Transforme um Linux num servidor de DHCP

14 Comentários

O DHCP é um serviço de rede com o objectivo de automatizar todo o processo de configuração do protocolo TCP/IP nos diversos equipamentos de uma rede (ex. computadores, dispositivos móveis, impressoras, etc). Este é sem dúvida um processo que reduz o esforço de configuração por parte de qualquer administrador de sistemas numa rede informática.

Depois de termos ensinado aqui a configurar um serviço de DHCP no Windows, hoje vamos aprender como configurar no Linux.

linux_server

Em que situações se usa DHCP?

Por exemplo, quando um utilizador se liga a uma rede sem fios, por norma não necessita de configurar parâmetros adicionais (ex. IP, máscara, gateways, etc) na sua máquina pois estes são automaticamente obtidos a partir de um servidor de DHCP ou do próprio router que funciona com servidor de DHCP e disponibiliza esse conjunto de  informações.

Eu posso criar e controlar um servidor de DHCP?

Sim. Instalar, configurar e administrar um servidor de DHCP é uma tarefa bastante simples. Um servidor também facilita a acção por parte do utilizador, uma vez que o seu computador é automaticamente configurado. Para que preciso eu de um servidor de DHCP? Bem, um servidor de DHCP pode ser usado em diversas situações e num cenário de rede que se justifique. Seguem alguns cenários típicos, onde as configurações de acesso à rede podem ser baseadas DHCP:

  • Uma rede em casa com vários computadores
  • Numa empresa, vários DHCPS para vários segmentos de rede
  • LAN Party’s
  • etc.

Há muitas aplicações que permitem criar um autêntico servidor de DHCP para uma rede. Por exemplo, os routers que normalmente possuímos em casa têm essa funcionalidade. Neste artigo vamos demonstrar como colocar facilmente um servidor de DHCP a correr numa máquina e a distribuir informações sobre as configurações de rede.

 

Como montar um servidor de DHCP no Linux

Instalar e configurar um servidor de DHCP no Linux é algo relativamente simples e rápido. Para isso deverá seguir os seguintes passos.

Nota: De referir que este tutorial teve como base a distribuição CentOS 6.3

Passo 1 – Instalar o serviço DHCP

yum install dhcp

Passo 2 – Após a instalação, vamos proceder a configuração do serviço. O dhcp disponibiliza uma configuração modelo que pode ser consultada no ficheiro: /usr/share/doc/dhcp*/dhcpd.conf.sample . No entanto, para este tutorial vamos proceder a uma configuração muito simples.

Vamos então considerar que o nosso servidor de DHCP tem o endereço 192.168.10.1 e que pretendemos atribuir aos outros equipamento endereços a partir do 192.168.10.50 até ao 192.168.10.100. Vamos também considerar que temos um router como o endereço 192.168.10.254, que funciona como servidor de DNS.

dhcp

Para isso, dentro do ficheiro /etc/dhcpd.conf, incluímos a seguinte informação:

ddns-update-style interim;
ignore client-updates;
# REDE A QUAL SE APLICA
subnet 192.168.10.0 netmask 255.255.255.0 {

# DEFAULT GATEWAY
option routers 192.168.10.254;
option subnet-mask 255.255.255.0;

# DOMÍNIO E SERVIDORES DNS
option domain-name "pplware";
option domain-name-servers 192.168.10.254;

# RANGE DE IPs (192.168.10.50 ao 192.168.10.100)
range dynamic-bootp 192.168.10.50 192.168.10.100;
default-lease-time 21600;
max-lease-time 43200;
}

Passo 3 – Feita a configuração, vamos reiniciar o servidor de DHCP usando para isso o comando

 

/etc/init.d/dhcpd restart

Colocando agora por exemplo uma máquina com Windows na rede, basta indicar que a mesma deve obter a configuração de rede via DHCP.

dhcp

Nota: No caso de uma máquina Linux, podem forçar que a máquina obtenha os parâmetros de rede usando o comando dhclient.

Um servidor de DHCP numa rede LAN é sem dúvida uma importante ajuda no processo de configuração (digamos “configuração em massa”). No caso de ser necessário ter acesso à Internet, é importante frisar que é necessário que o servidor (neste caso o DHCP), possua também uma interface (Wired, ADSL, modem, etc), ligada a Internet.

Partilhar:
Tags:

Comentários

14

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de CMatomic

    muito bom e útil , obrigado pela info

  2. Avatar de Alex
    Alex

    Boas!!!

    Acho que também podiam fazer um artigo sobre o FreeNAS, embora seja com base em FreeBSD (e não em Linux), continua sendo Unix e seria muito útil, além de ser extremamente estável. É muito mais barato que comprar um NAS.

    http://www.freenas.org/

  3. Avatar de nuno
    nuno

    Muito bom como sempre, e servidor dns é possível um artigo ?

    1. Avatar de djx
      djx

      Um servidor dns não é assim tãooo linear, mas é algo que se faz após perceber-se, há necessidade de configurar o servidor DHCP para também enviar qual o endereço do servidor DNS.

  4. Avatar de Alex Darlan
    Alex Darlan

    Excelente…

    Poderia fazer um tutorial similar, só que abordando a instalação de um servidor de autenticação LDAP, para substituir um Domain Controller.

    Valeu

    1. Avatar de M.Manuelito
      M.Manuelito

      Desculpem a pergunta mas um servidor LDAP pode substituir um Domain Controller? Ou na mesma rede podem existir os dois?
      Só pergunto porque não estou minimamente familiarizado com o LDAP. Agradecido.

    2. Avatar de Alex
      Alex

      Para substituir o DC precisará do OpenLDAP + Samba como PDC (melhor seria o Samba-4 mas ainda não está pronto). Porém o mais complicado será configurar a autenticação usando LDAP|v2 ou v3 (a v3 oferece mais opções). Há quem use LDAP + Samba + Kerberos (normalmente quando já há o kerberos funcionando para autenticação), mas não é a coisa mais comum e adiciona mais um layer para complicar.

  5. Avatar de Alex Darlan
    Alex Darlan

    Trabalhei em um Hotel de SP que substituiu todos os servers DC por servidores LDAP. Nao sei dizer se isso é correto… Mas ate o período que eu sai (1mes apos) funcionava perfeitamente…

    Gostaria de aprender a criar um server assim…

  6. Avatar de Miguel
    Miguel

    Meto as mãos no fogo em como vai aparecer um macaco a perguntar como se instala e configura isto no Ubuntu… só a dizer…

    1. Avatar de uuuuuuuuiiii
      uuuuuuuuiiii

      Pois foste tu.o saber nao ocupa lugar e as duvidas todos tem

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Cry me a river

  7. Avatar de JMCS
    JMCS

    Num Linux com o webmin instalado é mais fácil configurar outras opções do servidor DHCP tal como atribuir IPs por MAC.

  8. Avatar de Pedro Brandão
    Pedro Brandão

    Boa Tarde

    Muito bom o artigo, agora gostava de um artigo para a criação de um servidor DNS em Linux.

  9. Avatar de Cristiano Venâncio
    Cristiano Venâncio

    meu professor pediu e não encontro nada de jeito para criar o server e configurar da seguinte maneira.

    usar dhcp;
    identificar o S.O e o assim feito dar ip de acordo com a pool.
    É possível? Como?
    Que ando a ver com o processo dora não encontro nada. Por Icmp/ttl tem que ter o ip 1º e nmap também não…