Monte um Servidor de DHCP no Windows 7

25 Comentários

O DHCP é um serviço de rede com o objectivo de automatizar todo o processo de configuração do protocolo TCP/IP nos diversos equipamentos de uma rede (ex. computadores, dispositivos móveis, impressoras, etc).

Este é sem dúvida um processo que reduz o esforço de configuração por parte de qualquer administrador de sistemas numa rede informática. Hoje vamos analisar uma simples aplicação que permite criar um serviço de DHCP numa simples máquina com Windows 7 (também funciona em outras versões).

DHCP_1

Antes de passarmos à análise da aplicação propriamente dita, algumas questões pertinentes.

Em que situações se usa DHCP?

Por exemplo, quando um utilizador se liga a uma rede sem fios, por norma não necessita de configurar parâmetros adicionais (ex. IP, máscara, gateways, etc) na sua máquina pois estes são automaticamente obtidos a partir de um servidor de DHCP ou do próprio router que funciona com servidor de DHCP e disponibiliza esse conjunto de  informações.

Eu posso criar e controlar um servidor de DHCP?

Sim. Instalar, configurar e administrar um servidor de DHCP é uma tarefa bastante simples. Um servidor também facilita a acção por parte do utilizador, uma vez que o seu computador é automaticamente configurado.

Para que preciso eu de um servidor de DHCP?

Bem, um servidor de DHCP pode ser usado em diversas situações e num cenário de rede que se justifique.

Seguem alguns cenários típicos, onde as configurações de acesso à rede podem ser baseadas DHCP:

  • Uma rede em casa com vários computadores
  • Numa empresa, vários DHCPS para vários segmentos de rede
  • LAN Party’s
  • etc.

Há muitas aplicações que permitem criar um autêntico servidor de DHCP para uma rede. Por exemplo, os routers que normalmente possuímos em casa têm essa funcionalidade. Neste artigo vamos demonstrar como colocar facilmente um servidor de DHCP a correr numa máquina e a distribuir informações sobre as configurações de rede.

Como montar um servidor de DHCP

A aplicação chama-se simplesmente  DHCP SERVER e o seu download por ser feito aqui

Antes de iniciarmos a aplicação, fazer efectuar as alterações no ficheiro de configuração do serviço: dhcpsrv.ini

Cenário de exemplo

Vamos considerar o cenário seguinte. Um servidor de DHCP a distribuir configurações de rede para as máquinas dessa mesma rede. É importante referir que o IP do servidor de DHCP deverá ser estático (neste exemplo vamos usar o 192.168.10.1).

DHCP_5

O ficheiro dhcpsrv.ini terá as seguintes configurações:

[General]

SUBNETMASK=255.255.255.0

ROUTER_1=192.168.10.1

DNS_1=192.168.10.1

[Settings]

IPPOOL_1=192.168.10.2-49

Explicação:

  • SUBNETMASK – Mascara de rede
  • ROUTER_1 – Neste exemplo a definição do router/gateway nem era necessário. Uma vez que todas as máquinas estão na mesma rede, não necessitam de router/gateway para comunicarem. Mas a titulo de exemplo vamos considerar que o router/gateway é o 192.168.10.1
  • DNS_1 – Vamos considerar que neste exemplo o servidor de DHCP também funciona como DNS. Assim mantemos o IP 192.168.10.1
  • IPPOOL_1=192.168.10.2-49  –  Aqui definimos o range de IP’s a atribuir pelas máquinas. Na presente configuração estão disponíveis os IP’s 192.168.10.2 até 192.168.10.49

Feitas as configurações, guardamos o ficheiro e mandamos executar a aplicação através do ficheiro: dhcpsrv.exe

A aplicação ira perguntar se pretendemos executá-la com serviço. Aqui devemos escolher YES, uma vez que desta forma a aplicação funcionará em background.

DHCP_2

Depois disso, o servidor está de imediato em funcionamento.

DHCP_3

Deve confirmar se as máquinas cliente têm a configuração para obter as configurações de rede automaticamente, via DHCP. Os cliente devem obter um IP do range anteriormente definido (192.168.10.2-49)

DHCP_4

Um servidor de DHCP numa rede LAN é sem dúvida uma importante ajuda no processo de configuração (digamos “configuração em massa”). No caso de ser necessário ter acesso à Internet, é importante frisar que é necessário que o servidor (neste caso o DHCP), possua também uma interface (Wired, ADSL, modem, etc), ligada a Internet.

Como puderam verificar, a sua implementação é realmente muito simples bastando para isso alterar um simples ficheiro e mandar executar a aplicação.

Alguma dificuldade que tenham, estamos cá para ajudar.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP/Vista/Win7
Download: DHCP Server 1.8 [22 KB]
Homepage: DHCP Server

Partilhar:
Tags:

Comentários

25

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Emanuel
    Emanuel

    Então e isto também permite partilhar uma ligação à Internet ou apenas serve para atribuir dados de TCP/IP?

    1. Avatar de bruno martins
      bruno martins

      serve para teres um computador com distribuidor de ip’s, ou seja ele e que manda quem tem o ip, sendo ele servidor é também através dele que terás acesso a Internet (isto se o permitires).. existem vários motivos para se utilizar isto, como por exemplo por ser barato de montar, ou então seres tu quem tem o controlo sobre uma determinada rede.. apesar de se configurar desta maneira a rede é a preguiçoso, por nunca teremos o real controlo sobre quem é quem.. numa rede de 10 computadores nao existe muito problema, mas numa rede de centenas de computadores, torna-se complicado saber quem é quem, nao existindo real controlo sobre ela..

  2. Avatar de Maquiti
    Maquiti

    Emanuel,

    Sim tambem partilha internet

    M

  3. Avatar de lelito
    lelito

    Tenho um vizinho que tem a rede aberta e andou mexer no dhcp e alterou o endereço do IP e agora nao sabemos o IP para se ligarmos.
    Existe algum programa para descobrir IP da rede dele,isto para Windows?

    Agradecia ajuda se possível.

    1. Avatar de biclas
      biclas

      Grande lata.. se alterou foi porque notou que estava com a ligação lenta graças a ti e mais uns quantos que se penduraram na rede que ele paga todos os meses..

    2. Avatar de Miguel Costa
      Miguel Costa

      Não entendo bem o que estás a perguntar..
      os ip’s (em routers não configurados)são atribuídos automaticamente por DHCP.. quem sabe mudar uma gama de ips tb sabe por uma pass no router 😉

      O que provavelmente o teu vizinho fez e… muito bem, foi enganar-te:
      oferecer-te uma rede sem password para apanhar informação sobre ti.. contas de email, messenger.. números telemovel.. etc

      e daqui por uns tempos começa a vender essa informação…

      este género de phising é mais frequente do que parece.. e é o ideal para apanhar vizinhos armados em espertos

      ehehehehehehehehhehehehehe

    3. Avatar de Nuno O.
      Nuno O.

      Se for como um vizinho de um colega meu foi só ir às configuração do navegador de Internet (usei o Mozilla) e foi só colocar o IP automático nas configurações de conexão…
      Boa sorte

      1. Avatar de lelito
        lelito

        Eu já sabia era lelito mas assim tanto também não.

        Como disse anteriormente eu tenho autorização dele pois fomos nós que alteramos o endereço de IP de 192.168.1.1 para outro qualquer nem nós sabemos.
        Mas como não percebemos nada do assunto mudamos o IP e desactivamos o DHCP e agora computadores não se ligam automaticamente.

        PS: aos xicos espertos sabem tudo , nós dividimos a custo da net. E metemos a rede aberta porque eu apanho melhor sinal em minha casa, e ninguém anda a roubar a nossa net, os vizinhos mais próximos ficam mais de 1 km da nossa casa . lool

        1. Avatar de bruno martins
          bruno martins

          que ip é que vocês usaram? atenção que não se deve usar um qualquer, existem gamas de ip fixo para as lans e nao usando esse dá problemas a rede quando se tenta aceder a internet..
          dependendo do router e se vocês não querem usar pass, alguns routers dão para bloquear o acesso a um mac adress especifico, ou a vários.. com o bloqueio ao mac apenas existe a dificuldade de quando se quiser usar uma maquina nova tem de se ir ao router adiciona-la.. com o dhcp desliga voçes é que tem de configurar manualmente os ip nos vosso computadores, os subnet masks, e o default gateway

          1. Avatar de lelito
            lelito

            Obrigado pela tua resposta.
            Mas problemas é que andamos abrir as portas e alteramos ate o que não devíamos.
            Não sabemos que gama de IP alteramos :S
            Por isso é que eu pedi se existia algum programa para descobrirmos isso.

            O meu amigo já telefonou ao técnico, isto é areia demais para nossa camioneta, menos 50 € ninguém nos manda mexer onde não devemos.

            Obrigado a todos tentaram ajudar.

          2. Avatar de bruno martins
            bruno martins

            como todos os routers, existe um botão para se fazer reset.. procura no manual ou então procura na net o manual para o fazeres.. a partir dai, é mais facil porque geralmente as configurações de origem estão prontas a usar (tipo liga e funciona).. se nao me conseguires responder neste sito escreve mais abaixo.. faz isso e depois diz-me algo.. aproveita e diz-me o modelo, assim ja sei do que estamos a falar

  4. Avatar de Emanuel
    Emanuel

    Muito bem, assim é muito interessante.
    Apesar de o Windows já fazer isso, nem todas as versões o fazem.
    Vou já experimentar!

  5. Avatar de Maquiti
    Maquiti

    Lelito,

    Deves estar louco

    M

  6. Avatar de ferreira
    ferreira

    Ideal era fazerem um post a ensinar como configurar um servidor SMTP em Linux 😛

    BTW, Boa dica 😉

    Cumprimentos.

    1. Avatar de FilipeAntunes
      FilipeAntunes

      Para o teu projecto de GARS ?? 😛

      Isto artigo é muito bom … O tema de um projecto meu é mesmo esse ! 😀 Mas é em Linux … Algum sugestão de programas ou assim ?…. Agradecia 😀

  7. Avatar de Ruy
    Ruy

    sabem se a versão Windows 7 HOME dá para mais de 10 utilizadores???
    alguém já testou??
    thanks for advance

  8. Avatar de mmick
    mmick

    OFFTOPIC: Pessoal, estou com um problema:
    http://img138.imageshack.us/img138/3179/nodprob.png
    Basicamente o NOD32 detecta este trojan (a firewall do windows nao nem o ADAWARE) mas nao o apaga!
    1) está de X em X minutos a aparecer uma janela a dizer que impediu o acesso!!!
    2) o Windows 7 nao consegue fazer updates! (como se tivesse um proxy…mas nao encontro nada no sistema!)

    Já fiz reset ao Internet Explorer, aos DNS, nao tenho proxys nem nada disso…e continua a nao funcionar e o trojan também! Alguém tem uma soluçao??? (que nao envolva reinstalar o Windows…)

    1. Avatar de legnakrad
      legnakrad

      boas,

      reboot > safe mode without networking
      procura por este file: ?:\Windows\system32\certjava.dll
      renomeia a extensão\apaga
      explorer > %tmp% – apaga tudo
      explorer > ?\Temp – apaga tudo
      reboot

      se continuar (muito provavelmente a .dll vai reaparecer), usa uma app tipo Process Explorer e verifica quem esta a “carregar” essa dll. – faz o procedimento anterior inclusivé no .exe responsavel.

      diz qq coisa

      boa sorte 😉

      s/ +

  9. Avatar de Zl
    Zl

    Sem desfazer o artigo que esta muito bom gostaria que vissem oClearOS este faz maravilhas é um SBS opensource.

  10. Avatar de Jean Wellington
    Jean Wellington

    Muito Obrigado Amigo!!!!!!!

  11. Avatar de Edy
    Edy

    Amigo, e as placas de rede, quantas uso, como as configuro?

  12. Avatar de Santa
    Santa

    No artigo, só não percebi a parte:
    “DNS_1 – Vamos considerar que neste exemplo o servidor de DHCP também funciona como DNS. Assim mantemos o IP 192.168.10.1”

    O serviço DNS já lá está instalado?
    ou este software trata de o instalar? o que não acredito, pq o DNS não é assim tão trivial de configurar…

  13. Avatar de Rui Coelho
    Rui Coelho

    Boa Tarde,
    Este Link está desatualizado,
    Segue o Link para todas as versoes: http://www.dhcpserver.de/cms/download/

  14. Avatar de Tiago Rocha
    Tiago Rocha

    Olá. Eu gostaria de saber se o computador que vai virar servidor de dhcp tem que ter 2 placas de rede.
    Uma para receber o sinal de internet e outra para fornecer a internet para os computadores conectados a ele?