Se cresceste nos anos 90…

252 Comentários

A evolução da tecnologia desde os anos 90 é indiscutível. Anúncios televisivos, brinquedos, música, computadores, desenhos animados e tantas atitudes infantis, próprias da nossa idade, contribuíram para o que somos hoje.

Acima de tudo, este é um post que pretende relembrar situações, quem sabe, já esquecidas, e consciencializar-nos para o impacto que a tecnologia teve na nossa querida década de 90.

eu_amo_os_anos_90s.png


Tudo começou na fantasia dos desenhos animados, que tantos e tão importantes valores nos ensinaram, os anúncios televisivos de brinquedos que povoaram o nosso imaginário, na altura em que simplesmente bastava dizer “Quero isto!“.

Brindes das batatas fritas da Matutano ou do Bollycao, cromos da Bandai que pareciam nunca mais acabar, tudo era motivo de competição entre amigos.

O tempo que passávamos a brincar nas nossas primeiras consolas ou nos jogos de computador dos primeiros Windows ou ainda no velhinho DOS, foi tempo tão, mas tão bem gasto, sozinhos ou na companhia de amigos, animando qualquer festa de aniversário.

A música que ouvíamos na altura, hoje muita dela nos envergonha (“Como é que eu ouvia isto?“), mas desperta-nos aquele sentimento de nostalgia pelos pulos e gritos que demos a cantá-las na ponta da língua.

É por isso que aqui vos deixo um breve apanhado das memórias dos anos 90, baseado e desenvolvido a partir de e-mails que recebi, para todos os que cresceram nesta década, uns mais novos ou mais velhos.

Sintam-se à vontade para acrescentar frases que vos suscitem memórias.

Se cresceste nos anos 90…

Ainda te lembras de quando valia a pena acordar cedo para ver desenhos animados:

Aprendeste as letras e números na Rua Sésamo.

… Mas não percebias porque é que o Poupas Amarelo era na verdade, laranja!

Não perdias um episódio do Dragon Ball!

Chegavas a acreditar que era possível fazer um Kamehame-ha!

Choraste quando o Mufasa morreu e, se for preciso, voltas a chorar se voltares a ver o filme outra vez…

https://www.youtube.com/watch?v=sSpu0DPvFd8

Sabes de cor a música de pelo menos 4 canções da Disney.

Bem-vindos ao mundo encantado dos brinquedos, onde há reis, princesas, dragões!

Dartacão Dartacão, correndo grandes perigos!“.

Tururururu Inspector Gadget Tururututu“!

Vias o Zig-Zag e o Buereré.

Esperavas pelo Vitinho para ir para a cama!

 

Adoravas cantar e dançar as tuas músicas preferidas:

Cantavas as músicas das Spice Girls, mas não sabias bem o que estavas a dizer.

Não perdias um único Top+ no Canal 1.

Sabias as músicas dos Onda Choc de cor: “Ele é o reiii, eiii, eiii“.

Ainda te lembras da coreografia da Macarena.

– Ainda és do tempo em que o Festival da Eurovisão tinha músicas de qualidade, como a Anabela “Quando cai a noite na cidadeee…“, a Sara Tavares “Chamar a música, a música…” e tantos outros!

Adoravas os Excesso (quem sabe, até compraste o CD/Cassete).

Parece impossível como adoravas o Iran Costa, mas ainda hoje sabes o “Bicho“!

 

E com os amigos:

Fazias aquelas coisinhas de papel para ver com quem é que te ias casar e os “Quantos queres?“.

Gritavas “Olh’ós namorados, primos e casados!“.

Conhecias pelo menos uma pessoa que tinha daqueles ténis com luzinhas!- Trocavas Tazzos e Matutolas.

https://www.youtube.com/watch?v=DcV8AJCT1ww

Todas as tuas decisões importantes eram feitas com um “pim-pu-ne-ta“.

Achavas piada ao “quarto-escuro“.

Respondias aos insultos com “Quem diz é quem é!

 

Mas também brincavas:

tamagotchi.jpg

Tiveste, pelo menos, um Tamagotchi.

Brincavas aos Polly Pocket, aos Pinipon, Playmobil e Lego!

Na altura do Natal, os enormes intervalos entre os desenhos animados eram um prazer: “Quero isto! E isto!“.

Eu sou a Rosinha, a tua amiguinha, vamos dar as mãos e cantar uma canção!

E ainda hoje sabes imensos anúncios publicitários de cor!

 

Em família:

Quando ias ao cabeleireiro, a tua mãe dizia-te que ficavas lindo(a) de “poupa”;

Querias sempre um Push-Pop e a tua mãe nunca te queria dar porque ficavas todo a colar!

Lembras-te de ver os Simpsons e de não perceberes porque é que, sendo desenhos animados, não tinham graça nenhuma.

Ainda te lembras de ver a tua avó a chorar a ver o Ponto de Encontro!

500 escudos dava para tanta coisa!

Vias o Riscos, no Canal 2, e sentias-te muito mais crescido(a).

Levaste pelo menos um sermão por teres colado o teu “pega-monstros” ao tecto da cozinha.

 

E tinhas a tua vertente tecnológica:

Tinhas um Walkman e achavas aquilo um máximo.

Tinhas uma consola da Sega ou da Nintendo, ou ficavas-te pelas baratinhas que vinham com o Super Mario e aquelas pistolas para atirar nos pratos!

mirc.png– Tinhas um nick no IRC todo piroso e divertias-te imenso ir com os amigos ao canal #sexo e ter milhões de janelas abertas.

Ligavas o modem para ir à Internet às escondidas, mas aquilo fazia um barulho insuportável!

Ainda te lembras do DOS e do Windows 3.1!

Um disco rígido de 5GB era gigante!

Jogavas Prehistoric, Lion King, Alladin, Lotus e outros nas velhinhas disquetes.

Os primeiros gráficos 3D da altura, hoje parecem-te ridículos.

lara_croft.jpg

Achas impressionante como a Lara Croft ficou mais definida com o tempo!

E achas ainda mais impressionante como sobrevivias sem o Google, sem blogs, sem mp3 e sem sites 24h por dia!

 

E…

Sem Pplware!

Comparando com os dias de hoje, tudo parecia incrivelmente simples, e agora nós, futuros ou actuais pais, nunca poderemos esquecer tudo o que vivenciámos, de forma a perpetuar esses mesmos valores aos nossos filhos.

Lembrem-se que já foram crianças e sintam-se realizados por poderem dar mais e melhor conforto, informação e conhecimento à vossa descendência, tudo graças à tecnologia.

Façam o favor de ser felizes. 🙂

Comentários

252

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de N_Lite

    Boas recordações (: E claro força Pplware!

    http://www.nyzux.net/

  2. Avatar de J0n
    J0n

    Simplesmente Brutal, bons velhos tempos, especialmente no irc…

  3. Avatar de tukermind
    tukermind

    Grande post!! Revejo me quase em tudo ao lê-lo!! Parabéns

  4. Avatar de Zan
    Zan

    O post é muito interessante, mas parece-me a mim que Dartacão e Dragon Ball não conviveram na mesma década.
    Dartacão é de todos os que eram miúdos na década de 80, Dragon Ball não está nem por sombras, no mesmo universo.
    Há alguma confusão por aqui, entre o que pertence à década de 80 e à de 90, ao estado de criança e ao de adolescente.
    As crianças de 80 foram os adolescentes de 90, que evoluíram juntinho dos computadores, que trabalharam em DOS e nos primórdios do Windows, os verdadeiros “testers” do MIRC, mas nessa altura, os adolescentes já não viam a rua sésamo, nem cantavam Onda-choc, nem viam o Buerere, nem brincavam com Push-pop. Isso era para as crianças!! Os teenagers estavam noutra, nos computadores, nas consolas, no Top +, etc..

    1. Avatar de Daniel
      Daniel

      Isso está errado, sim o Dartacão pertence á década de 80 e… não só! Tal como o dragon ball continuou e continua a passar na televisão, também o dartacão na década de 90 e ainda hoje. A diferença é que hoje os miudos querem morangos com açucar e mais desse tipo, então não ligam nem ao dragon ball nem ao dartcão que continuam a passar. Já nós(crianças da década de 90) vivemos tanto o dartacão como as crianças da década de 80.

      (Atenção, eu nasci no fim da década de 80 e como tal sou um pouco suspeito, mas esta é a ideia que tenho pois considero-me um verdadeiro puto da década de 90)

      1. Avatar de Rita Magalhaes
        Rita Magalhaes

        Adorei o teu comentário ^^

    2. Avatar de creator_girl
      creator_girl

      o dragon ball e dos anos 90 sim… eu lembro-me de sair da escola a correr para ir ver na tv XD adorava

      1. Avatar de Marcos Santos
        Marcos Santos

        Aqui em Portugal começou em 96 senão estou em erro porque o original é de 86 e a manga de 84 🙂

    3. Avatar de Masahiro
      Masahiro

      o quê que importa? xD o que importa é que passava, nos viamos e curtiamos e era altamente!!! isto nao é nenhuma wikipedia lol

      1. Avatar de Rita Magalhaes
        Rita Magalhaes

        Mesmo…Passava os domingos a tarde com as minhas tecnologias walkman LOOOOL

    4. Avatar de JohnyMyko
      JohnyMyko

      Subscrevo o que o Zan disse, ia para dizer exactamente o mesmo.

    5. Avatar de Nuno Castro
      Nuno Castro

      Ele tem razão e não têm! Ambas animações forma criadas nos anos 80 mas só passaram na televisão portuguesa nos anos 90.

  5. Avatar de GinTonic
    GinTonic

    Post realmente muito fabuloso. Parabéns! Genial!
    Daqui a 10 anos far-se-á a mesma retrospectiva de hoje.

    1. Avatar de Nuno M.
      Nuno M.

      Provavelmente não será tão interessante comparado com esta retrospectiva. Esta geração (a que cresceu nos anos 90) foi provavelmente a última a brincar na rua o dia todo com os nossos verdadeiros amigos, a chegar a casa todo borrado, (para quem como eu viveu numa aldeia) ter a mãe a chamar aos berros na varanda para vir jantar, e não precisar de tecnologias para preencher um dia com as mais variadas actividades, ao ponto de adormecer pouco depois do jantar de tão cansados que estavamos.
      Olho para cada ponto referido neste tópico e revejo lá praticamente toda a minha infância, com um sorriso saudoso desses tempos simples mas penso que a geração que agora cresce, quando chegar a altura, provavelmente não fará uma retrospectiva tão feliz como esta.

      1. Avatar de Davide Viana
  6. Avatar de Gil
    Gil

    Realmente, lembro-me de quase tudo do que foi falado no post, e era bem verdade 500$ dava para uma semana, agora só dá para uma refeição na cantina.
    Grandes Tempos!

  7. Avatar de Tiago Pereira
    Tiago Pereira

    Que grande post! Tenho 17 anos, quase 18 mas identifico-me em quase tudo o que é dito nesse post. O Pplware não e só informação. Lovely !

  8. Avatar de Marco Magalhães
    Marco Magalhães

    Adorei este post, simplesmente genial.. A sério, este merece!
    Acho que só faltou uma coisa (pelo menos que me lembre assim de repente): os Power Rangers. Eu acordava mais cedo (ainda quando o canal estava “fechado”) para ver tudo isso, bons tempos mesmo. 😀

    1. Avatar de BMaia

      Ya! E aprendemos a cantar o Generico da SIC!!

      1. Avatar de Ganhoto
        Ganhoto

        Não serás tu nem eu, seremos nós.. a nossa televisão independente Sic sic sic sic..
        True Story!!!

  9. Avatar de Fairwind
    Fairwind

    O Dartacão é bem mais antigo do que a decáda de 90. Um disco de 5 Gigas nos primórdios dos anos 90 não era gigante mas sim o universo inteiro…
    No mirc onde ainda vou, porreiro porreiro era mais uns amigos ir para o canal Lésbicas e inventarmos “gajas”, a brincadeira foi tão grande que até eras operadores do canal numa determinada altura !! LOL Ainda nesses tempos áureos do MIRC era os grandes jantares que era organizados por algumas pessoas onde eu me incluía e que era num restaurante do Estádio da Luz onde chegamos a juntar mais de 150 pessoas…

  10. Avatar de Ganhoto
    Ganhoto

    Brutal!!
    Grandes tempos mesmo, Os tazos e os matutolas, a lara k na altura era do melhor, super mario e o kirby na nintendo, muitas horas a jogar, os game boy’s também foram em grande..
    muito bom post mesmo =)
    Bons tempos
    A cena dos 500$ é verdade.. ainda me lembro quando uma mega score também só custava 500$ ou muito perto disso Carregadinha de demos para jogar..

  11. Avatar de KengaS
    KengaS

    Que nostalgia , grande post vou guardar o link para mais tarde recordar 🙂
    Obg,
    Cumpts
    http://www.soupirata.net

  12. Avatar de MrPresident
  13. Avatar de Sílvio Horta

    Ui que maravilha! Recordar é viver… Sou do tempo em que com 1000$00 dava para ir jantar fora, sair à noite e apanhar uma grande buba! Faltam aí os inesquecíveis Transformers, o GI Joe etc… A fabulosa série Missão Impossível que dava às sextas-feiras à noite no “canal um”… Tantos e tantos que nos fizeram a nossa felicidade.

  14. Avatar de Filipe Lourenço
    Filipe Lourenço

    Post do ano!! Fantastico, vir aqui a um sábado de manhã, com sol depois de 1 semana de chuva e ler isto, e perceber que 90% das coisas relatadas aconteceram comigo! 😀

    – LEGO ftw!
    – Tenho os matutolas e matutazos todos ainda!
    – Aprendi a ler na rua sesamo sozinho em casa!
    – As aulas paravam para se ir ver o Dragon Ball às 15h00!
    – Joguei PreHistoric2 e o QuackShot pa matar patos!
    – Tinha um super Walkman da Yamazaki que quando as pilhas ficavam fracas ouvia a música mais devagar!

    Bons tempos! 😀

    Parabéns Ana Narciso, foste sensacional! 🙂

  15. Avatar de sonoro
    sonoro

    via tudom lol

    grande post recordar e viver

  16. Avatar de aver
    aver

    Dezasseis vídeos e respectivas notas ! Isso é que foi trabalhar ! Embora se diga que trabalho por gosto não cansa.

    Só não me lembrava do “Riscos” do Canal 2.

    “Ponto de encontro”, tamagochis, “É o bicho é o bicho” e Ana Malhoa. Que raio é que aconteceu de interessante na década de 90 ?

  17. Avatar de nsmp
    nsmp

    É impressionante como tudo isso era verdade na altura, onde não havia telemóveis e mesmo assim sabiam onde andávamos e jogávamos futebol na rua…
    Bons tempos

  18. Avatar de Bruno Bernardino

    EPÁ, ANA, não sei como agradecer 🙂

    Já tou aqui a chorar de me lembrar disto tudo e nem foi há tanto tempo…

    Onda choc… tinha as k7 e cd’s. Para mim as miúdas do Buéréré (as Annettes, se não me engano) é que eram as miúdas mais giras da altura 🙂 lol

    Tornaste o meu dia fantástico 🙂

  19. Avatar de Miguel
    Miguel

    Antes de mais, parabens pelo post Ana Narciso. Conseguis-te um post que a cada rodar do scroll do rato me lembrou de algo da minha infancia,coisas que já nem me lembrava mas que acabaram por trazer um sorriso á cara ou uma gargalhada, optimo post… velhos e bons anos 90,sem duvida,ainda hoje por vezes o meu pai me diz algo como “ainda me lembro de estares a ver um anuncio de brinquedos,a dizeres que querias aquele e tavas com eles nas mãos”…lol,os anos passam mesmo. Optimo post,parabens

  20. Avatar de Miguel
    Miguel

    é verdade, esqueci-me…sou o unico a lembrar-me da dança da vassoura?Em que o unico desgraçado que não tinha par…se agarrava à vassoura…lolol

  21. Avatar de NazgulTuga
    NazgulTuga

    Uma das coisas que mais gostava de ver, dava na RTP1.
    Era o ZásTrás. =P

    Mas.. XD nunca saia á rua, nem ía ter com os meus amigos…
    Ficava em casa a ver bonecos. 🙂
    ou a brincar no quintal com a carrada de brinquedos, carros, bonecos…
    ou então… a brincar com o lego o dia todo! =P
    E depois ouvia os meus pais a ralhar para os apanhar-mos xD e arrumar tudo..

    Que tempos tão reais. =)
    Tudo era… ou parecia ser um mundo de experiencias.
    Mas… parece que esses tempos se esqueceram… e qualquer garoto de 3 anos já tem um télemovel e um computador portátil/fixo.
    Ainda me lembro de jogar o tom e Jerry numa consolasita, e de jogar aqueles joguitos no DOS.
    lembro-me de o meu pai receber o 1º telemóvel por um irmão dele, e de jogar a tomb raider no pc novo cá de casa, que na altura com a impressora custou 150 contos.
    Eram tempos que pareciam nunca terminar…

  22. Avatar de Sérgio
    Sérgio

    Isto nem merece comentarios ……….
    Ta mesmo ALTAMENTE

  23. Avatar de RwR
  24. Avatar de fernando martni
    fernando martni

    bons tempos, anos 90 epoca de ouro da evolucao tecnologica

  25. Avatar de Paulo Ribeiro

    E impossivel negar o impacto que a TV teve nas nossas vidas e muito menos impossivel negar o impacto do mundo dos videojogos.
    Hoje nao consigo compreender como e k se ve pouca coisa na tv para a criançada especialmente a nivel de anuncios. kdo eu era miudo era carrinhos telecomandados, era os anuncios dos tazos a martelar na tv o dia todo… hoje nem passam pk senao vem alguma coisa tio asae dizer k andam a forçar os putos a comer fritos

  26. Avatar de André Pinto
    André Pinto

    Off Topic

    Pplware, seria possivel cederem-me os codigos para os vossos comentários ou darem-me o apoio para criar assim uma parte de comentários?

  27. Avatar de r0cki
    r0cki

    Tazzos? Eia… Ja nem me lembrava disso :’)

  28. Avatar de A friend
    A friend

    Excelente!

    Foi sem duvida a melhor epoca… lembro de tudo isto, embora algumas coisas que nao gostava tipo.. “o bicho” lol.. mas lembro perfeitamente! Fez parte da epoca…

    Os meus parabens pelo artigo! Fez-me rir com os pormenores todos…

  29. Avatar de Hugo Cura
    Hugo Cura

    Muito boas recordações, sem dúvida.
    Pena já não haverem programas como a Rua Sésamo que, embora actualmente pareça “antiquado”, foi a melhor coisa jamais feita para ensinar as crianças.
    O dragon ball era ainda mais viciante que o actual prison break é para mim!
    Só nunca tive foi um tamagotchi, já tinha jogos electrónicos nessa altura para me entreter 😀
    Parabéns Ana!

  30. Avatar de Bug Killer 03
    Bug Killer 03

    Bem, mas que grande post!!! Esses anos deixaram tantas marcas e tanta saudade… Obrigado pela grande viagem ao passado que nos proporcionaram! Foi sem dúvida uma maneira de relembrar tudo o que para nós era importante naquela altura!

    Cumprimentos e mais uma vez parabéns pelo excelente post!

  31. Avatar de A friend
    A friend

    Sorry pelo segundo comment,

    Mas lembrei-me de alguns pormenores e do que li tambem em comments, ha uma certa mistura de bonecos dos anos 80 com 90, mas o facto é que alguns repetiram, que foi o caso do Dartacão… Mas eu ainda lembro de ser bem pequeno e ver os meus favoritos, Coiote e o Bip Bip.. lol… era e continua a ser so rir… E mais para a frente, geração mIRC, o que não me ri com isso… “oi tudo bem?” “ddtc?” .. lol.. ainda a pouco tempo tive que escrever uma historia sobre isso que relembrei o momento em que fiz um script, e depois lembrei fazer algo para brincar ( gozar.. ) com os meus amigos, em que o meu script respondia tudo automaticamente e de forma aleatoria, como se de uma mulher e tratasse, e então a partida feita, cheguei a ter amigos a “engatar” o meu computador por 2… 3 horas… 😀 lol…

    Sem duvida que este post soube mesmo bem ler agora ao acordar!
    Parabéns Ana Narciso!

  32. Avatar de Miguel Jeri

    Já recebi este e-mail várias vezes, o mais impressionante é que 90% das coisas acertaram em cheio (com algumas excepções como dos excesso e afins 🙂 ) sem telemóveis, internet, desenhos animados, sua sésamo, disquetes para levar os trabalhos da escola em vez o mp3, 500$ era uma pequena fortuna…

    Nice post. Abraços

  33. Avatar de SOD
    SOD

    Acho que me lembro de tudo isso… E ainda mais desenhos animados como,
    -Mighty Max
    -Smurfs
    -Moto Ratos
    -X-Man, etc…

    No meu P1 a jogar Tetris, Supa,lemmings, F1 Racer, etc…

  34. Avatar de Guilherme de Sousa
    Guilherme de Sousa

    ja tinha recebido um mail com este texto +-, so nao tinha era os videos..
    esta qualquer coisa realmente. mttt bons tempos

    cumps!

  35. Avatar de A friend
    A friend

    Mas é incrivel como 90% esta certo, como o Miguel Jeri falou…
    mas excesso’s .. e companhia, dei desconto… o post foi feito por uma mulher 😀

    Internet ás escondidas.. lol… confesso.. e as “mánhas” para não pagar pelo menos a Telepac ou outros serviços na altura que deixavam experimentar 1 mes.. lol… isso mais telefone… era carissimo!

    E quem não sonhava em ter um GameBoy na altura? Quando tive o primeiro foi uma alegria… e ao ver agora a PSP, cores…3D…com filmes… Ui…que diferença… o mais proximo que tive disso foi mais tarde uma GameGear da Sega, e va la vai… que tijolo com ecra a cores!! 😀

  36. Avatar de António
    António

    LINDO!!!!

    Nem acredito na decadência que eu era ao cantar todos os dias o “Bicho” -.-”

    Muito chorei quando perdia tazos nas “battles” lá da escola ='(

    O sonic rebentava tudo! mas o que eu tive mais ainda foi as consolas dos chinocas, cassetes com mais de 100 jogos todos rabetas mas eu ficava *.*

    Enfim, vi-me imenso neste post….

    Obrigado Ana Narciso por esta nostalgia =’)

  37. Avatar de Jorge Rodrigues
    Jorge Rodrigues

    sem dúvida um post BRILHANTE, muitas saudades tenhos desses anos 90 tempos em que diversão are a palavra do dia.

    Força Pplware

  38. Avatar de João Costa
    João Costa

    Fabuloso post, desde a voz do vegeta até aos joguinhos que nos faziam ficar verdadeiramente colados, e que apesar de não serem atractivos em termos gráficos, a cada versão ficávamos horas a admirar os avanços em termos gráficos e não só!! :), hoje é difícil encontrar um jogo que nos cole como qualquer um desses…Parabéns adorei…

  39. Avatar de ...

    LOL! Ainda ontem as minhas conversas no cafe foram sobre castas de inicios de 80 e cresceu a ver e ouvir isto… Muito daquilo que foi escrito no artigo revela duas coisas: o monte de entulho que tinhamos que processar (entre tazos, escolher uma das Spice, ouvir Iran Costa, faltar as aulas por causa do Dragon Ball, nao esquecer o /nickserv register, etc) e, ao rever o Ponto de Encontro, entendemos melhor agora porque e que a nossa avo chorava, porque, indiscutivelmente, estamos, Velhos… LOL! Abraço a todos e parabens pelo artigo!

    Eu nem quero falar dos modems e dos impulsos, porque isso deixa-me realmente deprimido…

    LOL!

  40. Avatar de Alex
    Alex

    Dos melhores posts que vi até hoje 🙂
    Obrigado por me lembrarem destas pequenas grandes “coisas”

  41. Avatar de centaurius
    centaurius

    Bons tempos! Tantas horas passadas naquele(s) Sonic(s)…!

  42. Avatar de mika
    mika

    vou ja arranjar a série dragon ball para por o meu filho a ver 😉

  43. Avatar de Emannxx
    Emannxx

    Meu deus, que recordações!

    Este post fica nos favoritos! 😀

    Força nisso pplware!

  44. Avatar de Bruno Coimbra
    Bruno Coimbra

    Post EXCELENTE realmente os anos que ja passaram…belos tempos era feliz e nao sabia ai se eu pudesse…

    Mas um aparte era capaz de jurar que o poupas era amarelo mas era mesmo capaz de jurar eu costumava ver de manha antes de ir pra cresce e tenho ainda os livros e tudo mais e estou convicto que era amarelo mas…recordacoes de infancia deixam-nos sempre com um sorriso na cara.

    Abraços

  45. Avatar de BBKing
    BBKing

    A geração de 80 é que RULA! A dos 90 já são todos amaricados eheh

  46. Avatar de A friend
    A friend

    @Bruno Coimbra

    por acaso recordo de ele ser laranja, mas na versão original (EUA) e livros, era amarelo 😉

  47. Avatar de Bruno Coimbra
    Bruno Coimbra

    Realmente com 500 escudos eu era rico na altura dava para comprar tanta goma e pastilhas e sugos meu deus agora so se compra o mesmo com 5 euros (1000 escudos) realmente… pensar nas tardes a jogar a bola e as 3 covinhas (guelas ou berlindes hihih) andar a comprar cartas do drangonball e os tazzos lindo, as corridas de bicicleta e carrinhos e rolamentos …quero voltaaaar
    E os motoratos de marte? eram abusados tb e as tartarugas ninja, a ana malhoa era tao fixe na altura e as miudas do buerere muita giraaas hihih

  48. Avatar de Sandro
    Sandro

    Revejo-me em muito aí…menos nos tipos de musica….numca gostei de pimpa 🙂

    moto ratos de marte 🙂
    renny & stimpy

  49. Avatar de Laggunna
    Laggunna

    Considerei este post muito interessante e curioso! Todos nós acabamos por ser um pouco saudosistas e, ainda não à muito tempo falava neste tipo de coisas com amigos.

    Se vocês consideram estas alterações admiráveis e, são-no de facto, imaginem quem nasceu na década de 60?

    Só para terem uma ideia! Os meus primeiros brinquedos foram carros de madeira. Alguns de vocês talvez já os tenham visto nas feiras. Depois, vieram os de “folha”, chapa metálica. Quando os desmanchavamos para ver o que tinham por dentro – curiosidades de miúdos – eram feitos de velhas latas de conserva.

    Quando surgiram os primeiros carros de plástico – camiões e bulldozers – foi uma aventura inimaginável.

    Nesse tempo, as televisões eram a preto e branco e os rádios monstros ruídosos. Talvez já tenham visto aquele filme português em que o extraordinário e saudoso António Silva fala nas válvulas.Maravilhoso!

    Os carros eram escassos e os carochas e os minis, bem como os fiat 600 e datsuns eram a maravilha da tecnologia automóvel. Quando aparececia um volvo, um bmw ou um alfaromeo, daqueles que agora são considerados calhambeques era um deslumbre! Mercedes só em táxis – verdes e pretos . como deveriam ser todos e deixarem de lado os estrangeirismos dos táxis amarelos – falta de personalidade portuguesa claro está!

    Autocarros de dois andares! Conhecem? Eram algo de extraordinário!

    O primeiro pc ou consola foi o spectrum, conhecem?

    O primeiro pc a sério não tinha disco rígido e as disquetes eram aquelas tipo discos de vinil, 5,4 talvez alguns tivessesm visto.

    O primeiro pc com disco não tinha 5 GB mas sim 100 MB! Sim, leram bem, 100 MB. Com um programa de nome “stacker” duplicava-se o espaço para 200 MB. Ficava-se estupefacto com o espaço então alcançado.

    Jogos como o tetris e o ténis eram algo que nos punha a cabeça à roda! Packaman era já uma maravilha!

    Quando apareceram os Walkman (para casettes) julgavamos ter atingido o céu. Mas, quando apareceram os cd’s julgavamos que fosse o paraíso! Um CD, para quem estava habituado ao vínil (que continua a ter melhor qualidade de som) era algo inacreditável! E quando foi possível passar das gravações em cassette para cd então isso foi algo mirabulante.

    O meu primeiro telefone portátil foi a descoberta maravilhosa da comunicação entre duas latas presas por um fio encerado. Imaginem o telemóvel! o primeiro pesava para aí uns 3 kilos e pareceia um tijolo (literalmente).

    Hoje existe tudo o que conhecem! mp3, mp4, nero, iphone, nokias, carros eléctricos, plasmas e tudo o mais.

    Digo-vos com sinceridade que esta “passagem” e a possibilidade de a viver é extraordinária. Parece uma viagem entre a pré-história e o séc. XXI, apenas em 30 anos.

    Por vezes diz-se que, se uma pessoa que viveu à 200 anos tivesse conhecimento com os nossos tempos teria um choque. Não é preciso ir tão longe, pois, a minha geração vive-o todos os dias, com deslumbre e admiração diga-se!

    Bem hajam!

  50. Avatar de Laggunna
    Laggunna

    Já agora deixo-vos um desafio se entenderem interessante e engraçado até. Publiquem aqui algumas fotos da realidade que vos descrevo!

    Bem hajam!

  51. Avatar de Mig132

    Simplesmente 5* Parabéns!!! 😀

  52. Avatar de VLopes
    VLopes

    Falta ai o incontornável Tom Sawyer!!!, se bem que esse era mais da de finais de 80.

  53. Avatar de Pedro Cação
    Pedro Cação

    Espectáculo, eu também me identifico com muito que vi aqui, ja tenho quase 18 mas ainda me lembro dos anúncios dos tazos (passar os intervalos a jogar :D), da chegada da Saturn e da Playstation.
    E o Dragonball?? bola de fogo!!!! vou-te suprimir! xD

    Faz lembrar a Radio Nostalgia xD Bons tempos Grandes canções 😛

    cumps

  54. Avatar de A friend
    A friend

    @Laggunna

    Sem duvida um bom tema, Geração: Seculo XX … 😉
    Epoca de todas as grandes evoluções e revoluções…

  55. Avatar de Ze das Couves
    Ze das Couves

    So falta mm as Tartartugas Ninja, de resto tah altamente o post parabens 🙂

  56. Avatar de Sérgio
    Sérgio

    Bem, é que não falha nada! Tudo o que foi referido é a mais pura das verdades… Que saudades!

    O melhor post de sempre, sem dúvida! =)
    Obrigado por este momento.

  57. Avatar de Laggunna
    Laggunna

    Vocês vão falando em diversas coisas e eu vou-me lembrando daquilo que para muitos de vós serão curiosidades!

    As tartarugas ninja são extraordinárias e eu ainda hoje gosto de as ver mas e o Timtim?

    O super Homem e o Homem Aranha, no meu tempo faziam as delícias da rapaziada. Mas atenção as revistas eram a preto e branco, tipo desenho a carvão. Só muito mais tarde veio a cor.

    Bolas, nessa altura os beatles estavam na berra e começo a sentir-me mesmo cota. heheheh!

    Bem hajam!

  58. Avatar de Stlkr
    Stlkr

    curti imenso este post…lembrei-me de tanta cena que tinha acontecido nessa altura…

    Prai 95% do que ai diz em cima é verdade…uma coisa que é 100% verdade “Não perdia um episódio de DB”

    muito bom este post

    parabens

  59. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    eeeiishh…

    as saudades que isto me traz! Sinto-me orgulhoso de ter nascido em 90… sem dúvida eram grandes tempos marcados por tantas coisas boas como as que foram demonstradas neste post.

    Estes putos de agora não dão valor nenhum à maioria dessas coisas… geração Morangos com Açucar! 😛

    Dava tudo para voltar a ter os meus 4 aninhos e viver tudo novamente.

    Cumps

    PS: já agora… comprei o CD dos Excesso logo que foi lançado!
    looool

  60. Avatar de Nuno A.
    Nuno A.

    Sim! Senti-me nostálgico! As crianças de hoje não dão valor a nada de antigamente! Temos sorte por termos vivido nessa data!

  61. Avatar de MB
    MB

    Mt, mt bom post! 😀

  62. Avatar de Nuno Gato
    Nuno Gato

    “- Tinhas uma consola da Sega ou da Nintendo, ou ficavas-te pelas baratinhas que vinham com o Super Mario e aquelas pistolas para atirar nos pratos!”

    AKA

    Family Game

    Ainda tenho a minha em casa a funcionar, todos os anos costumo liga-la para recordar esses tempos 🙂

  63. Avatar de Vítor M.

    Excelente post este Ana.. parabéns.

    Há dias perguntava-me a Ana se era um bom post para o Pplware!

    Então não? São estes momentos registados no net, no tempo onde net era uma miragem, que apimentam o nosso dia-a-dia.

    Embora eu nos amos 90 fosse já um “teenager”, mas ainda assisti as muitas destas coisas. 😛

  64. Avatar de A friend
    A friend

    Infelizmente a Geração Morangos tornou-se mto superficial… muito Americanizada, mta MTV e Hi5 … onde certos valores foram perdidos…

    Já não sabem curtir a vida, sem tramar o proximo…

    Melhores gerações foi de 70′ a 90′ a meu ver… e da minha ( anos 90 ) a que mais aprecio é sem duvida a dos 70!!

  65. Avatar de Bruno Bernardino

    @Laggunna

    Les aventures de Tintin ? Avec Milu? Et Dupond et Dupont? (não me lembro do nome do capitão) espectáculo, ainda aqui há dias tinha estado a falar disso.!! 😀

    Agora vou partir tudo… e quem se lembra dos ursinhos mágicos? (ou algo do género, eles tinham poderes e desenhos nas barrigas) E da formiga atómica? 😀

    1. Avatar de Miguel Teixeira
      Miguel Teixeira

      Capitão Haddock. 🙂

  66. Avatar de Pedro
    Pedro

    Melhor post de sempre!! : D

    Tantas recordações… 😀

  67. Avatar de Mehr Licht!
    Mehr Licht!

    Anos 90… Esses anos de merda… Anos da parvalheira institucionalizada com a liberalização das TVs…
    Do que vi em cima só se aproveita o Dartacão (1ª serie, atenção) e o Inspector Gadget… Só que o Dartacão é de 1981 !!! Há uma continuação muito má feita em 1990 (prova o início do post). O Inspector Gadget é de 1983 !!!
    Tirando as coisas parolas e foleiras porque são conhecidos, os 80s é que foram uma época boa

  68. Avatar de Extravagante
    Extravagante

    Arrisco-me a dizer que é o melhor artigo de sempre do PPlware

  69. Avatar de UKN
    UKN

    Porra … tou mesmo a ficar velho 😛

    Dartacão all way 😀

  70. Avatar de Toni Almeida

    Espectacular 😀 melhor post de sempre no pplware 🙂
    Eu de facto nunca percebi que raio de desenhos animados eram aqueles ‘Simpsons’ …
    LOOL :’D

  71. Avatar de Nuno Paiva
    Nuno Paiva

    eheheh

    mas que grande post!!! saudades de tanto o que enumeraram aqui.. 😀

    apesar dos meus 18 anos, sinto-me velho ao ver isto tudo de novo… loll

    sem duvida.. este link do post fika comigo pa semrpe =D

    bom trabalho pllware 😉

  72. Avatar de dany
    dany

    Sim, Grande Posttttttttt sim senhor!
    Também me sinto muito orgulhoso de ter nascido em 90.
    hoje em dia as pessoas estão muito mais, nem sei como explicar, talvez como ja referiram, Robotizadas pelos morangos, mtv’s…ETC

    Tenho saudades
    e Nunca mais vai ser como era, infelizmente

  73. Avatar de CC
    CC

    Laggunna,

    Os primeiros discos rígidos disponíveis em PT de forma +- generalizada (i.e. podiam comprar-se numa loja e serem instalados pelo utilizador) teriam 5,10 MB – de seguida vieram os de 20 – estamos a falar de 1984.

    Estes primeiros discos eram de 5.25″ – foram sendo progressivamente substituídos pelos modelos de 3.5″ (com o dobro da altura dum HD actual).

    Como a regra era os PCs (Olivetti, Amstrad PC1512, etc.) terem 1 drive (ou 2) de disquetes (180Kb 5.25″SD ou 360Kb 5.25″ DD), e as controladoras de disco não eram on-board, muitos destes discos eram vendidos montados numa estrutura em que a placa estava numa ponta e o disco na outra – ficava com a dimensão duma placa full-size!!!

    E quanto ao software… MSDOS 2.0, 2.11, Visicalc, etc… e quase totalmente pirata!!!

  74. Avatar de Blizard

    Tal e qual…
    Tudo o que está aí… eu via lol

    http://truquestelemoveis.blogspot.com/

  75. Avatar de Laggunna
    Laggunna

    Está agora a começar um filme português “O grande Elias” se puderem vejam e deliciem-se com a genorisade e a veracidade das pessoas e daquilo que os move. Nasci com essas “pérolas”!

    Deixem-me dizer-vos, se me permitem que, não fica bem porem-se aqui a criticar ou a ofender gerações. As gerações são fruto próprio da época que atravessam. Na minha geração não existiu só coisas boas como em nenhuma outra existirá. Não creio que o espírito do post seja a crítica das barbaridades que se cometeram.

    Se bem percebi, o que se pretende é destacar experiências e relatar a nostalgia das boas vivências da geração de 90. Como sou cota, pela vossa visão das coisas falo em anos um pouco mais tardios mas, a riqueza do post é a análise dessas vivências, dessas experiências naquilo de bom que a vida tem e nos momentos que se tornaram inesqucíveis para cada um de nós.

    No meu caso, creio que não vale a pena vir para aqui falar do 25 de Abril, da guerra de África, da PIDE.

    Segundo entendi esse não é o espírito do post.

    Creio que o que está por trás da ideia é a glorificação da vida, das boas experiências, da simplicidade da mesma e das coisas que, embora possamos agora considerar idiotas, fizeram as delícias da juventude da década analisada!

    Bem hajam!

    @Bruno Bernardino
    CAPITÃO HADDOCK

  76. Avatar de Fairwind
    Fairwind

    Já agora como pelos vistos anda muito ppl aqui da adolescencia dos 80 como eu, ou seja nascido nos anos 60 e tais… aqui vai um link de onde podem recordar variadas coisas de velhos tempos, principalmente dos anos 70, 80.

    http://www.misteriojuvenil.com/

  77. Avatar de zed
    zed

    Falta só o Baião no Big Show SIC

    😀

  78. Avatar de BigLord

    Eu sou da geração de 86, logo também conto nesta geração de “crescer em 90″…

    Vi agora o videoclip do Bicho, jesus… Agora é que percebi o innuendo todo que ele meteu na canção… o_O que mindfuck, jesus.

  79. Avatar de Laggunna
    Laggunna

    @Fairwind

    Uma verdadeira pérola, digo eu!

    http://www.misteriojuvenil.com/

    Deixem-me dizer-lhes algo que, talvez considerem surpreendente vindo de gente da minha geração que já vai quase com 50 anos.

    No meu tempo de adolescência fomos de tal forma bombardeados com séries, hoje, diria de culto, como “O espaço de 1999” ou “O caminho das estrelas” que nos sentimos defraudados.

    Nos anos que correm, esperava que a humanidade estivesse muito mais evoluída em todos os sentidos. Naquela altura, imaginávamos muito mais e o mundo de hoje é de facto uma desilusão no que respeita à tecnologia. Matrix, A Ilha, Star Wars, viagens à lua e a Marte era o que nós esperávamos como realidade banal e, afinal, ainda nos falta percorrer um longo caminho.

    Enfim….. a realidade é bem mais cruel…

    Ben hajam, aproveitem o que a vida tem de bom e lembrem-se só a boa vontade entre os homens conseguirá mover montanhas!

  80. Avatar de Pedro
    Pedro

    bem o que se pode dizer? exelentes lembranças que me proporcionaste e um grande momento nostalgico. os meus parabens pelo exelente trabalho.

  81. Avatar de ALL
    ALL

    O melhor artigo q já li no pplware :’)

    Todos os dias estou cá batido e mt respeito tenho pelo Vitor, Pedro e companhia, mas este artigo deixou-me mm com a lágrima no canto do olho. Fugindo da temática habitual do pplware, n deixou de ser magnifico. Impressionante como nos identificamos com o texto do artigo, e questiono-me “como é q ela sabe?” ^.^

    De 86 com orgulho!

  82. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Nao sei de quem foi a ideia deste post, mas parabéns ao vitor e ao PPLWARE, e continuem o bom trabalho como sempre.

  83. Avatar de mcs
    mcs

    sem palavras

    simplesmente revivi toda a minha infância

    tou maravilhado.

    obrigado Ana Narciso

  84. Avatar de Pi_R
    Pi_R

    LINDOOOOOOO..

    acertoume em cheio

  85. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Nostalgia…
    Então e o 1º PC? Um 486 de +400Contos! E logo depois os PENTIUM…

    ai ai devo ser velho… 😛

  86. Avatar de ACosta
    ACosta

    Adorei mesmo! bom trabalho.

  87. Avatar de Enlil
    Enlil

    Fantástica obra, Ana! Grand’a Pplware!

  88. Avatar de António Coutinho
    António Coutinho

    Ó ‘Mehr Licht!’ tu deves ter a mania que és artista.

    Olha que eu sou do tempo em que a EB2/3 parava para saber o que acontecia ao Songoku, a Alexandra Lencastre vendia livros e se chamava Guiomar, o João Baião andava aos pulos que mais parecia uma marioneta…

    Sou do tempo em que não havia guerra nas audiências porque a SIC dominava tudo. Quem se lembra da Catarina Furtado no ‘Caça ao Tesouro’? Do ‘Médico de Família’? E até do ‘Amo-te Teresa’?

    Mas vem-me agora este armado em fino dizer que os 80 é que são… Tiveste problemas com o Macaco Adriano? Não gostaste dos 90? Então puxa o PushPop e guarda o resto.

    Muito obrigado Ana Narciso por estas memórias. Eu tenho 22 anos e hoje todo eu sou nostalgia por dentro. 😀
    (só um reparo, acho que falta a referência aos telefilmes da sic)

  89. Avatar de André Rebelo
    André Rebelo

    Boa tarde, desde já quero agradecer a toda a equipa do pplware e principalmente à Ana, a criadora do post.

    Não há palavras para descrever este post, está simplesmente FANTÁSTICO.

    Quando acabei de ler o post começei logo a pensar em outras coisas que gostaria de partilhar convosco, mas a maior parte já foi relembrada nos comentários, como: Power Rangers, Motoratos, Ursinhos Mágicos entre muitas outras coisas.

    Antes de acabar o meu comentário gostaria de falar das séries desse tempo, como o famoso Justiceiro, o Esquadrão classe A (que estou a revê-lo), o “nosso querido amigo” MacGyver, as famosas rapagiras/rapazes das Marés Vivas e Asas nos Pés (a “bófia” que andava de “bike”).
    A maior parte destas séries foram feitas antes de eu ter nascido.

    @ALL
    De 86 com orgulho!

  90. Avatar de Enlil
    Enlil

    Eu nessa altura tinha horários mais rígidos para ir para a rua brincar do que para ir para a escola. 10:30-12:30, almoço, 14:00-16:30, hora do lanche, 17:00-19:30, jantar, 20:30-22:30. Se às 14:30 não estivesse na rua tinha o pessoal todo à minha espera e às 14:35 estavam-me a tocar à campainha. Quantas vezes um amigo não subiu a minha casa para fazer com que o meu pai não se sentisse tão à vontade de me impedir de sair.

    Passava horas a riscar pistas, com pedaços de tijolo laranja, para jogar “aos carrinhos”. As noites a jogar ao “esconde”…

    Ah! E os Jogos Sem Fronteiras? Muitas vezes voltava para casa para ir ver e depois voltava.

    No IRC era o ritual de sempre, dizia “ola” num canal menos habitual e chovia pessoal a responder com “s/m ddtc idd?”.

    Eu ainda me lembro de combinar na escola que iria para a net nessa noite. Não trazia grande vantagem porque não fazíamos nada em conjunto e não. Onde estava o MSN?

    @ALL
    É verdade. O efeito que estas simples coisas têm em nós.

    Agora vejo os meus irmãos, ou estão em casa no Hi5 e messenger ou, se saem, vão para os centros comerciais ver as lojas de roupa. Apreciar as calças, camisolas e boxers de marca.

    No meu tempo ir brincar sem fato-de-treino ou roupa minimamente desportiva conferia, desde logo, uma desvantagem. Como é que se saltam os muros para nos escondermos se tivermos com os movimentos presos?

  91. Avatar de jouze
    jouze

    LINNNNNNNNNNDO!!!!
    😀 😀 😀

  92. Avatar de Vítor M.

    Meus caros sem dúvida que os anos 90 foram dourados. Eu nascido nos anos 70 e profundamente (ainda hoje) ligado aos anos 80, lembro-me que foram nos anos 90 que o mundo deixou de girar à minha volta e eu tive de correr à volta do mundo (quase literalmente).

    Anos 90 para mim significa os melhores anos da vida escolar, a faculdade em 94, as férias/trabalho na Inglaterra e Alemanha em 93, Argentina/Brasil e Paraguai em 94, as noites loucas dos bares e discos, a primeira experiência como DJ em 93, mais tarde empresário da noite em 97 depois o namoro a sério a caminho do altar…. muita cena mesmo, não posso deixar de dizer que os anos 90 para mim foram de OURO.

  93. Avatar de Mg
    Mg

    Ora viva…

    Nunca postei por cá, mas sou visitante diário do pplware. Infelizmente, o tempo nem sempre dá para participar de forma activa em todos os locais por onde passamos 🙁

    Antes de mais, parabens por este projecto: 5 estrelas.

    De seguida, este post: Brutalissimo!!!!
    Eh pah.. tirando o Dragon Ball e mais um ou outro caso pontual com os quais não me identifico, fizeram aqui um belissimo retrato da minha infância / adolescência…

    “Oh tempo, volta pra trás”… mas mesmo assim, deixa-me ficar com a Net e os processadores Quad core…

    Cumps. Continuação de bom trabalho!

  94. Avatar de barros
    barros

    Grande post!
    Fez-me lembrar o meu PC (tipo consola pois era ligado a TV) PC 200 onde primeiro introduzia o sistema operativo e depois o jogo (The Best) “Prince of Persia”! Tudo em disquete que se fazia literalmente um buraco extra para ser formatada em dupla/alta densidade 1,44! E bombava!! 😛
    E o o meu “digno” PC 386 SX a 33 MHz! Uma bomba e também no preço! E monitor de 14 enormes polegadas! 😉

  95. Avatar de kurt99
    kurt99

    fdx to a ficar velho:)

  96. Avatar de Skor
    Skor

    Não que eram memo assim os anos 90.. Que nostalgia..

  97. Avatar de Andrius
    Andrius

    revime em tudo… =) parabéns grande post! =D

  98. Avatar de Ivo Mota
    Ivo Mota

    Grande post sem duvida. Em praticamente tudo que vi me identifiquei, penso que só a rua sesamo e a serie os ricos é que não tive muito interesse, ma so resto foi sem duvida um reviver de vivências de infância e pré-adolescência. Um grande post para um grande blog!!

  99. Avatar de BESTCINE
    BESTCINE

    Excelente post… Muito bom!!!

    Bom fim de semana,

  100. Avatar de dc
    dc

    Então e os Pokemon! Ainda me lembro de me baldar á catequese para ficar em casa a ver o Dragon Ball e o Pokemon.
    Sabia as musicas todas de cor e ainda sei os 150 Pokemon todos de cor, os outro 100 ou 200 que saíram é que já é mais complicado, acabei por crescer e reservar a memoria para outras coisas.
    Lembro-me da febre das cartas Yu-Gi-Oh e o Pokemon, de ter dado 30 contos a um miúdo que me vendeu o Charizard 1ª Edição (Uhhhhh) Hoje tenho a carta toda protegida, mas nem imagino que dei 30 contos por ela.
    Passar os Pokemon com o CableLink de um Gameboy para o outro e fazer batalhas.

    Que boas recordações.

    Considero este tópico um dos mais memoráveis do PPLWARE.
    Parabéns!

    CUMPS

  101. Avatar de Bruno

    Para mim, o melhor post do pplware dos ultimos tempos!
    Grandes tempos! Muito bom recordar a infancia, especialmente os desenhos animados e as musicas!

    O meu rico buerere com dragon ball, inspector gadget etc…

    Obrigado pplware 😉

    Bruno
    BestEmails.net

  102. Avatar de Pinote
    Pinote

    Melhor post do pplware para mim e já cá estou batido à muito tempo.
    Penso que a Ana acertou em tudo e se havia pequenas coisas que faltavam os users já acrescentaram como o que o @André Rebelo disse.

    Ainda tenho muitas dessas séries gravadas em VHS, agora já vamos nos BlueRay e isso só para se ver a diferença. Na altura acho que os miúdos como eu ligavam muito mais às coisas, um power ranger no natal para mim era a loucura e no entanto devia ser só uns 2 contos. Actualmente os miudos querem é uma PS3 ou um jogo para ela que custa já uns bons €.
    Ainda me lembro do meu primeiro pc em 1997 quando fiz 7 anos, que foi um Pentium 133 que eu achava a loucura. Às vezes o pc ia a baixo por panca ou bloqueava e eu pensava que já o tinha estragado, depois lá ligava e estava tudo bom outra vez. Foi graças a esse bichinho pelas tecnologias que a decada de 90 me proporcionou que actualmente estudo para Eng. Informática e onde encontro muitas pessoas que sabem perfeitamente do que eu falo.

    Parabéns Ana! 5*

  103. Avatar de Spulva
    Spulva

    Digo sou precisamente de 1990 entao vivi a minha tenra infancia toda nos anos ’90, ou seja, Game Boy’s- «UAU, CA FIXE», Super Nintendos, Segas (nestas joguei em todas ate me fartar…), depois dado que era muito pequeno, ia para casa do meu tio VER O PC NOVO QUE TINHAMM COMPRADO, com WINDOWS 95 CA MAQUINA, tinha microfone e tudo :D, a tarde vir para casa a correr para ver o DragonBall, andas com bisnagas ate ficar enxarcado, era do tempo em que havia aquelas com alta pressao e tudo XD, fazer colecçoes de tazos enormes, e de matutolas, e tudo qeu saia no bolicao e batatas fritas, isso sim era viva, agora os putos na sabem o que era, tipo eu tive uma infancia mt boa porque tinha tios pouco masi velhso que eu, entao eles viviam, e eu juntavame a eles para viver tambem, e sei que muita gente da minha idade, tenho 18 anos, nao passou muito pela decada de 90, mas eu vivia intensamente.

    Ainda me lembro que um amigo de um tio meu tinha internet e uma CAM, imaginem, UMA CAM, e fomos todos para casa dele espriemnetar a nova CAM, tipo com net de 28kb XD a imagem que era LOLOLOL, mas todos UAU CA FIXE, ver aqueles desenhos animandos japoneses, os animes, que ainda agora sou viciado, tudo gravado em VHS, o pessaol a comrpar um gravador de VHS em conjunto para gravar os filmes, e os desenhos animados, sao de facto os limites que tornam tudo masi fantastico, agora a gente nao tem esses limties, tem ja tudo bastante evoluido, naquele tempo improvisava-se an informatica XD.

    E o mirc ainda me lembro de alguns comandos, XD, agora ninguem sabe trabalahr com aquilo, naquele tempo, era tudo, #join *****, /nickserv identify….

    Fantastico, mas o melhro eram os modems, o meu pai AI TAS A GASTAR MT DINHEIRO NA INTERNET, isto em 2000, nao vai assim a tanto tempo mas nem toda gente tinha possibilidades geograficas de ter «banda larga», entao era o modem de 56kbps XD, a noite se o pai ver XD so que aquilo fazia um barulho a ligar eu tinha de por um cobertor em cima do PC para abafar o som XD, 2 horas para sacar 20 megas a velocidade maxima XD, a vida informatica nesses anos era fantastica, agora, e mt boa, mas nao tem aquele gostinho…

    1. Avatar de kapranos

      LOL, estou com 14 anos, e sei os comandos básicos todos de cor desde os 10. xD

      btw, tens um erro

      é /join #nome.do.canal

      e não #join

      xD

  104. Avatar de Lokier
    Lokier

    Época de 90…….. 🙂 ……. (suspiro) … lol 😉

  105. Avatar de Pedro Machado
    Pedro Machado

    Sinceramente… Olhando para este post acho que deve ter sido o melhor post do PPL 🙂 Não que os outros não sejam excelente… mas fazer relembrar estas histórias todas… simplesmente fantastico!!

    Força PPLWARE!

  106. Avatar de Rui Campos
    Rui Campos

    Apesar de a ideia não ser original ( http://topenmind.blogspot.com/2008/12/e-tu-cresceste-nos-anos-90.html ) , parabéns pelo acréscimo de informação.

  107. Avatar de manel
    manel

    clássico mais clássico nao há!

    grande post

  108. Avatar de João
    João

    Muito bem, só nada me convence que o poupas não estaria doente para estar assim alaranjado…eu juro que ele era amarelo na minha televisão

  109. Avatar de A friend
    A friend

    E já agora, não se lembram da euforia dos Patins em Linha?
    Ui… tanta queda que dei…. até atinar com aquilo… ainda o Toys R Us era algo recente em Portugal … e os putos ainda mais novos que eu todos contentes com a famosa Metralhadora Bisnaga “Super Soaker” … que nós claro, aproveitava-mos pra fazer “maldades” ás meninas… 😀

    http://www.designboom.com/contemporary/waterguns/06.jpg

  110. Avatar de A friend
    A friend

    E falando da serie mais marcante de todas… “Knight Rider” … ui
    Que raio de paixão doida tinha eu por esse carro… ( ok.. acho que todos tinham )

    E lembro de ver isso nos anos 80 ainda era eu bem miudo, mas a revolução nos anos 90 foi a serie continuar na versão brasileira.. “Kitchi Kitchi.. Vem Mi Buscá” 😀

  111. Avatar de David
    David

    Muito bom Post!
    Eu só tenho a dizer o seguinte:
    “Ainda te lembras do DOS e do Windows 3.1!- Um disco rígido de 5GB era gigante!”
    5GB ? eu lembro de ter um disco de 320 MEGAS e de dizer “Epá isto é tanto espaço que nunca se vai encher!”

  112. Avatar de André T.
    André T.

    Excelente post! Traz-me espantosas recordações da época em que nasci. Lembrar-me de ver alguns dos programas aqui mencionadas entre outros como o Looney Tunes; jogar Super Mario Land (1 e 2) e Pokémon Red no Game Boy… Até me vêm as lágrimas aos olhos ao lembrar-me de quão boa foi essa época.

  113. Avatar de Nuno Silva
    Nuno Silva

    wow parece que voltei para lá.excelente post!!!!

  114. Avatar de hamaxi17

    I love anos 90 😀
    Bons tempos esses, que saudades 😀
    “O tempo volta para trás…”

    Cumps. 😉

  115. Avatar de Joaquim Almeida
    Joaquim Almeida

    Pois, agora só falta fazer um post dos anos 80!!!!!!
    Excelente iniciativa…

  116. Avatar de ricardo
    ricardo

    mt bom este post.. grandes recordações..
    parebens..

  117. Avatar de aralmeida
    aralmeida

    Mto bom este post. Já agora Raio Azul, Automan, Buck Rogers, V a Batalha Final e claro a que mais me marcou Galáctica!
    A-Team…(em inglês está claro)
    Alf, e já agora as comédias da sexta à noite, Allô Allô, etc.
    E como as mães viam: Tieta, Roque Santeiro, a novela do “Olha as melôa….”, acho que até na altura as novelas não eram assim tão más.
    AH!
    E só tinhamos 2 canais de televisão… com esta fartura toda quem diria?

  118. Avatar de A friend
    A friend

    Então e os Transformers… ninguém fala?
    ALF… hiiiii…. como eu pude esquecer 😀

  119. Avatar de ORiOn

    wooOOw, num post conseguiste lembrar a minha querida infância 🙂

    Foi fixe ler o post ^^

    As saudades de fazer trocas na primaria de tazzus e tals, lol, aii aiii…

  120. Avatar de Tiago S.
    Tiago S.

    Parabéns Ana Narciso!

    Este post fez-me tão bem em relembrar os velhos tempos de criança em que era feliz xD ignorante mas feliz da vida

    cumps

  121. Avatar de João Santos
    João Santos

    Simplesmete lindo, ainda me lembro de tar a maioria destes programas. Embora só tenha 15 anos revejo me a ver a maioria deles, quase chorei…loool

    Grande post, PARABÉNS!!!

  122. Avatar de João Santos
    João Santos

    *tar e a ver
    era o que queria dizer

  123. Avatar de Sinesio Paco
    Sinesio Paco

    Excelente artigo….Hilário isto… adorei boas recordações sem margem de duvidas

    sPaco
    @mpt.mz

  124. Avatar de L4dy

    com 20 anos fizeste-me sentir velho 😛
    Bom artigo 😀

  125. Avatar de NN
    NN

    Bom Post.

    Grandes recordações.

    Ainda me lembro quando dava a Missão Impossivel, MacGyver, Esquadrão Classe A, 3 duques, O Justiceiro, Marés Vivas (Pamela lol), X-Files, etc.

  126. Avatar de NN
    NN

    Agora é só porcaria de novelas.

    “Podia acabar o mundo” e as novelas também… lol

  127. Avatar de Carlos
    Carlos

    Excelente post! 😀
    Epa eu não acredito que o Son Goku disse ” Agora silêncio que vou cantar o fado”. 😆

  128. Avatar de leitor assíduo
    leitor assíduo

    Bons velhos tempos em que se aprendia muito com a tv………agora…….pois….

  129. Avatar de rafa
    rafa

    sem duvida foi a melhor epoca que um jovem podia ter vivido…
    A facilidade de acesso á informatica e internet so veio estragar tudo hj em dia…
    as crianças d agora qnd crescerem e tiverem 20 anos vao ser totalmente diferentes ….

    graaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaande post!
    pplware 4 ever

  130. Avatar de Ana Narciso

    UAU!

    Nem imaginam o quão orgulhosa me fazem com tantos comentários aprovadores!

    Sim, esqueci-me do Big Show Sic LOL, demais!

    Sim, tal como referido no post, a ideia partiu de um mail que eu recebi, e tomei a liberdade de acrescentar mais factos de acordo com a minha opinião… o post tinha milhentos vídeos que não resistia em retirar… Power Rangers, Tartarugas Ninja, Motorratos, Transformers, o Justiceiro… MAS, pensei assim “Oh meu deus, será que eles me vão cair em cima por ser tão extensa, massadora e “offtopic”?”

    E foi isto que perguntei ao Vítor, após ter acabado este post que me levou algumas boas horas de pesquisa de vídeos e de angariação de ideias através de amigos, para tornar tudo o mais completo/fiável possível.

    Bem, só vos posso dizer que estou muito feliz por ter alegrado o vosso dia com um pouco de nostalgia.

    Recordar é viver!

    Obrigada!

  131. Avatar de rafael

    esquece, sem duvida o melhor post de todos os tempos =D

    LINDOOOOO

  132. Avatar de Francisco Morais
    Francisco Morais

    Grande Post! Realmente foram os melhores anos das nossas vidas…Quem me dera que inventassem a máquina do tempo ainda neste século, para eu voltar para trás e ficar lá 😀

    Esqueceste-te só do Hugo “Pra cima e para baixo, à esq e À direita, até a caverna das caveiras” e dos grandes Power Rangers!

    Hugo:
    http://www.youtube.com/watch?v=I1l7lBnStpM

    Power Rangers:
    http://www.youtube.com/watch?v=jtP-oOJBCFE

    (se não estão todas as aberturas de todos os Power Rangers, anda la perto…)

    Um dia destes falamos sobre os anos 80, la no IST, ok? Beijinhos!

  133. Avatar de Fernando
    Fernando

    Eu ainda uso o mirc (IRC).
    Podem encontrar-me muitas vezes nos canais #informatica, #techzone e #btnext com o nick “chinike” servidor Ptnet.
    Prefiro o IRC ao MSN. Pelo menos aprendo muito nestas salas e podemos falar e dar a nossa opinião.

  134. Avatar de João Cruz

    Bons velhos tempos…
    Eu FUI ao buerere com a minha escola, e eu era o puto da bicicleta num dos anuncios do continente xD
    500 escudos davam, eu não podia era usa-los LOL, regras da casa xD
    Mas não via o top+ 😛 de resto.. tudo! xD

  135. Avatar de Miguel

    deixem-me dizer-vos uma coisa: CHOREI Q NEM UM PUTO…

    Incrivel. parabens por este excelente post!

    Obrigado e sim vou fazer-vos o favor!

  136. Avatar de Helio

    Grandes tempos, não so os anos 90 mas tambem os 80… Grandes séries que passavam na tv e para mim foi a melhor altura para a musica.

    http://www.seriesdeinfancia.wordpress.com

  137. Avatar de TekClub
    TekClub

    E minguem se lembra do templo dos jogos que dava na sic logo de manha, acordava todas as sextas para ver…
    o melhor post de todos os tempos

  138. Avatar de Andre Valente

    Born in the 80’s,
    Grown in the 90’s!!!

    Que décadas! =)

  139. Avatar de Andre Valente

    Ah.. by the way!

    Melhor post de sempre, tanto do PPLWARE, como de qualquer outro LADO!

  140. Avatar de antonio
    antonio

    Simplesmente de mais…!!!.

    Parabéns

  141. Avatar de António Tavares
    António Tavares

    Ano:1991
    PC:Amstrad;Commodore Amiga 500
    Configurações:
    -Amstrad: 40Mb Hard Card;Sistema operativo:MSDos
    – 16 Mhz
    – 1 Mb Ram
    -Amiga 500: Ausência de HD
    -0,5 Mb Ram
    – 8 MHz Velocidade de relógio

    Gandas máquinas tinha eu na altura 🙂

    PS-Esqueceram-se de mencionar a maravilha ,que teve a infelicidade de ter o MP3 como concorrente directo: O MiniDisc
    Abraço a todos

  142. Avatar de almost_heaven
    almost_heaven

    epah… não há palavras… isto é de chorar por mais. Acho que consegui reviver a minha infância/adolescência por momentos. É quase inevitável a lágrima no canto do olho… o IRC, o qual ainda hoje frequento… horas e horas “ganhas” naquele mundo tão “out”… os tempos eram outros… lembro-me das jantaradas… das pessoas não saberem os nomes umas das outras porque o mais importante era o nick… sei lá!

    grande recolha de informação… de facto há tantas coisas que nos definem a nós, a suposta geração “rasca”… enfim. Estou maravilhada! 🙂

    kiss kiss

  143. Avatar de APires
    APires

    1986

    Spectrum Z80, lembro-me que o pacman demorava cerca de 20min a fazer loading ( load ” ” enter ) e qd entrava o loading eram horas e horas……qd dava loading failed eh que era xato tinha de fazer tudo de novo…..bomberjack ho ho ho.

  144. Avatar de ABC
    ABC

    Saudades de uma infância verdadeiramente feliz!

    http://www.youtube.com/watch?v=rd4uTRKmrUU

  145. Avatar de popy
    popy

    o que car…valho entao eu ontem coloco uma resposta aqui…e não aparece?

    eu substituia o video dos onda choc por este http://www.youtube.com/watch?v=SGVEjWa7hnw

  146. Avatar de André Rebelo
    André Rebelo

    E quem é que se lembra da série “Hércules” e da “Xena, a princesa guerreira”, hein?

  147. Avatar de codezulo
    codezulo

    possivelmente o melhor post que foi feito no pplware até hoje !

  148. Avatar de Vasco
    Vasco

    Assim quase que me sinto velho :S

  149. Avatar de Cephas
    Cephas

    Este post está simplesmente lindo!!!

    Infelizmente já nada será como antes, muito orgulho em poder ter feito parte desta geração.

    ..86 de gema 😀

  150. Avatar de rui almeida

    ke nostalgia!
    excelente post, faz bem relembrar como as coisas eram

  151. Avatar de Marcelo

    já tinha escrito um post no meu blog com algumas das recordações aqui ditas.

    http://espectacular.co.cc

  152. Avatar de Graziano
    Graziano

    E Sexo não havia sexo nos anos noventa? É que nunca ninguém fala em sexo.
    Continuamos sempre com o mesmo tabu. Ok já sei pessoal agora vão me arrebentar. Eu aguento.

  153. Avatar de Marta
    Marta

    adorei o post! traz recordacoes tao boas!
    e ainda vou acrescentar…
    as navegantes da lua, a heidi, as xiquititas, quem sai aos seus, os jetsons e os flinstons….
    as bandas desenhadas da turma da monica e da mafalda..
    e para as meninas, as barbies e os nenucos.. =D

  154. Avatar de Infernuz
    Infernuz

    Epa é mesmo. Chorei quando fui ao cinema ver o Mafusa a morrer, até tive que sair do cinema a meio 🙁

    Bons tempos sim senhor 😀

    Tive uma infancia feliz :’D

    Passei por tudo o que está dito atrás .

  155. Avatar de k@rlos
    k@rlos

    Como diz a Ana “Recordar é Viver”.
    Quando comecei a ler este post a minha memória parece que entrou numa máquina do tempo e fiquei com uma lagriminha no canto do olho. Eu nasci na década de 60 e passei por isto tudo e ainda sou do tempo (LOL) do Marco e da Heidi, os mais velhos devem-se lembrar, e acho que vivíamos a infância com outra intensidade e mais em contacto com a natureza e com as outras pessoas e não discriminávamos ninguém porque não tinha roupa de marca ou porque andava roto ou sujo.
    Muito bom post e já agora façam um dos anos 70 e 80 que eu se poder dou também uma ajuda.
    Um bem haja e continuem com o vosso bom trabalho, e façam o favor de ser felizes.

  156. Avatar de Ana
    Ana

    Acabaste de descrever 10 anos da minha vida, excepto a parte do tamagotchi 😛

    Muito bom

  157. Avatar de ajbadboy
    ajbadboy

    Epá, é isso mm! está quase tudo descrito tirando uma cena ou outra como os excesso, Iran costa e outros mas a maior parte está lá. Tenho 21 anos e revejo-me nisso descrito! Ao ler isto parece k fiquei uns anos mais novo lol só falta mencionar k tentava ocultar as noticias a mencionar o k o Dragon Ball era violento para os meus pais não implicarem por eu ver.
    Abraço e continuação de um bom trabalho.

  158. Avatar de Pedro
    Pedro

    Muito bom mesmo. grandes tempos 🙂

  159. Avatar de Daniel
    Daniel

    Wow! Está fantástico! 🙂

  160. Avatar de Jorge Cunha

    Tudo isto é vida mas para quem nasceu na década de 70, é giro ver a nostalgia, mas deve ficar lá, o tempo avança e é preciso abraçar as novas tendências.
    Grande post.

  161. Avatar de Telmo M.
    Telmo M.

    O MELHOR POST, MAS falta os miticos, que geraram a mitica: Venga-gripe!!!
    Estou a falar dos vengaboys!!! Quem não se lembra? boom boom boom boom, i want you in my room…..
    Adorei o post, e tinha tanta coisa para viver, mas, mais vale senti-la:
    [TUBE]http://www.youtube.com/watch?v=OdRg1JVZxSY&feature=related[/TUBE]
    [TUBE]http://www.youtube.com/watch?v=BK940Qmdnh0[/TUBE]
    [TUBE]http://www.youtube.com/watch?v=Dm8EXBEQplM[/TUBE]
    [TUBE]http://www.youtube.com/watch?v=a6WvMY2VpsY&feature=related[/TUBE]

  162. Avatar de Telmo M.
    Telmo M.

    Correcção *Dizer

    Já agora queria por os videos do youtube aqui directamente mas os códigos não são todos iguais e não funcionou, por isso ficam aqui novamente os links:

    http://www.youtube.com/watch?v=OdRg1JVZxSY&feature=related

    http://www.youtube.com/watch?v=BK940Qmdnh0

    http://www.youtube.com/watch?v=Dm8EXBEQplM

    http://www.youtube.com/watch?v=a6WvMY2VpsY&feature=related

  163. Avatar de Mary
    Mary

    Grande post…genial mesmo. Bons tempos que foram aqui recordados. Coisas tão simples, mas que traziam uma felicidade imensa.
    Para além de tudo isto lembro-me também das navegantes da lua (quem não queria ter o mascarado como namorado), dos power rangers e das tartatugas ninja. De como nos intervalos da escola se brincava ao “macaquinho do chinês” ou ao mata. Também havia os elasticos, a corda ou a macaca. Os nossos lanches não eram bolos nem chocolates, mas os lanchinhos que levavamos nas nossas lancheiras. Havia o leite achocolatado grátis na escola…E claro não podemos esquecer “Uma Aventura”, “Os Cinco” ou a revista “Amiguinho”!

    Muito muito bom… 😉

  164. Avatar de Jorge da Costa

    eheheh que post de fixe… Tantas lembranças (mas n todas) ehehehe

  165. Avatar de Carla
    Carla

    Um post fantástico!Acho que hoje vou andar nostálgica o dia todo…XD

    Só faltou referência ao nosso “querido” programa…Arca de Noé!!

    “Vamos fazer amigos entre os animais,que amigos destes não são demais na vida…”

  166. Avatar de nelson ribeiro
    nelson ribeiro

    verdadeiramente espectacular…
    bons velhos tempos

  167. Avatar de Luís Santos
    Luís Santos

    Yah, realmente há aí uma ou outra confusão, uma mistura entre as décadas de 80 e 90. Eu era puto na década de 80 e “adolescente” na década de 90.

    A minha infância está mais relacionada com o Dartacão, as Cidades de Ouro, o Alô, Alô, o Agora Escolha com a Vera Roquete, as Aventuras de Tom Sawyer, o Justiceiro, o ZX Spectrum, o Amstrad 1512K, o EuroPC da Schneider, as BMX, as peta-zetas, o Caprisone e aqueles chupas em forma de dedo que se mergulhavam numa saqueta de pó ácido. E jogos como o Target Renegade, o Double Dragon ou o Rick Dangerous.

    Depois, com o aparecimento dos primeiros modems e do NetPac, o acesso às bouletin boards (BBS’s) ainda no DOS, o NetMeeting para os primeiros chats, depois o IRC, ainda antes do surgimento da PT Net, numa altura em que se podiam fazer “takeovers” a canais porque nada era registado, e um gajo entrava pelo #portugal adentro com uma molhada de “bots” e “floodava” aquilo tudo, entrava no canal e era Op daquela treta toda. Só rir!

    Do Walkman ao Discman, passando pelo MiniDisc, a trocar cassetes de música que se misturavam com as cassetes de jogos do Spectrum, a ouvir os primeiros CD’s, dos tempos do HeadBangers Ball da MTV onde passavam as grandes “rockadas” numa altura em que a música não tinha necessariamente a ver com dinheiro, casas enormes e grandes carros, nem se sabia, praticamente, o que era “hip hop”.

    Nas tardes sem aulas, ou mesmo ao fim do dia, ia tudo para as salas de jogos gastar moedas nas máquinas, tipo Daytona, Sega Rallye, Street Fighter, ou até mesmo alguns dos clássicos que se podiam encontrar em salas mais antigas.

    E isto tudo sem telemóveis e sem portáteis. Mesmo os PC’s eram raros e não havia o hábito de os usar para trabalhar porque, francamente, não eram de trato fácil nem toda a gente tinha acesso a eles.

    Por um lado acho que algumas coisas até eram melhores antigamente. Um gajo passava mais tempo na rua, andava mais a pé, interessava-se por coisas mais saudáveis e andava sempre entretido.

  168. Avatar de Luís Santos
    Luís Santos

    E as Tartarugas Ninja? E o ET? Ou a “História Interminável”?
    Eu fui colega de um dos membros dos Onda Choc. Ou Mini Stars? Já nem me lembro!

    Alguém daqui pintava com Ecoline nas aulas de Desenho ou Geometria Descritiva? Isso ainda existe? Ou jogavam o Gorilas ou o Snake no Windows?

    Lembram-se do Captain Power? Soldados do Futuro, e tal? Ou do “V, a Batalha Final”, em que a Terra era invadida por extraterrestres de aspecto humano que se diziam amigáveis, nos seus OVNI’s redondos com as pequenas naves espaciais brancas que disparavam lasers azuis? Ou, para os mais velhos, séries como o AutoMan ou o Manimal?

    E, já agora, um concurso que dava na SIC, nos primórdios, assim a puxar para o erótico, chamado “Colpo Grosso” ou, em português, Água na Boca?

    E há muito mais coisas de que um gajo se vai lembrando com o tempo.

  169. Avatar de Luís Santos
    Luís Santos

    @aralmeida

    É verdade, o Buck Rogers, o Raio Azul e a Galactica (que tenho estado a acompanhar agora na nova série).

    E o Espaço 1999? Um gajo via aquilo e sonhava que em 1999 iam realmente haver grandes avanços. Agora, em 2009, um gajo constata que, de facto, os avanços foram muitos. Mas não exactamente como nós sonhávamos 😉

    E nisso a nossa geração era muito boa: a sonhar. Tínhamos criatividade a dar c’um pau. Quem nunca perdeu muito tempo – mesmo durante as aulas – a desenhar carros de aspecto futurista, ou até mesmo com asas e canhões e lasers, ou quartéis-generais e esconderijos secretos fortificados, ou naves espaciais e combates dignos das mais recentes séries de ficção científica?

  170. Avatar de Bruno Bernardino

    E ainda não se falou aqui de uma coisa que me lembrei pelo “Captain Power”, que era o “Captain Planet” ou algo do género, uns desenhos animados em que os 4 amigos tinham anéis com o poder dos elementos e todos juntos “criavam” o captain planet, que só era afectado por lixo radioactivo 🙂

    Eu lá em cima disse “Ursinhos Mágicos” mas acho que eram “Ursinhos amorosos” ou algo semelhante.

    @Luís Santos

    Existiam os Onda Choc e os Mini Stars. Era concorrência lol 🙂

  171. Avatar de Luís Santos
    Luís Santos

    @Bruno Bernardino

    o Captain Planet também tinha o seu interesse, mas não pegou tanto. E agora até me lembro de mais pérolas, como o He-Man ou a She-Ra, os bonecos dos Action Force ou G.I. Joe ou um certo cão que protagonizava uma série com o seu nome: Benjamin. Ou Benjie, já não sei 😛

    Eu sei que existiam os Onda Choc e os Mini Stars, mas não me lembro a que grupo pertencia o meu antigo colega. É tanta coisa que já é complicado um gajo lembrar-se de todos os pormenores 😉

  172. Avatar de DavidBranco

    Ainda me lembro disso tudo :p
    Bons velhos tempos

  173. Avatar de Ricardo

    Acho que se esqueceram do grande jogo que existia na altura, na qual participei 2 ou 3 vezes!! 😀

    Quem é que não se lembra do HUGO! Aquele que se jogava pelo telefone, em que tinha-mos de salvar a Hugolina…

    Não perdia um único programa.

  174. Avatar de João Cavaleiro

    É realmente digno de comentário este magnífico post. Excelente trabalho do Sr. ou Sra. que trouxe todas estas boas recordações e outras tantas por valência.

    Também havia as brincadeiras na rua. Jogar à bola era sagrado e muito mais no Fim-de-Semana. Rebentei com portões de quase todos os prédios da praceta onde morava. É brilhante recordar a minha infância desta forma. É lindo também, verificar que hoje sofro ou sou feliz absurdamente e que antigamente não sabia o que isso significava e era muito mais contente do que sou hoje.

    Cumprimentos.

  175. Avatar de MBrazão
    MBrazão

    Fogo! estou arrepiada d tão verdade q é tudo o q aqui está. Q saudades. Ah e devo admitir q tb era viciada no Kit e nas Marés Vivas lol. Oh meu deus bom velhos tmp mm. Viva a Rua Sésamo!
    Obrigada 😉

  176. Avatar de Vanessa
    Vanessa

    Excelente a ideia de fazer este post, parabéns e obrigado!!
    Foi muito engraçado voltar a ver coisas que não via há anos e que me lembram tão bons momentos..
    Não seria a mesma pessoa se não fossem estes programas e estas brincadeiras (alguns de muita qualidade devo dizer, em comparação com a actualidade).
    Vou, sem dúvida, tentar transmitir estes valores aos meus filhos, quando os tiver.
    Obrigado, Parabéns e Felicidades!! =D

  177. Avatar de Paula Ramos
    Paula Ramos

    Adorei, simplesmente fantástico. Parabéns!

  178. Avatar de Cátia Flores
    Cátia Flores

    Simplesmente fantastico! Bons e velhos tempos…

  179. Avatar de Nuno
    Nuno

    Que dizer mais… tenho 22 e o anos 90 fazem-me ter saudades desses tempos… Dragonball, Onda Choc ahahahahah belas miudas que lá andavam, Nirvana, grandes musicas, desenhos animados, IRC, policias e ladroes no verão até muito tarde, Curto Circuito com Unas e Alvim, X files, Iran Costa ahahah… tantas e tantas coisas que aqui foram ditas.
    Grande post!

    PS: mais uma coisa alguem se lembra?

    Welcome to Americana…..

    Offspring

    😀

  180. Avatar de Ana
    Ana

    Oi!
    Encontrei este blog e este post por acaso!É incrível como tudo o que dizes é verdade. Nasci em 86 =) e cresci nos anos 90. As spice girls, os filmes da disney, a rua sésamo, o vitinho, mini-stars, era a loucura.
    Coisas da nossa infância que jamais esqueceremos e que deixarão imensa saudade,porque sem dúvida, 80 e 90 foram as melhores épocas.
    Nesta altura não tínhamos telemóveis nem pcs muito avançados mas mesmo assim, cá estamos conseguimos viver sem isso..hehe

  181. Avatar de Sara
    Sara

    Simplesmente impossivel não ficar com lágrima ao canto do olho d tanta saudade!!!!
    Está simplesmente fantastico, e obrigada a quem teve a brilhante ideia de fazer recorcar esta decada única!!! =D

  182. Avatar de Aquilides
    Aquilides

    Bom trabalho =) falta ai a bela musica do “tom sawyer”… Que saudades desses tempos.. Aquilo é que foram bons anos.. saia da escola ia a correr para ver o dragon ball =P aquelas noites a ver o ponto de encontro com os pais lool..
    Parabens, isto fez-me lembrar grandes momentos da nossa altura xD
    Felicidades

  183. Avatar de valter
    valter

    belos tempos! tanto que dançava o bicho nas festas.e o vitinho,nao ia pa cama sem ve-lo.belas memórias recordadas.obrigado.

  184. Avatar de sarah
    sarah

    adorei..ta demais, foi bom recordar o paxado…tenho saudades dexex tempos.. ag os miudos so pensam em playstation, interntet, jgar pc e tdo o mais.. os desenhos animados é so porrada.. tbm gstava dos arrepios, ja nguem se lembra???bjitos e cntinuem pk ta mto fixe..

  185. Avatar de Pitta

    Falta o Batatoon xDDD

    1. Avatar de InÊs
      InÊs

      haha…o companhia e o batatinha 😛

  186. Avatar de welber
    welber

    por favor alguem saba o nome do desenho animado q tinha dois patos super engraçados passava na globo???

  187. Avatar de foxval
    foxval

    Excelente post! Parabéns Ana.
    O número de comentários diz tudo.

  188. Avatar de smacking

    É o 1º coment que faço aqui no pplware, portanto já dá para ver como este post é bom.

    Parabéns Ana, excelente!

    1. Avatar de Ana Narciso

      Espero então que seja o primeiro de muitos outros!

      Obrigada!

  189. Avatar de Flávio
    Flávio

    Espectacular! Identifico-me com quase tudo aí presente! Só faltam os power rangers e os leitores de K7’s que tinhamos na altura!

    É que era sair da escola a correr para ver o Dragonball as 3 da tarde, era um momento espiritual xD

  190. Avatar de mario lobao
    mario lobao

    boas bons tempos
    sera que alguem me pode ajudar estou a procura de uma serie que dava na sic ao domingo tarde de ficçao cientifica foi por volta de 99 ou 2000

    aqui esta o meu email

    mario.rafael81@sapo.pt

  191. Avatar de Vitor Ferreira
    Vitor Ferreira

    Que lindo relembrar tudo isto 😀
    Velhos tempos . . . Saudades 🙁

  192. Avatar de telma
    telma

    saudade da minha nintendo:)

  193. Avatar de Ivone Moreira
    Ivone Moreira

    Demais mesmo 😀

    É bom recordar todas essas memórias 😀

    faz-nos sorrir 😀

    excelente trabalho 🙂

    5*

  194. Avatar de amigalhaço
    amigalhaço

    Velhos tempos, belos anos 90. E inicios de 2000…

  195. Avatar de PedroVFC
    PedroVFC

    Recordar é viver, sou de 1987 tenho 22 anos, e quase tudo o que li foi o que me aconteceu no passado, pena já não lá voltarmos tenho muitas saudades, mas espero que o futuro me reserve muitas e boas surpresas.

  196. Avatar de Joana
    Joana

    Bons tempos estes….que recordações!
    Deviam passar isto na televisão para realmente se ver o que era bonito de se ver e não o que se vê agora.

  197. Avatar de Nuno Pascoal
    Nuno Pascoal

    Muito bom post, como vem sendo habitual, Ana!

    Como me revejo em tudo isto…! 🙂

  198. Avatar de Filipe
  199. Avatar de Filipe
    Filipe

    nice 😉
    só faltava os power rangers xDDD

  200. Avatar de jorge ribeiro
    jorge ribeiro

    Brutal…como o tempo passa

  201. Avatar de dee
    dee

    mesmo bom esse tempo! e davam a branca de neve e os sete anoes e outras histórias dessas mas falsificadas (sem ser da disney!) à hora de almoço na tvi! 😛

  202. Avatar de InÊs
    InÊs

    Estava a recolher imagens para o meu album que e stou a fazer da minha infância, daí o ter encontrado este site e ter vindo esta imensa nostalgia.

    Como o tempo passa, sem eu o conseguir agarrar, abraçar, apenas o faço nas minhas recordações! Parece k ainda ouço como fundo por vezes aquelas canções que nos sabiamos de cor! e como aprendemos o a e i o u naquela famosa canção…Traçavamos caminhos e ainda tinhamos tempo para ver os nossos desenhos animados ( de qualidade). Agora, os desenhos são outros, a meu ver sem qualidade.Tinhamos ate um tamagochi para cuidar…

    Inês

  203. Avatar de Maria
    Maria

    Parabéns, conseguiram pôr uma universitária com as lágrimas nos olhos! Olhando para o que fiz há 12 anos atrás, às coisas que via, que fazia… Que saudades!! Muitos se queixam mas éramos uns putos muito felizes!
    A Ana Malhoa ainda era normal, os desenhos animados faziam sentido e ainda tínhamos tempo de pegar numa bicicleta ou numa bola e ir jogar com os vizinhos!

    Muitos parabéns pelo post!
    Maria

    1. Avatar de Vítor M.

      A nossa intenção é fazer a diferença… óptimo quando alguém se revê nos nossos posts. 🙂

  204. Avatar de Miguel
    Miguel

    FANTÁSTICO POST 🙂

  205. Avatar de Hugo
    Hugo

    Epaa geração que cresceu nos anos 90 passou por basicamente tudo que aqui está. 😀

    So quero que me ajudem a descobrir um “brinquedo” que deve ter saido no fim dos anos 90 que se chamava algo como “Blá-Blá” mas não tenho a certeza. Sei que muita gente comprou aquilo. Era um genero de gravador de voz pequeno e colorido. e acho que aquilo tinha umas vozes gravadas. Gostava de encontrar mas por esse nome não encontro nada. aquilo era pouco maior que um tamagoshi. se alguem souber responda sff. Obrigado e cumprimentos

  206. Avatar de Carolina
    Carolina

    Erm… quem nasceu no anos ’90 é bem provável que não se lembre dos anos ’90. Pelo menos de metade.

    Mas fora isso, post giro e tal, uma nova versão do que circula por e-mail, ok, muito bem, clap clap.

  207. Avatar de rodrigo
    rodrigo

    grande post

    muito bom recordar o que vivi…muito bom

    parece que fiquei sem palavras para descrever este port

    muito bom mesmo 😉

    cumps
    rodrigo

  208. Avatar de Luís Requicha
    Luís Requicha

    Passei por isso tudo e foram grandes tempos!

    Acrescentava aí mais um:
    – Não perdia um Templo dos Jogos.

  209. Avatar de Méndez
    Méndez

    Está bem feito, mas confesso que esperava um pouco mais de coisas informáticas como por exemplo:
    BBs
    Revista Spooler
    Revista Cyber.net
    Impressoras de agulhas
    As disquetes de 5 1/2 e as de 3,5.
    Discos de 5gb (um bocadinho exagerado não). Discos de 40Mb (que por um comando qualquer duplicavamos para 80Mb e era um sonho).
    Em PCs 286 a 16Mhz ter que reduzir para 8Mhz para conseguir jogar Sensible Soccer.
    O grande First Publisher (Pré-Word)
    O Dos Shell (pré Windows 3.1)
    De jogos nem me aventuro a falar porque era tantos…

  210. Avatar de Méndez
    Méndez

    Já agora… de séries animadas dos anos 90 a que teve um grande impacto mas menos massificada era o Ren & Stimpy.

  211. Avatar de tiago
    tiago

    Boas a todos, alguém me sabe dizer no último vídeo, o que tem os jogos antigos, qual o nome jogo que passa no minuto 00:37?

    Joguei tanto aquilo e agora não faço a mínima de como se chama.

    Obrigado pela atenção!

  212. Avatar de Jorge Rua
    Jorge Rua

    Excelente post. Mas falta aqui talvez uma referência aos “grandes” filmes que qualquer criança viu vezes sem conta nos anos 90, como os dois “Sozinho em Casa” na altura do Natal, o Robocop, Extreminador Implacavel… E o espanto que foi quando saiu o Jurassic Park. Não sei se fui só eu, mas quando era miúdo (nasci em 85, por isso grande parte da minha infância a sério foi nos anos 90) sempre adorei dinossauros, e quando saiu aquele filme, com dinossauros “a sério” foi a loucura total. E faltou falar nos power rangers, claro 😛

  213. Avatar de Emily Bäumel

    Que belas memórias 🙂
    Há aí algumas coisas das quais nem me lembrava mas que fizeram, sem dúvida nenhuma, parte das nossas infâncias.
    Bons tempos… 🙂
    Parabéns pelo blog, adorei!

  214. Avatar de João
    João

    Cresci nos anos 90 e mais de metade do que está neste post não se aplica a mim e o que se aplica não sinto saudades nenhumas.

  215. Avatar de Diogo Correia
    Diogo Correia

    Mesmo, tendo nascido em 97. Sabe-se lá porquê lembro-me de muitas dessas coisas.

  216. Avatar de Redin

    Dei-me conta que o que vocês fizeram agora devia ser punido por um igual crime hediondo.
    Acabei por me lembrar agora que já estou na casa dos 50… e não pára, porra.

  217. Avatar de Marta
    Marta

    Encontrei este site por acaso e sinceramente não ha palavras para descrever o ke senti neste momento em ke relembrei praticamente toda a minha infancia!!Estou me a ver a acordar aos fds de manha, mesmo na hora em ke tava a dar a musica de abertura da tv, sentava me no sofá a comer os chocapics eheheheh…bem ke saudades!!
    adorava ver as tres irmas, o kit, o macgyver, a bufy a caçadora de vampiros, o ranger do texas, rex o cão policia, o batatoon, o tom sowyer, como eu gostava de jogar ao jogo do elástico, á macaca, á sirumba, e no ciclo nos intervalos ia-mos jogar ao jogo do cavalão, bem era o máximo, saltar-mos pas costas uns dos outros e cair-mos todos em monte 🙂 :)!!! quando me vem a memória tudo o que vivi na minha infância dá-me uma enorme vontade de voltar atrás e passar por tudo outra vez!! obrigada Ana Narciso por teres tido a excelente ideia de publicar tudo isto!!! 🙂 🙂

  218. Avatar de Marta
    Marta

    é impressionante…vem me a cabeça agora tantos bonecos ehehehhe o timon e pumba, os telletubies, o sitio do pica pau amarelo, os arrepios, os recrats os meninos do coro, o cocas e a miss pigy 🙂 🙂 Lindo 🙂

  219. Avatar de Nuno L.
    Nuno L.

    Bem que POST, chorei literalmente ao ver muitos desses videos, tantas recordações tanta mistura de sentimentos.
    Muito bom mesmo, essa sim foi a era dourada os 90’s, nessa altura ainda se saía para a rua para jogar ás escondidas, aos tazos, ao berlinde, onde se comia bastante bolicao e bebia-se o bongo…
    Aí que belos tempos, “Aí tempo volta para trâs”

  220. Avatar de Joao
    Joao

    BEST POST EVER!!!

  221. Avatar de Tiago
    Tiago

    Revejo-me na maior parte, mas… Os Simpsons não tinham piada?! Eu vejo-os desde os 5 ou 6 anos e sempre adorei!

  222. Avatar de Xplouder
    Xplouder

    Obrigado por este post, voltei aos anos 90 (à minha infância) por uns minutos :’)

  223. Avatar de Renato Martins
    Renato Martins

    Eu tenho 17 anos quase a fazer 18 e é impressionante como consigo rever-me em quase tudo o que foi dito neste artigo. Até posso estar a confundir mas acho que toda a gente também se lembra de acordar para ver os pokemons e andar o resto do dia a cantar “Pokemons vou apanha-los todossss,Pokemons!” ou entao dizer a frase “quem é este pokemon?” vezes sem conta. Muito agradecido por ter nascido nos anos 90!

  224. Avatar de francisco matos
    francisco matos

    a meu ver todo o post está excelente, só falta mesmo referir a pancada que o leitor VHs levava naqueles ultimos dias antes de avariar. Parabéns!

  225. Avatar de luis
    luis

    Excelente post…
    Só falta incluir o justiceiro (kit)

    Sou de 86 , mas identefico me com tudo …

    PS, actualmente ainda vou de vez em quando ao you tube ver dragon ball, adoro

  226. Avatar de toze
    toze

    dartcão anos 90???

  227. Avatar de Filipe Silva
    Filipe Silva

    Disco de 4.3Gb nunca vi um de 5Gb, quanto ao modem que tal abrir e cortar a coluna xD

  228. Avatar de RJCA
    RJCA

    Para quem nasceu em finais dos anos 60 (como eu) e do pouco que ainda me lembro da minha juventude tenho ideia dos desenhos animados do “Calimero”, “Vickie”, “Abelha Maia” e mais uns quantos perdidos no tempo. Adorei os “Transformers”, Espaço 1999, Battlestar Galactica, Buck Rogers e sei lá mais o quê. E claro o ZX Spectrum a bombar é que era… 😉

  229. Avatar de JOSE
    JOSE

    DEVIAS DIZER QUE ESTE POST É PARA QUEM NASCEU NOS ANOS 80 E NAO NOS 90 PORQUE KEM NASCEU NOS ANOS 90 NAO SE LEMBRA DE NADA DESTES ANOS…… ELES SO SE LEMBRAM APARTIR DE 2OOO, EU NASCI NOS ANOS 80 E LEMBRO-ME DISTO TUDO PORQUE SE PASSOU QUANDO EU TINHA DOS 6 AOS 12 ANOS QUANDO IA ACORRER PARA CASA, E CORRIA DURANTE 25 MINUTOS E CHEGAVA A CASA ESTOURADO PARA VER O DRAGON BALL E CHEGAR A HORINHA, QUE SAUDADES

  230. Avatar de Rui
    Rui

    Os anos 90 foram um mO)(/, nasci em 77, fui criança nos 80 e adolescente nos 90. E foram uma mO)(/ por causa da música que dominou: eurodance e grunge. Música que não transmite alegria, música mecânica e música depressiva. Uma desgraça.