Android SGS: Como fazer Root à ROM Oficial

242 Comentários

Ontem voltámos a dar vida ao “velhinho” Samsung Galaxy S (i9000), fazendo o update para a ROM oficial mais actual. Hoje vamos aprender como fazer o famoso ROOT a esta ROM oficial.

O root permite obter direitos de administrador sobre o smartphone Android. É completamente seguro e abre o Android a um novo leque de possibilidades: overclock, underclock, instalação de apps que requerem root, desinstalar o bloatware das operadores e ainda instalar Custom ROMs (para ter a versão mais actual do Android, por exemplo!).



Este guia destina-se EXCLUSIVAMENTE ao Samsung Galaxy S (GT-i9000).

Mas afinal quais são as vantagens do root no Android?

  • Desinstalar apps de sistema, como por exemplo o bloatware das operadoras.
  • Fazer overclock ou underclock ao CPU, aumentando a performance do smartphone ou poupando muita bateria, respectivamente.
  • Instalar aplicações root da Play Store que apenas estão disponíveis para dispositivos “rooted”. Por exemplo, o Titanium Backup que faz backup e restaura todas as apps e dados, sem necessidade de instalar e reconfigurar todas as aplicações.
  • Instalar Custom ROMs, ou seja, ROMs modificadas que aproveitam ao máximo as capacidades do smaqrtphone. No caso do SGS, é flashado o famoso ClockWorkMod que permite fazer backup e restauram ROMs e também flashar novas ROMs e kernels.
Desvantagens?
  • Algumas operadoras consideram (erradamente) que um dispositivo rooted viola a garantia. No entanto, não existe qualquer modificação no hardware, é tudo feito a nível do software. Se precisar de levar o smartphone para a garantia é tão simples como voltar a flashar a ROM original, para não haver problemas por parte da operadora.

O ponto de partida deste guia é a versão XXJW4 ou XWJW6. Para verificar a sua versão aceda a Definições > Acerca do telefone. Para instalar a ROM XXJW4 siga este guia. Para instalar a ROM XWJW6 siga este guia.

BACKUPS – Convém fazer cópias de segurança de todos os dados úteis do smartphone:

  • SMS e Registo: Instalar o SMS Backup+ e fazer um backup.
  • Contactos: Sincronizar com os contactos do Google.
  • Calendário: Sincronizar com os contactos do Google.
  • Aplicações: Instalar o AppBrain e sincronizar a lista completa de aplicações.
  • Imagens, vídeos e ficheiros: Copiar para o cartão SD externo.
  • Definições APN e MMS: Anotar os dados de Definições > Ligações sem fios e de rede > Redes móveis > Pontos de acesso (APN). Alternativamente pode sempre instalar o APN Portugal e restaurar os dados.

ATENÇÃO!

  • Certifique-se que o Samsung Kies não está a ser executado (processo).
  • Certifique-se que a opção Definições > Ligações sem fio e de rede > Definições USB está marcada como “Samsung Kies”.
  • Certifique-se que a opção Aplicações > Desenvolvimento > Depuração USB está activa.

O Pplware não se responsabiliza por eventuais danos causados ao equipamento durante o procedimento descrito. Aconselha-se o seguimento minuncioso de todos os passos de forma a minimizar eventuais problemas. 99% dos problemas são causados por falta de atenção.

Guia Passo-a-Passo: Como fazer ROOT

Depois de garantir que o seu SGS tem pelo menos a versão XXJW4 ou XWJW6, siga atentamente os seguintes passos:

  • Faça download do rar CF-Root-XX_OXA_JW4-v4.4-CWM3RFS.rar e extraia o seu conteúdo. Deverá conter 2 ficheiros: um .tar e um .exe, o Odin.
  • Execute o Odin.
  • Desligue o smartphone e retire o SIM e o SD card externo.
  • Inicie o smartphone no chamado download mode, mantendo premidos, ao mesmo tempo, os botões “Diminuir Volume”, “Home” e “Power”. Deverá aparecer uma imagem como a seguinte figura.

  • Conecte o smartphone (no download mode) a uma porta USB usando o cabo microUSB e enquanto o Odin está aberto.
  • A zona ID:COM deverá ficar amarela como na figura abaixo. Caso contrário, reinstale os drivers USB (o Kies) do smartphone e repita desde o passo anterior. Se mesmo assim não funcionar, tente estes drivers para 32bit ou 64bit.
  • Carregue no botão PDA e carregue o ficheiro CF-Root-XX_OXA_JW4-v4.4-CWM3RFS.tar que acabou de extrair.
  • MUITO IMPORTANTE: Certifique-se que a opção “Re-Partition” NÃO está marcada.
  • A janela deverá ser semelhante a esta figura:
  • Prima Start para iniciar o flash da ROM e espere alguns segundos, até o primeiro quadrado por cima de ID:COM estar verde e dizer “PASS”.
  • O SGS deverá reiniciar automaticamente, caso contrário, desligue-o e volte a ligá-lo.
Se o seu SGS se comportar de forma estranha (ex.: as apps bloqueiam), pode ser necessário fazer um reset aos dados de utilizador e cache. Este procedimento apaga todas as definições do utilizador.
  • Desligue o smartphone e volte a ligá-lo premindo, ao mesmo tempo, os botões “Aumentar volume”, “Home” e “Power”.
  • No ecrã “Recovery” utilize os botões de volume para navegar no menu e o botão “Home” para confirmar a opção escolhida.
    • Escolha a opção “wipe data/factory reset”.
    • Escolha a opção “wipe cache partition”.
  • Escolha “reboot system now”.

E com isto acabou de fazer ROOT ao seu Samsung Galaxy S.

Se tudo correu bem, deverá notar a presença de 3 novas aplicações: SuperSU, CWM e Tweaks. A SuperSU é responsável por garantir os direitos de “super-user” às aplicações que necessitem de Root. A CWM, abreviatura para ClockWorkMod permite fazer backup e restauro da ROM actual e ainda flashar novos kernels e ROMs. A aplicação Tweaks reúne um conjunto de opções que aumentam a performance do smartphone. Sinta-se à vontade para explorar e instalar todas aquelas aplicações que necessitavam de acesso root.

A partir deste guia já é possível rumar a um novo capítulo: a instalação de Custom ROMs!

Download: CF-Root-XX_OXA_JW4-v4.4-CWM3RFS.rar [7.18MB]

 

Comentários

242

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Francisco Franco

    Atenção que Root não retira garantia e não há ninguém no mundo que possa dizer o contrário. Root é só isto:

    1 – binário do su passa a pertencer ao nosso grupo de utilizador para podermos passar a executa-lo (para quem sabe shell é apenas um chmod)
    2 – .apk Superuser ou SuperSU que vai gerir as permissões das várias apps

    O resto é conversa.

    1. Avatar de Ana Narciso

      Tudo o que o Francisco disse. No entanto, as operadoras podem rejeitar um smartphone Android com root, pois está modificado, pelo menos o software. Atenção, elas não têm razão, mas podem fazê-lo.
      Quando se compra o smartphone directamente à marca há menos probabilidades de ter algum problema.
      De qualquer forma, é sempre possível reverter o processo.

      1. Avatar de Cláudio Esperança
        Cláudio Esperança

        Então mas as operadoras não são obrigadas a provar que a alteração de software foi a responsável pelo problema reportado? Pergunto isto porque, por exemplo, nos Estados Unidos onde as garantias são mais permissivas, o processo de root ou de jailbreak é permitido e as marcas são obrigadas a provar que os danos no equipamento foram provocados por esta ação…

        1. Avatar de Ana Narciso

          Sim, são. Mas aqui no nosso Portugalinho a ignorância reina. A resposta teórica é sim, elas têm de provar que foi o root que possibilitou a má utilização do hardware. Mas se é possível revertê-lo antes de o dar para a garantia, mais vale não dar sequer essa desculpa às operadoras.

          1. Avatar de Pedro Ferreira
            Pedro Ferreira

            é possivel fazer root ao galaxy i9000 com o Xwjw9?

    2. Avatar de k
      k

      Concordo. Root e so software.
      Há, no entanto, o potencial de danificar o hardware. Por exemplo, software de over, underclock e live overclock sao muito vulgares neste telemóvel. Só é possível com root. Com overclock ha sempre um risco de danificar o hardware (temperatura excessiva, etc, os mesmos riscos de um pc com a agravante de que nem um cooler de jeito tem).

      That said, ainda estou para ver um caso onde um telemóvel destes avariou por overclock e muito menos nenhuma operadora vai atirar com um argumento tão detalhado. o melhor que eles conseguem é dizer que foi ‘alterado’ e acabou.

      Mas se formos realistas, o potencial esta la, ainda que vago, em condições muito específicas e probabilidades muito baixas 🙂

    3. Avatar de Francisco Pinto
      Francisco Pinto

      o meu sgs depois de ter feito tudo o que pedem bloqueia a iniciar quando está a aparecer o ecrã preto com letras brancas a dizer sgs gt-i9000 preciso de ajuda

      1. Avatar de Ana Narciso

        Francisco Pinto, então fizeste algo errado. Ou então não tens o modelo correcto. Se é o SGS GT-i9000 este é o processo correcto. Sugiro-te que o repitas de novo.

        1. Avatar de mario
          mario

          e agora o que e que faço

          1. Avatar de ALEX
            ALEX

            VC CONSEGUIU? MEU TELEFONE ESTA REINICIANDO O TEMPO TODO, NAO LIGA MAS

      2. Avatar de Miguel Flaviano

        Isso ja aconteceu comigo, o q vaz fazer é o segunte;
        1: tira a bateria
        2: liga o telefone colando nas teclas de ligar + a tecla de navegação do volume de cima.
        vira um quadro.
        utilizando as teclas de navegação do volume vas entrar na opção seguinte:
        wipe data/factory reset.
        depos clica na opção Reboot system now.
        terás tudo feito…..

        1. Avatar de ALEX
          ALEX

          ACONTECEU A MESMA COISA COMIGU AO FAZER O ODIN BLZ. ELE REINICIA SOZINHO VARIAS VEZES… JAH FIZ OS PROCEDIMENTOS MAIS NAO APARECE A TERA COM AS OPCOES … O TELEFONE FICA REINICIANDO O TEMPO TODO GT I9000

  2. Avatar de André Mendes

    Provalmente a primeira coisa que fiz ao ter adquirido o meu Galaxy S há uns tempos atrás. Imprescindivel para que gosta de ‘mexer’ com o seu Android.

  3. Avatar de andré torres
    andré torres

    Quando um bom tutorial com imagens passo a passo, como o PPLWARE já nos habituou, sobre rooting ao Asus Transformer EEE Pad TF 101 32gb? É um artigo em falta na internet, e que pode ajudar milhares de pessoas!

      1. Avatar de Razy
        Razy

        O que não faltam é sites dedicados ao Transformer, com tutoriais para fazer root e muitas rom’s disponíveis. Já tenho o meu com o android 4.1 jelly bean.

  4. Avatar de João Fernandes
    João Fernandes

    Podiam fazer uma coisa destas para o nexus s !! =/

    1. Avatar de Francisco Franco

      Vais para o bootloader e fazes fastboot oem unlock (mete tudo de fábrica). Depois arranjas a imagem da recovery tipo ClockWorkMod vais para o bootloader e fazes fastboot flash recovery nome_da_imagem_da_recovery.img. Depois procuras no XDA o SuperSU, flashas na recovery, done.

      1. Avatar de João Fernandes
        João Fernandes

        oh pah lol eu agradeço te a resposta e aposto que estás a dizer uma coisa básica. mas eu, apesar de ter conseguido instalar o 4.0.3 quando saiu no xda, uns 4 meses antes do OTA, não estou familiarizado com esses termos. Por isso é que eu estava a pedir um tutorial como este, com imagens e passo a passo. se eu tivesse galaxy s já tava a fazer! mas n trocava este grande nexus s por nada..eheh

        1. Avatar de Francisco Franco

          Desculpa lá a resposta um bocado às 3 pancadas, estava com pressa para sair de casa e saiu me o mais básico dos básicos, portanto se não estás familiriarizado com os termos é normal que tenhas ficado às aranhas. Vê o artigo que o Hugo linkou abaixo, acho que escrevi sobre isso.

      2. Avatar de Ana Narciso

        Toca a fazer um tutorial! (Meninos, puxem por ele que ele domina isto tudo).

      1. Avatar de Ana Narciso

        Afinal o Francisco já tinha feito um tutorial… sempre à frent. 😉
        Bem lembrado, Hugo.

  5. Avatar de João Franco
    João Franco

    lindo, lindo era dizerem como fazer root para o galaxy ace plus, com um tutorial em portugues 😀

    1. Avatar de jmcs
      jmcs

      eu também não me importava nada e ainda agradecia

    2. Avatar de Ana Narciso

      Se me arranjares um para brincar… 🙂

      1. Avatar de jmcs
        jmcs

        quando e onde? se a questão for essa eu empresto o meu

  6. Avatar de Andre
    Andre

    N facam como eu. Pensei que desse para fazer pro S2 e acabei apanhando um susto.

    Ja tudo ok.

    1. Avatar de Ana Narciso

      Gostava de saber o que é que vocês têm contra ler a 1a linha e o título de cada artigo 🙂

      1. Avatar de Heitor
        Heitor

        Olá!
        Começo por pedir desculpa por este pedido de socorro. Tenho um SGS (GT-i9000) adquirido á TMN em 2010. Cansado das apps do sapo disto e daquilo q me enchiam o telefone e não conseguia eliminar. Por indicação de um amigo q tb tem um SGS em tudo indentico ao meu, decidi-me a fazer um root ao teleleco. Quando encontrei os V/s guias especificos para GT-i1900 fiquei animado e mãos á obra. Mas as coisas correram mal. Erro meu, nada a haver com o V/ guia. Passo a explicar.
        O V/ guia é bem explicito qdo refere especificamente SGS GT-i9000 e q o ponto de partida é a versão XXJW4.
        O que aconteceu é q, quando pensava q estava a seguir o guia para a actualização. Enganei-me e fiz o guia do root á ROM oficial.
        Aparentemente correu tudo bem. Mas como em vez de reiniciar o telefone entrou em loop. Desliguei do PC (Odin) e tentei reiniciá-lo manualmente. Muito rapidamente consegui perceber algo do CWM recovery. Mas num espirro gigantesco, sem querer pressionei a tecla Home.
        Consequencia, qdo lhe ponho a bateria aparece no ecran os icones (bonecos) de ligação telefone-pc, com um sinal de triangulo e ponto de exclamação dentro. Se pressionar as teclas de volume, power+home, ainda consigo q entre em modo de download mas qdo ligo ao Odin, ele encontra a porta mas dá sempre falha em qq coisa q tente fazer.
        Confesso q me desenrasco mas não entendo nada destas questões. Não faço ideia o q aconteceu nem o q posso fazer para «unroot» ou qq resolução possivel do assunto.
        Será q me podem ajudar/esclarecer! Ficaria tremendamente agradecido. Não sei a quem recorrer.
        Muito muito obrigado!

        1. Avatar de Ana Narciso

          Heitor, mas a solução para o teu problema é super simples!
          Flashar a ROM oficial da Samsung, que não tem qualquer root.

          Todos os guias estão no fim deste artigo.

          No teu caso basta seguir isto:
          https://pplware.sitedev.pt/truques-dicas/android-sgs-como-instalar-a-stock-rom-xxjw4-2-3-6/

          Opcionalmente colocares a versão mais actual:
          https://pplware.sitedev.pt/truques-dicas/android-sgs-actualizar-para-a-ultima-rom-oficial-xwjw6/

          E depois root:
          https://pplware.sitedev.pt/truques-dicas/android-sgs-como-fazer-root-a-rom-oficial/

          A partir daí podes prosseguir e instalar a CM10, a qual aconselho vivamente:
          https://pplware.sitedev.pt/truques-dicas/guia-android-flashar-a-cm10-stable-jelly-bean-4-1-2

          (podes saltar o guia da XXJW6 se quiseres colocar a CM10)

          Boa sorte!

      2. Avatar de Heitor
        Heitor

        Esqueci-me, talvez estes dados possam ajudar.
        O OS original era o Android 2.1 (Eclair) actualizado na versão 2.3.6;
        Compilação: Gingerbread XWJW3;
        Kernel 2.6.35.7-1900XWJW3-CL976842dpi@DELL155#12
        Banda de base:1900XXJVX
        PDA: JW3
        Phone:JUX
        CSJ: JU4 (TMN)

    2. Avatar de duarte
      duarte

      Queres o SGS2 “com toods”?
      Vai aqui: http://www.androidpt.com/index.php?/topic/30944-tutorial-root-recovery-install-rom-galaxy-s2-gt-i9100/

      Pois é, um forum português, feito por portugueses para portugueses.

      Aconselho-te esta ROM, um espanto, e instalas o que te apetecer: http://www.androidpt.com/index.php?/topic/33169-xwlpo-light-by-tugapower-team-11/

      Lê tudo com calma.
      Eu imprimi para ler e sublinhar!

      duarteO

  7. Avatar de Nuno
    Nuno

    ha algum root para o galaxy s plus?

    1. Avatar de Ana Narciso

      Nenhum de nós tem esse smartphone, pelo que te aconselho vivamente: http://androidadvices.com/root-unroot-samsung-galaxy-i9001-android-phone-tutorial/#.UBFTxbRYtyw
      Esse site é altamente de confiança. Qualquer dúvida, apita.

      1. Avatar de KnoKer
        KnoKer

        Não me importava de por o meu s plus nas vossas mãos para fazerem um tutorial e ficar com root :p
        (Se estiverem interessados têm o meu e-mail, sou da área de Lisboa)

  8. Avatar de Hedinho
    Hedinho

    já utilizava uma rom 2.3.6 mas com kernel mais antigo. esta rom está muito boa!!
    A pergunta que deixo é:
    Para quando uma ROM ICS (Android Icecream Sandwich)??
    Gostava ainda de saber se após efectuar root o tlmv se encontra desbloqueado?
    obrigado por este tutorial!!

    1. Avatar de Ana Narciso

      Muito brevemente. Ando actualmente a testar a CM9 RC2 para o SGS2. Outras se seguirão.

      1. Avatar de Hedinho
        Hedinho

        cá espero então ROM ICS (Android Icecream Sandwich)para SGS!! obrigado pelo tutorial!!

    2. Avatar de Ana Narciso

      Em relação à tua questão (só vi agora), não, root e unlock são coisas completamente diferentes.

  9. Avatar de Alexandre Martins
    Alexandre Martins

    Bom tutorial!! Mais um.. aliás!
    Mas já agora lembrei-me que para o meu HTC Wildfire (um dos telemóveis Android que mais precisa de Root), não há encontro na internet, por mais que procure, um tutorial tão bem explicado, claro em português! Em inglês já vi alguns, poucos, e não muito claros e até confusos.
    Aqui fica um pedido, se houver alguém que possa ajudar!
    Cumpts.

    1. Avatar de patuxo
      patuxo

      X2

      O meu está uma arrastadeira autentica

      Desde já o meu obrigado

  10. Avatar de quim
    quim

    e para o galaxy s3 é possivel fazer root ?

    1. Avatar de Ana Narciso

      Fala com o nosso caro Francisco Franco, que tem um. Mail para geral[at]pplware.com

  11. Avatar de @dg
    @dg

    Mais uma excelente dica Marisa. Obrigado.
    Só gostaria de acrescentar que se fizermos agora as conversão do sistema de ficheiros padrão da Samsung “RFS” para “ext4” ganhamos uma grande melhoria na performance. Um exemplo é no app de e-mail que vem com o nosso Galaxy S.
    Em RFS demorava muito a responder, com o sistema de ficheiros Ext4 não temos nenhum lag e as coisas fluem como deve ser.

    Fiquem bem.

    1. Avatar de Ana Narciso

      Agora chamo-me Marisa 😛

      Em relação ao filesystem, sim tem grande impacto. A boa notícia é que grande parte das custom ROMs já alteram essas configurações.

      1. Avatar de @dg
        @dg

        Sim é verdade.
        Desculpa ANA 🙂

        Fica bem.

        1. Avatar de Ana Narciso

          Sem problema, é porque somos poucas (duas), é fácil confundir-se, eheh.

  12. Avatar de ÁRF
    ÁRF

    Passei só para agradecer os excelentes tutoriais. O meu velhinho, mas em forma, SGS agradece e o dono também.

  13. Avatar de RSC
    RSC

    Boas.

    Tenho uma questão que gostava de colocar:

    – Tenho um nokia 5800 e um tablet BQ Pascal 2. O tarifário que uso no telemóvel tenho 300mb de internet que gostava de usar no tablet para isso instalei o Joikuspot para poder partilhar a internet através de uma rede Ad-hoc, mas pelo que li e pelo que experimentei, o android não liga a redes Ad-hoc.

    Após fazer root ao tablet já é possível ligar a este tipo de redes ou instalar algo que possibilite ligar?

    Espero que me possam ajudar.

    cumprimentos

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Interessante. Também ontem, para fazer backup das sms usando o Backup +, criei uma rede ad-hoc no PC mas o Galaxy S nunca a consegui detectar. Nem mesmo “criando” uma rede manualmente.

      Mas desconhecia por completo que o android não permite ligar a redes ad-hoc 🙁

      1. Avatar de RSC
        RSC

        Desde já obrigado pelo link.

        Ainda não consegui fazer o tutorial, porque ainda não consegui que o tablet fosse detectado pelo adb. Alguma dica?

        Já agora é necessário fazer root para seguir o tutorial?

        cumps

        1. Avatar de Ana Narciso

          Não sei se pode ser disso, mas activaste a opção “USB debugging”?
          Aplicações > Desenvolvimento > Depuração USB

          1. Avatar de RSC
            RSC

            Olá sim activei… já pesquisei mais um pouco e acho que o problema é os drivers do tablet é necessário trocar os ficheiros adb…

            cumps

  14. Avatar de Telmo Neves

    Boas,

    eu gostava de fazer root ao meu Xperia Mini Pro, mas não percebo NADA sobre o assunto… alguém conhece bons tutorias acerca do assunto? Já fui ao fórum da XDA mas perco-me lá por completo…

  15. Avatar de Miguel
    Miguel

    Já está rooted. Obrigado
    Agora quero o tutorial para colocar o ICS lá dentro 🙂

  16. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Não querendo abusar… gostava mesmo que facultassem o procedimento para o Galaxy SII LTE =D
    ou é igual??

    1. Avatar de Ana Narciso

      Não não, isto não serve!
      Quanto muito o procedimento é semelhante, mas os ficheiros são naturalmente diferentes.
      Nenhum de nós tem esse telemóvel, por isso vê aqui: http://www.androidpt.com/index.php?/topic/29575-root-e-unroot-samsung-galaxy-s2-lte-gt-i9210/

  17. Avatar de Carlos Costa

    Boas tardes,

    Gostaria de colocar uma questão se me permitem.

    Tenho um Tablet eZee Tab7c android 4 ICS. Detectei uma grande quantidade de aplicações no market/google play incompatíveis…

    Haverá forma de as “tornar” compatíveis mexendo na ROM?

    Desde já o meu obrigado pela atenção!

    Carlos

  18. Avatar de fernando moleiro
    fernando moleiro

    SERVIÇO PÚBLICO … ainda por cima grátis sem taxas moderadoras …ONE IN A MILLION … ANA NARCISO e para o Asus Transformer EEE Pad TF 101, aconselha algo de fiavel, e com muitas figurinhas , … tipo pápa já pronta, só juntar água … muito grato.

  19. Avatar de Góis
    Góis

    Grand Post!
    Mas melhor melhor era se colocassem para o samsung galaxy s2
    😀

  20. Avatar de _NMix_
    _NMix_

    Boas Tardes,

    Alguém sabe aonde posso comprar capas da frente para Samsung Galaxy S (GT-i9000).

    Abraço

    1. Avatar de Ana Narciso

      Queres dizer “películas transparentes”?
      Eu compro as minhas no ebay, sai baratíssimo, 1 euro e tal umas 3. O mais importante é comprar aquelas que se aplicam em 2 fases.

      Tens também o DealExtreme: http://www.dealextreme.com/p/screen-protector-guards-cleaning-cloth-for-samsung-i9000-51524
      Repara naquelas 2 “abas”, é isso que permite colocar a película em 2 fases, sem deixar qualquer resíduo.

      1. Avatar de _NMix_
        _NMix_

        Boa Noite,

        Nao e mesmo a capa da frente.

  21. Avatar de José Pedro Aniceto
    José Pedro Aniceto

    Muito bom. Fico à espera do próximo guia para instalar ICS.

  22. Avatar de Cláudio Esperança
    Cláudio Esperança

    Respondendo à questão colocada no final do artigo, pessoalmente estou muito satisfeito com o CyanogenMod 9. Já estou a utilizar a nightlies à alguns meses e tirando um problema com o Wireless à umas semanas atrás (que demorou uns dias a ser resolvido), não tive problemas de maior. Funciona bastante bem, muito estável e rápida na medida das capacidades do equipamento.

    Utilizei também durante algum tempo a rom do onecosmic e amigos (http://code.google.com/p/ice-cream-sandwich-sgs/), muito estável, mas para a qual não têm sido lançadas atualizações públicas.

    1. Avatar de Jony
      Jony

      Muito boa tarde Cláudio Esperança. Podia dizer-me como resolveu o problema do Wireless? É que também flasho a CM9 (Nightly Builds) praticamente todas as semanas no Samsung Galaxy S do meu irmão. Desde o início que flashava as oficiais, mas desde que testei a CM9 tanto eu como ele adorámos o comportamento do “bixo” desde estabilidade a outros factores, até poderei dizer que não tem nada haver com as oficiais. Só há um se não, o problema do Wireless. Já tentei com vários modem’s e kernel’s. Ficaria grato se me indicasse a sua solução, pode ser que ajude. Quanto ao trabalho da Ana, muito bom mesmo, e é incrível como as Mulheres se estão a interessar por tecnologia e “destas coisas” em “abrir caminhos” nos aparelhos, o que é muito bom. (Não estou a despresar, mas normalmente tecnologia é quase sempre associado ao sexo masculino e é bom ver Mulheres à frente) Para concluír, em tempos referi num comentário para abordarem mais temas/artigos sobre ROM’s cozinhadas, haver se surgem mais, sei que não é fácil e sobretudo leva tempo, mas mesmo assim um grande Obrigado Ana e também obrigado pplware, continuem assim.

      Abraço, Jony.

      1. Avatar de Ana Narciso

        Obrigada eu e em nome de toda a equipa pelo reconhecimento! 🙂

        Deixo aqui uma dúvida: a partir de que nightly do CM9 tem esse tal problema do WiFi? Estou agora a testar a RC2 e não sei de que problema falam… sinal fraco?

      2. Avatar de Cláudio Esperança
        Cláudio Esperança

        O problema do Wireless que referi era um pouco diferente: basicamente ao tentar ligar o Wireless o botão de controlo para ativação do Wireless entrava em loop ligando e desligando a rede sem fios continuamente no equipamento. Ao fim de alguns segundos o equipamento reiniciava, repetindo o ciclo ou simplesmente ativando o Wireless. A solução temporária passava por ativar primeiro o bluetooth, seguido do Wireless podendo o bluetooth ser finalmente desativado.

        Este problema foi resolvido à cerca de dois meses e já não ocorre nas roms mais recentes.

        O problema é mencionado neste post: http://forum.cyanogenmod.com/topic/52366-cm9-reboot-while-trying-to-switch-back-to-wi-fi/

        1. Avatar de Jony
          Jony

          Ok realmente não tem haver com o meu problema, obrigado pela resposta.

          Abraço, Jony.

  23. Avatar de Pedro Teixeira
    Pedro Teixeira

    Guia fantástico! Ficamos à espera do guia para instalar a ROM ICS! Obrigado! 😉

  24. Avatar de Jony
    Jony

    Olá Ana, o problema é o “sinal caír” assim do nada. Já fiz vários testes com outros routers e acess points (alternando canais, tipo de chave, etc) à mistura e acaba por caír o sinal entre 15/20 minutos. Já lhe meti a rom original e não tem esse problema. Só estou à espera que comece a saír a CM10 para testar se tem esse problema no meu Samsung Galaxy S2. Obrigado.

    Abraço, Jony.

    1. Avatar de Ana Narciso

      Estranho… ainda não dei por isso. Mas acho que ainda não usei o suficiente o Wifi. Uso mais o 3G. Aconselhas-me alguma situação específica que provoque esse problema? Para ver se sofro do mesmo na RC2.

      1. Avatar de Jony
        Jony

        Desculpa esqueci-me de responder por baixo do teu comentário à pouco -.-‘. As situações em que ocorre pode-se dizer que são normais, ver páginas web, youtube, ou simplesmente navegar pelo menu. Não encontro mais nenhuma instabilidade. Encontrar o sinal GPS por exemplo, está uma máquina =). Também testei a RC2 e era igual. Tenho instalado regularmente as versões que vão saíndo na esperança que este problema sane, mas sem sucesso =/. De resto é uma a ROM estável e com uns kernel’s à medida o smartphone ganha vida, pois quando tive que instalar a ROM OFICIAL até “doeu” à vista =).

        Abraço, Jony.

        1. Avatar de spinado
          spinado

          experimenta na configuração do router alterar o canal do wifi, muitas vezes esta é a solução para resolver a instabilidade do wifi.

          1. Avatar de Jony
            Jony

            Obrigado pela resposta, mas já isso tentei…

            Abraço, Jony.

  25. Avatar de torres
    torres

    boas
    bom post.
    para quando um post a explicar a instalar o sistema android no samsung galaxy s I9000?
    Obrigado

    1. Avatar de Ana Narciso

      Não sei se percebi bem a tua pergunta… referes-te a instalar uma ROM? Ontem saiu o guia, como está nos artigos relacionados…
      https://pplware.sitedev.pt/truques-dicas/android-sgs-actualizar-para-a-ultima-rom-oficial-xwjw6/
      Isto?

  26. Avatar de João Coelho
    João Coelho

    Boa noite,

    eu possuo um Galaxy S plus e segui o link aqui deixado para um tutorial sobre como fazer root.

    Uma das primeiras coisas que aparece no texto é que não deve ser realizado em “network locked devices”

    Qual é o perigo associado a este facto?

    Obrigado

    1. Avatar de Ana Narciso

      Parece-me que só haverá problema se quiseres continuar a fazer update pelo Kies por exemplo.

      “This update should not be applied to the phones which are NETWORK LOCKED DEVICES, if you still continue to update your phone then we cannot guarantee on the consequences.”

      1. Avatar de João Coelho
        João Coelho

        Pessoalmente nem sequer gosto muito do Kies, pelo que não será então um problema de maior.

        A minha preocupação seria com problemas relacionados com a rede ao qual ele está bloqueado.

  27. Avatar de José Oliveira
    José Oliveira

    Sony Xperia U Android 2.3 gingerbread. Há algum root para este smarthphone?

  28. Avatar de Taneco
    Taneco

    Olá Ana cá está o “chato” outra vez.

    Bem, em primeiro lugar quero dizer que após instalar a nova versão do Kies, ele actualizou automaticamente a minha versão para a XXJW3 (acho que foi esta, pelo menos acabava em 3).
    Depois segui a tua sugestão e tentei instalar esta XXJW4. devo ter feito algo errado porque fiquei com a XXJVU e perdi todos os programas, contactos e tudo mais. (mas até aqui tudo bem.) Agora tenho constantemente um sinal de proibido na barra mesmo antes da bateria. Há alguma sugestão ou sugestões?

    AH!!! e estou a ganhar coragem para tentar instalar de novo esta XXJW4.

    Obrigado e Bom fim-de-semana.

    1. Avatar de Ana Narciso

      Sinal de proibido? Nunca vi tal coisa…
      Aconselho-te vivamente a seguires novo o guia para a XXJW4, mas fazeres apenas o passo que flasha a XXJVU.
      Depois segues para o tutorial que ensina a actualizar para a XWJW6.

      Lembra-te, 99% dos problemas surgem porque não se lê bem. Segue os passinhos à risca.

      E isso de teres perdido os programas e contactos, foi porque fizeste os wipes e não devias… (se leres bem, em nenhum lado diz que é preciso).

      Calminha e vai correr tudo bem 😛 Basta veres os comentários no primeiro guia para saberes que estou a dizer a verdade 🙂

      1. Avatar de Taneco
        Taneco

        Obrigado Ana,
        Pela disponibilidade e esclarecimentos Personalizados que nos prestas. É de louvar isso em ti.
        Já instalei tudo como recomendaste, e agradeço-te por tudo, já tenho tudo a bombar como se pretende. Agora a última questão vai no sentido de saber como posso actualizar os meus contactos, visto que o kies não reconhece o meu aparelho.

        Há alguma forma de copiar o ficheiro “contactos001.spb” e colocar numa pasta apropriada?

        Obrigado

        1. Avatar de Taneco
          Taneco

          Ana não consideres a questão anterior (dos contactos), porque já resolvi. fiz uma pesquisa na net e já está tudo em ordem.

          Obrigado uma vez mais

          1. Avatar de Ana Narciso

            Oh, ainda bem! É que eu também tinha de ir pesquisar, pois não faço ideia como…

            É que uso o Google Contacts para tudo, aconselho a qualquer um. Assim os contactos ficam na “cloud” e nunca os perdes. 😉

  29. Avatar de Miguel
    Miguel

    Ohhh Ana,
    não está na hora de colocares o tutorial para instalar a ICS? Ainda não publicaste o teu post de hoje 😛

  30. Avatar de Hedinho
    Hedinho

    Ana!! queremos tutorial para instalar ICS!!

  31. Avatar de Ana Narciso

    Calma meninos! Estou ainda a testar a ver se está tudo em ordem! 😛

  32. Avatar de Blueparty
    Blueparty

    Ana, aconselhas a comprar um SGS III desbloqueado de origem ou desbloqueado pela companha da optimus? A ROM inicial é diferente. Em termos de garantia, atualizações, tanto no caso de querer mudar a ROM algum dia ou mesmo que queira manter a ROM original sem mexer? é sempre mais fácil, para enviar para reparação, reverter para a ROM PT do que para a da optimus…? No kies pode haver problemas no caso da optimus desbloqueado com ROM modificada? Estas dúvidas seriam pensando tamém a longo prazo, quando deixar de ter atualizações oficiais.

    1. Avatar de Ana Narciso

      Vamos por partes:

      “Ana, aconselhas a comprar um SGS III desbloqueado de origem ou desbloqueado pela companha da optimus?”
      Em termos de características da ROM não faço ideia da diferença.

      “Em termos de garantia, atualizações, tanto no caso de querer mudar a ROM algum dia ou mesmo que queira manter a ROM original sem mexer? é sempre mais fácil, para enviar para reparação, reverter para a ROM PT do que para a da optimus…? “
      Isto está um bocado confuso, mas digo-te o seguinte: as operadoras costumam ser um bocado mais chatas em relação a telemóveis para reparação com root feito. Apenas isto. Root não viola a garantia, mas as operadoras podem argumentar que “ai e tal, isto permite danificar o hardware blá blá” mesmo sem tu teres mexido com o hardware, por exemplo, fazendo overclock ao CPU.

      “No kies pode haver problemas no caso da optimus desbloqueado com ROM modificada?”
      Não sei se percebi bem: se tu alterares a ROM para um código que não é o teu, sim, o Kies perde a possibilidade de actualizar automaticamente o Firmware.

      Tipicamente acontece o seguinte, pelo menos na Samsung:
      Existem as diversos códigos de versões do nosso país:
      Desbloqueado: TPH
      Optimus: OPT
      TMN: TMN
      Vodafone: TCL

      É através destes códigos que o Kies vai buscar o firmware correcto, vendo o país e a operadora.
      Ao comprares na Optimus desbloqueado, não tenho a certeza se ficas com OPT ou TPH. Porque embora o telemóvel esteja desbloqueado, podes ficar restrito ao firmware emitido pela operadora na mesma. Sugiro-te que perguntes a alguém que o comprou nessas condições.
      Se comprares o SGS3 desbloqueado (pela net por exemplo), tens sempre a TPH.
      Tipicamente os firmware mais actuais chegam aos desbloqueados TPH, pois as operadoras perdem muito tempo a adicionar a sua tralha. E sim, há mais probabilidade que as operadoras descontinuem as actualizações, do que pelos desbloqueados.

      Mas é por isso que existem os milhões de guias pela net para actualizar o firmware manualmente, sem depender do Kies.

      Por exemplo, no guia anterior acerca do SGS1, o firmware é da Australia, é óbvio que deixa de ser actualizável pelo Kies, mas isso não é uma desvantagem, podes sempre voltar a actualizar manualmente.

      Espero ter ajudado.

  33. Avatar de Taneco
    Taneco

    Boas Pessoal,

    Já vos aconteceu terem o botão do wifi desligado, e o aparelho, (no meu caso SGS i9000, ter acesso total à internet?
    Tou a achar no mínimo estranho.

    Sugestões alguém tem???

    Obrigado e Bom sábado…

    1. Avatar de Ana Narciso

      Nunca me aconteceu… qual é a ROM e versão? (Definições > Acerca > Telefone).

      1. Avatar de Taneco
        Taneco

        Eu tinha o modo de rede de dados activo. daí eu estar a gastar guito do cartão SIM.

        xxjw4 – 2.3.6 (Gingerbread)

        1. Avatar de Ana Narciso

          Que parvoíce não eu ter pensado sequer nisso -_-
          Acontece a qualquer um 😛

  34. Avatar de Bernardo Castro
    Bernardo Castro

    Fiz isto tudo certinho e só me apareceram mais 3 app, o telemóvel nem tá lento nem tá rapido nem fez nenhum root . O que faço ?!?!?!? 🙁

    1. Avatar de Ana Narciso

      Ai que confusão Bernardo 😛
      Primeiro, percebeste o que é o root? (início do artigo).
      Essas 3 apps novas também estão lá explicadas, a sua função.

      O root não coloca o telemóvel mais rápido! Tal como diz no início do artigo, tem diversas vantagens (ora vai lá lê-las).

      Instala por exemplo o Titanium Backup. Inicia essa app. Aparece um pop up a pedir acesso root? Sim? Então, parabéns, tens acesso root. Qual a diferença? Lê o início do artigo!

      1. Avatar de Bernardo Castro
        Bernardo Castro

        Pois eu percebi mal ao inicio , agora já percebi !! Desculpem a minha estupidez.

        Agora é esperar pelo Tutorial para o ICS ! hihi

        1. Avatar de Ana Narciso

          Tal como alguém disse um dia: “não há perguntas estúpidas, só respostas estúpidas” 🙂

  35. Avatar de Leonel
    Leonel

    Já está feito! Agora estou à espera do tutorial para o ICS! 😀

  36. Avatar de Flip80
    Flip80

    Boas pessoal!

    Gostei imenso de ler o artigo e os respectivos comments!

    Tenho um Galaxy Ace e tenho tentado fazer o root do mesmo mas sem sucesso.. 🙁 em parte pq as hipóteses disponibilizadas na net (uma das quais no pplware) não funcionaram até agora. Regra geral ou o software ou ficheiro de acesso à root n funciona ou é detectado algum trojan!

    Se alguém souber como o fazer o root agradecia desde já!

    Cumprimentos

  37. Avatar de Ana Rita
    Ana Rita

    Boa noite, quanto tempo é suposto demorar o processo? No tutorial diz para esperar alguns segundos até aparecer “PASS” e eu já esperei mais ou menos 30 minutos sem que passe do”SetupConection”.

    É normal?

    1. Avatar de Ana Narciso

      Não, não é normal.
      Volta a repetir o tutorial com cuidado redobrado.
      Quando ligas o Galaxy S ao computador, aparece a amarelo no Odin algo como ID:COM?

      1. Avatar de Ana Rita
        Ana Rita

        Já consegui… mudei de cabo usb e de porta, voltei a instalar as drivers e simplesmente funcionou. obrigada

        1. Avatar de Ana Narciso

          Pois, eu iria apostar nos drivers. Boa 😉

  38. Avatar de Ana Rita
    Ana Rita

    Sim, aparece!

  39. Avatar de DarkW
    DarkW

    @pplware: se precisarem ajuda no tutorial para por ICS ou JB no SGS digam 😛

    ja nem me lembro de quando foi a ultima vez que tive a GB no meu tlm, actualmente estou com a jellybean, ja esta bastante estavel para uso diario, mas se quiserem ICS super estavel sugiro a ICS333 (http://forum.xda-developers.com/showthread.php?t=1618757), na minha opiniao nao ha ICS melhor.

  40. Avatar de Jose
    Jose

    Olá pessoal, preciso de uma ajuda, como fazer root no modelo LG Maximo L3 E400 da vodafone, é que ao fim de uma semana já diz que não tem memoria….
    Obrigado

  41. Avatar de supDawg
    supDawg

    OLÁ PESSOAL,

    acabei de fazer tudo direito no meu i9000.
    acabou, e quando chegou a hora em que o telemovel liga (pensava eu que estava tudo bem) mas fica sempre na tela em que giz “galaxy S i9000” depois fica tudo preto, e volta para a mesma tela… vezes sem conta.. esta assim à 40 minutos..
    se alguem conseguir ajudar! agradecia! 🙂 obrigado

    1. Avatar de supDawg
      supDawg

      ja esta resolvido pessoal, obrigado na mesma!

      apenas instalei outra ROOT e funcionou normalmente! : )

  42. Avatar de supDawg
    supDawg

    Boa Noite!
    estou com um problema em entender quando é que devo colocar o cartão sd no aparelho!
    já tentei de varias maneira, mas parece que o telemóvel não reconhece o cartão!

    1. Avatar de Ana Narciso

      Não reconhece? Estranho…

      No fim de todo o processo, voltas a colocar o SIM e o SDcard e volta a colocá-lo lá.
      Se não reconhecer, faz assim: formata-o pelo explorador do Windows em FAT32 (faz backup dos ficheiros antes).
      Depois mete-o no telemóvel e liga-o. Ele deve reconhecer. Vai a Definições > Armazenamento e no fundo do ecrã já deves ter “Desmontar cartão” activo, o que quer dizer que ele foi reconhecido.
      Depois liga o cabo USB e coloca lá os ficheiros normalmente.

  43. Avatar de Bruno Cardoso
    Bruno Cardoso

    Olá Ana, desde já parabéns e obg pelo tutorial…correu tudo bem e fui um bom menino e não saltei nenhum passo (acho eu) 🙂 tudo funciona como era esperado mas o bicho volta não vira fica estranho e no “ecran principal” desaparece e aparece constantemente com os atalhos e icons…em loop doido e descontrolado, se executar algum jogo ou outra aplicação passa-lhe a travadinha. Todas as aplicações funcionam corretamente, será caso para fazer um wipe??? Obrigado desde já 😉

    1. Avatar de Ana Narciso

      Bruno Cardoso, segue de novo o tutorial, isso não é suposto acontecer.

  44. Avatar de Miguel
    Miguel

    boas pessoal,
    eu fiz isto tudo, e tudo funcionou correctamente, o problema é que o meu SGS nao sai do ecrã inicial do galaxy, esta sempre a reiniciar e nao sai disto. tambem nao consigo entrar no modo recovery para fazer wipe. alguem me pode dar uma grande ajuda ?

    1. Avatar de Ana Narciso

      Então isso não é funcionar correctamente. Não seguiste algum passo como deve de ser.
      Partiste da XXJW4 como está escrito no guia?
      Deves seguir isto https://pplware.sitedev.pt/truques-dicas/android-sgs-como-instalar-a-stock-rom-xxjw4-2-3-6/ e só depois este guia.

  45. Avatar de Paulo Gasalho
    Paulo Gasalho

    Este Tutorial também serve para fazer root num samsung galaxy s i9000bujv4? Alguém me pode ajudar?

    1. Avatar de Ana Narciso

      Paulo, não percebi qual é o modelo do teu Galaxy S, se é o GT-i9000, ou GT-i9000B). Não percebi se isso é o nome de um modelo ou a versão de uma ROM. Não consigo perceber se o “b” é de i9000B (modelo do Brasil, salvo erro). Este guia só é compatível para o GT-i9000, o Galaxy S “normal”.

      Qual é afinal o modelo do teu smartphone? Vê em definições > acerca do telefone > número do modelo.

      1. Avatar de Paulo Gasalho
        Paulo Gasalho

        Desculpa a minha linguagem o meu galaxy s é o I9000 modelo normal,com o android 2.3.6,atualizado pelo kies.E a sua Banda de Base é a BUJV5,e acima dizias que devia ser pelo menos XXJW4 ou XXJW6.A minha duvida é se eu posso usar este tutorial para fazer root.

        1. Avatar de Ana Narciso

          Poder podes, agora se funciona, não garanto.
          Aconselhava-te a seguires o guia que coloca a XWJW6 (e não a XXJW6, enganei-me numa letra), e depois fazer o root. Desta forma garantes a versão stock mais actual e com menos bugs.
          https://pplware.sitedev.pt/truques-dicas/android-sgs-actualizar-para-a-ultima-rom-oficial-xwjw6/

      2. Avatar de Célio
        Célio

        Olá Ana Narciso.
        Parabéns pelo tutorial.
        Não há engano. Este modelo “b” foi desenvolvido pela Samsung para o mercado brasileiro. Seu diferencial no entanto, é só a TV Digital (tem antena.

        Atualmente
        2.6.35.7-I9000b VJJW4 Gingerbread 2.3.3 via Kies.

        Obs.: Fiz o root com UnlokRoot.

        Abraços

        1. Avatar de Juan Carlos
          Juan Carlos

          Olá Célio.
          Tenho um Samsung Galaxy S (comprado no Brasil há muito tempo), o Kernel é Version 2.6.35.7-I9000B VJJW4. O telefone tem muita informação valiosa na memória interna que só funciona com o software instalado no telefone. Eu preciso fazer root nele, porém sem deletar nada no celular. Você lembra como fez o root usando UnlokRoot? Você perdeu dados do celular?
          Ficarei muito grato com qualquer ajuda que você possa me dar.
          Atenciosamente.
          Juan Carlos

  46. Avatar de zé

    boas. eu tou aqui com um grade problema. o meu sgs i1900 ta num boot loop apos instalar a root. ja tentei instalr duas vezes a root, mas o resultado é sempre o mesmo. como é que resolvo isto, se possivel, instalando a root.

    1. Avatar de Ana Narciso

      zé, não te posso ajudar pois este guia aplica-se única e exclusivamente ao modelo GT-i9000, o Samsung Galaxy S 1 versão internacional.

      1. Avatar de RCS
        RCS

        Boas Ana
        Aconteceu me exatamente o mesmo…GT-i9000
        Alguma dica milagrosa?
        obrigado

  47. Avatar de RCS
    RCS

    Boas.
    Uma pequena ajuda se possível.

    Segui a receita, mas ele fica a fazer ciclos de restart…nunca chegando a iniciar. Fica-se pelo ecrã de samsung gt-i9000 e nada.
    Alguma dica preciosa?
    Muito obrigado

    1. Avatar de patcorreia
      patcorreia

      RCS, desculpa a pergunta, mas já conseguiste fazer algo do telefone e como?
      Tens sugestões para alguem com o msm problema?
      Desde já, o meu obrigado!

      1. Avatar de RCS
        RCS

        Boas
        desculpa a ausência.
        Acabei por deixar o Root de lado. O que fiz foi usar o odin mas desta vez na opçao Bootloader e instalei a room limpa de fabrica que encontrei na net.
        Mas continuo a ver se alguém arranja o ficheiro certo para fazer root, isso oou perceber o que fiz mal!! 🙂

  48. Avatar de Ana Sofia Paulo
    Ana Sofia Paulo

    Olá.
    Espero não estar desenquadrada do tópico, mas acontece que eu tenho um LG P350 (bloqueado à Vodafone), o qual fiz root. Passei da rom v10g pt para a v10f ing. Notei bastante diferença, consegui eliminar aquelas aplicações que não servem a ninguém mesmo e fiquei com um espaço extra na memória interna. A minha dúvida é sobre estas aliciantes alterações que dizem ser possível fazer com root, como mexer na potência (de 1GHz para 2GHz), alterar o consumo de bateria, tornando-a mais duradoura… Ora, eu não consigo fazer rigorosamente nada destas coisas… Alguém me pode dar umas dicas sobre o que estou a fazer de errado?

    1. Avatar de Ana Narciso
  49. Avatar de patcorreia
    patcorreia

    Olá Ana:

    Estou com o mesmo problema do RCS. Segui tudo á risca, mas ele fica a fazer ciclos de restart…nunca chegando a iniciar. Fica-se pelo ecrã de samsung gt-i9000 e nada.
    Alguma dica preciosa?
    Muito obrigado

    Pat

    1. Avatar de sergio guerreiro
      sergio guerreiro

      Alguma novidade? o meu esta igual… :-8

    2. Avatar de Ana Narciso

      patcorreia e sergio guerreiro, se seguirem este guia À RISCA, eu garanto que não há bootloops nenhuns. *isto só é aplicável ao modelo SGS i9000 (versão normal, internacional, nada de modelos alterados).
      Basta olharem para os comentários e verificar que muitos utilizadores tiveram problemas porque não seguiram tudo à risca.

  50. Avatar de sergio guerreiro
    sergio guerreiro

    Boas!
    Tentei fazer o root,fez tudo como indicado no tuturial, mas depois nao faz o restart.. e agora o tel “morreu”.. ñ sai do ecrã inicial “Samsung GT9000”..desliga, liga, desliga e n passa dali

    Ja tentei tudo e o tel nao arranca de forma nenhuma

    Alguem me pode ajudar???????

  51. Avatar de Matheus Fellipe
    Matheus Fellipe

    Perfeitoooo 😀
    deu tudo certo!

  52. Avatar de André Duarte
    André Duarte

    Boas

    Fiz tudo desde instalar a versão XWJW6, até ao Root e por fim esta ROM, sem qualquer tipo de problema..

    Obrigado, bom trabalho.
    André Duarte

  53. Avatar de M.Fontes
    M.Fontes

    Tenho o mesmo problema que o Sérgio Guerreiro:

    Tentei fazer o root,fez tudo como indicado no tutorial, mas depois nao faz o restart.. e agora o tel “morreu”.. ñ sai do ecrã inicial “Samsung GT9000″..desliga, liga, desliga e n passa dali

    Ja tentei tudo e o tel nao arranca de forma nenhuma

    Alguem me pode ajudar???????

  54. Avatar de antonio

    Ola a todos,
    Depois do tuturial espectacular sobre a instalaçao do gingerbred no galaxy s (GT-I9000), PARA QUANDO O ICE CREAM, JA PROMETIDO.

    Um abraço

    Antonio Pereira

    1. Avatar de Ana Narciso

      antonio, mas isso já existe há tanto tempo!
      https://pplware.sitedev.pt/tutoriais/guia-android-aprenda-a-flashar-a-cm9-stable-ics-4-0-4/
      Diverte-te!

      PS: Haverá um guia para o Jelly Bean para muito breve!

  55. Avatar de JP
    JP

    Oi,

    Estou a começar a seguir este tutorial,mas não consigo consigo fazer o download do ficheiro: CF-Root-XX_OXA_JW4-v4.4-CWM3RFS.rar
    Parece que não está acessível.

    Alguém me pode ajudar.
    Obrigado

    1. Avatar de JP
      JP

      Parece que já conseguir tirar o ficheiro.
      Obrigado na mesma.

  56. Avatar de Anderson Domingos
    Anderson Domingos

    Feito Na perfeição ,-D Thanks

  57. Avatar de Luís Costa
    Luís Costa

    queria colocar uma “pequena” questão. Saiu o cyanogen mod 9.1.0 fiz download para o pc. A minha dúvida é se entro no modo recovery e flasho o ficheiro ou se uma vez na raiz do cartão entrar no rom manager e instalar se não será mais fácil. Outra dúvida é se tenho que flashear novamente o gapps. basicamente orientem-me please =)

    1. Avatar de Ana Narciso

      Luís Costa,
      Eu faria o seguinte: colocaria o .zip na raiz da memória interna, entraria em modo recovery, faria aqueles 2 wipes sem ser o factory reset e de seguida flasharia o zip.
      Só flasharia as gapps se estas estivessem em falta ou houvesse uma nova versão dessas gapps.

  58. Avatar de David Jesus
    David Jesus

    Acabei de fazer fazer isto no meu Galaxy S i9000 e este não pára de reiniciar sozinho, aparece apenas as letras a dizer samsung e volta a desligar e não pára, preciso de ajuda :/

    Obrigado desde ja

    1. Avatar de Ana Narciso

      David Jesus,
      Fizeste algo mal, acredita. Qual é a versão da tua ROM? Peço-te que sigas todos os passos à risca e leias todos os avisos. O problema está sempre no método, não na ferramenta.

    2. Avatar de Diogo Lima
      Diogo Lima

      O meu acontece me o mesmo

  59. Avatar de Diogo Lima
    Diogo Lima

    O meu galaxy s tambem nao para de reiniciar sozinho 🙁

    1. Avatar de Ana Narciso

      Diogo Lima, então é porque fizeste algo mal algures no processo. O processo é bem definido, se seguires todos os passos com muita atenção, não há falha possível.

  60. Avatar de Juuh Lima
    Juuh Lima

    Muito obrigado pelo TUTO fico muito grato ! up! qualquer novidades sobre o assunto me comuniquem por favor SAMSUNG GALAXY S (I9000)abraços, meu e-mail é juuh.lima22@live.com!
    bom trabalho que vcs fazem aqui parabéns!

    1. Avatar de Ana Narciso

      Juuh Lima, melhor que isso é seguir atentamente o noss site 😉
      Subscreve o RSS e as nossas redes sociais!

  61. Avatar de thiago

    onde eu baxo o root pra estala no me pc

    1. Avatar de Ana Narciso

      thiago, se calhar é boa ideia ler o artigo.

  62. Avatar de Marcelo Pereira de Souza
    Marcelo Pereira de Souza

    Fiz conforme passos agora não inicia mais, aparece o logo do galaxy e reaparece e some diversas vezes. Tem algo que possa fazer pra reverter essa situação? por favor.

    1. Avatar de Marcelo Pereira de Souza
      Marcelo Pereira de Souza

      Já conseguir, no caso tive que mudar a versão utilizei esta CF-Root-XX_OXA_JVU_2.3.6-v4.3-CWM3RFS

    2. Avatar de Ana Narciso

      Marcelo Pereira de Souza, este guia está correctíssimo, provavelmente não cumpriste os requisitos necessários:

      “O ponto de partida deste guia é a versão XXJW4 ou XWJW6”

  63. Avatar de Paulo
    Paulo

    Olá!
    Tenho um SGS (ainda com a versão original e sem permissões de ROOT) mas com com a versão XWJW3 (2.6.35.7-I9000XWJW3-CL976842). O que posso fazer?
    A pergunta é com toda a certeza básica mas estou a dar os primeiros passos nisto. 🙂
    Continuação de bom trabalho!

    1. Avatar de Ana Narciso

      Paulo, o que podes fazer é ler este artigo, literalmente.

      Tudo o que precisas está neste artigo…

      Bastava leres a parte:

      “O ponto de partida deste guia é a versão XXJW4 ou XWJW6. Para verificar a sua versão aceda a Definições > Acerca do telefone. Para instalar a ROM XXJW4 siga este guia. Para instalar a ROM XWJW6 siga este guia.”

      E seguir os links correspondentes.

  64. Avatar de Ana Narciso

    Serve este comentário para a anunciar o guia: https://pplware.sitedev.pt/truques-dicas/guia-android-flashar-a-cm10-stable-jelly-bean-4-1-2/

    Que pode ser seguido imediatamente após a execução do guia deste artigo!

  65. Avatar de João Mendes
    João Mendes

    Tenho um Samsung Galaxy S com a versão XXJW4. No Odin a primeira vez deu erro e a sgunda correu bem. No entanto as aplicações referidas no final (SuperSU, CWM, Tweaks) não ficaram instaladas. O que posso estar a fazer mal?

    1. Avatar de Ana Narciso

      João Mendes, algum passo te escapou. Nada como voltar a repetir.

  66. Avatar de ines
    ines

    infelizmente deume erro agora nao consigo sequer ligar o telemovel :s

    1. Avatar de Ana Narciso

      ines, isso é simples. É voltar a repetir o processo… desde o 1º flash da 1ª ROM até ao root.

  67. Avatar de Hugo
    Hugo

    Boas a todos.
    Sou mais um dos que cometeu um lapso (não sei é qual) ao instalar “CF-Root-XX_OXA_JW4-v4.4-CWM3RFS.rar”, o telemovel começou a fazer reinicios seguidos. Fiz “wipe data/factory reset” e “wipe cache partition” e nada alterou. Depois de ler alguns posts em que users se queixavam do mesmo pensei que a solução seria instalar última ROM Oficial XWJW6. Começou bem mas a meio parece-me que a actualização parou, passou cerca de 1h e está neste processo factoryfs.rfs
    Alguma sugestão para o sucedido?

    Obrigado.

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Depois de alguma pesquisa fiz com o odin a actualização oficial I9000XWJW3_I9000TMNJV4_TMN
      Já está a funcionar, pena que tenha perdido alguns dados…
      Agora é tentar perceber o que fiz mal para voltar a tentar fazer root à ROM oficial.

  68. Avatar de Carlos
    Carlos

    Ola pessoal ao seguir o passos acima descritos em vez de aperecer a mensagem pass aperece fail.
    agora sempre que ligou o telemovel (indepdentemente da sequencia de teclas) aperece no ecar um desenho de telemovel ligado a um computador com um ponto de exclamção no meio.
    e agora?

    1. Avatar de Ana Narciso

      Carlos, quando aplicaste o root, qual era a versão da ROM que tinhas? Segue os passos anteriores ao root, desde o 1º flash até ao Root, com especial atenção.

  69. Avatar de Rafael Taki
    Rafael Taki

    Oi, fiz tudo certinho.
    Mas depois de fazer todo o processo , meu galaxy comecou
    a piscar depois de alguns minutos de uso.
    tambem descobri que mesmo editando o nome dos contatos
    e salvando, nao conclui a mudança.

    Com mais algurm aconteceu isso?
    E o que fazer agora?

    1. Avatar de Ana Narciso

      Rafael, então asseguro-te que não fizeste tudo certinho. Pelo teu sotaque, és brasileiro? Isto é, tens o SGS GT-i9000B ? Nesse caso, isto NÃO é compatível! Está explícito no artigo que é apenas para versão internacional i9000.

      1. Avatar de Rafael Taki
        Rafael Taki

        Ana Narciso obrigado pela resposta!
        Sou do Brasil mas o celular definitivamente é o GT- i9000.

  70. Avatar de Leonardo
    Leonardo

    Ana, esse processo funciona no Galaxy S brasileiro (GT I9000B)?
    Grato desde já.

    1. Avatar de Ana Narciso

      Leonardo, não, isto é apenas compatível com a versão internacional, i9000.

  71. Avatar de Marco
    Marco

    Ola Ana não sei se estou no local certo para fazer esta questão mas eu arranjei um Samsung Galaxy S3 da Orange que veio da Inglaterra e ele não vem com o idioma em português já fui aos idiomas e não tá lá o português é possível arranjar um pack para instalar no S3 para o por em PT ou tenho de instalar uma room? obrigado e desculpa se estou a colocar esta questão no sitio errado 🙁

    1. Avatar de Ana Narciso

      Será necessário instalar uma ROM sim. Agora, poderás instalar uma ROM oficial, mas de outro país, ou então uma custom ROM.

  72. Avatar de Thiago Telles
    Thiago Telles

    Eu estava com a versão cm9, tentei voltar para a stock, agora o celular não esta ligando, o que devo fazer?

    OBS: ele liga e fica na primeira tela (galaxy s, gt-i9000, samsung)

    1. Avatar de Ana Narciso

      Thiago Telles, tens toda a informação necessária neste artigo!
      Basta usar os guia para colocar a ROM oficial que está neste artigo.

      Atenção, tens a certeza que não possuir o GT-i9000B? A versão do Brasil é diferente e não é compatível com nenhum guia daqui!

  73. Avatar de Duarte
    Duarte

    Boa tarde,

    Tive um “problemasito” com meu Galaxy S I9000.
    Ele ficou sem bateria, e no dia seguinte…na de reeniciar, nem acesso ao Recovery Mode tinha (combo das 3 teclas).
    Entretanto levei a tmn para resolver e lá me voltaram a por isto a funcionar…agora quero voltar a ter root para colocar o ultimo CyanogeneMod, como devo fazer? Tenho GiGerBread.XWJW3….será que posso seguir os passos sugeridos aqui?

  74. Avatar de Duarte
    Duarte

    Boa tarde,

    Tive um “problemasito” com meu Galaxy S I9000.
    Ele ficou sem bateria, e no dia seguinte…nada de reeniciar, nem acesso ao Recovery Mode tinha (combo das 3 teclas).
    Entretanto levei a tmn para resolver e lá me voltaram a por isto a funcionar…agora quero voltar a ter root para colocar o ultimo CyanogeneMod, como devo fazer? Tenho GiGerBread.XWJW3….será que posso seguir os passos sugeridos aqui?

    1. Avatar de Ana Narciso

      Deves seguir os guias referidos neste artigo, por esta ordem:

      Android SGS: Como instalar a Stock ROM XXJW4 2.3.6
      Android SGS: Como fazer Root à ROM Oficial
      Guia Android: Flashar a CM10 Stable! (Jelly Bean 4.1.2)

  75. Avatar de Wellen Castelo
    Wellen Castelo

    Fiz o root no meu android e agora ele começou a não ler direito o cartão de memoria, tem uma forma de excluir o superuser do meu droid e voltar ao normal como se eu nunca tivesse mexido antes? Obrigada.

    1. Avatar de Ana Narciso

      Wellen Castelo, não percebi nada. O que é “não ler direito o cartão de memória”. Especifica.

  76. Avatar de Gonçalo
    Gonçalo

    Ola , é possivel depois de ter instalado o CM 9 voltar a ter a rom original ? Se nao, ajudem-me numa coisa: eu instalei esta rom mas agora há mensagens que nao recebo e nao sei o que hei-de fazer… Comprei o telemovel na Phone House , eles aceitam para arranjar? ou existe algum programa que possa fazer com que receba sempre? O modelo é Lg E400 (l3).
    DEsde já obrigado, no que puder ajudar perguntem 🙂

    1. Avatar de Ana Narciso

      Gonçalo… porque é que estás num artigo do Samsung Galaxy S a pedir ajuda para esse LG? O que é que fizeste?

      Sim, é possível voltar à ROM original se antes fizeres um backup à ROM no modo recovery.

      Se queres devolver o telemóvel à loja, ainda por cima não é o fabricante, volta a colocar a ROM stock, a oficial da LG, caso contrário poder-te-ão negar suporte.

      1. Avatar de Gonçalo
        Gonçalo

        Ana, desde já peço desculpa por isso… Estou com um bocado de urgencia de resolver este problema que nem reparei nisso…
        Consegues-me ajudar com isso? Ficaria muito grato.
        Obrigado,
        GOnçalo

        1. Avatar de Ana Narciso

          Gonçalo,
          Telefona desde já ao apoio a cliente da operadora e pede-lhe que te envie as definições de SMS e MMS. Não fales em custom ROMs ou root. Diz-lhes que apagaste as definições e precisas que te enviem novamente (receberás uma SMS com as definições).

          Se isso não resolver, coloca a ROM limpa, sem root e oficial da LG.
          Segue este guia http://brasildroid.com.br/optimus-l3-e400-desenvolvimento/8801-tutorial-rom-limpa-root-lg-optimus-l3-e400.html e não faças a parte do Root. A tua ROM está disponível para download aqui http://lg-phone-firmware.com/index.php?id_mod=11#portugal (escolhe a correspondente).

          Nesta fase, poderás devolvê-lo à loja, não está fora da garantia.

          Se quiseres prosseguir sem o levar à loja, basta fazeres a parte do root do guia que indiquei acima. A partir daí penso que já podes instalar novamente uma versão mais recente da CM9.

          Atenção, eu não tenho esse modelo, não te posso dizer se esse procedimento funciona ou não, mas segundo os testemunhos desse guia, funciona.

          Boa sorte.

          1. Avatar de Gonçalo
            Gonçalo

            Muito obrigado, vou experimentar e depois digo se funcionou 😉

          2. Avatar de carlos
            carlos

            Ana eu fiz tudo como esta aqui e o meu telemovel não passa da ligação inicial. fica ligado só com a imagem do galaxy acesa
            o que se passa?

          3. Avatar de Ana Narciso

            carlos, supondo que tens um Galaxy S GT-i9000, qual era a ROM instalada quando fizeste o root? Era a oficial da Samsung? Se sim, que versão?

          4. Avatar de Gonçalo
            Gonçalo

            Ola de novo, tentei faazer isto mas nao consigo… Ao tentar diz que nao encontrou o telemovel..
            Soluçoes?

          5. Avatar de Ana Narciso

            Gonçalo, sugiro que procures ajuda num fórum dedicado a esse modelo, já que por não o ter, não te consigo ajudar mais. Lamento.

  77. Avatar de carlos
    carlos

    Fiz tudo como explica aqui e o telemovel agora não liga ta sempre a ligar e desligar sozinho, o que se passa?

  78. Avatar de JAM
    JAM

    Boas,

    Um Samsung Galaxy S i9000 com este ICS fica igual/melhor/pior que os modelos Optimos Madrid e o TMN A 18 tambem com ICS?

    Pergunto isto pois em termos de especificações de hardware não me parecem muito diferentes, e talvez consiga deitar a mão a um SGS por menos €€€ que os telemoveis indicados e sem necessidade de contrato.

    Obrigado

    1. Avatar de Ana Narciso

      JAM, leste o artigo? Dedica-se apenas a fazer root na ROM oficial, não tem nada a ver com o ICS. Tens links para artigos que abordam outras temáticas como essa.

  79. Avatar de victor goncalves
    victor goncalves

    Boas.
    Supostamente fix tudo como descrito nas instrucoes mas agora está sempre a tentar reiniciar e não arranca.Tinha a versão aconselhada para fazer isto e nao correu nada bem!!
    Preciso ajuda p.f.!!!!!
    Obrigado.

    VICTOR GONÇALVES

    1. Avatar de Ana Narciso

      Victor Gonçalves, este guia não falha, asseguro-te. Qual é o modelo, é mesmo o GT-i9000? i9000B não serve.

      A versão da stock ROM tem mesmo de ser a indicada. Se não a tens, segue os guias do artigo para a colocar. Asseguro-te que não seguiste bem algum dos passos.

  80. Avatar de Paulo
    Paulo

    Muito Obrigado *————-*

  81. Avatar de Duarte
    Duarte

    Boas,
    qual é a versão que devo instalar pa a versão XWJW3 ???

    Cumps

    1. Avatar de Duarte
      Duarte

      Decerteza que já fiz asneiral, instalei tudo como esta explicado, mas agora o Samsung galaxy s está sempre a reiniciar e não passa dali … que faço??

      1. Avatar de Ana Narciso

        Duarte, fizeste asneira pois não soubeste ler aquilo que está explícito.

        “O ponto de partida deste guia é a versão XXJW4 ou XWJW6. Para verificar a sua versão aceda a Definições > Acerca do telefone. Para instalar a ROM XXJW4 siga este guia. Para instalar a ROM XWJW6 siga este guia.”

        Ora lê melhor esse ponto e clica no guia referenciado, para obteres a XXJW4 ou XXJW6.

  82. Avatar de antonio
    antonio

    ola boa tarde estou com um problema no meu galaxy s fiz um root a rom oficial e o telemovel nao ligou mais preciso de ajuda por favor ja nao sei o que fazer com isto

    obrigados

    1. Avatar de Ana Narciso

      antonio, com tão pouca informação é impossível ajudar-te. Tens de me dizer qual era a versão do firmware que tinhas instalada. Era a XXJW4 ou XXJW6? Aposto que não era.

  83. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Como faço para remover aplicações que vêm com esta ROM? Há coisas que queria apagar pois nao me servem para nada mas não encontro maneira de o fazer!

    1. Avatar de Ana Narciso

      Ricardo, fácil! É uma das vantagens do Root. Tens muitas opções no market: https://play.google.com/store/search?q=root%20uninstaller&c=apps

  84. Avatar de antonio
    antonio

    o meu problema da root esta resolvido

    quanto ao remover certas aplicaçoes precisas de permissoes teras de instalar o ES FILE EXPLORER e o superuser para poderes ter permisoes sobre tudo mas para isso teras de ter o root feito.

  85. Avatar de johnnny

    MUITO OBRIGADO FIKO TOP

  86. Avatar de João
    João

    Funciona com a XWJW9 da tmn?

    1. Avatar de Ana Narciso

      João, não faço ideia. É uma questão de experimentares! Se algo der barraca, podes sempre seguir o guia referenciado no artigo para colocar a XXJW6 e depois pelo Kies actualizas de novo para a XXJW9.

  87. Avatar de Eduarda Paiva
    Eduarda Paiva

    Peço desculpa pela minha ignorância, mas com estes passos o sistema operativo atualiza automaticamente para android 4.2?

    1. Avatar de Ana Narciso

      Eduarda, a reposta à tua pergunta está logo no início do artigo. O título indica “como fazer root”, não é “como instalar o Android 4.2.

      Se, depois de seguires este artigo decidires instalar a versão do Android mais recente, segue este artigo https://pplware.sitedev.pt/truques-dicas/guia-android-flashar-a-cm10-stable-jelly-bean-4-1-2/ mas utiliza o último zip disponível aqui http://get.cm/?device=galaxysmtd&type=stable.

  88. Avatar de Ricardo Figueiredo
    Ricardo Figueiredo

    Olá Ana Narciso,
    Antes de mais obrigado pelo tutorial (bem como os anteriores) que ajudaram a dar uma nova vida ao meu “velhinho” Galaxy S, graças à instalação da versão XWJW6. Apesar de funcionar bem de uma forma geral, notei que ainda existem alguns bugs, como por exemplo: alguma perda de força no sinal de rede e wifi, perdeu também alguma força no sinal GPS (demora mais tempo a fixar), e por vezes tento aceder aos contactos ou às mensagens e ele sai automáticamente. Creio que são bugs também derivados à idade do telemóvel. O motivo do meu contacto é o seguinte: quais são as diferenças entre o sistema XWJW6 e o XWJW9 da TMN? Vale a pena “flashar” o XWJW9 para quem já tem o XWJW6? Obrigado.

    1. Avatar de Ana Narciso

      Ricardo, a meu ver não tem grande vantagem, supostamente fizeram algumas correcções menores.
      Esses problemas que referes acontecem na XWJW6? Se sim, faz o upgrade para a XWJW9 e vê se resolve. Podes sempre seguir os tutoriais anteriores e voltar ao estado original.

      1. Avatar de Ricardo Figueiredo
        Ricardo Figueiredo

        Obrigado pela dica. Ele parece um pouco mais estável agora que lhe limpei a cache… se os problemas se tornarem mais habituais instalo a ultima versão, enquanto isso, vou mas é preparando-me para fazer um upgrade… já ando a piscar o olho ao Nexus 5. 🙂

  89. Avatar de pedro ferreira
    pedro ferreira

    ok tenho algumas duvidas…
    no tutorial diz que temos de ter a depuracao usb activa certo?
    e tb diz que temos de ter o usb no kies…mas pelo que tenho visto p.ex no youtube eles aqui metem sempre o usb no armazanamento em massa? tenho essa duvida porque quero fazer tudo certinho…

    depois só com o root do kernel feito é que se faz backup da pasta efs certo?
    ja agora qual a app superuser aconselhada?

    obrigado e peço desculpa por tantas duvidas.

    pedro

  90. Avatar de Pedro Ferreira
    Pedro Ferreira

    Boas
    Quanto ao ultimo post…é para esquecer
    rootei com o kernel com o Semaphore 2.7.4 sem problemas apenas tive de instalar Superuser e já fiz backup da pasta EFS (pró caso da alteração da rom der barraca com o IMEI..) agora ando a pesquisar se vou para o CM10.1.2 ou CM10.1.3 alguma opinião?

    obrigado
    Pedro

  91. Avatar de Marco
    Marco

    Pessoal tenho uma duvida, eu tenho um sgs mas com a firmware 2.3.6 actualizada a uns tempos pelo Kies e agora no nº de compilação tenho Gingerbread.XWJW9
    posso fazer root a mesma utilizando este processo descrito pela Ana ou tenho que fazer de outra maneira?
    Obrigado

    1. Avatar de Duarte Santos
      Duarte Santos

      Olá Marco! Conseguiste resolver o problema do root no teu SGS??? É que eu estou exactamente com o mesmo problema que tinha (ou ainda tens)… Se conseguiste resolver, por favor, diz-me como!!! Obrigado!

  92. Avatar de Marco
    Marco

    ops esqueci-me de dizer que a versão base agora é I9000XWJW1
    e o Kernel 2.6.35.7-1186377

  93. Avatar de Duarte Santos
    Duarte Santos

    Olá boa tarde a todos! Tenho exactamente o mesmo problema do Marco, a minha compilação é a Gingerbread.XWJW9, e a dúvida é a mesma… Se alguém puder ajudar, agradecia!
    Obrigado!

  94. Avatar de zoink
    zoink

    Boas.

    Alguém conseguiu fazer o root da compilação xwjw9?

  95. Avatar de Pedro Alves
    Pedro Alves

    Boa noite,

    Fiz o root ao meu Galaxy S e desde então deixei de ter acesso à rede 3g. Alguém sabe como resolver o problema?

  96. Avatar de Alex

    Olá,muito bom seu tutorial obrigado pelo ajuda,mas eh o seguinte,fiz todo o procedimento,e entao tentei atravez do CWM que vem nele,instalar uma ROM,mas ao fim da instalaçao ao religar o aparelho,sempre entra na janela de CWM e nao vai para o menu do celular,como proceder?Brigado.

    1. Avatar de Ana Narciso

      Algo não foi feito segundo as instruções. Repete o processo e, se mesmo assim não der, volta ao estado original seguindo o guia em https://pplware.sitedev.pt/truques-dicas/android-sgs-actualizar-para-a-ultima-rom-oficial-xwjw6/ e depois repete novamente o processo descrito neste artigo.

  97. Avatar de Vitor
    Vitor

    Instalei o root e agora o meu telefone nao liga.
    O que poderei fazer?
    Obrigado

  98. Avatar de Vitor
    Vitor

    Penso que nao ativei a ligação kies no USB.
    Existe alguma solução para voltar a iniciar o telefone?

    1. Avatar de Ana Narciso

      Já consegues ligar o telefone ao PC?

      O melhor é voltar ao estado original seguindo o guia em https://pplware.sitedev.pt/truques-dicas/android-sgs-actualizar-para-a-ultima-rom-oficial-xwjw6/ e depois repetir novamente o processo descrito neste artigo.

  99. Avatar de Carol
    Carol

    Olá, SOCORRO! Fiz todo o procedimento, mas o meu galaxy ficou na tela de inicio ligando e desligando sem parar

  100. Avatar de JP
    JP

    Não sei se esta pergunta já foi respondida aqui, mas trevo-me a fazê-la.
    Tenho um um velhinho galaxy S i9000 com a versão cyanogen 10 instalada a partir dos vosso tutoriais.

    Se eu quiser desinstalar o cyanogen e voltar a ter a versão do Android original, o que deve fazer… existe algum tutorial ?
    Obrigado 🙂

  101. Avatar de keven m.
    keven m.

    ola o seu firware tava com senha meu android ta com senha
    sabe qual e a senha dao firware

  102. Avatar de bruno ricardo
    bruno ricardo

    boas tenho um samsung galaxy s i9000 mas fiquei quaze sem nada nem o play store tenho, ele tem o android 4.4.4 kitkat é o qe afirma o meu tlm….
    o qe posso fazer para por ele com as aplicaçoes todas?
    obrigado

  103. Avatar de bruno ricardo
    bruno ricardo

    Alguma forma de meter o android original dele se houver agradeçia que me expliacaçem obrigado….

  104. Avatar de Reinaldo
    Reinaldo

    O procedimento acima de fazer o root no serve também para o modelo gt-i900b????? se não, onde posso encontrar o tutorial para fazer root?

  105. Avatar de Nelson Correia
    Nelson Correia

    Boas amigos estou com um problema no meu sapo a5 (ZTE Balde) que de momento está como o do heitor esteve com o boneco do android e não passa daí alguém que possa ajudar pfv ?