um editor de texto extremamente potente, completo e personalizável, que funciona via terminal e que oferece aos utilizadores um conjunto de funcionalidades essenciais para abrir e editar ficheiros de texto.

Como usar o nano?

Usar este editor de texto é extremamente simples. Considerando que pretendíamos editar o ficheiro pplware.txt, apenas necessitaríamos de usar o comando

nano pplware.txt

nano_00

Como podemos reparar na parte inferior, existem um conjunto de atalhos que nos permitem tirar partido de todas as funcionalidades do nano. Por exemplo:

  • CTRL-X – Serve para sair do editor.
  • CTRL-R – Ler um ficheiro
  • CTRL-C – Mostra a posição atual do cursor.
  • CTRL-K – Corta o texto.
  • CTRL-U – Cola o texto.
  • CTRL-O – Salva o ficheiro
  • CTRL-T – verifica a ortografia do seu texto.
  • CTRL-w – faz uma pesquisa no texto mediante uma string
  • CTRL-A– Move o cursor para o início da linha.
  • CTRL-E – Move o cursor para o fim da linha.
  • CTRL-G – Apresenta o manual de utilização do editor Nano.

nano_01

Depois de alguma rotina, o utilizador acaba por ter uma produtividade maior recorrendo aos atalhos indicados.

Syntax Highlighting

Mas o nano permite ainda muito mais. Este editor suporta Syntax Highlighting para diversas linguagens de programação/codificação.Para isso, recorrendo ao proprio nano, basta abrir o ficheiro .nanorc

nano .nanorc

e  activar a linguagem de programação/codificação que se pretende.

nano_02

Auto identação

Caso se pretenda por exemplo activar a Auto identação (util para tratar codigo fonte) , basta tirar o caracter de comentário #

nano_03

E muitas outras configurações que podem descobrir usando o comando

man nano

Por hoje é tudo! Espero que estejam a aproveitar estes tutoriais para aumentar ainda mais o vosso conhecimento sobre Linux e aguardo ansiosamente o vosso feedback.

Qual é o vosso editor de texto de eleição?

E os vossos contributos? Alguém quer contribuir com artigos? mail me (ppinto at pplware.com)

Comandos Linux para totós – Outros artigos

  1. Comandos Linux para Totós – Tutorial nº1 – Comandos básicos
  2. Comandos Linux para Totós – Tutorial nº2 – Comandos básicos
  3. Comandos Linux para Totós – Tutorial nº3 – Criar ficheiros/directórios/subdirectórios
  4. Comandos Linux para Totós – Tutorial nº4 – Output de um ls -l
  5. Comandos Linux para Totós – Tutorial nº5 – Permissões em Linux
  6. Comandos Linux para Totós – Tutorial nº6 – Tar – Compactação e descompactação
  7. Comandos Linux para Totós – Tutorial nº7 – Processos
  8. Comandos Linux para Totós – Tutorial nº8 – RunLevels
  9. Comandos Linux para Totós – Tutorial nº9 – Estrutura de Directórios
  10. Comandos Linux para Totós – Tutorial nº10 – Copiar e a mover ficheiros entre directório
  11. Comandos Linux para Totós – Tutorial nº11 – Redireccionamento de entradas e saídas
  12. Comandos Linux para Totós – Tutorial nº12 – Visualizar o conteúdo de um ficheiro
  13. Comandos Linux para Totós – Tutorial nº13 – Criar utilizadores
  14. Comandos Linux para Totós – Tutorial nº14 – Criar alias
  15. Comandos Linux para Totós – Tutorial nº15 – Ficheiros com informação dos utilizadores
  16. Comandos Linux para Totós – Tutorial nº16 – Criar grupos no Linux
  17. Comandos Linux para Totós – Tutorial nº17 – Modificar/Apagar utilizadores e grupos
  18. Comandos Linux para Totós – Tutorial nº18 – Copiar ficheiros entre PCs Linux com o SCP
  19. Comandos Linux para Totós – Tutorial nº19 – Instalar programas através do código fonte
  20. Comandos Linux para Totós – Tutorial nº20 – Pré-programação de tarefas com o crontab
  21. Comandos Linux para Totós – Tutorial nº21 – Configuração de parâmetros de rede
  22. Comandos Linux para Totós – Tutorial nº22 – Como correr um script no Linux?
  23. Comandos Linux para Totós – Tutorial nº23 – Como procurar ficheiros e directórios
  24. Comandos Linux para Totós – Tutorial nº24 – Logs – registo de evento
  25. Comandos Linux para Totós – Tutorial nº25 – Hardlinks e SoftLinks
  26. Comandos Linux para Totós – Tutorial nº26 – Aprenda a usar o editor de texto vim
  27. Comandos Linux para Totós – Tutorial nº27 – Gestão de Pacotes

Comentários

28

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    1. Avatar de Deus
      Deus

      O meu vi no ubuntu esta mal configurado o que faz com que seja impossivel usar, alguem sabe como mudo isso?

      1. Avatar de afons
        afons

        instala o windows

  1. Avatar de Pedro
    Pedro

    Vim to the power :p

  2. Avatar de vasconde
    vasconde

    GNU Emacs

    1. Avatar de Duarte Mechas
      Duarte Mechas

      Emacs é GRANNNDE, é muito mais do que um editor de texto. emacs é quase um SO 🙂 é o meu de eleição

  3. Avatar de Paulo Peixoto
    Paulo Peixoto

    Salvar o ficheiro é ctrl+o e não ctrl+s

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      E essa é exactamente a razão pela qual não gosto do nano!

      Carrego ctrl+S e não grava, MUITO irritante!!

      1. Avatar de sambas31
        sambas31

        Normalmente eu uso o ctrl+X…

  4. Avatar de James Bond

    Os comandos acima descritos não são propriamente comandos Linux… São, isso sim, qualquer coisa como “teclas de atalho” do editor nano ou ainda, e dando de barato, “comandos” do editor nano… Penso eu de que…

    Os comandos do Linux são como isto aqui:

    james_bond@testing:~$ uname -a
    Linux testing 3.2.0-3-686-pae #1 SMP Mon Jul 23 03:50:34 UTC 2012 i686 GNU/Linux

    1. Avatar de Pedro Pinto

      O editor nano funciona apenas em CLI. Quando nos referimos a comandos Linux é dar umas dicas de usarmos o terminal…onde um editor de texto é fundamental. Percebo o teu ponto de vista

  5. Avatar de Gil
    Gil

    vi(m), sem duvida!

  6. Avatar de Midepa
    Midepa

    Com todo o respeito pela “geração Linux”, este programa faz-me lembrar o velhinho WORD dos DOS.
    Isto é que é voltar à idade da pedra, embora também ache que os atuais editor de texto, têm opções a mais.

  7. Avatar de Frederico
  8. Avatar de NT
    NT

    Notepad!!! Lol

    Por acaso o nano é o meu editor “rápido” praticamente todas as distros estão a trazer isso por defeito e é bem simples de usar. O vim é potente porém requer que o ppl decorar as teclas de atalho, enquanto o nano tem tudo lá escarrapachado. É excelente quando se quer mudar uma config ou outra na linha de comandos recomendo vivamente.
    Depois se for necessário mais potente uso a GUI (gedit por exemplo).
    Não sabia é que tinha o Syntax Highlighting o que dá jeito para “arrumar” a casa.

    Bem haja,
    🙂

    P.S. … Já estava com saudades desta “rubrica” 😀

  9. Avatar de Courela
    Courela

    Também costumo usar o Nano, isto porque me habituei ao Pico, do qual o Nano é um clone.

  10. Avatar de alessandro simon

    Valeu pela dica amigão.
    E para quem não entendeu , não se trata do do “melhor editor” e sim mais uma alternativa.

    saudações.