Samsung acusada de utilizar mão-de-obra infantil

39 Comentários

Veio hoje a lume uma notícia que pode contribuir para um ainda maior mal-estar no seio da multinacional coreana Samsung que refere que nas fábricas onde se produzem os leitores de DVD e alguns modelos de telemóveis da marca não se cumprem as legislações mais básicas relativamente aos Direitos do Trabalho, com especial destaque para o facto de empregar menores de 16 anos para desempenhar funções laborais.



O relatório que conclui tais observações foi lançado pela China Labor Watch, uma organização de controlo das condições de trabalho, e menciona a fábrica sob alçada da Samsung, a HEG Electronics, como uma empregadora abusiva de menores de 16 anos que inclui o  trabalho de horas excessivamente longas. Este relatório foi elaborado por um membro da China Labor Watch que trabalhou infiltrado na HEG durante algum tempo e chega mesmo a relatar que as crianças enfrentam as mesmas “condições adversas” como os adultos mas com um vencimento bem menor. Segundo esta agência de controlo de trabalho, dos 2000 empregados todos são sujeitos à obrigação de trabalhar entre 11 e 13 horas por dia com uma pausa, imagine-se, de 40 minutos para comer. Ainda neste relatório é mencionada a qualidade da comida e as condições do dormitório: degradantes.

A Samsung já reagiu a esta notícia e declarou “A Samsung Electronics realizou duas inspecções separadas sobre as condições de trabalho da HEG este ano, mas não encontrou qualquer irregularidades nessas ocasiões“, através de um porta-voz à CNET. Ainda segundo os próprios “Uma equipa de inspectores da Samsung da Coeria do Sul serão enviados da sede para Huizhou, na China, lançando uma investigação imediata de forma a tomar medidas adequadas para corrigir quaisquer problemas que possam vir à tona. A Samsung Electronics é uma empresa que se regula pelos mais altos padrões de condições de trabalho e tentamos manter isso nas nossas instalações e nas instalações de empresas parceiras em todo o mundo.

Este relatório vem na mesma direcção do relatório da mesma organização prévio que denunciava a Apple, via Foxconn, a sua parceria de fabricação do iPad e do iPhone, de condições sub-humanas e pagamentos miseráveis que levaram ao suicídio de vários trabalhadores e à tomada de atitude para a melhoria das condições.

Comentários

39

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de nuno f
    nuno f

    Mais um processo para a samsung. A Apple provavelmente já patenteou estes trabalhadores e estas condições de trabalho na produção de telemoveis.

    1. Avatar de RickPinto
      RickPinto

      Lol
      Estranho esta notícia antes do lançamento do iphone…

    2. Avatar de R@lf
      R@lf

      Ahahahahahahahah!
      Aposto que a Apple até já patenteou horas de trabalho proprietárias com a duração de 120 minutos, assim os seus trabalhadores já só trabalham 8 horas/dia xD

    3. Avatar de Pedro
      Pedro

      Outra vez esta noticia??? isto ja tinha sido noticiado ha semanas… será q é por estar perto do lançamento do iphone pra tentar animar as vendas?

    4. Avatar de Hugo Palma Rosa
      Hugo Palma Rosa

      Pena que vocês estejam a dizer isto. A noticia está a falar de crianças que trabalham em condições miseráveis, e vocês vêm falar da apple. Como o mundo está.

  2. Avatar de Serva
    Serva

    Bom dia ,

    O que se passa na China ao China ao nível laboral é de uma exploração total sem regras levando muitas pessoas ao último recurso o suicídio , o mais grave de tudo isto é que este País é o que parece ser o modelo a seguir quer pela Europa quer pelos USA .

    O que é que posso dizer sobre isto ! …. lamentável que se feche os olhos ao sofrimento de Milhoẽs de pessoas que trabalham algumas delas em condições deploráveis , para depois marcas como a Samsung terem lucros de Milhões , lembro que a Samsung no semestre passado apresentou lucros recordes de mais 42% relativamente ao semestre homologo , ao não fazermos nada estamos a ser coniventes com esta situação .

    Aceitem os meus sinceros cumprimentos

    Serva

    1. Avatar de Sergio
      Sergio

      Nós é que queremos equipamentos baratos

      1. Avatar de Serva
        Serva

        Sergio ,

        Boa tarde , equipamentos baratos ?????? os da Microsoft os da Nokia os da Samsung os da LG os da Apple , só podes estar a brincar , os produtos não são baratos , esse é um falso problema , a mão de obra mais barata e escrava não se reflecte no preço final do produto as empresas têm é lucros gigantescos .

        Cumprimentos

        Serva

      2. Avatar de César Oliveira

        Mas os equipamentos dessas empresas criminosas não são nada baratos.

    2. Avatar de Alexandre Amaral
      Alexandre Amaral

      Talvez a única maneira de meter-mos um travão à questão é deixar-mos de comprar produtos provenientes de trabalho escravo, o que leva ao problema de distinguir o trio do joio …digamos o que não é de todo fácil essa tarefa.

      Em teoria, se fizéssemos esse tal boicote iria fazer com que as marcas voltassem atrás…mas na pratica é muito difícil de o fazer visto que não existe uma união nem um movimento cívico suficientemente forte para combater estes problemas.

      Uma ultima nota Serva (em relação ao teu comentário sobre a Europa), os culpados disso que falas basicamente são os Europeus, ou seja todos nós, abri-mos a porta aos chineses de uma maneira tal que conseguimos a proeza de minar o próprio passeio onde todos os dias passamos. E repara, tanto falo a nível politico (onde os nosso des(governantes) permitiram que as empresas fugissem para estes países de mão de obra barata, em troca de lojas dos chineses em todas as esquinas) como nós cidadãos que preferimos muitas vezes ir às lojas dos chineses em vez da mercearia da tia Zulmira ou a loja de ferramentas do Tio Zé (mesmo sabendo que levamos para casa um produto imensamente inferior).

      1. Avatar de Serva
        Serva

        Alexandre Amaral ,

        Boa tarde concordo contigo plenamente , eu como descrevi abaixo noutro post tento combater essa situação que descreves, quando quero adquirir um produto primeiro vem o que é feito em Portugal ou que eu sei que tem incorporação de mão de obra Nacional , depois produtos feitos na Europa e só por último produtos made in China .

        A 1 ano atrás por esta altura estava na altura de mudar de maquina de barbear , acreditas que não conseguia encontrar nenhuma que não fosse fabricada na China , e claro que me refiro a marcas Europeias que se deslocalizaram , isto é uma vergonha que criou desemprego a níveis nunca vistos na Europa .

        Acabei por encontrar uma feita na Holanda que apesar de ser um dos topos de gama não me custou muito mais que maquinas inferiores da mesma marca mas feitas na China .

        Espero que os movimento de cidadania que se começam a levantar no sentido de encontrarem e comprarem produtos feitos na Europa e que já são reflectidos em alguns anúncios publicitários possa ainda acentuar mais este sentimento e consciência real da necessidade de uma inversão de mentalidades sobe pena de estarmos a participar no nosso próprio enterro colocando a soberania de Países como o nosso com uma HISTÓRIA quase MILENAR em perigo de extinção .

        Eu sou daqueles que defendo que a globalização tal como ela está definida não é sustentável , tal como os Países que pertencem ao € têm de ter regras para a sua permanência na moeda única Europeia , factores diversos mas rigorosos deveriam ser implementados para que os Países fizessem parte deste mercado que se pretende global mas não anárquico como o que actualmente verificamos .

        Aceita os meus sinceros cumprimentos

        Serva

        1. Avatar de Alexandre Amaral
          Alexandre Amaral

          Concordo plenamente contigo Serva, parabéns deu prazer ler o teu comentário.

          Abraço

    3. Avatar de Nelson
      Nelson

      de referir que este tema é extensível a outras marcas, como por exemplo a Apple ou a Zara… entre outras marcas que recorrem a este tipo de países…

      1. Avatar de Sergio
        Sergio

        Volto a referir. Nós é que queremos equipamentos baratos (independentemente da marca). No momento da compra só olhamos para a nossa carteira.

        Todo o paradigma de consumo é que está errado. Mas será que temos outro melhor? A maioria dos avanços da humanidade foram à custa do sacrificio de alguém.

        Não estou a defender o trabalho infantil. Longe disso. Estou a falar apenas em hipocrisia.

    4. Avatar de Nuno
      Nuno

      E a Europa contribuiu ainda mais para esta vergonha continuar, abrindo as portas do comércio ao produtos de baixa qualidade fabricados na Ásia e alimentando o aumento da mão de obra escravizada, quer de adultos quer de crianças. Quando falo de falta de qualidade falo também da qualidade da mão de obra.

  3. Avatar de Alexandre Amaral
    Alexandre Amaral

    Infelizmente as coisas são assim, quando se move as principais fábricas para um pais como a china (que é o que é hoje, em grande parte, devido ao trabalho escravo da grande maioria dos seus habitantes e a não valorização da sua moeda) não se pode esperar outra coisa, ou pensam que as grandes empresas não sabem as condições que em que os trabalhadores se encontram? O mesmo se pode aplicar para o trabalhado de menores que é o caso desta noticia, a Samsung (como poderia-mos falar de qualquer outra grande empresa) sabe perfeitamente que existe trabalhadores em condições precárias ou até mesmo menores a servirem de escravos praticamente, infelizmente fecham os olhos porque mão de obra barata é o que eles querem (para aumentar o lucro do produto final).

    1. Avatar de Serva
      Serva

      Claro o que lhes interessa é que no final do ano deram uns Milhões a mais e que as suas acções na bolsa subiram elevando o valor da empresa agradando assim aos accionistas e mantendo as sua cotação bolsista em alta , esses são os critérios nada mais conta .

      Cumprimentos

      Serva

  4. Avatar de Jorge Rodrigues
    Jorge Rodrigues

    a ser verdade é muito grave… mas como todos sabemos a China nunca foi muito a favor dos direitos humanos nem dos trabalhadores… independentemente de ser a empresa A ou B…

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      “independentemente”?

      Se fosse a Apple, era gravísimo.

      Mas como é a Samsung, é OK…

  5. Avatar de Manuel
    Manuel

    parei de ler aqui “O relatório que conclui tais observações foi lançado pela China Labor Watch”
    china a opinar sobre condicoes de trabalho lol.

    1. Avatar de Alexandre Amaral
      Alexandre Amaral

      Se calhar tinhas ido ao google pesquisar um bocadinho, para não dizeres barbaridades.

      http://en.wikipedia.org/wiki/China_Labor_Watch

    2. Avatar de Paulo Neves
      Paulo Neves

      Não devias ter parado. o “China Labor Watch” é uma organização não governamental que tem denunciado muitos casos de violação de direitos laborais na china. E nem sequer é chinesa!

  6. Avatar de Fernando S.
    Fernando S.

    Bom dia

    Já foi desmentida tal noticia. A própria Samsung fez uma investigação detalhada do assunto.

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      Claro, achas que a Samsung ia dizer “ah pois é, esquecemo-nos de vos dizer, usamos mão-de-obra infantil para fabricarmos os vossos telemóveis de plástico”…

      1. Avatar de Gabriel
        Gabriel

        Gosto é muito da imparcialidade dos seus comentários e o fanatismo demonstrado a Apple.
        Não querendo desviar do assunto, a Samsung fabrica telemóveis de qualidade igual e por vezes até superior aos Apple (como pode ser visto com as noticias de baterias a explodirem, ecra que mais parecem pasta de açucar e antenas que a principio so funcionavam com uma capa protectora…
        Quanto a noticia. Certeza é que, se houver alguma irregularidade, vai ser tratada da mesma forma que foi o caso da Apple pois é uma questão de interesse mundial tratando-se de seres humanos.

  7. Avatar de Serva
    Serva

    Bom dia ,

    Não acredites no Pai Natal , na China existe ma escravatura declarada e oficiosa , o horário de trabalho diário são 12 Horas e foi reduzido recentemente porque era superior .

    Os grandes culpados de todas estas situações que se vivem na China são os Lobbys financeiros e o capitalismo puro e duro , enquanto o sistema financeiro não for reformado e as regras do comercio livre Mundial uniformizadas irá existir sempre situações deste género .

    Nem de propósito hoje soube-se que Portugal está em 49º lugar dos Países mais competitivos e também que perdeu 4 posições devido aos salários e ao custo do despedimento , com noticias destas e com estes métodos de avaliação qualquer dia ainda reduzem o salário mínimo que já é uma miséria em Portugal , o nosso governo apresou-se a vir declarar que com as novas regras do despedimento certamente que para o ano subiremos algumas posições neste ranking , mas eu pergunto ……. será que é este o caminho que deveremos seguir , eu penso que não , certamente que a continuarmos desta forma a precariedade nos empregos será uma constante e provavelmente passaremos a ver também neste rectângulo e não só muitas situações idênticas as descritas no artigo .

    Eu por uma questão de civismo tento comprar em primeiro lugar produtos Portugueses , depois produtos Europeus e só se não tiver escolha possível e que compro de outras origens incluido como é evidente a China .

    Aceitem os meus sinceros cumprimentos

    Serva

  8. Avatar de KnoKer
    KnoKer

    Cheira-me a maçã podre….

    1. Avatar de Serva
      Serva

      Pode cheirar ao que for estas são situações reais que também existem noutras fábricas de componentes electrónicos na China que fabricam para a Microsoft, Apple , Lg etc …. isso neste momento é irrelevante para a noticia , todos nos lembramos da Foxcoon portanto aqui a Apple também não está imune a este fenómeno de escravatura como aliás nenhuma das outras marcas que têm assente a sua produção na China .

      Cumprimentos

      Serva

  9. Avatar de Bernardo Castro

    Cá para mim isto cheira-me a Apple Boys, atenção que o iPhone ainda não foi lançado por isso , podemos pensar tanta coisa!

  10. Avatar de Pedro Coelho
    Pedro Coelho

    Boas

    Eu, até à dois/três anos defendi que o trabalho infantil deveria ser erradicado do Mundo, sou pai e tenho para mim que às crianças deve-se deixar serem crianças (Brincar, Estudar, etc.).
    No entanto, nessa altura (os tais dois/três anos) estava a acontecer num País do sul da américa uma conferência precisamente sobre esse tema e um dos oradores era uma criança (teria os seus 14/15 anos) que trabalhava e era trabalho pesado.
    A mensagem que ele deu foi contrária ao que eu esperava. Ele pediu ao Mundo para os deixarem trabalhar, pois que era muito bonito as crianças estudarem e brincarem nos países industrializados e com níveis de pobreza baixos, mas que no país dele, como em muitos outros países do Mundo, as crianças não trabalharem é uma espécie de pena de morte por fome. As famílias não têm condições nenhumas, friso – NENHUMAS – para as alimentar, portanto elas simplesmente morreriam de fome.
    Depois desse pedido repensei as verdades que tinha para mim e neste momento penso que entre a fome ou o trabalho infantil, prefiro o trabalho infantil.
    É uma triste realidade, mas a verdade é que mesmo que Portugal fique pior (e penso que irá ficar) duas ou três vezes, estaremos sempre melhor que esses países.
    Claro que devemos fazer os possíveis (e impossíveis também) para melhorar o Mundo, dar as condições possíveis a esses países para terem melhores condições de vida e de trabalho, mas ainda vai demorar muito a chegar lá, muito mesmo.
    Se há uma fábrica da Apple ou da Samsung que tem más condições de trabalho, está mal, mesmo muito mal, mas há sempre piores. De certeza que em África, milhares de crianças gostariam de trabalhar nessas fábricas e ganhar até duas ou três vezes menos.

    É este o Mundo que fazemos.
    Eu já deixei de me fazer de virgem ofendida.

    Fiquem bem.

    1. Avatar de José Moreira
      José Moreira

      O problema não está em deixar as crianças trabalharem para que não morram de fome. O problema está em dar condições às famílias para que as crianças não tenham de trabalhar.

      “milhares de crianças gostariam de trabalhar nessas fábricas e ganhar até duas ou três vezes menos” – Gostar???? Nenhuma criança no seu prefeito estado de alimentação e educação iria GOSTAR de trabalhar…

      Quem lhe garante que a criança não fez esse discurso sob coacção? Lá porque aquela criança disse o que disse, quer dizer que está tudo bem assim? Sujeita-se as famílias à pobreza extrema para que as crianças tenham de ser escravizadas para que não passem fome… e fica tudo bem assim, né? Pimenta no c… dos outros para mim é refresco, não é, caro Pedro Coelho?

      Concordo em pleno com o comentário do Sérgio: “Nós é que queremos equipamentos baratos (independentemente da marca). No momento da compra só olhamos para a nossa carteira. Todo o paradigma de consumo é que está errado. Mas será que temos outro melhor? A maioria dos avanços da humanidade foram à custa do sacrificio de alguém.”

      Já pensou que, muito provavelmente, os sacrificados e escravos poderia(m) ser o(s) seu(s) filho(s) (e a minha também) se amanhã a Índia decidisse ter um nº de viaturas, telemóveis (e demais bens de consumo) per capita igual ao da Alemanha?

    2. Avatar de Nelson
      Nelson

      Sinceramente, era melhor estares calado.

      Trabalho infantil só assegura que o país continuará na miséria, pois se não tiverem educação , nunca saíram da cepa torta.

      É mau para as crianças, e é mau para a mão-de-obra não qualificada adulta, que vai ter de competir com crianças.

      É nojento saber que telemóveis de mais de 100 contos, são fabricados por crianças na Chins.

      1. Avatar de Serva
        Serva

        Nem mais

        Serva

  11. Avatar de Alex (Brasil)
    Alex (Brasil)

    Hm…permitam-me o pitaco…mas acho um pouco de ‘mulecagem’. Essa história mal contada e que nunca foi a tona até que a Apple ganhou da Samsung. Alias, me lembra o fato que a Apple não é nenhum exemplo de bom lugar para trabalho, seja dentro da empresa seja nas ‘tercerizadas’ que ela alicia na China e ela nunca foi ‘processada’ por isso. Engraçado como agora, do nada, a Samsung aparece como vilã…

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      Se não sabes, porque é que falas?

      A Apple é a empresa mais exemplar no mundo em termos ambientais, e de controlo das condições de trabalho de quem lhes produz os equipamentos.

      Nenhuma outra empresa investe tantos recursos (dinheiro, e humanos) nestas questões.

      A Apple, sózinha, paga por todos os que usam as suas fábricas (incluí Asus, Sony, Nintendo, Microsoft, etc).

      1. Avatar de KnoKer
        KnoKer

        Boas, vi há uns tempos um documentário no Discovery ou no National Geografic que falava precisamente das condições de trabalho não só nas fabricas da apple mas também em fabricas que trabalham para eles na china, e a verdade é que uns quantos trabalhadores cometeram suicido, a apple foi chamada a intervir e fizeram mudanças nessas fabricas parece que agora está melhor.
        A verdade é que já vi isso há algum tempo, não tenho valores concretos para dar, mas faz me um favor antes de me chamares mentiroso faz uma pesquisa na net porque hás de encontrar algo sobre isso.

        Cumps,
        KnoKer

      2. Avatar de Serva
        Serva

        Nelson ,

        Boa tarde o @Alex(Brasil) tem razão no que afirma tu é que provavelmente estás desactualizado e levas com a publicidade barata da Apple , mesmo nos USA a Apple não é das empresas nem que paga melhor nem aonde existem melhores condições de trabalho , refiro-me como é óbvio a pressões e outras coisas muito pouco ortodoxas .

        Cumprimentos

        Serva

  12. Avatar de César Oliveira

    É triste ver que empresas com lucros milionários são completamente desprovidos de humanidade. São verdadeirass maquinas selvagens de ganhar dinheiro.
    Mas e se os filhos e familiares desses mesmos monstros fossem escravos ? Há, o caso mudava de figura.
    O materialismo é o cancro que precisa ser eliminado.
    Do materialismo vem o egoismo, a vaidade e o orgulho impiedoso.