XO-2 – Concorrência ao Magalhães 2!

38 Comentários

É Magalhães para aqui e Magalhães para acolá, é uma maravilha tecnológica, mera propaganda política, ou pode ser um instrumento de ensino. De tudo tem sido apelidado este pequeno portátil. Mas será que o Magalhães mesmo na sua versão 2.0, terá um rival à altura?

Claramente neste aspecto o OLPC XO-2 parece ser uma brilhante aposta por parte dos seus criadores. Tem à primeira vista, inovações difíceis de acompanhar, por parte do irmão gémeo do Magalhães o novo Classmate.

Porquê? – perguntam os nossos leitores.

O XO-2 tem 3 modos de operação

  • Modo Livro: a criança pode utilizar o portátil como se de um livro se tratasse, aliando o melhor dos dois mundos, um leitor de documentos digitais parecido com um livro e um amigo do ambiente, assegurando que se estes dispositivos tiverem sucesso, muitas árvores deixarão de ser abatidas.

  • Modo Portátil: a criança pode utilizar o dispositivo como um portátil regular, dado que o painel inferior do dispositivo se transforma num teclado virtual QWERTY e o painel superior é usado como monitor. O painel virtual de escrita pode ser personalizado e eventualmente substituído por um layout diferente tal como a reprodução virtual de um piano, para que a criança possa dar as suas primeiras notas musicais.

  • Modo Tablet: o dispositivo transforma-se num enorme painel, quando totalmente aberto e pode ser usado para a criança desenhar, escrever, ou mesmo brincar com jogos didácticos.

Falando um pouco das características e apesar de ainda em determinados casos não haver demasiado detalhe, é esperado:

  • Um processador AMD de baixo consumo (dado que a Intel não faz parte do consórcio e o abandonou à algum tempo para se dedicar ao seu Classmate)
  • 3 Portas USB 2.0
  • Conectividade ethernet, e 802.11b/g/n
  • Armazenamento NAND Flash
  • Leitor de cartões de memória SD, de modo a permitir expansão do armazenamento existente
  • Câmara e microfone
  • Bateria com autonomia até 8 horas
  • Sistema Operativo: neste caso poderão existir duas versões, uma com um interface gráfico intuitivo construído sobre Windows (tudo indica que já seja o 7) e uma nova versão do Sugar, que consiste numa distribuição de Linux baseada em Fedora, que utiliza um mínimo de recursos, e uma interface com a criança o mais intuitiva possível
  • Suporte Multi-toque: no caso do Windows 7 o suporte é nativo, quanto a Linux esta funcionalidade, será conseguida por intermédio do projecto MPX, recentemente disponibilizado como software livre.

Alguns problemas do OLPC-XO, nomeadamente a nível de distribuição impediram que tivesse o sucesso que merecia. Será por isso, que o alcance da distribuição, da nova versão deste dispositivo a nível mundial, poderá fazer toda a diferença em termos de uma alternativa ao Magalhães no mercado nacional, feita exclusivamente a pensar em crianças.

O OLPC-XO foi, contudo, um dispositivo com um conceito inovador, mas que falhou na sua implementação e divulgação. Quanto ao OLPC-XO2, promete passar da teoria para a prática tornando-se um dispositivo inovador na sua utilização para crianças, não tendo actualmente rival nesta matéria.

Devo confessar que este portátil faz vir ao de cima a criança que está dentro de mim. É, a meu ver, um dispositivo com um conceito bastante apelativo, tornando-se como a referência a seguir para interacção com crianças, dando-me vontade de querer ter um.

Este pequeno brinquedo está previsto ser lançado algures durante o primeiro trimestre de 2010.

Fonte: Wiki OLPC

Autor: Pplware
Partilhar:

Comentários

38

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedro Pinto

    Interessante. Começamos a ter portáteis “adaptáveis” à situação….não é computação ubíqua mas começa a partilhar os mesmos conceitos

    Boa Rui

  2. Avatar de Ricardo Silva
    Ricardo Silva

    que rape que este da ao Magalhães. pelo menos esteticamente

  3. Avatar de N_Lite

    E aqui está um concorrente superior ao Magalhães!

    http://www.nyzux.net/

  4. Avatar de tukermind
    tukermind

    Parece ser bastante interessante!! Já existe alguma referência a preços futuros?

  5. Avatar de Hugo Cura
    Hugo Cura

    Aparentemente será muito mais didático (escrevi esta palavra segundo as novas regras!!! omg).
    Aguardemos mais notícias. Para já tem um óptimo aspecto.

  6. Avatar de A friend
    A friend

    Muito interessante… mas dada a tecnologia, em preço duvido que seja concorrente directo ao Magalhães…este tem de longe mais tecnologia.

  7. Avatar de Frigo
    Frigo

    e fazerem portáteis normais de trabalho deste género. Meter o meu 15.4″ de lado pendurado na parede para ver filmes…pronto, com um risco ao centro mas vá…com jeitinho ainda resolviam isso 😛

  8. Avatar de aver
    aver

    A plataforma Classmate já vendeu mais que o OLPC. Parece que Negroponte em negócios não tem cabeça.

    Mas os computadores para crianças também são um negócio ? Pois são. Em qualquer actividade, para durar e se desenvolver, as receitas têm que ser maiores que as despesas.

    http://arstechnica.com/open-source/news/2009/01/g1g1-failure-and-reduced-sponsorship-behind-the-olpc-layoffs.ars

  9. Avatar de aver
    aver

    Hugo Cura

    Parabéns. E que tal um dia no pplware em que toda a gente escrevia segundo o novo acordo ortográfico ? É só ir ao site da Priberam e converter

    http://www.flip.pt/FLiPOnline/ConversorparaoAcordoOrtogr%C3%A1fico/tabid/566/Default.aspx

  10. Avatar de aver
    aver

    Hugo Cura

    … os parabéns foram um pouco precipitados 🙁

    óptimo ótimo
    aspecto aspeto

  11. Avatar de aver
    aver

    …Devia ter saído: óptimo ótimo aspecto aspecto.

  12. Avatar de R00KIE
    R00KIE

    @aver
    Mas o que é isso que tens aí riscado? …. Será aquela coisa estranha do novo acordo ortográfico? :p

  13. Avatar de A friend
    A friend

    Nem me falem no acordo ortográfico! Nunca irei renunciar o nosso bom Português, e tirar as marcas da sua origem. Latim

    Com todo o respeito pelo povo Brasileiro, nesse acordo só vi conversão do nosso Português para o Português-Brasileiro.

    É para pouparem no software estilo Windows, e deixarem o trabalho de tradução todo feito pelo outro lado do atlântico?

  14. Avatar de aver
    aver

    … Bolas, fui acertar o strike (palavra riscada) e errei aspecto aspeto (na nova grafia).

  15. Avatar de jorge
    jorge

    O meu filho no 3º ano, recebeu à 15 dias o Magalhães dele..
    Só o vi ontem e estive a dar umas vistas de olhos.

    O portatil está impecavel. Muito rapido (versao atom) peqeuno, robusto.. muito bom mesmo. E as proteções para crianças, 5 estrelas tambem..

    Meti um jogo que ele gosta de jogar no PC, ja antigo e uma versao meio portable, lol, o Fifa2002, e aquela coisa da o jogo impecavelmente, mais ate que o PC dos meus pais, um Athon XP2400+

    Capta a rede tao bem como o meu portatil, etc etc

    Venha quem vier, as criticas ao PC são sem nexo e apenas politicas.. E acho muito bem o aspecto dele, actual. pois ja estão a ver a quantidade de pais ou irmãos mais velhos que pediam para os pequenos e eram eles que faziam uso dele. Assim, é uma boa solução a estetica 😉

    resumindo. muito bom portatil sim senhor, para os putos e com capacidades para os grandes..

  16. Avatar de Hugo Cura
    Hugo Cura

    aver, é complicado :D, mas já é um princípio!
    Bem, e um add-on para o firefox de modo a correr um script que fosse ao priberam corrigir todo o texto introduzido?…
    Arriscava o provérbio: “burro velho não aprende línguas”..
    Não sou velho, mas provavelmente até “levei nas orelhas” para escrever correCtamente na minha primária.

  17. Avatar de Kiver
    Kiver

    Não se pode comparar este portátil com o Magalhães, o Magalhães á muito que está no mercado enquanto este OLPC só sai daqui a um ano

  18. Avatar de Ruixituh
    Ruixituh

    Estaria muito mais inclinado a comprar esta v2.0 do Magalhães do que o original. Não só pelo design, mas é claro que este tem um grande peso. É óbvio que nenhum adulto, ia comprar a 1ª versão do Magalhães com aquele design tão “infantil”. Para os miúdos, parece-me bem. Agora, para professores ou adultos que queiram trabalhar com ele, é um pouco rídiculo. Já esta versão do Magalhães é muito mais neutra no design. É mais apelativa aos miúdos e a população em geral. Além de que o facto de ter a tecnologia de TabletPC parece-me ser uma grande adição. Aliás, tornar os livros todos em livros “digitais” com tamanha capacidade de trabalho, seria muito bom a nível ecológico. Acho que estamos a dar grandes passadas em direcção ao futuro. Daqui a uns anos, os alunos vão levar para as aulas a versão 5.0 do Magalhães que vai permitir ter acesso a todos os livros de todas as disciplinas e cadernos virtuais onde será possível tirar apontamentos muito mais facilmente.

  19. Avatar de Daniel F.
    Daniel F.

    Boas!

    Já tinha ouvido falar deste portátil há alguns meses e gostei bastante da ideia. Parece ser bem melhor que o Magalhães e seria um Netbook à medida de todos.

  20. Avatar de aver
    aver

    Ruixituh

    O computador do post é o OLPC 2 (One Laptop Per Child)

    Sobre o Magalhães 2.0 há outro post. Sabe-se muito pouco sobre ele, embora tenha lido que terá touchscreen e reconhecimento de escrita manual.
    http://www.pplware.com/2009/01/08/vem-ai-o-magalhaes-20/

  21. Avatar de Amílcar Tavares

    Acho que a ordem no título não está correcta, pois o OLPC existe desde 2005 e lançou as bases dos PC’s de baixo custo que depois a Intel aderiu.

  22. Avatar de Nixon
    Nixon

    lá mais bonito é.
    Nao me parece é à prova de crianças como o magalhaes…

  23. Avatar de BESTCINE
    BESTCINE

    Bastante interessante, sem dúvida…

    Bom fim de semana.

  24. Avatar de Spulva
    Spulva

    Mas tipo sera que um teclado assim e alguma coisa de jeito, e que nem com as teclas fisicas quanto masi com telcas virtuais, e nao se esqueçam tudo isso num CPU bastante limitado, na me parece qeu seja mt bo a aideia, mas na sei, so testando, anyway e um bom pc, assima te eu gostava de ter um para ler ebooks XD

    keep going

  25. Avatar de Pedro

    O teclado está engraçado.xD

    O Magalhães já tem concorrente á altura…

    http://www.futeboltuga.com/forum/

  26. Avatar de Pedro

    Podem apagar a mensagem acima. Não estava a conseguir comentar.:X

    Quanto ao notebook, acho o engraçado e tem um design bem melhor que o Maagalhães.. Vamos lá ver como se vai sair.

    http://www.futeboltuga.com/forum/

  27. Avatar de individo
    individo

    cá pra mim o socrates vai proibir que haja concorrencia ao seu querido megalhaes

  28. Avatar de M. Gomes
    M. Gomes

    O teclado é muito bonito mas não muito prático, tentem escrever o dia inteiro contra um bocado de vidro e vão perceber o que estou a dizer.

    Quanto ao resto, a amd não vai produzir mais o Geode que era o único processador de baixo consumo que tinham, as coisas mais parecidas que tem são os novos Neo, que são K8s a 15w (contra os consumos de 4w do geode da primeira geração do OLPC).

    E nesta época de crise, não me parece que a AMD se vá meter num negócio em que o retorno monetário não vai ser muito.

    Bom, isto é só o que penso, a realidade tem a tendencia para se virar contra nós e morder-nos 😛

  29. Avatar de Alk
    Alk

    Uau… tá muito bom. Esperemos que seja barato…

  30. Avatar de carlos rajas

    Esperemos que um dia cheguem por estas bandas…aqui é necessária a inclusão digital, que por enquanto é só pra poucos….

    ____________________________
    faça uma pequena URL
    delaorden’s blog http://tiny.cc/th9zM

  31. Avatar de BigLord

    Eu sinceramente comprava isto! Isto é tecnologia Nintendo DS no seu melhor, quase ^^

    c wut I did ther?

  32. Avatar de EacHTimE
    EacHTimE

    Isto abafa o Magalhães!!

    Ler um livro através o portátil… LINDO!! Também quero!!!!

    Para ver filmes também deve ficar excelente!!

  33. Avatar de hugo silva
    hugo silva

    cool quem me dera o ter.parece um livro!o socrates tem de me dar um,mas de graça!

  34. Avatar de André
    André

    Irá custar entre 330 e 400 euros.

  35. Avatar de Rspp
    Rspp

    Isto não insiste

    1. Avatar de Pedro Simões

      Dupla personalidade ou apenas és bipolar?