WinSCP 4.3.8 – Transferir ficheiros entre Windows e Linux é fácil!

10 Comentários

Como administrador de sistemas é muito comum transferir ficheiros entre sistemas Windows e Linux. Com os serviços/protocolos que existem actualmente, transferir ficheiros entre sistemas é quase como transferir localmente de um directório para outro.

Apesar de já termos referido o WinSCP em vários artigos, hoje vamos conhecer melhor as suas características e como transferir facilmente ficheiros de um Windows para um Linux.



O WinSCP é uma das aplicações que mais uso, uma vez que permite transferir facilmente ficheiros do Windows para o Linux e vice versa. O WinSCP é um cliente SFTP (SSH File Tranfer Protocol) e FTP(File Transfer Protocol) , que usa o SSH (Secure SHell) e que disponibiliza uma interface gráfica idêntica ao explorer do Windows para gestão/transferência de ficheiros.

Como usar o WinSCP?

[LINUX]

Do lado do Linux, é necessário ter o SSH server a correr e saber qual o endereço IP ou nome da máquina.

winscp_00

[WINDOWS]

Do lado do Windows, basta indicar qual o endereço IP/nome da máquina Linux e inserir as respectivas credenciais de acessos.  Em seguida devem carregar em Login.

Caso pretendam Salvar as informações da sessão, basta carregar no botão Salvar…

winscp_01

Se tudo estiver bem configurado, o WinSCP disponibilizará o sistema de ficheiros do Windows e do Linux. A partir daqui estão disponíveis todas as operações básicas para gestão de um sistema de ficheiros como por exemplo, copiar, colar, cortar, renomear, criar directórios, etc,

winscp_02

Principais funcionalidades do WinSCP
  • Cliente SFTP e FTP
  • Possibilidade de mudar as permissões nos ficheiros/directórios
  • Possibilidade de guardar as informações das sessões
  • Editor de texto integrado
  • Suporte para SSHv1 e SSHv2
Quais as novidades da versão 4.3.8 do WinSCP?
  • Actualização do core de SSL para o OpenSSL 1.0.1c
  • Selecção de colunas passa a estar desabilitado para permitir a selecção mais simples de ficheiros com o rato
  • Suporte para a listagem de directorias com o formato yyyy-mm-dd hh:mm no protocolo SCP
  • Corrigido o bug de resumo de sessão em SSL
  • Correcção do bug no comando lls para ficheiros com mais de 2GB
  • Correcção de outros bugs

O WinSCP é sem duvida uma ferramenta fantástica para transferência de ficheiros entre sistemas.

Quem dos nossos leitores é fã desta popular ferramenta?

Artigos relacionados

Licença: GNU
Sistemas Operativos: Windows
Download: WinSCP 4.3.8 [3.0MB]
Download: WinSCP 4.3.8 Portable [2.5MB]
Homepage: WinSCP

Partilhar:
Tags:

Comentários

10

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Daniel Gianni
    Daniel Gianni

    Sou utilizador desta ferramenta a tempos.
    Vale a pena lembrar que existe uma versão portable.

    http://portableapps.com/apps/internet/winscp_portable

    Muito boa por sinal para colocar em um chaveiro usb ou hd externo.

  2. Avatar de Bruno Jacob
    Bruno Jacob

    Eu também uso esta ferramente, muito boa….

  3. Avatar de Nuno José Almeida
    Nuno José Almeida

    Qual a vantagem em relação a usar o samba?

    1. Avatar de GreenTuxer

      Encriptação de dados (usa SSH) é a principal. Além disso, nunca achei Samba propriamente muito confiável…

    2. Avatar de Rui Costa
      Rui Costa

      Quatro grandes vantagens, entre outras: encriptação de dados, compressão de dados, tunneling e execução de comandos.
      A título de exemplo se tivermos uma ligação lenta para outra máquina e quisermos transferir ficheiros via SAMBA temos sempre a hipótese de comprimir os ficheiros para ZIP ou RAR e depois enviarmos os mesmos e descomprimi-los no destino. Com o SSH podemos enviar os ficheiros com compressão e estes são comprimidos à medida que são enviados, como um stream, e automaticamente descomprimidos no destino.

      A outra vantagem, tunneling, dou um exemplo concreto. Em tempos tive de dar assistência a um cliente que tinha várias máquinas Windows e uma máquina Linux. O cliente não queria ter as máquinas Windows disponíveis para fora da sua rede interna, além de que a ligação era lenta.
      O que eu fazia era ligar-me à máquina Linux via SSH e criava um “túnel” através do qual redireccionava a porta de ambiente remoto do Windows, da máquina à qual eu queria dar assistência, para uma porta local da minha máquina. Depois ligava-me a esse ambiente remoto mas indicava como IP o IP da minha máquina e indicava a porta que eu tinha criado na minha máquina. Era uma ligação muito mais segura e muito mais rápida.

      Por fim, a execução de comandos. O SSH é basicamente um protocolo que nos permite ligar a outra máquina, com encriptação e compressão de dados. Em cima dessa ligação podemos transportar ficheiros, executar programas remotos, aceder ao ambiente gráfico da máquina remota, utilizar o terminal de texto da máquina…
      Não será o caso do WinSCP, que se destina ao transporte de ficheiros, mas o que o WinSCP faz é utilizar apenas uma das muitas capacidades do SSH.

    3. Avatar de paulo g.
      paulo g.

      Pelos vistos para o comum dos mortais o samba chega.

  4. Avatar de Pedro Luis Rodrigues Neves
    Pedro Luis Rodrigues Neves

    Boas vou fazer um apregunta estupida mas ok…. LOOLOL

    Entre o FileZilla e o WinSCP qual e a diferença e qual e o melhor???

    cumps

    1. Avatar de GreenTuxer

      Para SFTP e SCP, o WinSCP é melhor, pois faz a ligação com a máquina e processa os ficheiros dentro da mesma ligação, enquanto que o FileZilla, para cada ficheiro, faz uma ligação e desliga-a no fim da transferência, o que faz a transferência de muitos ficheiros muito lenta.

      Inclusive já tive máquinas a bloquearem a minha ligação ao usar o FileZilla por estabelecer muitas ligações de seguida.

      1. Avatar de Pedro Luis Rodrigues Neves
        Pedro Luis Rodrigues Neves

        ah ta fixe nao sabia… que fixe xau xau filezilla ola winscp
        :PPPP
        kakkakak

        1. Avatar de GreenTuxer

          Para FTP continua a ser óptimo, o FileZilla.