KDE 4.2 lançado

42 Comentários

Foi lançada mais uma nova versão do novo KDE da série 4. Esta nova versão marca um novo patamar na estabilidade deste ambiente gráfico para plataformas Linux/Unix, além de trazer também melhorias na experiência com o utilizador.

A nível de novidades de interacção com o utilizador temos:

  • Refinamento da tecnologia de interface com o utilizador Plasma, que resulta numa organização mais fácil e intuitiva da área de trabalho. São incluídos nesta versão novos applets que incluem um Lançador Rápido, informação meteorológica, feeds de notícias, banda desenhada, e partilha de ficheiros rápida via serviços “pastebin”.
  • Os applets plasma podem agora ser usados sobre o screensaver, de modo a deixar uma nota importante para o utilizador se lembrar quando voltar ao seu computador. O Painel plasma agrupa agora as tarefas em múltiplas linhas e pode agora servir como um tradicional gestor de ficheiros. A systray encontra-se agora melhorada mantém sob controlo tarefas longas como downloads.
  • Notificações do sistema e também das aplicações são também agrupadas nesta área. Para economizar espaço, os ícones da bandeja do sistema agora podem ser escondidos e todo o painel agora pode ser automaticamente escondido. Widgets podem ser mostrados tanto em painéis como na Área de Trabalho.
  • O gestor de janelas do KWin, usa agora uma técnica física de movimento, de modo a dar um aspecto mais realista a efeitos já conhecidos no Compiz, como o Cubo e Lâmpada mágica.
  • O PowerDevil facilita a vida dos utilizadores de portáteis trazendo uma gestão de energia moderna e não intrusiva para portáteis e dispositivos móveis. O programa de compressão Ark oferece extracção e criação inteligente de ficheiros e existem melhorias nas ferramentas de impressão.

Quanto ao nível de avanços nas aplicações:

  • O explorador de ficheiros Dolphin tornou-se rápido e mais eficiente contendo um slider para ajustar o tamanho dos ícones facilmente. Novas melhorias na interface incluem alertas de contexto com pré-visualizações e um novo indicador de capacidade para os dispositivos amovíveis. Estas mudanças também foram aplicadas para as caixas de diálogo do KDE.
  • A listagem de e-mails do KMail foi melhorada de modo a optimizar o fluxo do trabalho para cada pasta individual. O Suporte para IMAP e outros protocolos também foram melhorados tornando o KMail mais rápido.
  • O browser Konqueror melhora o suporte para scalable vector graphics (SVG) e recebe muitas melhorias de performance. Uma nova caixa de diálogo para procura torna menos intrusiva a procura dentro de páginas web. Este browser agora mostra os seus favoritos quando é lançado.


Finalmente as novidades a nível de extensão da plataforma incluem:

  • Suporte para scripts melhorado. Os Widgets plasma agora podem ser escritos em JavaScript, Python e Ruby. Estes widgets podem ser distribuídos on-line via serviços web e ferramentas de colaboração on-line como OpenDesktop.org. Os Google Gadgets agora podem ser usados no Plasma e o suporte para os Mac OS X dashboard widgets foi melhorado.
  • Versões preliminares de diversas aplicações KDE para Windows e Mac OS X estão disponíveis: algumas aplicações estão nos seus estados iniciais de qualidade, enquanto outras precisam de algum trabalho adicional no conjunto de recursos implementados. O suporte para OpenSolaris está próximo e a um passo de ser classificado como estável. O KDE4 no FreeBSD continua a evoluir rumo à maturidade.
  • Assim que o Qt 4.5 estiver disponível sob os termos da LGPL, ambas as bibliotecas KDE e Qt serão beneficiadas sob os termos dessa licença menos ríspida, originando uma plataforma mais competitiva para o desenvolvimento de software.

Para todos os interessados em testar já esta versão, podem descarregar e instalar manualmente, ou verificar se esta já está disponível nos principais distribuidores de KDE. Em baixo seguem links de instalação de algumas das principais distribuições de Linux.

Fonte: KDE.org
Download Directo: KDE 4.2 [666.66MB]
Instruções Kubuntu: Kubuntu.org
Instruções OpenSuse: OpenSuse.org
Instruções Fedora: Fedora.org
Homepage: KDE

Autor: Pplware
Partilhar:

Comentários

42

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Shogun
    Shogun

    Infelizmente nc me consegui adaptar ao KDE mt provavelmente por culpa minha pk nc me debrucei tempo suficiente a configuralo ou a aprender com faze-lo.O que menos gosto sao os icones gigantes e o design um pouco infantil dos mesmos.

  2. Avatar de a23637
    a23637

    Offtopic :

    É só a mim que está a dar este erro no post anterior :
    –>> http://s04.divshare.com/launch.php?f=6424155&s=ab6&i=display

  3. Avatar de A friend
    A friend

    Por acaso também sempre preferi o GNOME ao KDE…
    Mas gostei dos screenshots, são apelativos….

    Acho é que o GNOME é mais flexivel e solido, permite-nos uma personalização mais detalhada, e em termos de velocidade de GUI, notei um enorme progresso, especialmente desde o Ubuntu 8.10, que até então talvez seria a vantagem do KDE.

  4. Avatar de KaiserSoze
    KaiserSoze

    O vista e o Windows 7 ainda têm muita papinha para chegar a isto… e com isto vou instalar no meu suse 11.1 🙂

  5. Avatar de Nuno José
    Nuno José

    Este KDE está muito melhor pelo que já vi mas perdeu muita gente para o GNOME desde a versão 4. Só agora é que devia ver a luz do dia. Eu desde que me habituei às duas barras do GNOME não quero outra coisa, organizo melhor a casa 😀

  6. Avatar de luminoso
    luminoso

    para mim, considero kde4.2 mais visualmente agradavel e intuitivo que qualquer um outro sistema.
    Comparo a: gnome, windows, windows 7 e Mac.

    Tem um defeito: alguma instabilidade.
    Mas que está a evoluir fantasticamente bem, está sim Sr.

  7. Avatar de Nuno

    E com isto… fiquei com mais vontade de voltar a instalar o OpenSuse 11.1… 😕
    E ainda o outro dia instalei o Windows 7…

    Só que, depois é uma complicação para me habituar ao Linux..

  8. Avatar de N_Lite

    Bom Sistema Operativo!! Sem dúvida uma boa escolha dentro dos Open-Source.

  9. Avatar de nepper
    nepper

    Algum inconviniente em colcoar o KDE no ubuntu 8.10???

    Só para testes, pois sempre trabalhei com o Ubuntu e o Gnome 🙂 (isto no mundo linux)

    NePPEr

  10. Avatar de racoq
    racoq

    @nepper

    podes faze-lo mas para isso existe o Kubuntu, que já trás o kde, vê o link para instruções do Kubuntu no artigo 😉

  11. Avatar de A friend
    A friend

    @ nepper

    Como o recoq explicou e bem, existe o Kubuntu que é a versão KDE, mas para poupares tempo existe a solução mais pratica, caso ja tenhas o Ubuntu é so seguires isto: http://www.psychocats.net/ubuntu/kde

  12. Avatar de nepper
    nepper

    @racoq
    &
    @A friend

    Obrigada aos dois pelas dicas.

    Vou usar primeiro a sugestão do Afriend, caso fique a gostar do KDE talvez faça a instalação de origem do Kubuntu 😉

  13. Avatar de amarante
    amarante

    Realmente a ultima actualização do openSUSE ficou muito boa…como já disseram aqui…neste momento o openSUSE deve ser o melhor SO que anda por aí…

    Abraço

  14. Avatar de racoq
    racoq

    @amarante

    talvez concorde contigo relativamente à versão deles de KDE.

    Mas continuo a achar a versão do Ubuntu (gnome) superior a qualquer uma

  15. Avatar de Frigo
    Frigo

    Para um utilizador de win desde sempre que nunca pegou em linux recomendo kde, gnome, ou outro?

  16. Avatar de joaozx
    joaozx

    Sem duvida bestial … muito agradável, um boa organização visual e pequenos detalhes que fazem o KDE um dos melhores gestores de janelas em linux. confesso que foi o unico a que me consegui habituar em linux muito melhor que gnome para mim quanto a estabilidade…. não é a toa que slackware utiliza apenas o KDE.
    Cumps…

  17. Avatar de Metralha
    Metralha

    Só é pena os utilizadores com algumas placas ATI não conseguirem ver series/animes/filmes etc seja em que player (Mplayer, VLC, etc) sempre terem a appearance em none…Esse bug ainda não foi corrigido e nem previsões existem. Creio que só mesmo na nova versão. A ver vamos.

  18. Avatar de Alexandre Jesus

    Realmente dá mesmo vontade de ir brincar com ele.

    Eu já utilizei o Gnome e agora estou em KDE. O gnome é mais simples ao principio mas muito poderoso por baixo, permite customizar muito facilmente depois de conhecermos o sistema. O KDE é mais complicado ao inicio devido a mostrar logo todas as opções, tornando-se um pouco confuso, mas depois de habituado até se consegue mudar a cor da pia da cozinha.

    Eu estou em KDE devido ao KWin, não gosto do Metacity – mais nada.

  19. Avatar de A friend
    A friend

    @Alexandre Jesus

    Metacity e Compiz são facilmente alterados, até mesmo ao ponto de se assemelharem ao KDE..

    Por exemplo, acho o Compiz Fusion espetacular para personalizar as janelas, com os efeitos, cores, transparencia, etc… 😉

  20. Avatar de NePPer
    NePPer

    Ora bem acabei de instala-lo no ubuntu e já estou com problemas 🙂 🙂 (talvez pela minha ignorância)

    segui este tutorial:
    http://www.cyberciti.biz/faq/ubuntu-linux-install-kde-42/

    Ficou tudo em Inglês 🙁

    Não me detecta a rede wireless, nem eu sei como posso configura-la 🙂

    Alguém tem uma dica?

    Vá lá que o gnome ficou direitinho 🙂 🙂

  21. Avatar de Alexandre Jesus

    @A friend – eu sei que o Metacity e o Compiz são facilmente alterados mas temos de ver as coisas, o Metacity é estavel e bom mas sem grandes efeitos, se ligamos o compositing no Metacity entramos um bocado no instável. Compiz é só para quem tem placa para isso.
    O Kwin sem ser muito intenso consegue ter bons efeitos e considerando que o meu portátil tem oito anos com uma placa gráfica SiS (eu sei que é mau) então escolho o melhor possivel sem me rebentar o PC.

  22. Avatar de A friend
    A friend

    @ Alexandre Jesus

    É verdade, causa uma certa instabilidade mas não tem muito a ver com o sistema em si, mas os Drivers. Eu lembro-me ao inicio a Geforce 7300go do meu portatil ter mais desempenho e estabilidade que a do meu Desktop ( Geforce 8800 GTs ) … na teoria deveria ser ao contrario, mas os drivers da 7 eram mais “maduros” …

  23. Avatar de aver
    aver

    Frigo

    Segundo o Linus Torvalds, o pai do Linux, é de usar o Gnome. A versão 4.0 do KDE foi um desastre.

    Segundo ele o Ubuntu (Gnome) cresceu surpreendentemente depressa e pode ser que possa acontecer outra vez.

    Foi onde “investi” para tentar perceber alguma coisa, pouca, de Linux.

    http://news.zdnet.com/2100-9595_22-264218.html

  24. Avatar de Bruno Bernardino

    Eu vou-lhe dar uma hipótese ainda hoje… talvez… mas vou!! 🙂

    Parabéns pelo artigo Rui 😉

  25. Avatar de Alexandre Jesus

    @Frigo

    Para começar em Linux até concordo com o @aver , o Ubuntu é uma distribuição com imenso software util e o Gnome dá uma simplicidade (para os iniciados) muito boa

    Mas recomendo ainda mais que vás experimentando e lendo, muitas pessoas não gostam do Gnome e gostam do KDE, outros ao contrário e alguns que nem gostam dos dois – experimenta, é o melhor.

    @aver
    Não ajuda falar em desastres quando tentando recomendar Linux, verdade que o KDE 4.0 devia ter tido a etiqueta beta mas não foi assim tão mau, o 4.1 está excelente e por este artigo também o 4.2 está optimo.

  26. Avatar de Rui Oliveira

    Eu sou fã de ubuntu (gnome). Mas não se deixem enganar pelo potencial do KDE 4. Eu ja tive a versão 4.1 e não estava tao mal quanto isso. Esta nova versão já começa a estar estável para uso pessoal, muitos bugs irritantes que existiam nas versões anteriores foram corrigidos, porque não testar?

    Lá por o Linus dizer que o kde 4 foi um desastre, não quer dizer que eu concorde porque sei avaliar por mim o que serve as minhas necessidades ou não.

    E quanto ao KDE, há que reconhecer que a nível de aspecto, é o ambiente gráfico mais bonito para sistemas Linux / Unix. Não consigo neste momento, replicar certos pormenores muito bons do aspecto do KDE, no gnome.

  27. Avatar de A friend
    A friend

    @Frigo … ambiente KDE relembra mais o Windows….

    Mas aconselho sem duvida o GNOME e o Distro Ubuntu 8.10 …
    em pouco tempo é facil de conhecer os cantos á casa, esta muito bem organizado, é rapido e muito estavel. Pessoalmente, é o meu distro de eleição, e fiquei contente com a noticia que o “Pai” do Linux o aconselha 😉

  28. Avatar de EacHTimE
    EacHTimE

    Eu antes usava o KDE mas quando veio o KDE4 troquei pro Gnome e agora é o que uso mais..

    O KDE o que tem de bom é que é mais costumizavel ao inicio mas o gnome com o compiz, cairo dock e emerald fica mais costumizado a fundo e no gnome o gnome fica melhor integrado.

  29. Avatar de KaiserSoze
    KaiserSoze

    O que interessa é que a malta use Linux… 🙂

  30. Avatar de jorjão
    jorjão

    Muito se fala em Gnome ou KDE. Quando comecei em Linux, à cerca de 2 anos, comecei com Ubuntu porque não me conseguia adaptar ao kde que achava muito á la windows. Desde que o kde 4 saiu que fui acompanhando a sua evolução e desde outubro de 2008 comecei a usar o KDE 4.1.2 e 4.1.3 no meu Mandriva 2009 e meus amigos qual Ubuntu. O mandriva tem tudo em especial o seu Centro de Controlo onde realizas todas as tarefas do pc e muitas coisas que noutras distros nem pensar. O KDE 4.1.3 está já muito bom com bugs mínimos e nada preocupantes e estou ansioso para que este novo KDE 4.2 apareça no meu Mandriva 2009. O Gnome tem coisas que me irritam e o Ubuntu é muito limitado em relação ao mandriva.
    Força Linux, força KDE.
    Cumps a todos e parabéns por este excelente site.

  31. Avatar de aver
    aver

    Se calhar nunca ouviram falar no “projecto KDE para Windows” para fazer correr no Windows um pacote de aplicações conhecidas do Linux, como o Amarok, Kate, e Konqueror.

    Já instalei em tempos mas não me entendi com as aplicações. O arstechnica diz que está melhor.

  32. Avatar de antxnix
    antxnix

    ainda assim prefiro o velho kde3.5

  33. Avatar de A friend
    A friend

    Tenho experimentado este ultimo KDE, desde o lançamento…

    E o que posso dizer é que quando mais conheço o KDE,
    mais gosto do GNOME 😉

    Não é que esteja pessimo, mas não me convence… O grafismo está bom, mas a velocidade é “estranhamente rapida… lol..” e a organização não me agradou…. mas isto agora varia com os gostos de cada um…

  34. Avatar de Carlos

    Essa do gnome ser mais rápido do que o KDE já e velha e hoje em dia não é mais verdade.
    No momento estou usando gnome, mas já estou indo pro KDE com o lançamento do KDE 4.2

  35. Avatar de A friend
    A friend

    Quando me referi ao dizer “..estranhamente rapido..” é porque ele é mesmo rapido, e sempre foi, eu so notei velocidade no Gnome desde o Ubuntu 8.10.

    O unico exemplo para descrever o “estranhamente rapido..” é estilo algo a correr a menos frames por segundo, acho o Gnome mais fluido e suave no movimento das janelas, por exemplo…

  36. Avatar de BlinZK
    BlinZK

    O meu Ubuntu 8.10, desde as ultimas actualizações está lentooooooo a abrir!!!
    Pq será??

    E segui as instruções para instalar KDE no Ubuntu, mas…. sempre tento fazer inicio de sessão pelo KDE dá-me um erro…
    “Could not start kstartupconfig4. Check your installation”

    Pesquisei no Goohle e percebi que há muita gente com esse erro, mas ainda não percebi como se resolve.
    Alguma ajuda?

  37. Avatar de A friend
    A friend

    @BlinZK …

    Pode ser alguma aplicação que tenhas a correr automaticamente que não seja compativel com o KDE…. ou vice-versa…

    Porque há muitas aplicações que não são compativeis nos diferentes ambientes ( GNOME vs KDE )

  38. Avatar de aver
    aver

    … por falar em Gnome

    Alguém, com um netbook, quer experimentar o Moblim, o novo sistema operativo da Intel para netbooks ?
    http://www.crunchgear.com/2009/01/30/intels-new-os-for-netbooks/

  39. Avatar de Bruno Bernardino

    O KDE parece-me que nos efeitos de mover e fechar janelas está mais responsivo que o Gnome, usando o Compiz (wobbly e explodir em cubos), mas nos outros efeitos efeitos, e principalmente conjugação ainda tem alguns bugs (o fade in fica com uma transparência azul).

    Esforcei-me mesmo para o usar, e perdi umas boas horas a configurá-lo à minha maneira, e até mudei os atalhos para ficar igual ao Gnome, mas os bugs que tem a nível de gestão de focus das janelas e com algumas transições entre desktops reduzem-me a produtividade e como tal vou voltar ao gnome.

    Quando sair um update eu volto a experimentar, porque gostei e foi bom “mudar de ares” 🙂 com certeza vou mantê-lo aqui.

  40. Avatar de Nuno Pinheiro

    Obrigado pelos comentários, este 4.2 é muito muito versátil e vai ficar mais, as features que já estão programadas para o 4.3 vão fazer que o salto entre o 4.1 e o 4.2 pareça uma coisa de nada.
    Apreciem o 4.2 deu muito trabalho mas dá muito prazer ver que as pessoas o querem testar. E que não deixa muito má impressão.
    prometo que o 4.3 vai ainda ser muito melhor 😉

  41. Avatar de Bruno Bernardino

    @Nuno Pinheiro

    Deixa aqui o link para o pessoal que experimenta poder reportar bugs.

    Acredita que notei muitas diferenças a nível funcional do 4.1 para o 4.2, mas como já estou há muitos anos habituado ao Gnome custou-me a transição, no entanto, é a primeira vez que não desinstalo o KDE depois de o experimentar, porque gostei mesmo 🙂

  42. Avatar de Hugo Martins
    Hugo Martins

    Eu usava Ubuntu (gnome), quando vi o anuncio do lançammento do KDE4 instale-o, disse mal da minha vida, pk akilo encrencava-se todo, desisti do KDE4, voltando para o gnome, kuando saiu o KDE4.1 testei o Kubuntu, e gostei, tinha ainda alguns stress’s, o dolphin era bastante lento, e o konqeror tambem, ah e os icons da barra teimavam por vezes em desaparecer, mas mesmo assim tava fish, agora fiz a actualizaçao pra o KDE4.2 e até agora ….. sinceramente está 5*** , so me resta dar os parabens á equipe do KDE pelo grande trabalho que fizeram….

    O amarok2 KDE4 ta 5****, venham agora o K3B em Qt4 etc etc para ficar redondinho , mas ta muito porreiro

    Parabens…